Maioria dos americanos duvida que oração pode evitar desastres naturais, afirma pesquisa

14

Depois que um tornado devastou partes de Oklahoma (EUA) no dia 20 de maio, matando duas dezenas de pessoas e causando bilhões de dólares em danos, diversas organizações religiosas se juntaram para prestar apoio às vítimas, e trabalhar de forma a minimizar os efeitos da tragédia. Diante desse quadro, uma pesquisa mostrou que a maioria das pessoas confia mais em agências humanitárias ligadas a princípios religiosos que em suas contrapartes seculares.

Um estudo conduzido pela LifeWay Research mostrou que entre a maioria dos americanos tem aumentado também o interesse em Deus e em doar para tais agências humanitárias. Porém, o estudo mostrou também que a maioria das pessoas não acredita que a oração pode ajudar a evitar desastres como o de Oklahoma.

– Enquanto alguns chamam de ‘atos de Deus’, outros questionam por que um Deus bom e amoroso faria uma coisa dessas. O fato é que Deus não nos dá todas as respostas. Mas, como cristãos, cremos que Deus nos dá a Si mesmo, e é por isso que temos fé. Fé é crer em Deus quando você não tem todas as respostas. Mas, desastres provam nossa fé… Algumas pessoas se aproximam de Deus, algumas se afastam – afirmou Ed Stetzer, presidente da LifeWay Research.

De acordo como estudo, quase seis em cada 10 norte-americanos (57 por cento) concordam com a afirmação: “Quando ocorre um desastre natural, o meu interesse em Deus aumenta.” Trinta e um por cento discordam e 12 por cento não souberam responder, segundo o Charisma News.


Porém, apesar de seu interesse crescente em Deus em momentos de desastres, a maioria dos americanos duvidam que a oração pode evitar desastres naturais. Cinquenta e um por cento discordam que a oração pode evitar tais eventos.

Segundo o LifeWay pessoas que frequentam uma igreja regularmente, e aqueles sem um diploma universitário tendem a confiar mais em Deus durante os desastres, enquanto que os americanos mais jovens são mais propensos a duvidar de que Deus existe.

Por Dan Martins, para o Gospel+


14 COMENTÁRIOS

  1. Jesus disse: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível.” (Mt 17,20)
    ora se a fé pode remover uma montanha, quanto mais desastres naturais, e a oração de um justo pode muito em seus efeitos.

    • EXATAMENTE O QUE OS AMERICANOS ESTÃO FALANDO ESTA DENTRO DO CONTESTO BIBLICO A PALAVRA DE DEUS AFIRMA O QUE ESTES ACONTECIMENTO É O RETORNO DE CRISTO CERTO …

    • Carlos, ou ninguém tem fé, ou fé não ajuda nada, pois que ninguém moveu nem um montinho de terra nem diminuiu os desastres naturais com ela. E desastres existem desde que mundo é mundo, e não são sinais de que alguém está para voltar, isso é crendice.

  2. Se você não vê mais evangélicos fazendo o bem e praticando a caridade é porque ficaram hipnotizados por algum novo pastoreco (normalmente neo-qualquer coisa) e estão dando suas vidas e recursos para enriquecê-lo. Lógico que as ORAÇÕES já substituíram toda a ajuda pessoal que pudessem fazer! Definitivamente orar resolve TODAS as situações inclusive o clima!!!!!

  3. Que bando de gente ridícula!!! A história nos ensina a cada dia que ”Deus” e os princípios religiosos não passam de estórias folclóricas honradas. Eu não consigo acreditar que esse país de ”retardados” é o mais ”adiantado” do mundo.

  4. É incrível como ainda existe tanta gente ainda acreditando em oração. Se oração ajudasse os crentes e os livrasse dos desastres, os furacões não seriam tão frequentes em um país de tantos crentes como os Estados Unidos, e iriam atingir só os não crentes. Deus iria mandar a maioria dos furacões e terremotos para a Noruega. Só a religião pode cegar as pessoas assim.

  5. É pessoal a oração pode tudo mas a palavra de DEUS também diz que tudo que plantarmos certamente colheremos, por isso é melhor considerarmos nossos caminhos.
    Bem sei que DEUS tudo pode, mas prefiro crer que quando se está só o mal facilmente pode nos atingir e que quando estamos com DEUS ele não ousa, pensem nisto orem e mudem seus rumos, paz a todos!

  6. O dia mau chega para todos independente de crermos em Deus ou nao…a diferença e que aquele que cre nao se deixa abater …sua esperança se renova …e sempre busca forças em Deus para recomeçar… mesmo na doença … nos desastres…e tantas outras coisas

      • Pelo contrario Pitagoras e por crermos em Deus que sempre recomeçamos…ta ai os EUA que nao me deixa mentir…mesmo com tantas tragedias naturais que tem por la nao deixa de ser a potencia que e…e como vc sabe bem melhor que eu…a maioria do povo americano e protestante…

      • D. Lorena, lá o governo e as instituições são laicas, e são respeitados, Não podemos afirmar que alguma religião foi a causa única de sua prosperidade, mas sim, principalmente a iniciativa privada, extrema competência, visão, trabalho, cultura, imensos recursos naturais, que nada têm a ver com religião.

DEIXE UMA RESPOSTA