Ciência & Saúde

Estudo mostra que pensar na morte aumenta a fé de ateus nas crenças religiosas e em Deus

Comments (24)
  1. Antropólogo afirma que religiosos tem mais medo da morte em relação aos ateus e agnósticos. Esta é uma informação em publicação anterior que ja comentei a respeito.

    Hoje saiu esta: Estudo mostra que pensar na morte aumenta a fé de ateus nas crenças religiosas e em Deus

    Glória Deus , até aí Jesus esta multiplicando onde não tem, sim porque o estudo diz que os Ateus estão começando a crer . Isto pra mim nunca foi novidade, como ja disse em comentário anterior o dizer-se ateu principalmente num pais como Brasil é uma forma de chamar atenção para si, ainda não entendi porque. O Brasil um país onde o Cristianismo é predominante por 500 anos fica difícil aceitar a declaração de ditos Ateus, com todo respeito.

  2. A fé dos Ateus Aumenta? E eu achando que ateus não tinham fé… ao menos religiosa…

  3. "Realizado com 265 estudantes universitários, religiosos e ateus, o estudo concluiu que pensar na morte aumenta inconscientemente a fé de ateus nas crenças religiosas e em Deus, mas os torna mais céticos em relação às religiões no nível consciente"

    Essa parte do texto deixa claro que os Ateus se aproximam mais do pensamento não empírico ao pensar na morte. Mas isso não quer dizer que estão pensando necessariamente no Deus cristão. Até por que ao pensar na morte os ateus se afastam mais de qualquer religião existente (muitos criam pensamentos próprios, como Einstein). Espero que todos saibam que não ter certeza é uma das coisas mais comuns nos que se dizem ateus. Isso é muito necessário para se tornar cético aqui no Brasil, onde a maioria é religiosa ou concorda mas não pratica a religiosidade (O que é uma parte da população considerável). Não ter certeza, procurar verificar é a chave do pensamento crítico.

    Há uma clara diferença dos novos e dos velhos ateus. Os "Velhos" em sua maioria respeitavam totalmente qualquer coisa vinda de qualquer religião, simplesmente não se importavam com o que elas faziam. Os novos já não se comportam assim. Já tiramos o "manto sagrado"(o que não deixava ninguém criticá-la) da religião, são instituições que podem sim ser criticadas no que fazem. Muitos acham que é um proselitismo ateu o que vem acontecendo ultimamente (eu na verdade não posso falar que não seja verdade, pois só respondo por mim), mas vejo que o próprio movimento dos ateus tem renovado a crença de muitos. Muitas religiões vem se renovando e pensando uma sociedade melhor por causa disso.

    E não adianta se enganar, pois o movimento dos céticos está cada vez mais forte. Principalmente agora que os jovens ateus sabem que não estão sozinhos no meio a crença religiosa.

    1. O famoso ateu Jean-Paul Sartre, após refletir por longo tempo sobre a vida, admitiu que chega um
      tempo na vida em que nós, e até o mais feliz dos homens pergunta a si mesmo: Há algo mais? "Isso é
      tudo o que há?” 'Isso é tudo o que existe'?
      A INSATISFAÇÃO EM RELAÇÃO A TUDO QUE NOS É TANGÍVEL MOSTRA QUE DEVE HAVER ALGO
      MAIOR E MELHOR O QUE CHAMAMOS DE DEUS!!!

    2. Aluisio Pereira Certamente você deve achar isso muito inteligente. Até pelo fato de ter pegado um pensamento abstrato de um grande filósofo e forçá-lo a representar seu Deus. Não vou dizer que esperava mais dos evagélicos, pois conheço vários com grande capacidade em debater ciência, filosofia etc. Mas da próxima vez, tente não forçar o pensamento de ninguém a concordar com você, pois alguém com um olhar mais crítico não levará vocẽ a sério.

    3. Caro Emiliano Ribeiro, torcedor tbm como eu do Fortaleza… não era pra te ofender… vc não entendeu nada neh? fazer citação não é "forçar"ninguem a representar Deus… eu disse que ele é ateu, foi só pra elucidar que até mesmo pessoas assim, sentem que existe mais do que td que se pode perceber através dos sentidos… Pascal disse que há um vazio no coração do homem que só pode ser preenchido por Deus…nada de alienação religiosa nisto.. respeito sua opinião,mas tenho a liberdade de discordar de vc assim como vc discorda de mim, mas existe muita gente por aí se dizendo ateu por achar que isto lhe deixa em posição superior… uma "pseudointelectualidade" desprovida de razão… não estou dizendo que isto se aplica a vc pois não te conheço, mas crer em Deus tbm é uma ação racional…como ja postei aqui e repito:Pesquisadores já fizeram pesquisas tentando descobrir se o ser humano é religioso por natureza ou não: se a religiosidade está contida nos genes humanos ou não. A capacidade humana para reverenciar e adorar [algo ou alguém] aparenta ser inata. Sendo assim, é difícil acreditar que o desejo natural de adorar a Deus nunca poderia ser satisfeito, principalmente quando muitos testificam que isso já aconteceu. Com certeza, é concebível achar que esse desejo natural possa ser frustrado, mas não é plausível afirmar que milhões e milhões que declaram ter encontrado o Santo digno de reverência possam ter se iludido. Parece muito mais provável que aqueles que se recusam a acreditar nisso são os que sofrem privação e ilusão – como uma pessoa surda, que nega a existência da música…abraço e um excelente dia!

    4. Aluisio Pereira Estou ciente da arrogância de muitos ateus ao pensar que são um grupo superior (Na verdade não existem grandes grupos ateus, exatamente por terem pensamentos divergentes). Obviamente não acho isso certo, principalmente por eu conhecer crentes brilhantes e ao ver o maior movimento Ateu ser tão infantil( No caso a Atea). Eu deixei claro no meu primeiro post que não discordo da pesquisa, ao mesmo tempo que achei que ela foi mal interpretada. Ateus podem pensar no não empírico. Mas como tinha dito antes, isso não quer dizer que estejam pensando no Deus cristão. Aliás, a pesquisa aponta que realmente não estão pensando em nenhuma religião existente. Sobre achar que o ser humano tem necessidade de crer, eu não saberia responder, pois cada um tem experiências diferentes, e certamente qualquer posicionamento nesse sentido seria uma imposição minha às experiências dos outros. Não acho que pessoas são loucas por terem experiências transcendentais, mas tenho por certeza que muitos casos não são verdade, simplesmente invetam para justificar/fundamentar sua religião. Sobre a "Razão" que você falou, não sei se concordo, na verdade não acho que nenhum religioso tenha que fundamentar sua fé em razão. Conheço os discursos do Craig, assim como sei que boa parte dos evangélicos estão se apoiando na posição dele para se “defender” dos questionamentos feitos pelos ateus. O que eu sempre achei uma pena. Aliás, muitos também acham que todos os ateus concordam com o livro “Deus um delírio” o que tanto não é verdade, como é ofensivo aos vários ateus que discordam do que está escrito naquele livro. Que é mais um manisfesto do que um livro esclarecedor de algo.

      Conheço brasileiros céticos e crentes que saberiam encabeçar tais debates melhor do que o Craig e o Dawkins. E para deixar claro, sou ateu. Não tenho certeza da inexistência, mas acho improvável e prefiro viver minha vida sem acreditar no que foi ouvido/vivido/inventado há séculos atrás. Se pela minha descrença eu for punido em vida ou depois(o que eu também acho improvável existir) estarei satisfeito em não obedecer esse tipo de divindade punitiva.

  4. kkkkkkkkk O cara que fez esse estudo fudeu com a sua carreira kkkk Isso é uma coisa completamente contraditória, se a pessoa é ateu ele não acredita em porra de deus algum, logo ele não tem fé em deus para ser aumentada. A morte para um ateu é algo natural, um ateu de verdade jamais vai imaginar em se preocupar com que vai vir depois da morte. Morreu acabou, enterra e pronto, é uma coisa natural. Ateu que acredita em alma não é ateu, não existe meio ateu, ou o cara acredita em deus ou não.

    1. Meu caro Guilherme Kempoviki, permita-me por gentileza uma colocação: Pesquisadores já fizeram pesquisas tentando descobrir se o ser humano é religioso por natureza ou não: se a religiosidade está contida nos genes humanos ou não. A capacidade humana para reverenciar e adorar [algo ou alguém] aparenta ser inata. Sendo assim, é difícil acreditar que o desejo natural de adorar a Deus nunca poderia ser satisfeito, principalmente quando muitos testificam que isso já aconteceu. Com certeza, é concebível achar que esse desejo natural possa ser frustrado, mas não é plausível afirmar que milhões e milhões que declaram ter encontrado o Santo digno de reverência possam ter se iludido. Parece muito mais provável que aqueles que se recusam a acreditar nisso são os que sofrem privação e ilusão – como uma pessoa surda, que nega a existência da música…Quanto a morte discordo tbm… há dentro de você uma alma que foi criada por Deus para ser eterna a interrupção da vida muitas vezes de forma brusca e inesperada nunca foi e nunca será algo simplesmente "natural" pois amamos a vida (a exceção dos angustiados de alma) como esta escrito:Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; … abraço e um excelente dia!

    2. Aluisio Pereira Discordo de tudo que você disse, mas respeito a sua opinião. Sou ateu, não preciso acreditar em deus algum pra ser feliz, e quando morrer, morrerei feliz por nunca ter desperdiçado a minha vida reverenciando amigos imaginários. E serei grato a mim mesmo e as pessoas que me ajudaram a chegar até onde cheguei, o resto quero mais que se foda.Bom dia

    3. Joabe Rios Bom cara minha saúde é péssima, já encarei a morte nas mais diferentes formas e nem por isso passei a venerar deus algum. Eu sou racional até a morte, foda-se se vc precisa acreditar no José Simão Eduardo Suplicy David Copperfield Tempestade dos X-Man Zumbi Enri Cristo fossa, veículo anfíbio camelo Protótipo do Homem-de Ferro Reptiliano Chico Xavier médico do SUS Michael Corleone híbrido de Super Gêmeos, Vampira e Mystica dos X-Man Jesus.Eu não acredito nesse cara aí, é muuuuuita gente e muitas coisas num só cara para acreditar hahahaha

  5. Almir disse:

    “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.”
    (Hebreus 9:27-28)

  6. marcio soares disse:

    Eu não creio na existência do ateu. Mas, naquele que ainda não teve uma experiência com DEUS.
    Fé todos nós temos: tanto a fé natural-ex: (amanhã eu vou fazer isso e aquilo outro …) como podemos afirmar que vamos, se ainda não vimos o amanhã. Afirmamos porque ¨naturalmente¨ pranejamos antecipadamente nossas tarefas cotidianas crendo que o amanhã chegará .
    E a fé sobre- natural, que nos leva a crer naquilo que nos parece impossível , naquilo que nossos olhos não vêem.( o homem tem tendência a crer somente naquilo que vê ou apresenta reais condições de acontecer ).
    tomé passou a crer na ressurreição de CRISTO quando o viu e o tocou; depois dessa experiência sua fé sobre- natural foi fortalecida; é isso que falta aos que se intitulam ateus, uma experiência com DEUS! E esta pesquisa só confirma isso.
    Oro a DEUS para que torne essas pessoas sensíveis o suficiente para que percebam as diversas manifestações que confirmam a existência Divina : como a vida ,a natureza ,a tranformação de vidas e etc…Que o Senhor JESUS abençoe a todos.

  7. Eu não creio na existência do ateu. Mas, naquele que ainda não teve uma experiência com DEUS.
    Fé todos nós temos: tanto a fé natural-ex: (amanhã eu vou fazer isso e aquilo outro …) como podemos afirmar que vamos, se ainda não vimos o amanhã. Afirmamos porque ¨naturalmente¨ pranejamos antecipadamente nossas tarefas cotidianas crendo que o amanhã chegará .
    E a fé sobre- natural, que nos leva a crer naquilo que nos parece impossível , naquilo que nossos olhos não vêem.( o homem tem tendência a crer somente naquilo que vê ou apresenta reais condições de acontecer ).
    tomé passou a crer na ressurreição de CRISTO quando o viu e o tocou; depois dessa experiência sua fé sobre- natural foi fortalecida; é isso que falta aos que se intitulam ateus, uma experiência com DEUS! E esta pesquisa só confirma isso.
    Oro a DEUS para que torne essas pessoas sensíveis o suficiente para que percebam as diversas manifestações que confirmam a existência Divina : como a vida , a natureza , a tranformação de vidas e etc…Que o Senhor JESUS abençoe a todos

  8. Leandro Vicente disse:

    Muito interessante, mas não significa muita coisa.

  9. O famoso ateu Jean-Paul Sartre, após refletir por longo tempo sobre a vida, admitiu que chega um
    tempo na vida em que nós, e até o mais feliz dos homens pergunta a si mesmo: Há algo mais? "Isso é
    tudo o que há?” 'Isso é tudo o que existe'?
    A INSATISFAÇÃO EM RELAÇÃO A TUDO QUE NOS É TANGÍVEL MOSTRA QUE DEVE HAVER ALGO
    MAIOR E MELHOR O QUE CHAMAMOS DE DEUS!!!

  10. Que ateus que nada! São uns revoltados, isso sim! Vão se libertarem…

  11. Almir disse:

    “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam”
    (Hb 9:27-28)

  12. Almir disse:

    Olha..

    Esses dias ouvi no rádio uma entrevista com o Dr. Roque Marcos Savioli, médico cardiologista e supervisor da divisão clínica do Instituto do Coração (Incor), dando conta do lançamento do novo livro dele: “Envelhecer com Deus” (Editora Loyola).

    Não li o livro ainda, mas achei interessante aquele cardiologista – com décadas de experiência em geriatria – ter observado tantos efeitos benéficos da religião na vida dos idosos que lhe permitiou até mesmo recomendar “fé religiosa” para aqueles que entram nessa fase da vida.

  13. Pitagoras disse:

    Eu ia dizer algo, Mas a Sra. Rondon falou antes.

  14. jorge melo disse:

    O melhor é pensar em CRISTO = O PRÍNCIPE DA VIDA, Atos 3.15 , que aniquilou aquele que tinha o poder da morte, e nas suas mãos estão as chaves do inferno e da morte. Apocal. 1.18

  15. Alex Mendes disse:

    A sim claro, sempre quando fico com medo da morte eu aumento minha fé em Thor ! kkk

  16. Renato M Veras disse:

    Acredito em dois tipos de fé: a sobrenatural, a qual é um dom do Senhor, e outra natural, na qual o ser humano acredita que há realmente algo mais além desse mundo.
    Ateus não precisam de religião, nisso concordo, precisam do Senhor Jesus, mas isso é uma escolha.

  17. A ESSENCIA DE DEUS
    A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de todo o “ESPAÇO FISICOU DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço, todas as formas de “ENERGIAS”, que “movimentam”, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “MISERICORDIA”, nos dá, a existência da vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *