Pesquisa aponta se os brasileiros acreditam em Deus ou em Darwin. Confira os resultados

33

Um de cada quatro brasileiros acredita em algo parecido com história de Adão e Eva. Para eles, o homem foi criado por Deus há menos de 10 mil anos. Esse dado consta da primeira pesquisa Datafolha que investigou as convicções da população sobre a origem e o desenvolvimento da espécie humana.

A maioria das pessoas crê em Deus e Darwin. Para 59%, o ser humano é o resultado de milhões de anos de evolução, mas em processo guiado por um ente supremo. Apenas 8% consideram que a evolução ocorre sem interferência divina.

A crença em Adão e Eva despenca à medida que aumentam renda e escolaridade. Quando se acrescentam dinheiro e instrução, a proporção dos darwinistas puros mais do que dobra do menor para o maior estrato. Entre os que acatam a evolução sob gerência divina, o aumento é mais modesto: fica entre 15% (renda) e 20% (escolaridade).

O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.


Os 25% de criacionistas da Terra jovem (que atribuem menos de 10 mil anos a nosso planeta de 4,6 bilhões de anos) surpreendem porque o fundamentalismo bíblico, em que as Escrituras são interpretadas literalmente, não faz parte das tradições religiosas do Brasil.

A Igreja Católica, ainda a mais influente no país, jamais condenou a evolução. Pelo contrário até, o Vaticano vem já há algumas décadas flertando discretamente com o autor de “Origem das Espécies”.

Em 1950, o papa Pio 12, na encíclica “Humani generis”, classificou o darwinismo como “hipótese séria” e afirmou que a igreja não deveria rejeitá-la, embora tenha advertido para o mau uso que os comunistas poderiam fazer dessa teoria. Em 1996 foi a vez de João Paulo 2º declarar que a evolução era “mais do que uma hipótese”.

Também entre evangélicos, a literalidade do Gênesis, o livro da Bíblia que relata a criação do mundo e do homem, está longe de unânime. Na verdade, só algumas poucas denominações como adventistas e Testemunhas de Jeová pregam abertamente contra a evolução.

Boa parte das demais se limita a apontar “problemas” no neodarwinismo, tentando reservar algum espaço para Deus, que pode ter papel mais ou menos ativo. Ele pode ser desde o demiurgo, que se limitou a criar o mundo com todas as suas leis (incluindo a seleção natural), e retirou-se até o “Deus ex machina” que interfere o tempo todo, projetando bichos, atendendo a preces etc.

Em tese, qualquer uma dessas posições se encaixa na afirmação de que Deus e evolução atuam juntos. Ela funciona como um guarda-sol que abriga desde católicos estritos a deístas, passando por entusiastas do “design inteligente”, que nada mais é do que criacionismo com pretensões científicas.

Teologia intuitiva

Como os adeptos de religiões que defendem a literalidade do Gênesis não chegam nem perto de 25% da população, é forçoso reconhecer que a boa parte das pessoas que abraçaram a hipótese de Adão e Eva o fez seguindo suas próprias intuições, sem prestar muita atenção ao que afirmam suas respectivas lideranças espirituais.
Essa impressão é reforçada quando se considera que a adesão ao criacionismo bíblico se distribui de forma generosa entre todos os credos. Umbandistas (33%) e evangélicos pentecostais (30%) ficam um pouco acima da média nacional, mas católicos comparecem com 24% e evangélicos não pentecostais, com 25%.

Outros países

Uma nota curiosa vai para os que se declaram ateus. Entre eles, 7% também se classificam como criacionistas da Terra jovem e 23% como partidários da evolução comandada por Deus.

Os resultados obtidos no Brasil contrastam com os colhidos nos EUA, mas se aproximam com os de nações europeias. Entre os norte-americanos, a proporção de criacionistas bíblicos chega a 44%. Os evolucionistas com Deus são 36%, e os neodarwinistas puros, 14%. Esses números foram apurados em 2008 pelo Gallup, numa pesquisa que vem sendo aplicada naquele país desde 1982 e que serviu de modelo para a sondagem do Datafolha.

Em relação à Europa, o Brasil se encontra mais ou menos na média. De acordo com uma pesquisa de 2005 do Eurobarômetro, que aferiu o número de pessoas que rejeita a evolução, os criacionistas por ali variam de 7% (Islândia) a 51% (na islâmica Turquia), com a maioria dos países apresentando algum número na casa dos 20%.

Fonte: Folha / Gospel+
Via: Creio

33 COMENTÁRIOS

  1. darwin e todos esses papas do diabo estao mortos e nao tem poder nem autoridade nenhuma, a comparacao entre esses vermes humanos e DEUS e’ totalmente absurda. O meu DEUS est’a vivo pelos seculos dos seculos e fez todas coisas que ha.
    Oque esse editor esqueceu de escrever é que, como outro incredulos,darwin e todos os papas anticristo sao uns tremendo NÉSCIO,pois“os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia aobra de suas mãos” (Salmo 19:1). Por mais que essas pessoas tentem negar a Sua existência, o Criador do universo vai continuar presente nas mentes e nos corações das pessoas sábias e inteligentes.
    Não há como negar a existência de DEUS, pois quem estuda os segredos dagenética pode observar que nenhuma força universal poderia ter criado,aleatoriamente, os genes e os seus bilhões de códigos, a não ser um Criador Onisciente e Onipotente.
    Outra coisa que esse editor esquece é que DEUS não se resume à religião, que é uma tentativa do homem de se comunicar com ELE,enquanto ELE se comunica com o homem exclusivamente através da Sua Palavra. A Bíblia nos leva ao conhecimento de Jesus Cristo, o filho de Deus,Que não criou religião alguma, tendo nos deixado um Testamento inspirado pelo Seu Santo Espírito,para nos dirigir perfeitamente em todos os caminhos da vida (2 Timóteo3:16-17).
    Para esses vermes humanos, que negam Sua existência, Deus manda este recado:“Disse o néscio no seu coração: Não há Deus”. (Salmo53:1). E mais: “Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?- (1 Coríntios 1:19-20).

  2. Eu creio que a única criatura que Deus criou com as próprias mãos foi o Homosapiens. Todas as outras coisas, Deus simplesmente ordenou sua materialização (como está escrito em Gênesis).
    Posso estar errado com o que vou dizer a seguir, mas vou mais além: creio que o Homoerectus foi um animal que existiu antes do homosapiens, que fez parte da evolução, porém não originou este último (isso é só uma especulação).
    Agora! Porque não aceitar que a palavra de ordem dada por Deus para a criação do universo não foi o gatilho para o Big Bang ??
    Porque não aceitar que a palavra de ordem dada por Deus para a criação dos animais não foi o gatilho para o processo da evolução de todas as espécies (exceto o ser humano)??
    A Evolução das espécies e o Big Bang não contrariam a Bíblia.
    É só ler a Bíblia direito.

  3. AO SENHOR DEUS CRIADOR DOS CEUS E TERRA,SEJA DADA TODA GLÓRIA E HONRA,TUDO que o senhor Deus criou e perfeito, e somente um Deus grandioso e belo como nosso Deus poderia fazer o homem tao perfeito como fez,como alguém em são consiencia pode crer numa besteira de evolução de especie,prova os homens sao covardes,incredulos e inimigos de Deus a criatura se rebeliou contra o criador,por isso vira tudo que vira,descrito no apocalipse,para que finalmente seja dado o fim de satanas e sua horda satanica eo fim de todo homem que nao creu no poder e no evangelho de cristo,e todos que sempre negaram a jesus como unico e grande salvador,assim como no diluvio milhoes de almas,satanas ceifara pela incredulidade dos homens,em nao reconhecer a cristo a Deus como senhor absoluto,pois pra ele e por ele foram criadas todas as coisas,ele e digno de todo louvor e GLORIA!

  4. A pessoa que recebe a Cristo como salvador, têm a bíblia como seu manual de regra e fé, por isso,acreditar na palavra de Deus revelada ao homem como algo intrínseco para nossas vidas torna-se indispensável. A ciência já têm confirmado muitos fatos relacionados as escrituras, mesmo assim , para os racionalistas fica difícil acreditar que a bíblia é a infalível e inerente palavra de Deus, umas das descobertas mas recente da ciência que ajudou a fortalecer ainda mais a fé dos Cristãos foi a comprovação de que as 10 pragas realmente aconteceram na terra do Egito, ainda assim dizem que tudo não passou de uma grande coincidência.

  5. essas pesquizas estao um pouco duvidosas,dizer q só a testemunha de jeová e a adventista combate os evoluscionistas acho errado,e outra coisa,a verdade é que as pessoas estao cada vez mais propensas a aceitar o que lhes dizem,tanto é q ateus acabam apoiando a criação feita por Deus e crentes acabam crendo na evolução,é tanta bagunça que as pessoas nem se preocupam com o assunto,mas é lamentavel ver pessoas que se dizem crentes e nao leem a biblia,e ainda dao ouvidos quando dizem que Deus nao criou o universo…

  6. Pra começar essa pesquisa é ridícula: “Pesquisa aponta se os brasileiros acreditam em Deus ou em Darwin”, como se Deus e Darwin fossem opostos, como se Darwin fosse um Deus ou como se Deus fosse um cientísta, é como perguntar se você gosta mais da cor azul ou de sorvete de abacaxi?! Porém a pesquisa serviu para mostrar que as pessoas mais desenvolvidas intelectualmente acreditam na evolução “sem” interferência divina e descartam a historinha pra boi dormir de Adão e Eva. Vamos lá gente, vamos desenvolver mais nossa inteligência.

  7. Charles Darwin não era ateu!!!
    Relato da Sra. Lady Hope. Uma mulher cristã inglesa amiga de Charles Darwin em sua velhice:
    “Ele estava sentado na cama, apoiado em travesseiros, olhando fixamente para uma cena distante no bosque e nos campos de milho que reluziam à luz de um maravilhoso pôr-do-sol. Seu semblante iluminou-se de prazer quando entrei no quarto. Ele acenou em direção àjanela, apontando para a bela cena do poente. Em sua outra mão ele segurava uma Bíblia aberta, a qual ele sempre estava estudando.
    O que você está lendo agora?, perguntei. Hebreus, ele respondeu. O Livro Real, como eu o chamo.
    Então, à medida que colocava seus dedos sobre certas passagens, ele comentava sobre elas.

  8. ACREDITAM EM QUE?

    PEQUENOS ANUNCIOS

    Vende-se uma coleção completa de “BRINDES” exotéricos vendidos nos “TEMPLOS” de igrejas, ou melhor, nas feiras da fé de nosso Brasil. São peças “ABENÇOADAS”, ou melhor, “BENZIDAS” pelos BISPOS, Apóstolos, Missionários e Pastores que fizeram deste ramo de comércio uma maneira lucrativa de pregarem um tal “EVANGELHO”. Quando adquiri, me informaram que possuem efeitos milagrosos, que possuem certificado de garantia e que a procedência não era duvidosa e de fácil comprovação. Ah! Não me deram nenhum recibo no ato da compra. Quanto à qualidade dos produtos, pela experiência que tenho, devem ser produtos adquiridos nas lojinhas de R$ 1,99… Segundo os vendedores tais objetos foram “CONSAGRADOS” pelos “Homens de deus”, assim possuem poderes miraculosos.

    Pela extensão da lista nota-se que o que não pode faltar são lembrancinhas, amuletos na concepção da palavra, para agradar a fé do povo. O sujeito precisa lembrar do dia em que ela esteve na tal igreja e foi agraciada com uma “BENÇA!!!”. Não faltam criatividades para atender à clientela, a coisa ultrapassa os limites da inteligência e da ignorância. Têm de tudo, inclusive raridades.

    KIT SEGURANÇA: Igreja Mundial do Poder de Deus
    1 Lenço ungido com a sudorese – SUOR – do Apóstolo Valdemiro Santiago
    1 Toalha benzida
    1 Chapéu usado nos seus espetáculos
    1 Camisa embebida com a sua sudorese
    1 Anel da benção

    Este KIT é raro e poucos podem adquiri-lo. Os poderes contidos nestes materiais são incontestáveis. Tem mais peças avulsas na coleção:

    1 Rede da Pesca Maravilhosa
    1 Cajado do Pastor
    1 Saquitel da prosperidade
    1 Sabonete Cheiro de Ovelha
    1 Diploma do Santo Ministério
    1 foto do Bispo
    1 Oração do Bispo impressa em pergaminho
    100 CD.s e 80 DVD.s com palavras e mensagens confortadoras do Bispo
    1 Cesta de Moisés
    1 Vidro de Azeite curador
    1 Copo com água consagrada
    1 Vidro de óleo do amor
    1 Sache de Sangue do Cordeiro
    1 KIT com as sete águas milagrosas
    1 Rosa consagrada e abençoada
    1 Bala de Cosme e Damião
    1 Vela preta
    1 Sandália de Cristo
    1 Cruz do desafio
    1 Vidro de água do Rio Jordão
    1 Pacotinho de terra de Nazaré
    1 Aliança do concerto
    1 Pacote de Sal Grosso do Mar Morto
    1 Fita da mulher virtuosa
    1 Manto branco da purificação Divina
    1 Galho de arruda
    1 Galho de trevo de quatro folhas
    1 Vidro de água do Tanque de Siloé
    1 Cálice de vinho das Bodas de Caná
    1 Funda de Davi
    1 Vidor de óleo benzido na Bolsa de New York
    1 Diploma de dizimista assinado por Jesus Cristo
    1 Fronha benzida
    1 Espada de Golias
    1 Manto de Elias
    1 Pulseira colorida da benção de Deus
    1 Cópia da nota de R$100,000 da prosperidade
    1 Saquinho se cimento da prosperidade material
    1 Tijolo da casa própria
    1 Chave da casa própria
    1 Boleto bancário abençoado
    1 Bilhete abençoado para sorteio de 1 carro 0 km do Congresso Espiritual
    1 KIT 007 do Socorro Espiritual
    1 Camisa preta com nó
    1 Lençol abençoado
    1 Fronha benzida
    1 Cofrinho da esperança

    Todas estas Bijuterias religiosas, verdadeiras relíquias, foram usadas nas campanhas de CURAS E MILAGRES pelas EMPREJAS S/A para alegrar e entreter o povão. Sei que ainda há centenas que poderiam fazer parte deste acervo “CULTURAL GOSPEL”, os “AMULETOS EVANGÉLICOS” muito usados pelos defensores da Teologia da Prosperidade. Dá para entender!!!???

    A desculpa é que aquilo que é “entregue” ou “VENDIDO” é apenas uma SIMBOLOGIA para lembrar-se do propósito da campanha, mas ai temos um grande problema, pois os católicos também dão a mesma desculpa quando falam de suas imagens. Para os católicos, as imagens ajudam o homem a lembrar de Deus, ajudam o homem a estar mais perto do Senhor, mas quando necessitam de algo, muitos católicos recorrem às imagens.

    A verdade nua e crua é que o CAPITALISMO SELVAGEM toma conta do desespero de conseguir fundos ou “MAIS FUNDOS” para a paróquia evangélica, então, a salvação está na beatificação do amuleto que é um objeto contextualizado com tendências espirituais que em uma reunião é apresentado para Deus para que tire a maldição ou traga uma benção especial ao cristão. Mas esta prática é boa para aqueles que pregam contra a idolatria? Não, certamente isso leva o cristão pensar que necessita de algo para conseguir sua benção, a sua fé começa a sobreviver de campanhas e pelo que é distribuído como uma ligação entre ele e Deus.

    Isso é nocivo a vida espiritual, o conceito é invertido, os valores são perdidos em rituais e a cada campanha a fé é ligada em algo que não é a fé verdadeira.

    Sei que estou cansado, entretanto, não permitirei que o meu cansaço me torne um cínico. Decidi lutar para não atrofiar o meu coração. É uma luta ingrata e desleal, afinal estou sozinho nesta peleja.

    Por isso, opto por não participar de uma máquina religiosa que fabrica ROBÔS EVANGÉLICOS. Não brigarei pelos primeiros lugares nas festas solenes patrocinadas por gente importante. Jamais oferecerei meu nome para ajudar em coisas corruptas que ameaçam e colocam sob suspeita a mensagem pregada. Mas fica o alerta, se você tem uma coleção destas em casa ou um objeto benzido, muito cuidado, você está praticando contra você o crime de lesa-consciência, agredindo a sua alma com coisas impróprias e que fazem parte dos costumes do inferno.

    O dinheiro que poderia ser gasto em ação social foi revertido para a idolatria evangélica. Coisas do CRISTIANISMO MUNDERNO…

    Carlos Roberto Martins de Souza

  9. Carlos Roberto disse:
    “KIT SEGURANÇA: Igreja Mundial do Poder de Deus…
    1 Camisa embebida com a sua sudorese
    …”
    He He!!!
    Se este suor for de baixo do braço, e tiver cheiro de cebola ou alho, espanta até vampiro!!
    Abçs.

  10. NÃO PODEMOS ser radicais, nem por um lado, nem para o outro. A bíblia foi escrita ha milhares de anos, tem que ser muito ignorante para interpretá-la literalmente.Eram quase ‘índios’ escrevendo tudo isso.E claro que não éramos macacos também.A resposta sempre chegará a Deus, mesmo que seja o Big Bang.

  11. Em primeiro lugar essa pesquisa é ridícula: “Pesquisa aponta se os brasileiros acreditam em Deus ou em Darwin”, como se Deus e Darwin fossem opostos, como se Darwin fosse um Deus ou como se Deus fosse um cientísta, é como perguntar se você gosta mais da cor azul ou de sorvete de abacaxi?! Porém a pesquisa serviu para mostrar que as pessoas mais desenvolvidas intelectualmente acreditam na evolução “sem” interferência divina e descartam a historinha pra boi dormir de Adão e Eva. Vamos lá gente, vamos desenvolver mais nossa inteligência.

  12. “Eu creio que a única criatura que Deus criou com as próprias mãos foi o Homosapiens. Todas as outras coisas, Deus simplesmente ordenou sua materialização (como está escrito em Gênesis).
    Posso estar errado com o que vou dizer a seguir, mas vou mais além: creio que o Homoerectus foi um animal que existiu antes do homosapiens, que fez parte da evolução, porém não originou este último (isso é só uma especulação).
    Agora! Porque não aceitar que a palavra de ordem dada por Deus para a criação do universo não foi o gatilho para o Big Bang ??
    Porque não aceitar que a palavra de ordem dada por Deus para a criação dos animais não foi o gatilho para o processo da evolução de todas as espécies (exceto o ser humano)??
    A Evolução das espécies e o Big Bang não contrariam a Bíblia.
    É só ler a Bíblia direito.”

    Concordo plenamente com você, El Cabong!

  13. Começo lembrando para quem lê mais não entende as sagradas escrituras
    Ora, [o homem natural] não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.1Co 2.14 logo não são todas as pessoas aptas a responder tais indagações!
    isso resume toda a conversa!!!

  14. Olá, queridos, graça e paz a todos!

    Em vista dos comentários postados acima, sinto-me compungido a expressar minha opinião a respeito do assunto discutido.

    Primeiramente, devemos esclarecer que o Evolucionismo não é uma verdade científica, tampouco pode ser chamada de teoria, visto que jamais foi provada ou observada. O Evolucionismo não passa de uma hipótese, que em nada se assemelha ao relato bíblico da Criação.

    O Evolucionismo contradiz nada menos que quatro Leis Científicas, a saber: Lei da Biogênese (um organismo vivo só pode ser criado por outro organismo vivo); 1ª Lei da Termodinâmica; 2ª Lei da Termodinâmica; Lei da Causa e Efeito. A Ciência ainda estabelece que uma espécie não pode dar origem a uma nova espécie. Um filhote de animais de espécies distintas é incapaz de reproduzir. É bom ressaltar que o Criacionismo Bíblico é coerente com todas estas Leis.

    Crer na literalidade do relato bíblico da Criação não é uma demonstração de ignorância ou falta de inteligência. Embora os escritores da Bíblia tenham vivido em épocas em que o desenvolvimento científico era precário, devemos lembrar que tais homens foram inspirados pelo Espírito Santo. Tola é a pessoa que descrê na Bíblia para seguir a Ciência, pois a Bíblia não se contradiz, já a Ciência é inconstante, visto que o que hoje é verdade amanhã já não é. Muitos relatos da Bíblia eram tidos como absurdos (ex: Jonas e o peixe, Dilúvio, passagem pela Mar Vermelho, Pragas no Egito, o dia em que o Sol e a Lua pararam), porém hoje já foram comprovados. Por que não acreditar que o mesmo acontecerá a respeito da Origem do Universo? Tolice maior é acreditar que o homem veio de um animal, enquanto a Bíblia diz que o ser humano é a coroa da Criação, feito à imagem e semelhança de Deus.

    Eu creio no que escrito está! Deus criou o mundo em seis dias. Isto pode ser absurdo para a Ciência, mas não para os que crêem no poder de Deus. Qualquer tentativa de conciliar o evolucionismo com o criacionismo bíblico é inútil e demonstra fraqueza de fé na Palavra de Deus.

    Que Deus abençoe a todos!

  15. Eu sei que tem muita filosofia mas quando a barriga dói, todo mundo olha pro alto e pede socorro!

    Deuteronômio 29:29

    29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

    A Paz!!!

  16. Iury Rangel disse:
    “Qualquer tentativa de conciliar o evolucionismo com o criacionismo bíblico é inútil e demonstra fraqueza de fé na Palavra de Deus.”

    Porque será que a maioria aqui não sabe debater sem ofender ??
    É fracos na fé, é pseudo cristãos, já gente aqui até chamando os outros de satanistas.
    Eu respeito a opinião de quem interpreta o Gênesis literalmente, mas na minha opinião eu creio assim como o texto abaixo:
    Muitos cristãos e judeus levam ao pé da letra os 7 dias da criação, mas grande parte do 1º capitulo de genesis é em linguagem figurada, Eu li um livro falando de Gênesis, de um cristão que é (3 em 1) astrônomo, matemático e físico.
    Segundo ele os 7 dias da criação eram 7 eras, não seria possível os dinossauros serem criados no 5º dia e no 6º dia, todos já extintos, e criado o homem. Para Deus 1 dia é mil anos, e mil anos é um dia!!
    No segundo verso: “A terra era sem forma e vazia” é sinonimo de: “disforme e rarefeita” como uma nebulosa que depois se solidificou.
    A bíblia em Genesis já falava nisso há milhares de anos atrás, e só há poucos anos atrás os cientistas chegaram a mesma conclusão bíblica, que realmente a terra antes era uma nebulosa (sem forma e vazia).
    “Haja luz” leva a crer que o sol e estrelas foram criados depois da terra, mas na verdade é somente o fato das espessas nuvens serem dissipadas e a luz do sol passar a atingir a face da terra.
    Com a luz e o aparecimento da terra seca, começou a surgir a vegetação.
    No início o eixo da terra não era inclinado, no quarto “dia” ou “era” passou a ser inclinado surgindo as estações do ano. Com esta inclinação novas estrelas passaram a fazer parte do céu, quando vistas da terra.
    Não seria possível que em somente quatro dias a luz das estrelas que estão há BILHÕES DE ANOS LUZ da terra chegassem a mesma.
    Acredita-se que esta inclinação do eixo terrestre se deve a queda de um grande cometa na terra. A queda de um cometa levanta uma grande poeira que levou anos para se dissipar e aparecer novamente o sol e estrelas, por isso que fala alí novamente sobre a criação de luminares. a poeira teve que baixar pra eles aparecerem novamente.
    Tudo é narrado como se o observador estivesse sobre a face da terra.
    Fazendo todas estas ligações dos versículos com os fatos, é impossível não admitir a inspiração de Deus no homem que escreveu Gênesis.

  17. MENTIRA DE QUEM AFIRMA QUE A EVOLUÇÃO ANDA JUNTO COM DEUS, POIS O MUNDO TEM ANDADO DE CRESCENTE PARA DECRESCENTE.
    VEJAMOS ALGUNS PONTOS; N°1 [andes o homem casava a sua própria comida e se contentava com o que comia, ai por diante só voltava a caçar quando tinha fome e a natureza não tinha este desequilíbrio ]
    N°2 [na época do disco vinil ninguém conseguiu piratear-lo, há não ser por vidas mesmo assim foi uma replica dificíl, hoje demos já quase sumindo os CDs e os dvds que também estão perdendo as forças para as novas tecnologias.
    E ASSIM POR DIANTE A BIBLIA DIZ QUE NOS ULTIMOS DIAS A CIÊNCIA SE MULTIPLICARIA E O QUE TEM OCORRIDO HOJE, NOS DIZ TAMBEM QUE POR CAUSA AO AMOR AO DINHEIRO O AMOR DE MIUTOS OU DE QUASE TODOS SE ESFRIARIM.
    CARO LEITOR A UNICA COISSA EM QUE REALMENTE POSSO LHE AFIRMAR E DEUS DE FFATO EXISTE E NÃO DIVIDE A CLORIA DELE COM NIMQUEM E AI DAGUELE QUE DIRRAR OU ACRESCENTAR UMA SÓ VIRGULA OU DIL NA SUA PALAVRA.

  18. Amado irmão “El Cabong”, graça e paz!

    Peço-lhe minhas sinceras desculpas caso meu comentário tenha lhe parecido ofensivo. Sinceramente, esta não foi a minha intenção. Todavia, devo ressaltar que o termo “fraqueza de fé” não é em si ofensivo. Paulo, por exemplo, chamou alguns cristãos coríntios e romanos de “fracos na fé” (Rm 14.1; 1Co 8.7-13). O próprio Jesus por diversas vezes disse que seus discípulos eram homens de pequena fé (Mt 6.30; 8.26; 16.8). Com tais palavras, Jesus e Paulo não estavam ofendendo ninguém, apenas admoestando. Ofensa é diferente de admoestação. Enquanto a ofensa agride, a admoestação edifica.

    Além disso, não atribuí fraqueza de fé aos estudiosos que interpretam Gênesis de forma figurada, como aqueles que acreditam que os dias da criação são na verdade eras geológicas, etc. Interpretar um texto bíblico figuradamente é absolutamente normal. Mas, como diz o comentário que você mesmo destacou, critiquei aqueles que tentam conciliar o Evolucionismo com o Criacionismo. Não dá pra juntar uma mentira filosófica com a Verdade da Palavra de Deus. O Evolucionismo, por exemplo, afirma que todas as espécies surgiram de uma única, enquanto a Bíblia estabelece que Deus criou “cada um conforme a sua espécie”. Ambas as afirmativas são antagônicas e, portanto, impossíveis de conciliar e, por isso, quem tenta uni-las demonstra fraqueza de fé.

    Passo agora a expor argumentos que justificam minha dificuldade em interpretar Gênesis de forma figurada.
    1 – A Ciência já tem observado que anualmente o planeta Terra se aproxima alguns metros do Sol. Se este fenômeno sempre ocorreu, haveremos de concluir que era impossível haver vida na Terra há mais de 20.000 anos atrás, pois o planeta não ofereceria condições climáticas favoráveis à sobrevivência de nenhum animal.

    2 – A expressão “e foi a tarde e a manhã daquele dia”, tão constante no relato de Gênesis 1, indica que o autor tinha em mente dias de 24 horas e não eras geológicas.

    3 – A Bíblia diz que a vegetação foi criada no terceiro dia, já o Sol somente no quarto. Certamente, as árvores não conseguiriam sobreviver sem a luz e o calor do Sol por “mil anos”.

    4 – Se os dias da criação são eras geológicas, haveremos de concluir que o sétimo dia, quando Deus parou de trabalhar, também durou milhares de anos. Certamente, Deus não ficou durante tanto tempo sem trabalhar, pois, como Jesus mesmo afirmou, “meu Pai trabalha até agora…” (Jo 5.17).

    Além dessas considerações, muitos outros argumentos dificultam a interpretação figurada de Gênesis 1, mas prefiro terminar por aqui, pois acredito já ter esclarecido minha opinião.

    Amado “El Cabong”, peço-lhe mais uma vez desculpas caso meu comentário tenha lhe parecido ofensivo. Como pode perceber, minha intenção é somente conversar no campo das ideias. Espero que o irmão tenha me entendido e que sobre você repouse as mais ricas bênçãos de Deus!!!

  19. Acho que todas essas leis que contrariam a palavra de Deus, foram criadas para “tentar” mascarar a verdade!
    A Bíblia está disponível para quem quiser, mas é muito mais fácil acreditar em coisas que podem acontecer pela nossa visão! Realmente, acreditar que Deus fez o mundo, é um ato de fé, e para poucos!
    Acreditam nos cientistas, em novas vacinas, novas idéias, mas não acreditam na palavra de Deus que existe e já teve prova disto! Profecias que se cumpriram e as que estão se cumprindo!!!
    Mas Deus é tão poderoso, tão maravilhoso, que não precisa da nossa aprovação pra nada! Todos somos filhos dEle, e não importa o que falem ou façam, Ele continua nos amando e enviando anjos para nos salvar!
    É profecia, é Bíblico, no arrebatamento muitos joelhos se dobrarão, muitos verão que “toda essa baboseira” como dizem, era verdade!
    O tempo está acabando, por isso existem tantas religiões, tantas novas idéias para contrariar a palavra de Deus, mas ela é única e Eterna.
    Deus é o ínicio e o fim, o mesmo ontem, hoje e sempre!

  20. Para quem não sabe,Darwin era de uma família cristã e o pai queria que ele fosse pastor.Sua TEORIA sobre a evolução das espécies foi desenvolvida e reforçada depois que ele perdeu uma filha de 10 anos,quando revoltado,abandonou a fé.

  21. coitado de vcs fariseus que não entra no reino De DEUS e não deixam as pessoas entrarem…
    Quando Vcs Virem o Meu REI JESUS, o justo Juiz que jugara a todos, com aqueles olhos de chama vindo Do Céu com os seus Anjos, vcs irão se dobrar diante dele e confessar que ele é o SENHOR, Irão implorar misericordia, mas não havera mais, irão se arrepender por toda eternidade por ter blasfemado e negado o criador de todas as coisas, mais não havera mais o que fazer…

    Irmãos fiquem firme Na Justiça Do SEnhor e não Deixem pensamentos Humanos criados por Sátanas, para nos tirar do caminho da verdade e botar duvidas em nóis. não ouça esses comentarios que procedem de pensamentos humanos, porque outrora éramos vitimas e escravos do mal, mais hoje sómos livres e libertos para adorar ao Rei JESUS CRISTO…

    DEUS ABENÇÕE …….

  22. El Cabong, também tive as mesmas explicações que você teve, só que de outra fonte. E, reitero, continuo concordando com você!
    É interessante, para outros textos bíblicos, alguns fazem mirabolantes exercícios de interpretação, e para o gênesis, que é o livro mais antigo, querem interpretá-lo literalmente!
    Não acho que vc seja fraco na fé, por isso! Aliás, mostra que tem interesse pela Palavra de Deus e procurou conhecê-la melhor, não é assim que os bereanos faziam?
    Parabéns pela sua postura!

  23. Iury Rangel.
    Ok!!
    Muito bom seus os argumentos sobre a defesa dos 7 dias da criação como literais.
    Na verdade isso é um grande mistério!!
    Só teremos a resposta exata quando estivermos lá com Deus.
    Eu não sou dono da verdade mas defendo e argumento sobre a criação como 7 eras, pois é a interpretação que parece mais certa aos meus olhos, e ela fecha com muitas coisas que a ciência contemporânea descobre, e nota-se que a Bíblia já falava a mesma coisa lá na antiguidade, por exemplo a terra ser uma nebulosa (sem forma e vazia) antes de se solidificar.
    Abçs.

  24. Lade Kate disse:
    “É interessante, para outros textos bíblicos, alguns fazem mirabolantes exercícios de interpretação, e para o gênesis, que é o livro mais antigo, querem interpretá-lo literalmente!”
    He He!! Isto é verdade.
    .
    É interessante saber que Deus quando criou o universo. criou ele TODO!! Ou seja criou também o tempo (4º dimensão), e se Ele criou o tempo ele está fora do tempo. Aliás tem um versículo que fala que Ele é Deus de eternidade à eternidade, ou seja, além do tempo, Ele está fora também das eternidades (5º dimensão). Isto é de dar um nó no cérebro!!
    Mas falando do tempo. Ele estando fora do mesmo, ele pode então ficar por mil anos trabalhando nos detalhes de um dia, e pode também dar um salto de mil anos num dia.

  25. Ajude-me se puder, com sua experiência de vida
    Estou escrevendo um livro, sobre, A ORIGEM DA VIDA.
    Em determinado ponto, deparei, com uma dificuldade, para esclarecer, sobre o personagem, que muitos dizem acreditar Nele, alguns falam que Ele não existe.
    Outros comentam, que já conseguiram coisas impossíveis, fora do normal, e por serem atendidos, relatam minuciosamente, com ênfase o resultado.
    Falta uma questão simples, e delicada para minha compreensão, por isso recorro aos que tem um cabedal de conhecimento expressivo.
    Responda-me, por favor, estas questões.
    Qual é a composição de Deus?
    O que é Deus?
    Quem é Deus?
    Onde está Deus?
    Aguardo sua resposta em breve.
    Obrigado por não apagar o conteúdo antes de ler.
    Atenciosamente agradeço.

    Ulysses Limeira est. S. P, Brasil

  26. “Um de cada quatro brasileiros acredita em algo parecido com história de Adão e Eva. Para eles, o homem foi criado por Deus há menos de 10 mil anos”. Esse dado da pesquisa Datafolha explica claramente muitas opiniões acima; a crendice tentando se sobrepor sobre a ciência.

    Tudo se resume numa frase: – Não estudou, viu no que deu???

    É claro que o povão prefere acreditar mais na “Briba” do que no conhecimento metódico, racional, lógico, científico. Lamentável…

  27. Pagina – 01 O Céu e o Inferno
    Conta-se que, numa tarde-noite, Jesus caminhava com o grupo dos doze, por uma das estradas que margeavam Jerusalém, quando observou soldados que se aproximavam a cavalo.
    O capitão, líder do pequeno grupo que comandava, interrompendo-os, explicou que estavam à procura de dois conhecidos salteadores dos caminhos: Dimas e Gestas.
    Não identificando, de imediato, o grupo que acompanhava o Mestre, o jovem capitão indagou pela sua procedência; exigia que se identificassem, pois os dois salteadores poderiam perfeitamente estar ocultos entre eles. Pedro, adiantando-se, respondeu que estavam a serviço de Deus, pregando a Boa-Nova e, apontando Jesus, que em silêncio tudo acompanhava, explicou:
    -“Ele é o Messias, o enviado de Deus às nossas dores”!…
    O inexperiente soldado aproximou-se devagar e, ainda montado, rente a Jesus, dirigiu-lhe a palavra com desprezo:
    – “Você é mesmo o Messias?…Você é o Filho de Deus?!…”
    Como Jesus continuasse em silêncio, continuou:
    – “Se você é o filho de Deus, porque está caminhando na poeira das estradas acompanhado de maltrapilhos? Que Deus estranho é esse?…”
    Naquele momento, Jesus fitando o jovem capitão nos olhos, respondeu com brandura:
    – “Meu Pai é também seu Pai e somos irmãos… Estamos na Terra pregando o Reino Divino, que, um dia, há de se estabelecer definitivamente para todos os homens…” O soldado prorrompeu em gargalhadas, ironizando:
    “Reino de Deus? Você estará, porventura, querendo me dizer que conhece o caminho para o Reino?…
    Como, estando no Inferno, você pode andar por aí anunciando o caminho do Céu?…
    Já questionei os doutores do Templo e, apesar de toda sua sapiência e conhecimentos das Escrituras, nenhum deles pode definir-me, a contendo, o que seja Céu e o que seja Inferno…
    Ora, mendigo, não blasfeme… Será possível que saiba mais que os homens mais cultos da nossa raça?… Responda-me, caso contrário, mandarei que o prendam, por desacato à autoridade e por desrespeito às sagradas Leis de Moisés…”
    Dizendo assim, o soldado desembainhou a espada e ergueu-a, na destra, pronto a ordenar que os seus comandados caíssem sobre aqueles que se revelam subversivos…
    Mas, quando o capitão brandiu a espada no ar, pronto para investir e ordenar a prisão do grupo, Jesus lhe respondeu: -“Meu amigo, aí começa o Inferno!…”

  28. Pagina – 01 O Céu e o Inferno
    Conta-se que, numa tarde-noite, Jesus caminhava com o grupo dos doze, por uma das estradas que margeavam Jerusalém, quando observou soldados que se aproximavam a cavalo.
    O capitão, líder do pequeno grupo que comandava, interrompendo-os, explicou que estavam à procura de dois conhecidos salteadores dos caminhos: Dimas e Gestas.
    Não identificando, de imediato, o grupo que acompanhava o Mestre, o jovem capitão indagou pela sua procedência; exigia que se identificassem, pois os dois salteadores poderiam perfeitamente estar ocultos entre eles. Pedro, adiantando-se, respondeu que estavam a serviço de Deus, pregando a Boa-Nova e, apontando Jesus, que em silêncio tudo acompanhava, explicou:
    -“Ele é o Messias, o enviado de Deus às nossas dores”!…
    O inexperiente soldado aproximou-se devagar e, ainda montado, rente a Jesus, dirigiu-lhe a palavra com desprezo:
    – “Você é mesmo o Messias?…Você é o Filho de Deus?!…”
    Como Jesus continuasse em silêncio, continuou:
    – “Se você é o filho de Deus, porque está caminhando na poeira das estradas acompanhado de maltrapilhos? Que Deus estranho é esse?…”
    Naquele momento, Jesus fitando o jovem capitão nos olhos, respondeu com brandura:
    – “Meu Pai é também seu Pai e somos irmãos… Estamos na Terra pregando o Reino Divino, que, um dia, há de se estabelec er definitivamente para todos os homens…” O soldado prorrompeu em gargalhadas, ironizando:
    “Reino de Deus? Você estará, porventura, querendo me dizer que conhece o caminho para o Reino?…
    Como, estando no Inferno, você pode andar por aí anunciando o caminho do Céu?…
    Já questionei os doutores do Templo e, apesar de toda sua sapiência e conhecimentos das Escrituras, nenhum deles pode definir-me, a contendo, o que seja Céu e o que seja Inferno…
    Ora, mendigo, não blasfeme… Será possível que saiba mais que os homens mais cultos da nossa raça?… Responda-me, caso contrário, mandarei que o prendam, por desacato à autoridade e por desrespeito às sagradas Leis de Moisés…”
    Dizendo assim, o soldado desembainhou a espada e ergueu-a, na destra, pronto a ordenar que os seus comandados caíssem sobre aqueles que se revelam subversivos…
    Mas, quando o capitão brandiu a espada no ar, pronto para investir e ordenar a prisão do grupo, Jesus lhe respondeu: -“Meu amigo, aí começa o Inferno!…”

    Pagina – 01 O Céu e o Inferno

    Atônito, tentando controlar a montaria, o capitão, surpreso, lentamente começa a descer o braço… Então, Jesus, fixando-o de modo inesquecível, lhe diz:
    – “E aí começa o Céu!…”.
    Sem proferir palavra, depois de silêncio pesado que durou alguns segundos, o jovem capitão ordenou à soldadesca que o acompanhava:
    – “Os que buscamos não estão entre eles; deixemo-los!…”.
    E se afastaram. Algum tempo passou. Numa tarde-noite semelhante àquela, o mesmo soldado observava, do seu posto de guarda nos arredores de Jerusalém, um homem suspenso entre dois ladrões: Dimas e Gestas, os malfeitores que, finalmente, ele encontrara mais tarde e pudera conduzir à prisão.
    Entre eles, porém, identificava a figura daquele homem enigmático que nunca mais pudera esquecer, que tanto o impressionara e que lhe dera, com simples e sábias palavras, a definição de Inferno e Céu.
    Notando-o de braços abertos a expirar, observou ainda que o madeiro em que agonizava tinha o formato de uma cruz, e que essa cruz tinha a curiosa forma de uma espada fincada sobre a Terra…
    E ele ainda se lembrou, então, daquelas palavras que ecoavam agora, em nova forma em sua consciência:
    – “É aqui que começa o Céu!…”.

  29. A ESSENCIA DE DEUS
    A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de: “ESPAÇO FISICOU DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço de todas as formas de “ENERGIAS”, que movimentam, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “AMOR”, nos dá a existência da vida

    THE ESSENCE OF GOD
    The “ESSENCE OF GOD” is composed of “FISICOU SPACE UNIVERSE” occupied by an “INTELLIGENCE” the highest degree of perfection, to give origin in time and space of all forms of “ENERGYES”, jogging, from the atom, with its structures infinitesimal dimensions, until all the heavenly bodies that make up the cosmos in perfect harmony and balance in their movements, and the purity of their feelings of “LOVE” consisting of “piety”, “JUSTICE” and “LOVE “gives us the existence of life

DEIXE UMA RESPOSTA