A Companhia de Teatro Atores de Mar’ desenvolve um trabalho de conscientização contra o bullying.
A ideia do projeto surgiu após uma pesquisa realizada pelo diretor de teatro Mar’ Junior em 2003.
Em 2004 a peça teatral foi montada para levar informação e conscientização às escolas e comunidades.
A ação gira em torno de uma peça de 60 minutos de duração, com quatro cenas que mostram diversos tipos de bullying. Após a apresentação, há um debate sobre as questões que envolvem o bullying e suas consequências.
Confira abaixo nosso bate papo com Patrick Moraes, um dos atores do projeto:
Quais as áreas de atuação e público alvo do projeto?
O espetáculo é realizado em qualquer ambiente. Nosso foco maior está nas escolas. Nos apresentamos dentro da própria instituição de ensino ou no teatro, com a escola levando os alunos. Porém, já nos apresentamos também em igrejas, clubes e outros locais. Nosso público é acima de 8 anos, visando levar a mensagem de combate ao bullying para crianças e adolescentes.
Qual o tempo de atuação do projeto? Poderia contar um pouco da história, como surgiu, quem idealizou?
O projeto tem duração de 60 minutos. É um espetáculo dividido em 4 cenas, que mostram diversas formas de bullying e algumas das soluções para este mal. São diversos personagens interpretados pelos atores Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Thaissa Castellani e Andressa Nunes. A direção fica por conta do Mar’Junior, que também comanda o debate que é realizado após o espetáculo. Intercalando estas cenas, há músicas coreografadas pela Priscilla Moraes.
A idéia do projeto veio em 2003, quando, em uma pesquisa, Mar’Junior descobriu o que era bullying e reparou que havia sofrido e praticado na infância e adolescência. Por isso, resolveu criar uma ferramenta de combate ao bullying, utilizando o teatro.
Quais os parceiros que o projeto possui?
Não temos patrocínio. Todo o projeto é sustentado pelo próprio BULLYING. Ele se auto sustenta. Poderíamos ampliar mais o projeto se houvesse patrocínio.
Poderia contar um ou mais testemunhos de pessoas que foram beneficiadas pelo projeto?
O projeto existe desde 2004. Por isso, temos inúmeros casos de pessoas que assistiram e se conscientizaram do mal que estavam fazendo. Temos casos de alunos que se expõem, contam que sofriam bullying na escola e em muitos casos, os alunos que praticam, levantam e assumem seu erro. É legal observar o verdadeiro arrependimento por parte deles. É bastante gratificante ver que colocamos a semente. Não somos a solução contra o bullying. Somos apenas mais uma ferramenta.
Quais os meios de contato com o projeto?
Temos um blog que colocamos notícias do mundo todo sobre o bullying. É só acessar www.ciaatoresdemar.com. Podem entrar em contato pelo [email protected] ou (21) 24246254. Estamos no facebook.com/ciaatoresdemar e no Twitter @ciaatoresdemar.
Quais as formas de contribuição e necessidades do projeto?
Temos algumas pessoas que contribuem, com depósitos, doações, que chamamos de mantenedores. Mas ainda é muito pouco, perto do que o projeto precisa.
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores?
Só em divulgar o nosso projeto, ele dá substância para que possamos ter novas conquistas.
Abaixo vídeos do projeto:
Depoimento IFES Campus Alegre:
Cia Atores de Mar no RJTV:
Assista uma cena do espetáculo:
Fonte: Gospel+
Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.
Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.
Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo a seus filhos.