Duas figuras expoentes no meio neopentecostal brasileiro, os pastores Renallida Carvalho e Leonardo Sale, foram alvos de severas críticas do pastor Anderson Silva, escritor e líder da Igreja em Movimento.
Renallida Carvalho e Leonardo Sale são parte da liderança da Igreja Pentecostal Tempo de Milagres (IPTM), e ambos conhecidos por suas extravagâncias e ampla atuação nas redes sociais. Os dois dirigem congregações da IPTM, ele no Rio de Janeiro e ela na Paraíba.
Renallida vem se tornando um fenômeno nas redes sociais e ficou conhecida por pedir doações via Pix aos mais de 2,3 milhões de seguidores no Instagram durante suas lives.
Em seu perfil, exibe tatuagem, carro de luxo, roupas e bijuterias, além de aproveitar a audiência para mandar indiretas a quem a critica: “Me odeia porque é invejosa, se tivesse caráter andava comigo”, diz uma de suas publicações recentes.
Já Leonardo Sale, que usa seu espaço de maneira mais discreta no âmbito pessoal, já ocupou colunas de fofoca em veículos de imprensa por conta de rumores de relacionamentos com artistas, mas também pede Pix em postagens com recortes de suas pregações.
“Estelionato espiritual”
Esse contexto foi a base para as críticas do pastor Anderson Silva, conhecido por sua contundência ao criticar desvios teológicos no meio evangélico. Em sua avaliação, os dois pastores da IPTM cometem “estelionato espiritual”.
“Duas das perguntas mais feitas em meu Instagram: ‘O que o Pastor acha dos Pastores Renalida & Leonardo Sale?’”. Jamais fui contundente nas respostas, pois não conhecia a fundo e o pouco que vi de falta de Bíblia, nenhuma base teológica no que fazem, espetáculos, ostentação, vaidade e manipulação profética já me fizeram nem saber quem são”, afirmou Silva.
Diante da insistência dos seguidores, o pastor disse ter se empenhado em conhecer as duas figuras através do que ambos compartilham nas redes sociais: “Vocês não param de perguntar. Para não ser injusto passei a tarde pesquisando sobre… me escandalizei!”
“A ignorância bíblica e teológica do povo de Deus produzem falsos profetas como Renallida e Leonardo Sale! Um revela CPF, a outra faz campanha do voto do PIX. Onde está isso na Bíblia?”, questionou.
A indignação do pastor chegou ao ponto de propor um debate sobre medidas que se imponham sobre a liberdade religiosa: “Se tivéssemos políticos sérios no País e que sentissem a dor de uma situação assim, onde pessoas usam a fé para gerar exploração da ignorância alheia, poderíamos ter de fato uma lei mais dura para punir o engano da fé!”.
Anderson Silva foi enfático ao dizer que o comportamento de Renallida Carvalho, “segundo o entendimento de alguns juízes configura até mesmo crime”.
“Sabe qual a tristeza? 2 milhões de seguidores julgados por Deus, Como diz [o pastor e escritor] Paul Washer: ‘O falso profeta é o castigo de Deus ao falso cristão’. […] O povo gosta da bagunça e do engano e por isso os falsos profetas que não estão mais nos templos, se tornaram profetas do PIX na internet!”, encerrou.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram