O pastor Davi Brunet, líder da Igreja Vida Nova, está sendo acusado por uma mãe de importunação sexual contra suas duas filhas adolescentes, de 16 e 18 anos de idade. O líder religioso é tio do coach Tiago Brunet.
A Igreja Vida Nova, situada no bairro Inhaúma, zona norte do Rio de Janeiro, era frequentada por Daniela Costa há três anos. No começo deste ano, as filhas se afastaram das atividades da congregação, o que despertou desconfiança sobre o motivo.
Davi Brunet, 74 anos, é pai do pastor Mário Brunet e irmão de Marcos Brunet, pai de Tiago Brunet. Ele está sendo acusado de apalpar os seios e as nádegas da menor de idade, enquanto teria aproveitado de um descuido da maior para, encostar a boca em seus lábios durante um cumprimento com beijo no rosto.
“Do nada ela saiu da igreja e tomou ódio de igreja. Ficava trancada no quarto e não falava com a gente sobre o motivo disso [do afastamento]. Ela era uma menina envolvida na igreja, tocava bateria com os jovens, super ativa na igreja, beleza. Aí, a minha filha de 18 anos veio me falar, conversou comigo que o pastor da igreja dela estava a assediando pelo celular, pela internet, que estava seguindo ela”, descreveu Daniele.
Segundo a mãe, quando a filha mais velha procurou a igreja para relatar o episódio, a orientação recebida foi clara e objetiva: “A minha filha maior foi orientada a conversar comigo e procurar uma delegacia. E eu fiz isso”.
“No dia que eu estava indo, a de 16 anos começou a ter uma crise de choro muito forte e eu pressionando, pressionando ela… aí ela veio confirmar, né? Que o pastor, o mesmo pastor [que assediou a maior] estava perseguindo ela. Que [ele] chegou um dia na igreja, foi cumprimentar ela e pegou nos seios delas, apertou e passou a mão na bunda dela. Nas nádegas dela, entendeu?”, contou.
A mãe detalhou o comportamento de assédio supostamente cometido pelo pastor: “Quando ela ia no bebedor, ele queria ir atrás, mas sempre aparecia alguém. Isso acontecia sempre que ele via ela sozinha. [Ele] queria estar com ela em algum momento sozinha, então, ela acabou saindo da igreja. Saiu por isso”.
Trauma
Daniele Costa disse que a filha menor ficou traumatizada: “Minha filha está fazendo tratamento psicológico. Minha filha está com depressão, tomando remédio, fazendo uso de antidepressivo. Minha filha mudou. Depois que a gente denunciou [o abuso], outras meninas denunciaram também, que nunca tiveram coragem de denunciar”.
De acordo com informações do portal Metrópoles, uma captura de tela de uma conversa por mensagem entre Davi Brunet e a adolescente de 18 anos mostrava tentativas insistentes de contato da parte do pastor. Entre ligações recusadas, ele teria enviado uma mensagem sobre o Espírito Santo.
No relato feito ao portal, a mãe descreveu a situação vivida por uma jovem que, quando tinha apenas 10 anos de idade, também teria sido abusada por Davi Brunet, além de uma que teria sido estuprada em 2010: “Esse homem não pode ficar impune”, finalizou.