Pastor critica “música gospel para entretenimento” e diz que cantores têm sido tratados como “atores de um show”; Assista

26

Com o crescimento do número de evangélicos no Brasil, a expressão cultural religiosa desse grupo que mais se ressalta é a música gospel, e os assuntos que ela aborda, e a forma que os faz, foram tema de um vídeo do reverendo presbiteriano Hernandes Dias Lopes.

Para Lopes, “hoje infelizmente está se produzindo muita música gospel para entreter, para agradar o gosto deste ou daquele freguês”, o que desvirtuaria o propósito da música dentro do Evangelho.

“O Brasil hoje reconhece a importância, o valor e a influência da música gospel. É bem verdade que, de forma até triste, lamentável, tem se produzido muita música de mercado, sem conteúdo teológico, sem fundamentação bíblica, sem riqueza musical”, criticou o reverendo.

Hernandes Dias Lopes lamentou que os cantores não têm sido tratados como “adoradores, ministros”, e sim, como “atores”, o que torna a música gospel o produto de um “show, onde se faz algo para arrancar aplauso”.


“A música que agrada a Deus tem algumas características distintas. 1º: a sua origem é divina. O Salmo 40:3 diz ‘e me pôs nos lábios um novo cântico’. Essa música [gospel] precisa vir de Deus, precisa emanar das Escrituras, precisa expressar as verdades cristãs, não pode ser uma música com laivos, misturas de enganos e de erros teológicos; 2º: essa música ela tem uma natureza em um novo cântico. Não novo de edição, mas um novo de natureza, que produz vida nova naqueles que escutam; 3º: essa música tem um propósito. É um hino de louvor ao nosso Deus. Essa música vem do céu, e retorna para o céu. Ela vem de Deus, e retorna para Deus”, conceituou o reverendo.

Por fim, acrescentou: “[O louvor a Deus] não é música para entreter, agradar, arrancar aplausos. É uma música que visa a adoração a Deus”. Assista:

Assine o Canal

26 COMENTÁRIOS

  1. È triste mesmo,,,,eu particularmente estou meio descrente com os “ministros” que vemos hoje em dia…mas aos poucos o povo de Deus vai vendo que isso nao nos aproxima de Deus,,,,,teve um cantor renomado aqui em minha cidade de cache absurdo e em seu “show” nao passou de 750 pessoas, creio que é reflexo dessa enxurrada de exibicionismo e falta da presença de Deus .

  2. Até concordo quando diz que há pessoas idolatrando o cantor gospel. Mas é preciso refletir que o cantor gospel vive da música, faz música com a tematica gospel, produz seus produtos e deve ganhar seu dinheiro honestamente com seu trabalho. Será que faz musica e produzir DVD é algo gratuito?

    • Não é à parte comercial, principalmente, que o Rev.Hernandes critica, mas são de músicas sem profundidade teológica, louvor vazio. Logicamente ele não se põe contra aquele que tem a música como meio de vida; é a comercialização massificada sem objetivo do verdadeiro louvor é que “pega”!

  3. A questão não é vender o DVD de graça. O Pr. Hernandes não está entre os pastores milionários que temos no Brasil. Ele poderia ser muito rico se pregasse um evangelho tendencioso e deturbado. Mas ele prefere não ser tão rico e pregar um evangelho puro e santo.
    Quanto a música a questão é a mesma, a ganância faz com que os cantores façam músicas que mais agradam às vendas do que a Deus e esta é a crítica do Rev. Hernandes Dias.

  4. MUITO JULGAMENTO E POUCA UNÇÃO………………

    Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:18

    vai se converter irmãos e para de falar borracha!

    • Por que voce não vai à 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória, conhece o trabalho dele e sua Igreja e depois critica. Hoje voce faz isso com total falta de conhecimento. Vá até Vitória e veja!

    • Jorge Vinicius; Não podemos receitar para os outros o remédio que nos mesmos não sermos capazes de beber certo,como tiveste duvidas com relação ao pastor quando você disse:será que este pastor já vendeu tudo o que tem,então seja você o exemplo venda tudo que tem entregue aos pobres siga JESUS CRISTO,e ai então estará sendo verdadeiro e dando um excelente exemplo,um testemunho de fé,porque é fácil, testemunhar a fé dos outros de como deve seguir a CRISTO,caso contrario,fique calado,e não pense que todo mundo é igual a você,fala porque vê as outras pessoas falarem, mas não conhece a verdade porque não usa,e não tem opinião própria.

    • Jorge Vinicius,

      Você já entregou todo seu dinheiro aos pobres para seguir a Jesus? Não faça críticas deste tipo se você não viver o que está dizendo. Quer criticar o pastor, tudo bem. Agora, usar o versículo isolado está errado. Jesus mandou o jovem rico dar tudo o que tinha, no entanto, não disse o mesmo ao Centurião, nem a Nicodemus, nem a José de Arimatéia, nem a Bartimeu…..

  5. Pastor tem tanta coisa para se criticar, ta sem assunto ou é inveja mesmo? Deixa a moçada servir a deus em paz,se eles tão sendo atores ou não, cabe a deus julgar. Muita gente sente a presença de deus quando se ouve uma canção gospel, é sinal que esta canção não foi o homem que fez e sim foi inspirado por deus.

    • Luciano esta havendo um péssimo engano da sua parte,observe,que se um policial vê certas pessoas cometendo algo que dentro das nossas leis esta errado, ele é policial e esta ali para isto fazer cumprir a lei se preciso, ESTE É O OFÍCIO DELE,mas se ele repreender, alguns podem ate achar ruim mas, ele esta ali para isso, para que se faça cumprir a lei,tal qual o pastor esta ali para falar a PALAVRA DE DEUS,MUITO VÃO DISCORDAR,MAS ELE ESTÁ ALI PARA FALAR A PALAVRA DE DEUS,E NÃO PARA AGRADAR A UM, OU Á OUTRO, PORQUE ESTE É O OFÍCIO DELE,NÃO DEVEMOS BUSCAR DESCULPAS PARA QUE VENHA DAR MOTIVOS DE ARREPENDIMENTO,PORQUE VOCÊ QUE APOIA AGORA DAQUI A POUCO É O QUE CRITICA,POR FALTA DE CONHECIMENTO E SABEDORIA,AS COISAS DE DEUS ELE DEIXOU ESCRITO NÃO PRECISA QUE EU OU VOCÊ VENHA INVENTAR E DIZER QUE É DE DEUS,POR QUE QUEM QUER A DEUS NÃO SAI ATRÁS DE DIVERTIMENTO MUNDANO,DIZENDO QUE SE CONVERTEU,A JESUS CRISTO,ASSIM QUE APARECE OUTRA DIVERSÃO INDEPENDENTE, QUEM O CHAMAR LA ESTARÃO DIZENDO QUE SE CONVERTERAM, A INÚMERAS RELIGIÕES E SEITAS,ESTES SÃO OS QUE DEFENDEM A CONVERSÃO ,ATRAVÉS DA DIVERSÃO DESCOMPROMISSADA COM DEUS,PORQUE NÃO VÃO POR DEUS E SIM PELO ÍDOLO QUE ESTA LHE OFERECENDO ALGO QUE LHE INTERESSA TUDO MENOS DEUS.

      • Não existe fiscal ou policial na obra de deus, a palavra de deus é que vai nos julgar.os sacerdotes são meros servidores de deus e não juizes de causas.

        • Luciano :diga-me qual e o seu entendimento ,para separar o bom e o ruim,o certo e o errado,o santo e o profano,comente,para que venhamos a saber ,a sua forma de avaliação,porque a minha e muito diferente da sua,por exemplo eu uso a palavra de DEUS,como definição do certo e do errado,do santo e do profano,Exemplo:JOÃO 7:24 – NÃO JUGUEIS SEGUNDO A APARÊNCIA,MAS JULGAI SEGUNDO A RETA JUSTIÇA..NO MEU CONVÍVIO EFÉSIOS:5:11 AO 15 – (11)E NÃO COMUNIQUEIS COM AS OBRAS INFRUTUOSAS DAS TREVAS,MAS ANTES CONDENAI-AS.(12) PORQUE O QUE ELES FAZEM EM OCULTO ATÉ DIZÊ-LO É TORPE. (13)MAS TODAS ESTAS COISA SE MANIFESTAM,SENDO CONDENADAS PELA LUZ,PORQUE A LUZ TUDO MANIFESTA. (14) POR ISSO DIZ: DESPERTA,TU QUE DORMES,E LEVANTA-TE DENTRE OS MORTOS, E CRISTO TE ESCLARECERÁ. OLHA QUE JÁ ESTA PASSANDO A HORA.

      • Lucas Rodrigues Lima:Se possível,você pode ser claro,que é para que eu e as demais pessoas que vierem a ler também possa entender, e que certamente ajudará a edificar as nossas fé,o que o que se deduz que você tentou dizer algo,não relacionado com o texto e não sabe dar uma explicação,do seu entendimento se acaso houve-se citado até Rom. 12:8 seria mais compreensível. porque em momento nenhum,em palavra nenhuma dita por mim você,você vai encontrar um gesto de conformismo, nos ajude a conhecer melhor a bíblia. Se a minha forma de expressar não corresponde,com o que você escreveu só mim resta dizer para você que venha mim perdoar. comente

    • Luciano, hoje tem música “gospel” que:
      1. Fala que Jesus é o bom samaritano – erro teológico
      2. Expressa desejo de vingança – negligencia o amor ao inimigo, que Jesus ordenou em Mateus 5:44
      3. Exige a restituição de tudo que foi roubado – quando Jesus não tem nem onde repousar a cabeça (Mateus 8:20)
      4. Vive falando do “melhor de Deus” como algo a se desfrutar nessa vida – o melhor de Deus é a vida eterna, que desfrutaremos após nossa partida desse mundo. Não há nada que Deus tenha prometido que seja melhor do que isso
      5. Toma para nós promessas que não são para nós – quando Deus fala a Abraão sobre as estrelas do céu e as areias do mar, está prometendo a ele uma grande descendência, e não a nós uma vida próspera
      6. Clama pelo fogo de Deus como bênção – o fogo de Deus, via de regra, na Bíblia não está relacionado com bênção, mas sim com Sua ira e Seu juízo
      7. A cantora afirma ser “reteté de Jeová” – sem comentários
      8. Pede o shekhinah de Deus, como se fosse o Espírito Santo – essa palavra é feminina (ou seja, A shekhinah) e significa HABITAÇÃO, ASSENTAMENTO, e não Espírito Santo
      9. Clama mais pela bênção de Deus do que pelo Deus da bênção – isso não é adoração, mas sim petição

      Esses são apenas alguns exemplos do que vemos por aí. Você consegue ver inspiração de Deus nisso?

      Sobre sentir a presença de Deus, temos que tomar cuidado para não confundir isso com sentir emoções relacionadas à letra. Uma letra que “decreta a bênção” sempre pode ser recebida com muita emoção por alguém que está em uma situação muito ruim. Não podemos esquecer que nosso culto a Deus deve ser racional (Romanos 12:1).

      • Concordo com teu ponto de vista, mais não vamos generalizar. Atenção cantores gospel antes de soltar uma música no mercado, procurem antes um teólogo da sua igreja ou alguma instituição idônea para saber se a letra da tua música está de acordo com a bíblia ou não, a tua música pode ser herege e você nen ta sabendo. Vamos vigiar.

  6. Simplificando as musicas não fazem mais parte de louvar a deus, não se busca mais espiritualidade e adoração, e sim agradar aos crentes, inverteram os papéis, antes tinhamos o cantor cristão a harpa, e outros hinários , hoje é uma vergonha.

  7. Alguma coisa esta acontecendo com o entendimento da palavra de DEUS,as pessoas estão usando o nome de DEUS,para dar legalidade aos seus erros,se promoverem diante das pessoas,se tornarem pop star,e dizendo,estou fazendo para deus,estou levando a palavra de deus,cantando para deus,louvando para deus,dançando para deus, reúnem multidões dizendo que é para deus,fazem tudo que querem, tantas outras coisas dizendo que é para deus,eu até não duvido que é para um deus,mas o deus deles o que eles acreditam e seguem como deus,.MAS TENHO CERTEZA QUE O MEU DEUS SENHOR DE TODAS AS COISAS,É PARA ELE QUE DEVEMOS FAZER AS COISAS,ELE JAMAIS,ACEITARÁ PROFANAÇÃO ABOMINAÇÃO,EM NOME DE AMOR, NADA QUE NÃO SEJA, CONFORME O QUE ELE DEIXOU ESCRITO,ELE NUNCA FEZ QUESTÃO DE QUANTIDADE MAS SIM DE QUALIDADE,REUNIR MULTIDÕES,NÃO SIGNIFICA QUE DEUS ESTA ALI OU APROVA, PORQUE EM MUITAS REUNIÕES, CANTORES E OUTROS DECLARADOS QUE NÃO É DE DEUS,CONSEGUEM JUNTAR GRANDES MULTIDÕES,POR EXEMPLO O CARNAVAL,EM TODOS OS LUGARES SÃO AS MAIORES AGLOMERAÇÕES,E SABEMOS PERFEITAMENTE,QUE DEUS NÃO ESTA ALI, USAM UM TERMO GOSPEL EM SUAS LETRAS,ESCREVEM DEUS,JESUS CRISTO,ESPIRITO SANTO OU AMOR ,E DIZ ISTO AQUI É DE DEUS,SEM TEREM O MENOR COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS. AS VONTADES DE DEUS,ELE DEIXOU TUDO ESCRITO,O E QUE ELE QUER E ATÉ COMO FAZER,NOS FORA DISTO,ELE REJEITARÁ TUDO,UM EXEMPLO FOI SAUL,PERDEU O REINO PORQUE,FEZ O QUE NÃO ERA OFÍCIO DELE FAZER,ENTÃO QUANDO FORMOS FAZER PARA DEUS,ASSIM COMO NOS QUANDO VAMOS FAZER UM BOLO,PRIMEIRO PEGAMOS A RECEITA E CONFERIMOS,PEGAMOS OS INGREDIENTES,NA MEDIDA CERTA,PARA QUE AQUELE BOLO FIQUE PERFEITO, DA MESMA FORMA QUANDO VAMOS FAZER AS COISAS PARA AGRADAR A DEUS PEGAMOS O NOSSO LIVRO DE RECEITAS QUE É A BÍBLIA SAGRADA,FAZEMOS A LEITURA,PARA SABER A VONTADE DE DEUS,E COMO FAZER,COLOCAMOS EM PRATICA, E É CERTO QUE NOS AGRADAREMOS AO SENHOR,E ASSIM SERÁ ACEITO AQUILO QUE FIZERMOS AO SENHOR. ABRAM OS OLHOS POIS AS COISAS DE DEUS SÃO FEITAS COM MUITA ORDEM E DECÊNCIA. MUITO DIRÃO QUE É CRISTO FUJA DELES

  8. A consciência. Eu tenho a minha e você a sua, e aí não podemos pegá versículos isolados da bíblia e saí julgando as pessoas, apontando, atirando pedras. Tem situações que é notória contrário aos ensinamentos de deus, outras gera dúvida, cada um tem seu ponto de vista e comentamos aqui e ponto final, nada mais aalém disso.

  9. Pastor o Senhor está de Parabéns, tiro meu chapéu para cristão como o Senhor que não tem medo de pregar o verdadeiro evangelho doa a quem doer, hoje em dia as pessoas estão bem interessadas em cultos de prosperidades e esquecem que o mais importante é buscar a Deus, como fala em Isaias que devemos o busca-lo enquanto podemos busca-lo. Não acredito que Deus ergueria levitas para fazer shows e os tornarem ricos em cima de pobres fiéis, eles cobram um absurdo para fazerem shows. Creio que Deus quisesse que fossem milionários não os levantariam como levitas, não que eu não queira que o povo santo não seja prospero, mas creio que tudo na medida certa, creio que o mais importante é nossa vida com Deus.

    • voçe sabe o que é julgar? vc sabe o que ensinar para que façamos o serto? se ensinar é julgar vc não aprenderá nunca,pois pra vc não pode ensinar porque esta julgando. Ouvintes da palavra de Deus tem sim que julgar, não o homem, mais aquilo que esta sendo ensinado, falado, cantado e segundo a palavra de Deus

DEIXE UMA RESPOSTA