A Igreja Assembleia de Deus dos Estados Unidos está tendo que lidar com um novo processo envolvendo casos de abuso sexual. Dessa vez, trata-se de um pai do Texas que acusa a denominação de negligência por não ter atuado como poderia para evitar que o criminoso Daniel Savala fizesse novas vítimas.
Daniel Savala, de 67 anos, é uma figura conhecida no meio assembleiano americano, pois atuou como uma liderança no ministério Chi Alpha, um projeto que visa evangelizar estudantes universitários, ligado à Assembleia de Deus. Ele foi preso no ano passado, após várias denúncias de abuso sexual.
Agora, o pai Stephen Holt abriu um novo processo contra a denominação, afirmando que o seu filho, então com 13 anos, foi vítima de vários abusos cometidos por lideranças do Chi Alpha, enquanto Savala ainda atuava no ministério.
De acordo com o processo, a denominação teria negligenciado o fato de que vítimas de Savala também teriam se tornado abusadores. Este seria o caso de Eli Stewart, tornado pastor da Mountain Valley Fellowship, o qual teria permitido a presença de Savala com menores, mesmo após a existência de graves acusações de abuso sexual contra ele, desde 2012.
Abusos
O filho de Holt teria sido submetido a situações de abuso sexual como a exibição e toques do órgão sexual de Savala, bem como de outros integrantes do Chi Alpha. O jovem também teria sido constrangido a tirar suas roupas e entrar, por exemplo, numa sauna com outros homens.
Caso o novo processo envolvendo o ministério ligado à Assembleia de Deus prospere, com as autoridades encontrando materialidade nas suas acusações, o escândalo que já afetou a imagem da denominação nos Estados Unidos poderá se agravar ainda mais.
O Chi Alpha é um ministério presente não apenas nos Estados Unidos, como também em outros países, segundo informações da Baptist News.
Lideranças da denominação, agora, cobram uma reação enérgica por parte da cúpula assembleiana, a fim de deixar claro que os envolvidos em crimes e condutas demoníacas sejam devem ser devidamente punidos pela Justiça, como também pela doutrina da igreja. Saiba mais, abaixo:
Prisão de pregador por abusos sexuais arrasta Assembleia de Deus para escândalo