Uma iniciativa de dois pastores, que seria usada apenas para inspirar um sermão, tornou-se uma das histórias mais inspiradoras compartilhadas através das redes sociais, com milhões de visualizações e repercussão em emissoras de TV.
Mike Lewis, do ministério Jesus Painter, e Rob Westerman, da Igreja Nazareno, de Springdale, foram à cidade de Cincinnati, Ohio (EUA), em um bairro de classe média baixa, e sem alardear, se aproximavam das pessoas no caixa de um supermercado e ofereciam os valores para pagar as compras.
Para que não houvesse tempo de recusa, e que a mensagem “Deus é bom” ficasse clara o suficiente, o pastor Westerman apenas deixava o dinheiro e se retirava. As reações das pessoas foram as mais diversas, porém todas de gratidão. Em um dos casos, uma senhora chorou copiosamente ao entender o que estava acontecendo, e comentou: “Foi por isso que clamei hoje durante toda a manhã”.
Uma das mulheres que recebeu a doação, ainda estava absorvendo o que tinha acontecido quando chegou à conclusão pretendida pelos pastores: “Oh, meu Deus. Eu vou fazer isso por alguém”.
O vídeo, que primeiramente foi exibido durante uma ministração sobre a graça de Deus na Igreja do Nazareno, foi publicado no Facebook e gerou dezenas de milhares de compartilhamentos e milhões de visualizações. Ao final, a mensagem pretendida é resumida no versículo 35 do capítulo 20 de Atos: “Há maior felicidade em dar do que em receber”.
A mídia norte-americana vem considerando o vídeo como uma demonstração de bondade. “Um vídeo sobre generosidade” e “O poder de dar” são alguns dos títulos usados para as matérias sobre a iniciativa dos pastores.
Comentando a proposta, os pastores revelaram que gastaram US$ 400 pagando as compras das pessoas e que qualquer pessoa pode realizar um gesto de generosidade. Assista ao vídeo: