A próxima “novela bíblica” da Record TV já tem nome definido, Jesus, e terá uma atriz no papel de satanás. A escolhida foi Mayana Moura, profissional que atuou em novelas da TV Globo nos últimos 12 anos, e o mais recente papel foi em Tempo de Amar, na faixa das 18h00.
A ideia de representar o inimigo como uma mulher foi inspirada na escolha de Mel Gibson para o mesmo papel no filme A Paixão de Cristo, de 2004. Lá, a atriz italiana Rosalinda Celentano precisou raspar os cabelos e as sobrancelhas para que a representação transmitisse uma aparência perturbadora.
Agora, a novela que substituirá Apocalipse repetirá a estratégia como forma de chamar atenção do público. De acordo com informações do portal Notícias da TV, a produção de Jesus tem intenção de dar aparência física indefinida, semelhante a um alienígena e “bastante diferente das estampas de camisetas de bandas de heavy metal“.
Jesus será interpretado pelo ator Dudu Azevedo, que atuará pela terceira vez em uma novela da Record com temática bíblica. Já satanás terá aparições do começo ao fim da novela, porém sempre às sombras e escuridão, como forma de representar sua malignidade.
A novela será escrita por Paula Richard, e uma estratégia da narrativa é mostrar ao público a representação do demônio como se fosse invisível aos personagens. A jornada de Jesus no deserto, quando se dedicou ao jejum e oração, será a primeira aparição de satanás, com base nos relatos dos evangelhos de Lucas, Marcos e Mateus.
“Mayana Moura foi rapidamente aprovada pela equipe de Jesus para o papel de satanás. Os traços de seu rosto e o olhar misterioso foram os fatores que pesaram a seu favor na hora da contratação”, garantiu o jornalista Gabriel Perline.
Outro ator ex-global confirmado na novela é André Gonçalves, que fará o papel de Barrabás, ladrão e assassino escolhido pelo povo para ganhar liberdade no lugar de Jesus, na audiência em que Pôncio Pilatos lavou as mãos e culminou com a crucificação do Filho de Deus.