A história de Davey Blackburn, pastor-fundador da Resonate Church, comoveu a população do estado de Indiana, nos Estados Unidos, em 2015, quando a sua casa foi invadida por três criminosos. Na ocasião, sua esposa Amanda Grace Blackburn, que estava grávida de 12 semanas, foi estuprada e assassinada com um tiro.
O crime chocante abalou profundamente o líder religioso, seus familiares e sua comunidade, fazendo com que Davey precisasse de anos para conseguir se estabilizar emocionalmente.
De forma surpreendente, o líder religioso conseguiu encontrar forças em Deus não apenas para escrever um livro detalhando o que havia acontecido, mas também para dizer que havia decidido perdoar os assassinos da sua esposa.
Agora, em junho desse ano, Davey Blackburn voltou à surpreender ao anunciar o lançamento de mais um livro, dessa vez com o objetivo de ajudar outras pessoas que estão atravessando por traumas severos.
Chamado “Nada está Desperdiçado”, o livro escrito pelo pastor mostra como Deus é capaz de utilizar situações de dor extrema para cumprir propósitos específicos na vida dos seus filhos, segundo a WTHR.
“Eu escrevi este livro porque queria narrar a jornada que Deus me levou enquanto eu estava me curando de perder Amanda”, disse Blackburn. “Nada é Desperdiçado’ é a ideia de que Deus não desperdiça nossa dor. Deus não é culpado pela nossa dor, mas ele tem um plano para a nossa dor. E esse plano é pegar tudo o que passamos e aproveitá-lo para o nosso bem e para o bem das outras pessoas.”
Perdão diário
Ao tratar dos propósitos de Deus em meio à dor, o pastor explica que isso não implica em esquecimento absoluto daquilo que nos traz sofrimento, mas sim da ressignificação das coisas. No seu caso, ele citou o perdão como exemplo.
“Essa é uma decisão que eu tenho que tomar todos os dias”, disse Blackburn. “Você nunca sente vontade de perdoar, mas quando você escolhe andar em perdão, você acorda todos os dias e diz, ‘eu não vou mais segurar isso em mim mesmo, eu não vou responsabilizá-los pessoalmente pelo que eles fizeram comigo’. Você anda em liberdade”.
O pastor, que hoje é casado com Kristi Blackburn, com quem mantém três filhos, ensina que devemos enxergar o verdadeiro mal por trás das circunstâncias de sofrimento, dizendo que ele é quem devemos combater, de fato.
Sobre os assassinos de Amanda, por exemplo, o líder religioso diz que “eles não são o verdadeiro inimigo. O cérebro por trás de tudo isso, o mal, é Satanás. É o verdadeiro inimigo. Eu absolutamente acredito que Jesus iria perdoá-los pelo que eles fizeram com Amanda.”