Mais de 90 pessoas perderam suas vidas durante as chuvas torrenciais que atingiram o grande Recife nos últimos dias. Entre elas está um pastor evangélico e a sua filha, de apenas 19 anos. Eles estavam em casa quando foram surpreendidos por um deslizamento de terra.
O acidente aconteceu em Jardim Monte Verde, no limite entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que provocou enchentes em toda a região metropolitana.
O pastor Ezequias Oliveira e a sua filha, Luana Beatriz Oliveira, foram tentar retirar uma geladeira de casa durante a tempestade, a fim de salvar o eletrodoméstico, quando o deslizamento ocorreu.
“Ela e o pai entraram dentro de casa para tirar uma geladeira do lugar, para que não estragasse por causa da chuva. A barreira deslizou quando estavam movendo a geladeira”, contou o filho, Elvis Drummond, segundo informações do G1.
“Faz dois anos que eu me mudei de lá, mas nasci e me criei em Monte Verde. Desde as 9h o pessoal está aqui no IML tentando liberar os corpos. Está um caos, muita burocracia, tem gente desde sexta-feira aqui”, destacou o rapaz.
Igrejas se mobilizam
Como resultado das chuvas em Pernambuco, igrejas estão se mobilizando para socorrer as vítimas das enchentes, através de doações de suprimentos como alimentos não perecíveis, roupas e cobertores.
O governo federal, por sua vez, anunciou a liberação de R$ 1 bilhão de reais para as zonas atingidas, e a flexibilidade para a obtenção de crédito sem o pagamento de juros.
“Situação de emergência foi decretada em 14 cidades de Pernambuco, viabilizando a solicitação de recursos federais para atender as vítimas, restabelecer serviços essenciais e reconstruir estruturas danificadas”, anunciou o presidente Jair Bolsonaro. “Já havíamos garantido previamente R$ 1 BILHÃO para esta finalidade.”