Pastor Sóstenes Apolos da Silva faleceu em Brasília, aos 64 anos, vítima de câncer

19

O pastor Sóstenes Apolos da Silva, presidente da Assembleia de Deus do Plano Piloto, em Brasília, faleceu na noite desta segunda-feira, 03 de junho, aos 64 anos de idade, vítima das complicações de um câncer raro.

De acordo com informações do jornal Correio Braziliense, o pastor estava internado desde o último dia 12 de maio, quando sentiu fortes dores de cabeça e tontura durante uma pregação em Cuba. Na ocasião, os médicos chegaram a diagnosticá-lo com leishmaniose visceral, porém exames complementares revelaram a existência de um câncer.

Sóstenes Apolos estava casado com Heronildes Silva da Mata há 39 anos, e deixa três filhos. Formado em teologia e engenharia agrônoma, possuía também mestrado em informática. No âmbito político, era considerado um “guia” para figuras públicas, como a ex-ministra Marina Silva.

O pastor Samuel Câmara, que havia recebido o apoio de Sóstenes em sua candidatura à presidência da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), publicou em sua página no Facebook uma nota de pesar pela perda do pastor.


“Há poucas horas recebemos a notícia que o pastor Sóstenes Apolos foi chamado ao descanso eterno após lutar contra uma grave enfermidade nos últimos dois meses. O nosso coração está pesaroso pela partida de um homem que, na medida exata do termo, exerceu com paixão o ministério pastoral e teve a obra de missões como uma de suas prioridades marcantes. Foi um dos fiéis companheiros no ‘Movimento CGADB Para Todos’, cheio de sonhos para a nossa querida igreja no Brasil, empenhando-se com afinco, equilíbrio e sabedoria no serviço do Mestre. Sentiremos falta de sua palavra amiga, sincera e ponderada em nossa histórica caminhada. Pastor Sóstenes Apolos presidia a CEADIF e pastoreava a AD da L 2 em Brasília, DF. Prestamos aqui a nossa solidariedade aos familiares, à igreja por ele presidida e aos pastores daquela Convenção que com ele lutaram a boa causa do combate cristão. Deus achou por bem recolhê-lo”, escreveu.

Homenagem de fiéis à família do pastor
Homenagem de fiéis à família do pastor

No Facebook, amigos, familiares e fiéis prestaram homenagens ao pastor. Na página do filho de Sóstenes, Misael Hermom, diversos recados prestavam condolências e manifestavam carinho pelo líder.

“Meus sentimentos meu camarada, e que o amor de Deus possa abraçar o seu coração nessa hora! Fica na paz do Senhor!”, escreveu Herison De Abreu Alencar Crisóstomo.

“Querido amigo! Meus pêsames sinceros e que o nosso bom Deus console o seu coração e toda sua família”, confortou Valerio Francisco.

“Misael, meu irmão que Deus conforte você e sua família. Saiba que Deus tem um plano pra tudo e Ele sabe o que faz. Deus esta com você e Ele te dará forca para continuar. Pr. Sóstenes estará sempre em nossos corações”, disse Luis DaSilva.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

19 COMENTÁRIOS

  1. Tive o privilégio de ter sido pastoreada pelo pastor Sóstenes na Igreja Assembleia de Deus do Plano Piloto, da qual faço parte até hoje. E posso dizer que não só eu, mas toda a nossa igreja, não somente perdeu um pastor, um líder, mas principalmente um grande amigo. Ainda não se viu um homem de Deus como ele por aí. Vai nos fazer muita falta. Que Deus o receba em Seus braços! E que o nosso Senhor nos console por essa perda irreparável!

  2. Ao meu amigo e professor Pr. Sostenes Apolos, que o Senhor bom Jesus aprove em recolhê-lo para sua glória eterna, lamento pela tristeza de sua familia, porém, que ele possa descansar no Senhor de todo seu trabalho que marcaram a história da Igreja no Distrito Federal.

  3. Pastor que sabia conduzir rebanhos, um pastor amoroso e muito inclinado para as coisas de Deus. O mundo, com certeza, ficou mais triste com esta perda. Um dia, pela graça, nos encontraremos pastor Sostenes. Que Deus possa consolar os familiares.

    • voces do site dizem que não podem postar comentarios de baixo calão como deixa e este imbecil chamado dante do diabo tecer um comentário deste e publicar, morrre com cristo é lucro quanto a voce não vai ter nem escala no pulgatorio uma vez que não existe, vai direto ter um encontro como teu pai que ainda não sabe quem e?

        • Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2.14

          Pr Narciso França, existem homens usados pelo inimigo, o próprio Satanás, os quais ouvem sempre mas nunca aprendem. A Bíblia se refere a estes como:
          “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
          Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
          Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,” 2 Timóteo 3.1-3.

          Esta besta chamada Dante – tem outros aqui semelhantes a ele – não faz uso do bom senso em momento algum. É um herege declarado. Deixemos que Deus trabalhe na vida dele. Deus sabe como fazer.

          Ele se declara inimigo dos cristãos, não somos nós que dizemos isto, é ele que afirma.

          Para os ímpios impenitentes resta o julgamento divino que diz: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16

    • olá Dante
      Sabe meu querido, as Sagradas Escrituras nos afirmam que o “MORRER COM CRISTO É LUCRO” – Você entende isso? Com certeza não. Essas mesmas Escrituras nos afirmam que somos “como lixo do mundo”, “escórias”, e que todos os homens dados como exemplos no Capítulo 11 de hebreus, nos afirmam da coragem de muitos homens de Deus, que deveríamos imitar a fé que tiveram e que o mundo não é digno de tê-los. As Sagradas Escrituras também nos afirmam que há prazer da parte de Deus quando um pecador se arrepende, mas há um prazer maior quando um SALVO EM CRISTO JESUS morre. Há um prazer incomparável na morte do santos de Deus.
      O dia que você, Dante, reconhecer ao Senhor em sua vida você vai entender.

  4. Trabalhei com o Pr. Sóstenes logo quando cheguei em Brasília, em 1995. Por algumas vezes fiz caminhada com ele nas superquadras da Asa Sul em Brasília. Vai deixar saudades, como deixou saudades o grande poeta e pr Joanyr de Oliveira. Marco Aurélio Chaves

  5. Oi Marileide – vc deve ser cristã – que bom!
    Quando vc escreve para o DANTE a respeito do posicionamento que ele tem a respeito da morte
    do Pr Sóstenes da AD – se vc quer evangelizá-lo e mostrar Jesus Cristo a ele da maneira que vc
    escreveu vc não irá conseguir – a essas pessoas nós mostramos Cristo Jesus e o demais é
    responsabilidade do Espírito Santo em convertê-lo afim de que ele não vá para o inferno e
    conheça a Jesus Cristo como Senhor e Rei – não é o correto minha irmã?
    O Senhor te abençoe.
    Narciso França, Pr
    Ministério Internacional do Evangelho da Graça – Macapá-AP

  6. Parece estranho, mas o crente em Jesus se regozija quando o Deus Todo Poderoso, recolhe da terra um servo, com a promessa de ressuscitá-lo, para morar nas mansões celestiais, quando de Sua segunda vinda. Pastor Sóstenes Apolos, homem dócil, amoroso, líder por excelência, selecionado pelo Senhor para um grande trabalho pastoral. Por certo, cumpriu integralmente a sua missão. Deus abençoe, console e continue assistindo a sua família.

  7. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor; todavia, por causa de vós, julgo mais necessário permanecer a carne.” Filipenses 1:18 a 24

  8. BRASILIA , E O BRASIL PERDEU UM GRANDE HOMEM DE DEUS . COM CERTEZA O AMIGO ESPIRITO SANTO , ESTÁ CONSOLANDO, TODA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO , E A FAMÍLIA. SÓ O AMIGO. PODE CONSOLAR . ELE É FIEL E BOM!! APROVE A DEUS LEVA-LO PARA GLÓRIA .

  9. Aí desse mundo sr. DANTE, se não fosse ainda esse Povo crente está aqui….espere soh quando eles forem embora pra veres a diferença.AParaíso meu amigo é pra onde eles irão.e ai de vç.se não se tornar um desses CRENTES….

  10. Dante, olha só, brother,
    Acho que vc pode ter qualquer tipo de opinião acerca de qualquer pessoa dessa terra, afinal de contas, estamos num Estado Democrático de Direito, e podemos expressar nossas opiniões livremente. Mas eu acredidto que vc poderia pensar mais um pouco antes de escrever esses comentários fracos de conteúdo, desrespeitosos, e sem nenhum objetivo prático.
    Sabe porque te falo isso?
    Falo por vários motivos, mas, especificamente agora, porque é isso é um desrespeito com a família.
    Pode ser que vc seja novo e não tenha tido aulas de Educação Moral e Cívica na escola, ou, talvez vc não tenha tido uma noção de educação e respeito vinda de casa, mas, é notório pra qualquer pessoa, que não é legal alguem falar assim de outra pessoa, principalmente se esta pessoa morreu, e deixou uma família chorando e lamentando a sua morte.
    Pow, vamo combinar que vc deu uma pisada na bola federal ao falar assim da morte do pastor Sóstenes.
    Cara, imagina a esposa dele vendo um comentário desses?
    Imagina um filho dele vendo uma parada dessas?
    Imagine os netos dele, cara!
    Pow, realmente não foi legal esse tipo de comentário.
    Cara, na boa, sem ressentimentos, mas vai aí um toque pra vc refletir.

DEIXE UMA RESPOSTA