A nova “novela bíblica” da Record TV, Jesus, estreou na última terça-feira, 24 de julho, com uma inédita liderança de audiência em uma das praças que são monitoradas pelo Ibope. Nos principais centros do país, no entanto, o folhetim não teve um desempenho tão significativo.
O ponto de maior audiência na estreia da novela foi a região metropolitana de Goiânia (GO), onde Jesus alavancou a Record ao primeiro lugar, com 18,6 pontos, superando o SBT, que marcou 17,8 e a TV Globo, com 17,8.
De acordo com informações da jornalista especializada em TV Keila Jimenez, do portal R7, a liderança é “inédita” para a emissora nessa faixa de horário. “A trama de Paula Richard liderou a audiência em Goiânia durante o seu horário de exibição […] É a primeira vez que uma novela da Record TV estreia na liderança na região”, resumiu.
O segundo melhor desempenho da novela foi no Rio de Janeiro, onde marcou 13,7 pontos, contra 34,4 da Globo e 9,4 do SBT. Em São Paulo, cidade mais populosa do país, Jesus registrou 12,7 pontos, contra 31,1 e 14,7, respectivamente, o que deixou a emissora do bispo Edir Macedo em terceiro lugar.
Esse desempenho foi o que motivou uma visão pessimista da parte do jornalista Tony Goes, do jornal Folha de S. Paulo, a respeito da capacidade de mobilização da novela. “Era inevitável que, mais cedo ou mais tarde, a Record transformasse a história de Jesus Cristo em novela. […] o fracasso da recém-terminada Apocalipse fez com que, para recuperar a audiência perdida, a produção de Jesus se tornasse urgente. Pelo menos na estreia, esse objetivo não foi alcançado”, avaliou.
“Parte desse relativo fracasso pode ser creditado à narrativa confusa do primeiro capítulo. Jesus começou logo com um spoiler daqueles: a crucificação”, criticou o jornalista, em um raciocínio que só faria sentido se a audiência não soubesse que o Filho de Deus foi crucificado há dois mil anos.
“Mas, depois da abertura, a trama retrocedeu ao jardim do Éden, de maneira gratuita, com Adão e Eva do jeito mais clichê possível: brancos, sorridentes, parecendo saídos de um comercial de sabonete. Talvez seja um trailer da próxima ocupante do horário, a novela Gênesis“, acrescentou Goes, destacando um dos projetos da emissora previstos para 2019.
Para Raquel Souza, do portal O TV Foco, a novela “ressaltou que realmente será mais realista para a história”, sem uso excessivo de efeitos especiais, seguindo orientação do diretor Edgar Miranda, “que também não quis um protagonista loiro dos olhos azuis, optando por escalar Dudu Azevedo e rejeitando opções como Theo Becker e André Bankoff”.
Alheia às críticas feitas a uma novela que acaba de começar, a autora Paula Richard foi questionada sobre o que esperar da audiência, e se saiu com um trocadilho: “Isso a gente entrega pra Deus, ou melhor, pra Jesus”, respondeu.