O pastor e escritor Paul Washer foi submetido a uma cirurgia cardíaca e está se recuperando bem, apesar de a previsão ser de um período pós-operatório bastante cauteloso.
Paul Washer possui histórico de problemas no coração: em 2017 ele sofreu um infarto em casa e precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência para desobstruir uma artéria. Os médicos que o atenderam consideraram o caso extremamente grave, mas o pastor se recuperou bem da intervenção.
Durante o tempo de internação, Paul Washer aproveitou para pregar a todas as pessoas no hospital, incluindo até mesmo os capelães do estabelecimento de saúde.
Em 2022, o pastor de 62 anos tinha uma conferência em São Paulo, onde pregaria ao lado de outros grandes pregadores internacionais, como Steven Lawson, Josh Buice e Justin Peters, mas precisou ser hospitalizado devido a fortes dores no peito.
Washer fundou a HeartCry Missionary Society em 1988, durante seu tempo como missionário no Peru. A entidade emitiu nota informando que a cirurgia foi necessária para melhorar o fluxo sanguíneo do músculo cardíaco: “A cirurgia foi bem-sucedida e a função cardíaca é boa. Louvado seja Deus por Sua misericórdia e graça. Por favor, continuem a orar pela cura e recuperação do irmão Paul”.
“Continuamos a pedir suas orações por uma recuperação completa nos meses que virão. Estamos humildes e gratos pelo tremendo apoio de oração recebido. As mensagens de amor e encorajamento para o irmão Paul e nossa família vindas de todo o mundo têm sido uma bênção tangível e um testemunho do amor de Cristo”, acrescenta a nota.
Testemunho
Após a recuperação do infarto em 2017, Paul Washer publicou artigo na revista da entidade missionária fundada por ele, descrevendo os momentos de sofrimento por conta do problema de saúde:
“Sem aviso, desabei inconsciente no chão da cozinha. Não tenho memória do que aconteceu até cinco dias depois, quando me vi em um quarto de hospital”, contextualizou.
“Quando perguntei o que aconteceu, alguém respondeu: ‘Você morreu três vezes’. Meu coração parou e foi ressuscitado em três ocasiões distintas. […] Durante minha estadia no hospital, a dor em minhas costelas era intensa devido à ressuscitação cardíaca”, relembrou o pastor.
O lapso de memória e a confusão mental causada pelo período inconsciente resultaram em outras complicações: “Os neurorreceptores danificados no meu cérebro (devido à falta de oxigênio) me faziam sentir como se minha pele estivesse pegando fogo. Os movimentos mais sutis resultavam em dor intensa. Devido à perda da minha memória de curto prazo, quase enlouqueci minha esposa fazendo as mesmas perguntas repetidamente”, descreveu.
Mestre em Divindade do Seminário Teológico Batista do Sudoeste, Paul Washer se tornou mundialmente conhecido após um sermão pregado em uma conferência batista para aproximadamente cinco mil jovens em 2002.
O sermão, que ficou conhecido como “Pregação Chocante“, atraiu alguns milhões de visualizações no YouTube, recebendo legendas em diversos idiomas. Na mensagem, ele diz que muitos dos que se dizem seguidores de Jesus provavelmente estarão no inferno ao final de suas vidas.
“Eu estou aqui e eu não estou preocupado, em meu coração, sobre sua autoestima. Eu não estou incomodado, em meu coração, sobre se você vai se sentir bem consigo mesmo, se a vida está se tornando como você quer ou se o talão de cheques está ou não equilibrado. Há apenas uma coisa que me fez ficar uma noite sem dormir. Há apenas uma coisa que me incomodou durante toda a manhã, e é isso: dentro de cem anos, uma grande maioria das pessoas neste edifício estará, possivelmente, no inferno. E muitos que mesmo professando Jesus Cristo como Senhor vão passar a eternidade no inferno”, diz, na introdução do sermão.