Os casos de maus tratos a animais flagrados recentemente por algum veículo de imprensa tomaram grande repercussão junto à sociedade, pois a maioria das pessoas entende que um “animal de estimação” pressupõe que o dono o queira como uma companhia.
Um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, identificado apenas como Caíque, foi flagrado por vizinhos de seu condomínio desferindo pontapés e socos contra sua cachorrinha, que é da raça shitzu.
No vídeo gravado pelos vizinhos, Caíque empurra a cachorrinha Mel aos chutes para dentro do elevador, e na saída, soca o animal, que está no seu colo. No dia em que o vídeo foi gravado, o pastor usava uma camiseta que dizia que ele era um homem de fé.
Os vizinhos tomaram a iniciativa de gravar o vídeo porque, segundo disseram aos representantes de uma ONG de proteção aos animais de São Bernardo do Campo, os maus tratos vinham se repetindo constantemente.
O representante da ONG, conhecido como Rautenbergh Protetor – que também é vereador na cidade -, afirma que após a denúncia, a esposa do pastor Caíque foi até a Delegacia de Meio Ambiente de Santo André entregar a posse da cachorrinha à ONG, mas o advogado da igreja a impediu de assinar o documento e de repassar a posse do animal.
“Hoje, continuando as investigações, fui novamente até o prédio onde o pastor Caíque morava, e consegui mais duas testemunhas. Uma dizendo que por várias vezes deixou recados e foi pessoalmente até o apartamento para informar a esposa dos crimes que aconteciam no prédio, envolvendo maus-tratos com seu animal de estimação. E apesar de ter sido avisada, em nenhum momento a esposa procurou ajuda ou mais informações”, publicou Rautenbergh em sua página no Facebook no dia 20 de janeiro.
O pastor e a Igreja Universal do Reino de Deus não se manifestaram sobre o assunto. A reportagem do SBT tentou contato com ambos, mas não houve sucesso. Assista aos vídeos:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+