O pastor Sóstenes Apolos da Silva, presidente da Assembleia de Deus do Plano Piloto, em Brasília, faleceu na noite desta segunda-feira, 03 de junho, aos 64 anos de idade, vítima das complicações de um câncer raro.
De acordo com informações do jornal Correio Braziliense, o pastor estava internado desde o último dia 12 de maio, quando sentiu fortes dores de cabeça e tontura durante uma pregação em Cuba. Na ocasião, os médicos chegaram a diagnosticá-lo com leishmaniose visceral, porém exames complementares revelaram a existência de um câncer.
Sóstenes Apolos estava casado com Heronildes Silva da Mata há 39 anos, e deixa três filhos. Formado em teologia e engenharia agrônoma, possuía também mestrado em informática. No âmbito político, era considerado um “guia” para figuras públicas, como a ex-ministra Marina Silva.
O pastor Samuel Câmara, que havia recebido o apoio de Sóstenes em sua candidatura à presidência da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), publicou em sua página no Facebook uma nota de pesar pela perda do pastor.
“Há poucas horas recebemos a notícia que o pastor Sóstenes Apolos foi chamado ao descanso eterno após lutar contra uma grave enfermidade nos últimos dois meses. O nosso coração está pesaroso pela partida de um homem que, na medida exata do termo, exerceu com paixão o ministério pastoral e teve a obra de missões como uma de suas prioridades marcantes. Foi um dos fiéis companheiros no ‘Movimento CGADB Para Todos’, cheio de sonhos para a nossa querida igreja no Brasil, empenhando-se com afinco, equilíbrio e sabedoria no serviço do Mestre. Sentiremos falta de sua palavra amiga, sincera e ponderada em nossa histórica caminhada. Pastor Sóstenes Apolos presidia a CEADIF e pastoreava a AD da L 2 em Brasília, DF. Prestamos aqui a nossa solidariedade aos familiares, à igreja por ele presidida e aos pastores daquela Convenção que com ele lutaram a boa causa do combate cristão. Deus achou por bem recolhê-lo”, escreveu.
No Facebook, amigos, familiares e fiéis prestaram homenagens ao pastor. Na página do filho de Sóstenes, Misael Hermom, diversos recados prestavam condolências e manifestavam carinho pelo líder.
“Meus sentimentos meu camarada, e que o amor de Deus possa abraçar o seu coração nessa hora! Fica na paz do Senhor!”, escreveu Herison De Abreu Alencar Crisóstomo.
“Querido amigo! Meus pêsames sinceros e que o nosso bom Deus console o seu coração e toda sua família”, confortou Valerio Francisco.
“Misael, meu irmão que Deus conforte você e sua família. Saiba que Deus tem um plano pra tudo e Ele sabe o que faz. Deus esta com você e Ele te dará forca para continuar. Pr. Sóstenes estará sempre em nossos corações”, disse Luis DaSilva.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+