Castigado por chuvas torrenciais há uma semana, Pernambuco enfrenta uma condição climática que já vitimou mais de 90 pessoas, deixando mais de 7 mil desabrigadas, além de grandes prejuízos estruturais por causa das enchentes.
Para tentar amenizar o sofrimento da população, igrejas estão se mobilizando com a intenção de enviar recursos para o estado nordestino. Uma delas, a Igreja do Amor, situada em Recife, também foi afetada pelas enchentes.
Apesar disso, a denominação passou a disponibilizar o seu espaço para arrecadar produtos como alimentos não perecíveis, lençóis, colchão, material de higiene pessoal e material de limpeza.
“Gostaria de pedir oração por Pernambuco, a semana inteira de chuvas que ficaram ainda mais intensas de ontem pra hoje, e causaram muitos estragos, famílias desabrigadas, pessoas feridas, e locais intransitáveis. Você pode tirar um tempo do seu dia e orar?”, pediu a pastora Talitha em seu Instagram, no domingo (29).
Os interessados em doar podem se dirigir ao endereço na Casa de Oração da Igreja do Amor Paulista, situado na Rodovia PE-022, 777, ou entrar em contato com a liderança da igreja nas redes sociais.
Ajuda federal
O presidente Jair Bolsonaro (PL) também anunciou o envio de recursos para o enfrentamento da enchentes em Pernambuco e em outros estados do Nordeste, como Alagoas, que também está no raio de ação das chuvas torrenciais.
Acompanhado de ministros de Estado, como do Ministério da Cidadania, o chefe do Executivo sobrevoou as zonas afetadas pelas chuvas na segunda-feira (30). “Estamos fazendo o possível para amenizar a dor de nossos irmãos”, disse o presidente nas redes sociais.
“Situação de emergência foi decretada em 14 cidades de Pernambuco, viabilizando a solicitação de recursos federais para atender as vítimas, restabelecer serviços essenciais e reconstruir estruturas danificadas. Já havíamos garantido previamente R$ 1 BILHÃO para esta finalidade”, comunicou Bolsonaro.
O presidente também anunciou a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), com mais uma parcela no valor de um salário mínimo, e a liberação do FGTS para trabalhadores nas áreas atingidas pelas enchentes.
– Nada é mais valioso do que aqueles que amamos e tudo que construímos com o suor de nosso trabalho. As chuvas em Recife e diversas cidades do NE têm causado perdas irreparáveis, mas estamos fazendo o possível para amenizar a dor de nossos irmãos, prestando todo apoio necessário. pic.twitter.com/COh7ppMVt4
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 30, 2022