De acordo com o One News Now, um pastor americano está promovendo uma nova campanha de planejamento familiar um tanto quanto peculiar. Richard Cizik, anteriormente membro da Associação Nacional de Evangélicos, realiza agora com a Parceria Evangélica para o Bem Comum, uma campanha que pretende reduzir a população sob o pretexto de combater o aquecimento global.
Cal Beisner, fundador e porta-voz nacional da Aliança Cornwall para o Manejo da Criação, explica: “se você vê seres humanos como nada além de pegadas de carbono, eu acho que faz sentido. O triste fato é que Cizik parece pensar que combatendo o aquecimento global isso é uma desculpa para apoiar programas de planejamento familiar em todo o mundo”.
Beisner diz que o comum entre programas de planejamento familiar, é que esses programas tendem a tornar-se predominantemente coercitivos ou pelo menos altamente manipuladores.
“[Os programas] oferecem às pessoas recompensas imediatas para as decisões que elas vão se arrepender mais tarde, muitas vezes levando à esterilização involuntária ou apenas marginalmente voluntária, para as mulheres depois de um primeiro parto”, disse Cal. “A história do planejamento familiar, a história do movimento de controle da população com mais de 100 anos, é muito clara sobre isso”.
Beisner acrescenta que, embora Cizik possa encontrar apoio bíblico para cuidar do planeta, ele não pode receber esse apoio para a contracepção ou planejamento familiar, muito menos no controle da população.