Papa Francisco diz ter dúvidas em sua fé: “Todos experimentamos incertezas. Faz parte”

48

O papa Francisco afirmou, durante um sermão no Vaticano na última quarta-feira, 30 de outubro, que também enfrenta dúvidas em sua fé cristã, assim como todos os demais fiéis.

O pontífice católico disse que as dúvidas fazem parte do ser humano: “Todos experimentamos extravios, incertezas, dúvidas. Quem não experimentou? Todos, eu também! Faz parte da fé”, disse o papa durante a celebração que reuniu mais de 50 mil fiéis na praça São Pedro, no Vaticano.

De acordo com informações do Uol, Francisco observou que nós humanos “somos seres marcados por fragilidades e limites, não há por que preocupar-se” com as incertezas que se sobressaem às vezes.

Em seu aconselhamento aos fiéis que o ouviam, disse que busquem em oração encontrar “o valor e a humildade para abrir-se aos demais e pedir-lhes ajuda” quando enfrentarem momentos de dificuldades.


O jeito informal e descontraído do papa Francisco incomoda alguns setores da Igreja Católica, por ser exatamente o oposto de seu antecessor, o papa emérito Bento XVI. Se definindo como “normal”, Francisco reconheceu ser desorganizado e autoritário em suas decisões, e que viveu crises morais, mas disse querer estar no nível dos demais fiéis.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


48 COMENTÁRIOS

  1. A dúvida realmente se estabelece como um obstáculo para a fé cristã. Mas ao contrário do que o papa afirmou, há muito o que se preocupar. Segundo o relato bíblico que está em Mateus 14,30 Pedro quando foi ao encontro de Jesus por sobre as águas teve medo e duvidou, automaticamente começou a afundar. Cristo quer que confiemos nele para todas as ocasiões da vida, e quando não fazemos isso começamos a “afundar” em um mar de problemas!

  2. Esse papa desde que foi escolhido renovou a minha fe’ no cristianismo, que antes eu pensava que havia morrido. E olha que eu nem sou e nunca fui catolico, mas o que ele fala vai alem das fronteiras da religião para nos apresentar a verdadeira essencia do Evangelho. Parabens aos meus irmãos catolicos pelo lider que vcs tem.

    Ninguem aqui e’ super-homem da fe’, o incrivel hulk da fe’. Essa duvida que o papa fala e’ inerentemente humana, e’ aquele momento em nossa caminhada em que titubeamos por varias razoes, o proprio Jesus passou por essa experiencia no Getsemani e mesmo na cruz (“Pai, se possivel passa de mim esse calice”…”Deus meu Deus meu pq me abandonaste).. Mas e’ exatamente nesse momento que a propria fe’, que nunca cessou de existir, emerge para nos amparar. E para alem de todas as duvidas de fe’ que eu tive e posso vir a ter, sempre lembro que no fim das contas so’ duvida quem tem fe’,

    • Pois e Paulo você deverias rever o seu conceito sobre o criador sobre o Deus Único Santo e Verdadeiro, você escreveu ai sobre Jesus cristo e com certeza e valido pois tudo que e de Jesus e bom, mas os significados são outros, Salmo 22,1 Deus meu, Deus meu , porque me desamparaste? FOI este o grito terrível de Jesus Cristo na cruz, quando foi feito pecado em nosso lugar, em nosso favor, Mt 27.46, e foi justamente ele que não conheceu o pecado, e que não precisava sofrer seus efeitos 2 Co 5.21, e Rm 8.3, vamos para Mt Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre seu rosto, orando e dizendo, Meu Pai se possível passe de mim este cálice, todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres,[um dos acontecimento mais significativo da vida de Jesus, demonstra a verdadeira humanidade de Jesus Hb 5.7, levou primeiro os seus discípulos mais aconchegados para apoio e consolação , Mas a agonia final tinha de ser enfrentada por ele sozinho em comunhão com o Pai, institivamente, como homem, recuava perante a morte na cruz, com todas as suas humilhações e torturas, A luta e a agonia de Jesus eram intensas e reais neste instante inclusive a tentação de evitar a cruz, A divindade de Jesus não o protegia deste sofrimento, pois para se encarnar, abriu mao das suas prerrogativas para realmente participar de nossa vida dos nossos sofrimentos, a vitória de Jesus foi obtida contra tentações reais sofrimentos reais o cálice não de bençao, mas de sofrimento, estendido a Jesus pelo plano estabelecido pelo próprio Deus, isto e ser imolado em prol dos pecadores e para a Salvaçao deles, Paulo espero que agora você entenda o quanto Jesus fez por você por mim e por todos os seres humanos de sobre a face da terra DEUS TE ABENÇOI A VOCE E A TODA A TUA FAMILIA E EU DIGO AMEM

        • O que ? JESUS PASSOU POR ISSO?
          Aonde que JESUS duvidou de alguma coisa???
          MUITO PELO CONTRARIO JESUS DISSE :
          E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;
          Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
          Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.

          Marcos 11:22-24

          JESUS SEMPRE COMBATEU A DUVIDA Pois ela vem do diabo.
          O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ…

          Agora eu vi . O PAPA RENOVOU MINHA FÉ KKKKKKK
          Isso por que se diz ex pastor.

          NA VERDADE NUNCA SE CONVERTEU DE VERDADE…

          • Vai se arrebentar vc e’ um asno. Vc queria que eu dissesse o que? que a pregação do teu bispo dizendo num domingo de manhã que enche a cara de cachaça renovou a minha fe’?

    • Paulo,
      Muito lindo deu comentário! Vc falou como um cristão, que se reconhece e, por isso mesmo se fortalece, pois não cria expectativas acerca de si mesmo!
      E, quanto ao que vc falou de JESUS, é bom saber que naqueles momentos ele estava inteiramente humano, plenamente humano, é só… Como nós muitas vezes nos sentimos.
      Deus te abençoe meu amigo,
      Mary.

  3. Porque não ter duvida? Estar a frente de um sistema religioso,que é a causa de muitas prostituições espirituais,de muitos desvios,e muito engano,tem que se ter mesmo duvida!
    Duvida não faz parte dos fracos,e sim dos fortes,os fracos confiam em Deus,e Deus é sua esperança,refugio,e fortaleza.
    Sem fé é impossível agradar a Deus – Hebreus 11:6.
    É papa seu bode vestido de ovelha,pensa que escapará ao juízo de Deus?
    Todas as almas que vc aliciou e mandou ao inferno será cobrada de tí,hipócrita miserável.

  4. O Papa é um homem! E como todo o homem precisa receber a Cristo como seu único Senhor e Salvador, não dividindo a glória de Deus com ninguém. Quando isso acontecer de fato, as dúvidas desaparecerão e ele terá certeza de salvação em Cristo Jesus (1 João 5:13).

  5. Que a paz e o amor de Jesus continue abundante em seu coração Paulo. Fico muito feliz quando leio um comentário sensato, humilde e amoroso como o seu, isso é ser cristão, imitador de Jesus Cristo. Verdadeiramente o amor Dele por nós vai alem da fronteira das religiões.
    Em compensação a maioria dos comentários aqui transpira ódio, julgamento, deboche menosprezo, arrogância, prepotência… etc.
    Será que isso é o testemunho de fé e amor que Jesus espera de nós?

    • Maria

      Interessante seu comentário,mas é muito meloso,Jesus jamais ensinou fazer conchavo com alguma religião,pelo contrario ele exigiu “arrependimento”. Ou o cara deixa o erro,ou está frito.

      • Amém, María. Eu apenas tento seguir os ensinamentos de Cristo. Jesús nunca pregou religiao, Ele pregou o amor, amor a Deus acima de tudo e ao nosso próximo como a nos mesmo. Essa e’ a religiao que Ele nos deixou.

    • Convertido ao evangelho ele já é, talvez dede que nasceu no seio de uma familia Cristã (maneira de falar tudo bem!)

      talvez vc esteja querendo dizer: o Papa resolver trair a Jesus cristo e mais uma vez dividir a Igreja que Cristo deixou na terra e se converter ao PROTESTANTISMO.

  6. “Não terás outros deuses diante de Mim”.(Êxodo 20:3) – Jeová, o Ser eterno, existente por Si mesmo, sendo originador e mantenedor de todas as coisas, é o único que tem o direito a reverência e culto supremos. Proibe-se ao homem conferir a qualquer outro objeto o primeiro lugar nas suas afeições ou serviço.”

  7. ” O Segundo Mandamento da Lei de Deus”. Êxodo 20:4
    02) Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus Zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” …O segundo mandamento proíbe o culto ao verdadeiro Deus por meio de imagens ou semelhanças. Muitas nações gentílicas pretendiam que suas imagens eram meras figuras ou símbolos pelos quais adoravam a Divindade; mas Deus declarou que tal culto é pecado.

  8. Você não é só franco, você é o cara, sonda os corações sabe quem aceitou Jesus de fato, julga e dá a sentença, esta à frente de Jesus, Ele nunca condenou ninguém.

DEIXE UMA RESPOSTA