Brasil

Pastor Renato Vargens afirma que pregações de autoajuda “tiram Cristo do foco”. Leia na íntegra

Comentários (6)
  1. souza disse:

    Não morro de amores por muitas coisas que este pastor fala ,mas neste comentário eu assino embaixo!!. depois de muitos anos de crente , já ouvi de tudo, dezenas e dezenas de pastores pregando todo tipo de pregações e posso afirmar sem medo de errar, 70% delas foram humanista , triunfalista, sem o alimento verdadeiro, aquele alimento que sustenta e provoca mudança de vida.
    Pregações que mexe com a emoção do crente por algumas horas , mas é fugaz porque não alimentou o espírito.
    Os nascido denovo tem que alimentar-se da verdade. Muitos não firmam na fé e abandonam
    Sr Jesus , principalmente o novo convertido, quando não vê a vida dele mudar na área financeira. porque venderam pra ele um outro jesus. e esta alma se perde, e o diabo bate palmas, DEUS tenha misericórdia.

  2. Marco Antonio disse:

    Tirou do foco em Cristo apenas àqueles que nunca tiveram Cristo como foco central. Portqanto meia duzia continua sendo seis.

  3. Marco Antonio disse:

    A pregunta, pregunta mesmo! que não quer calar. E na igreja do pastor comentarista, o foco é Cristo? É pregado o evangelho, em vez do anátema, condenando o pecado e chamado ao arrependimento? Falar, cocmentar é uma coisa, já fazer…

  4. Esse Renato Vargens adora posar de apologista e arauto da moral e dos bons costumes atirando pra tudo que é lado, mas nunca admite seus erros e alianças pra lá de obscuras com vigaristas do porte de Danilo Fernandes(do repugnante site Genizah) e do falecido ultra-esquerdista Robinson cavalcanti.Isso sem falar da mentira que propagou sobre uma suposta notícia do Silas malafaia andando de limousine na Bahia, notícia que foi desmentida e o tal de Renato Vargens não desmentiu e nem se retratou.O cara tem telhado de vidro e tem como esporte atirar pedras no telhado dos outros…

  5. SANTOS disse:

    NÃO ESTOU DE ACORDO COM ESSE pastor.

    a BÍBLIA é o melhor livro de auto ajuda, isso é inegável…

    O QUE ESSE pastor DEVE FALAR ELE NÃO FALA, 1 CALVINISTA, rs

    1º batismo de criança – está escrito a onde?
    2º predestinação que não há interferência humana, o livre arbítrio não existe?
    3º comemoração do papai noel.
    4º ele diz que os pregadores estão deixando a bíblia de lado, e a doutrina de joão calvino, que ele seja, é bíblica?

    ENTÃO PASTOR, VAI CRITICAR A SI MESMO, QUE VOCÊ ESTÁ FORA DO ESPÍRITO,
    quer dizer que pessoas doentes, não tem o direito de serem curadas,
    quer dizer que pessoas desempregadas, não tem o direito de serem empregadas,
    quer dizer que pessoas com problemas no casamento, não tem o direito de serem felizes,

    ISSO É MAIS 1 ARTIMANHA DO diabo, PARA LEVAR AS PESSOAS A ACEITAÇÃO DE PROBLEMAS… (Mt 7:7); “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”
    (Mt 21:22), “Até agora nada tendes pedido em meu nome;…

    DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA DA FÉ

  6. É claro e óbvio que o centro da da proclamação da mensagem cristã tem como alvo o cumprimento da missão cristã: "Ensinar todas as coisas que vos tenho ordenado", como dito por Jesus nos Evangelhos. Pregar, na Igreja de Cristo, é proclamar Cristo. Substituir o ensino da doutrina e da verdade Cristã que faz renascer o espírito do homem e fundamental. Por este prisma, o lamento do pastor deve ser considerado. Todavia, a construção de seu pensamento não é isenta de afirmações descontextualizadas. Foi o homem que insistiu na centralidade da Escritura no culto Cristão, João Calvino, que também insistiu que a Igreja deveria estar em constante reforma. Não adianta pregar a Cristo de forma arcaica. O próprio Cristo insistiu em conceitos de sua época, na dialética entre a filosofia e a lei rabínica tradicional e ousou em atualizar Moisés. Usar conhecimentos contemporâneos que ajudam a entender o homem e a aplicar o centro da mensagem cristã são ações complementares. Alguém pode chamar isto de sincretismo, eu prefiro chamar de síntese. Sincretismo diz respeito a confusão da doutrina, síntese é o método dialético… Pena que pessoas fundamentalistas ainda não tenham entendido isto. A Escritura é a verdade de Deus! E o que de Deus deve ser proclamado. As outras Verdades são empíricas e científicas, ou pseudo-científicas, são da ordem natural do Cosmos, Cristo registrado na Escritura é de cima. Ele não aboliu aquela, antes foi sábio e hábil com ela.

  7. sonia disse:

    Foi a primeira vez que li um artigo abominando a “auto ajuda”, como também prega a minha denominação.. Parabéns Pr. Renato. Fiquei feliz com esta postagem.

  8. Solange Silva disse:

    Faço das palavra do Pr.Renaro as minhas palavra :"“Estou cansada de ouvir pregações vazias, superficiais, materialistas, humanistas e triunfalistas, de gente que contraria totalmente o ensino bíblico”.
    Sou a fovor de forma gritante por pregação EXPOSITIVA…creio que é nesse tipo de pregação que está o caminho para o verdadeiro avivamento cristão evengélico…. SÓ A PALAVRA EXPLICA A PALAVRA E QUE TEM O PODER DE LIBERTAR. A BÍBLIA EXPLICA A BÍBLIA E PONTO. O pregador não precisa criar pregação, a própria bíbla conduz o pregador a pregação com o direcionamento do Espírito. É assim que creio e tenho expreimentado como pregadora da palavra.

  9. Mas não podemos considerar esses elementos como pregadores se não pregam a palavra, são meros profetadores, aliás cai bem o titulo de predadores do evangelho, usam até termos banais "arrebenta" e a cada dia estão arrebentando mais com a fé de muitos que deixam de acreditar em DEUS.

  10. Elisabete Conceicao Ferreira Ferreira disse:

    é vero pr pois já estive no fundo do poço e quando liguei a televisão não aguentei aquela pregação triunfalista segundo a teoria dos homens e não aguentei mudei de canal pois na pregação não tinha Jesus como socorro bem presente na angústia. Jesus é a solução é o centro de tudo como podemos deixá-lo de fora visto que já é a volta de Cristo!!!!!!!!!!!

  11. Amado pastor vou ser sincero não fique triste com o que está acontecendo com esses pregadores, a recompensa deles já vai pronta quando chegar perante PAI,

  12. Alessandra Faleiro disse:

    è Santos…
    Bem se ve que você não entendeu nada do que foi dito… Tome cuidado.. é bom avaliar se você não tem recebido deste alimento superficial. Ainda esta se allimentando do leite ralo.. e não daquele que alimenta e sustenta… é bom rever seus conceitos….

  13. Lívia disse:

    Mais um bom texto de reflexão do pr Renato Vargens.

    Que os cultos voltem a serem cultos, ou seja, Cristocêntrico.

  14. Lúcia disse:

    Santos

    Ora Santos a biblia é um livro de auto-ajuda? Livros de auto-ajuda nao ajuda ninguem, nem aos proprios escritores (alias, estes lucram financeiramente). Ce ta muito enganado. Nos precisamos da ajuda la do alto, e nao da nossa propria ajuda. Quem pode se auto-ajudar numa situaçao de crise por exemplo? E é verdade mesmo, este discurso evangelico de auto-ajuda me da é nojo. Nao melhora ninguem como pessoa, nao mostra a verdade sobre a pessoa. O conhecimento psicanalitico é util, mas nem tudo o que a psicanalise ensina é verdade. Psicologia nenhuma da soluçao para o problema do pecado por exemplo, da culpa e outras mazelas humanas. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara. A verdade sobre nos proprios, nossos erros, fantasias neuroticas, loucuras do comportamento, culpa, traumas, tudo tem de ser trazido à tona para haver libertaçao, sem isto nao ha libertaçao nao. A confissao a Deus em oraçao, o pedido de perdao e o auxilio do Espirito Santo, apenas assim ha a possibilidade de cura. Entender que a nossa natureza é caida e entregue ao pecado, sem o reconhecimento de que somos pecadores, nao ha como haver libertaçao. A esperança do homem esta em Jesus e fora de Jesus nao ha como galgar etapas no auto-conhecimento, na introspecçao, no auto-exame, na avaliaçao de nosso comportamento para conosco e para com o outro. Sem este conhecimento nao existe ajuda do alto, e com a auto-ajuda o que ha é frustraçao e nada de mudança de mente e de comportamento. Tem de haver renovaçao da nossa mente, em Cristo e com a ajuda dele. O resto é balela.

  15. Eudes Nonato disse:

    A discursão aqui é o q se tornou o evangelho pregado nos pulpitos e eu estou de pleno acordo com o Pr. Renato, agora entendo…" mas Senhor em teu nome fiz aquilo , aquilo outro…apartai vos de mim q n vos conheço!" Cristo deixou a muito tempo de ser o foco dessas pregações sensacionalistas, mas ELE esta as portas e ai então veremos a" diferença daqueles q servem a Deus dos q n servem…"

  16. Eu entendi muito bem o que ele quis dizer em relaçao a este assunto, pois ha muito tempo venho questionando essas coisas e concordo cm ele, quase nao se ver mais pregaçoes onde levam ao altar pessoas se arrependendo de seus pecados e querendo o Salvador, estao mais interessados nas bençaos do que no Abençoador que é Jesus Cristo.Quando buscamos a Deus verdadeiramente em primeiro lugar, nada nos falta, quando nos santificamos , automaticamente a vontade de Deus começa a se cumprir nas nossas vidas, independente de qual seja ela, msmo assim será o melhor pra nois!!Orando , se consagrando e leitura biblica sao suficientes pra alcançarmos a cura em qualquer area de nossas vidas, nao precisamos de psicologia e falo td isso pq na minha vida tem sido assim, quando coloquei Deus em primeiro lugar na minha vida, fazendo o que a biblia manda tenho alcançaodo as promessas que Ele me fez !!Deus os abençoe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.