Pesquisa revela grupo de ateus e agnósticos que mantém uma rotina de orações diárias

15

Uma pesquisa feita com ateus e agnósticos nos Estados Unidos revelou que uma parte das pessoas que afirmam não crer em Deus mantém uma rotina de preces e orações. Realizado pelo Fórum Pew de Religião e Vida Pública, o levantamento constatou que há no país aproximadamente 46 milhões de pessoas que não possuem vínculos com religiões.

Esse número inclui, além de ateus e agnósticos, pessoas que cultivam sua fé sem necessariamente estar vinculado a uma religião específica. O grupo é dividido em 13 milhões de ateus e agnósticos, e 33 milhões de “fiéis sem religião”.

Um artigo do jornal Washington Post, escrito pela jornalista Michelle Boorstein, destacou o fenômeno de um pequeno grupo de ateus, agnósticos e/ou pessoas sem vínculos com religiões que mantém uma rotina de oração.

No texto, Michelle destaca o caso de um homem chamado Sigfried Gold, que “cai de joelhos no carpete bege de seu quarto, inclinando a face até o chão e orando a Deus” diariamente.


“Mesmo Gold não acreditando que exista algum ser sobrenatural lá fora, atendendo às suas orações, ele chama sua criação de ‘Deus’ e se descreve como tendo tido uma ‘conversão’ que só pode ser caracterizado como um ‘milagre’. Sua vida tem sido misteriosamente transformada, diz ele, através do poder de pedir”, relata a jornalista.

No grupo de 33 milhões de “fiéis sem religião”, aproximadamente 67% declararam crer em Deus, e mais de 50% afirmaram sentir uma profunda ligação com a natureza e a Terra, enquanto que 33% se veem como pessoas “espirituais, mas não religiosos”, e 20% das pessoas enquadradas nesse grupo revelaram realizar orações diárias.

No grupo de 13 milhões de ateus e agnósticos, 17% disseram realizar orações diárias, semanal ou mensalmente. No entanto, essas pessoas podem estar se denominando ateias de forma equivocada, segundo o escritor David G. McAfee: “Se você orar a um ser sobrenatural ou força que você chama ‘Deus’, você não é ateu”, disse o autor do livro Mom, Dad, I’m an Atheist: The Guide to Coming Out as a Non-Believer (que pode ser traduzido como “Mãe, pai, eu sou um ateu: Um guia de como se revelar um não crente”), ao Huffington Post.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


15 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas confundem ateu com sem religiao…pelo que eu saiba ateu e aquele que nao cre na existencia de Deus …anjos …demonios…pra quem e a oraçao deles se eles nao creem e nada …

  2. COM certeza oram para o nada pois queiram eles ou não eles tem um deus chamado nada –eu fico ate imaginando como seria a oração de ateu –oh nada muito obrigado por tanto nada de nada que me tem dado -pois tu oh nada e bao de demais ois com tanto nada que tens me dado eu fico a nadar com tanto nada e de nadar com tanto nadeis –oh nada você e nada de nada mesmo –oh nada eu quero agora te agradecer -pois o senhor nada e um nada muito poderoso –por ventura nada você não e parente de tantos nadas que tem por ai tipo assim -bunda opss buda -confuso opss e confuscio ou pafuncio seila -e tanto nada que da ate pra confundir OH NADA COMO VOCE E NADA OBRIGADO MAIS UMA VES OH NADA –POR TANTO NADAIADA QUE TU OH NADA TENS NOS DADO –OOOOHHHHH NAAAAAAAAAAADA

  3. Esses não são ateus, mas homens que tem a humildade de dizer que não entendem o que é Deus, e eu admiro muito isso neles. Eles olham para todas as religiões da Terra e só vêem corrupção, e ali não conseguem enxergar Deus, tal como os cegos, prostitutas, adúlteras, cobradores de impostos etc. não conseguiam enxergar Deus nas sinagogas e nos fariseus, mas quando Jesus chegou, foram esses excluídos, que estavam fora do meio religioso, que o reconheceram. Esses, mesmo sem conhecerem Deus, não deixam de praticar a justiça e fazer o bem ao próximo, e mesmo não entendendo o que é Deus, ou mesmo nem sabendo se ele existe, se mostram filhos da justiça. Por isso está escrito que nem todo aquele disser Senhor entrará no Reino dos Céus, mas aquele que fizer a vontade do Pai. Por isso está escrito:

    “De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho”.

    E por isso Jesus disse:

    “Quando eu, o Filho do Homem, vier na minha glória com todos os anjos, então sentar-me-ei no meu trono glorioso, e todas as nações serão reunidas diante de mim. Separarei o povo como um pastor aparta as ovelhas das cabras, e porei as ovelhas à minha direita e as cabras à minha esquerda. E então eu, o rei, direi aos que estiverem à minha direita: ‘Venham, filhos felizes do meu Pai, para o reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo. Porque tive fome e deram-me de comer; tive sede e deram-me água; era estranho e convidaram-me para vossas casas; andava nu e vestiram-me; estive doente e cuidaram de mim; estive na prisão e visitaram-me”.

    “Esses homens justos perguntarão: ‘Senhor, quando foi que alguma vez te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? Ou, sendo um estranho, te hospedamos? Ou nu, te vestimos? Quando te vimos alguma vez doente, ou na prisão, e te visitamos?”

    “E eu, o rei, lhes direi: ‘Quando fizeram isso a um destes meus mais insignificantes irmãos, a mim o fizeram!”

  4. você não sente falta de uma cor se não conhece –para quem sabe ler um pingo no i e letra –mas so que o evangelho do SENHOR JESUS esta sendo pregado a anos pelos crentes –estamos ai a falar a gritar aos quatro ventos de sul a leste de norte a sul do oeste para todos ao lados –as veses ate gritamos –quando estamos nas rodoviárias -dentro dos ônibus coletivos nas ruas nas praças –nos templos nos rádios na televisão na internete –encima de arvores –eu mesmo tanto já orei encima de arvores como já preguei encima de arvores –para ver se de la do ponto mais alto aguem pudesse ouvir melhor –quando somos hostilizados não nos importamos porque faz parte e temos que aturar –eu já fui xingado varias vezes –já fui dispensado de empresa porque sou crente –poque o engenheiro chefe preferio dar ouvido a um espirita do que a um crente –ate um cunhado meu –disse o ricarte virou otario virou crente –e claro que isto que ele falou já tem um bom tempo –modos que são ateus –por não dar ouvido a verdade –DEUS em sua infinita misericórdia colocou em frente de nos dois caminhos e so –não tem 3 4 5 6 7 8 9 –e 2 dois caminhos –e larga e espaçosa e a porta do caminho da perdição –portanto não me venha com subterfúgios –A PALAVRA ESTA AI A TODO VAPOR –so não entra pela porta estreita quem não quer –neste sete mesmo somos chamados de otarios -bobos -burros ladroes charlatões -vadios –bando de não faz nada –enganadores -e por ai vai –mas a PALAVRA ESTA AI SENDO FALADA E ATE GRITADA ouve quem quer –portanto estes argumentos não são aprasiveis -para tal mister –UM DIA UM DIA TODOS saberão da verdade e como sem duvidas para milhões –já sera muito mas muito TARDE–QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE TODOS NOS –não sou melhor do que ninguém pois sou pecador –porque aquele que dizer não peco –ou não sou pecador já pecou –mas há uma diferença porque tenho o ESPIRITO DO DEUS VIVO QUE ME DIS VOCE PECOU e eu como servo dobro mues joelhos e confesso ao meu DEUS e ele em sua infinita misericórdia sempre me tem perdoado –poque sei admitir os meus erros —-agora não me venham querer enfiar por minha garganta que pessoas –ateias so porque estão orando por alguma coisa que nem sabemos o que e ==já estão nos caminhos do SENHOR que não vou engolir mais um meio de ludibriar os incaltos –os caminhos do SENHOR são eternos santos –e tem regras a serem compridas extatutos santos os quais foram estabelecidos por DEUS não tenho que estar a admirar –pessoas que não tem compromissos com estatutos do SENHOR JESUS prefiro estar a admirar aqueles que estão lutando com unhas e dentes –para levar o EVANGELHO DO SENHOR ate os povos –somos hostilizados mas não desistimos –por que nossa recompensa não e terrena –POQUE sabemos que cada alma que ganhamos a jubilo nos céus a festa nos céus a glorias nos céus –somos crentes batizados no fogo DO ESPIRITO SANTO falamos em língua dos anjos as belezas e as maravilhas que nos espera nos céus —que DEUS ABENÇOE

    • Ricarte, você sabia que antes de Jesus andar em Israel a Palavra era pregada nas sinagogas todo sábado? Mas fariseus, mestres da lei e sacerdotes corruptos se apossaram da palavra, e de pastores se tornaram opressores do povo, e lançavam sobre o povo cargas que eles mesmos não suportavam, segundo as palavras do próprio Jesus. Por isso, as prostitutas não iam até Deus, os adúlteros, os cobradores de impostos, e toda sorte de pecadores era afastada de Deus por causa desses que oprimiam os pecadores. Mas quando Jesus veio, ele não os acusou, mas caminhou no meio deles, e foi julgado como beberrão, comilão, e amigo de pecadores, só para estar perto deles, que precisavam dele. Esses, que antes eram os excluídos, reconheceram amor em Jesus, reconhecendo amor, reconheceram Deus em Jesus, e voltaram do seu mal caminho, por vontade própria, sem imposição.

      Com a imagem que a igreja evangélica passa hoje em dia, quem consegue enxergar Deus nela? Ela mais acusa e oprime o pecador do que oferece alívio e consolo. Um gay ao ver o Silas vociferando suas palavras jamais se aproximará de uma igreja evangélica. Um ateu que ve esses pastores fundamentalistas falando bobagens científicas e lançando todos eles no inferno, jamais se aproximará de uma igreja evangélica. Por isso, há muitos que não estão afastados de Deus, mas da religião.

  5. como crente não tenho o direito de falar mal ou bem do pastor silas malafaia –com certeza todos nos temos nossos erros –ele tem erros tem mas com certeza tem muito mais acertos –não que acertos possa cobrir erros –não de forma alguma –se os tiver e um problema que so ele pode resolver pois a responsabilidade e dele com DEUS –que sou eu –sou apenas um crente cheio de defeitos lutando e vencendo lutando e vencendo–levando o evangelho do SENHOR JESUS aos que encontro em meu caminho –não tenho nenhum compromisso com o pastor silas malafaia -eu nunca fui inimigo de um homossexual enquanto ser humano –e acredito que o silas também não —mas como sou um servo do SENHOR tenho por obrigação de dizer a verdade–ate porque se todos calarem DEUS TEM AS PEDRAS para falarem –para freiar a insubordinação de um profeta –ele pois um mulo ou muar a falar –para frenar a insubordinação de um profeta –fez um peixe engolir -e não o deixou morrer dentro da barriga do peixe –para mostrar que ele E DEUS e não um fantoche ou o sol o a lua -ou um ser morto em forma de imagem -ou folclore ou lenda –porque um crente que foi comprado por alto preço preço de sangue iria calar a boca e não dizer a verdade -o castigo seria muito maior –agora pregar a palavra tem que ser com decência e ordem –eu tenho amigos homossexual sempre que posso mostro a verdade –mas cabe ao ser humano escolher o que quer não posso obriga-los ate porque o livre arbítrio foi DEUS quem estipulou não foi o homem –o mesmo caso e para os ateus –ou para qualquer ser humano –as regras são para todos independente –o grande profeta Isaias foi serrado ao meio por falar a verdade –e o preço todos temos que pagar seja por falar a verdade seja por não falar –seja por crer seja por não crer seja por ter fe seja por não ter –mas como já disse a palavra esta ai sendo pregada –cabe a cada um escolher –o que eu posso dizer que antes de escutar ou obedecer a homens seja eles pastores ou padres prefiro ficar COIM A SANTA E GLORIOSA PALAVRA DE DEUS –se o pastor silas malafaia o pastor Feliciano estão errados com certeza cairão por terra -se não a verdade prevalecera –EDUARDO NOBRE -DEIXA EU TE DIZER –JESUS CRISTO TE AMA MAIS DO QUE VOCE POSSA IMAGINAR OU ENTENDER –sabe porque porque ele pagou um preço muito alto por você por isso ele não desiste nunca de você –você não sabe mas você e um tesouro precioso de alto valor você e tao valioso que ele trocou todo o sangue dele por você –pode porventura alguém morrer por você se você não tivesse valor –agora de minha parte se de repente você se sentiu ofendido com certeza de modo algum foi minha intenção-por via das duvidas te peço perdao e minhas sinceras desculpas -pois você e valioso para JESUS e para mim também –JESUS te ama e eu também –acredite você ou não não importa não vai mudar em nada se você não acreditar –ele JESUS vai continuar a te amar e eu também –DEUS TE ABEÇOE

  6. Todos têm o direito de fazer o que bem entendem da vida, isso é até bíblico (com consequências). Eu prefiro acreditar em um ateu que vez ou outra medita um pouco nas escrituras (por que não?) do que em muito crente que ora, prega, conhece a Bíblia de capa a capa, diz que cura, que já teve experiencias espirituais… e na hora de ser humilde, humano, solidário, cristão foge pela tangente, é crente para as pessoas mas dentro de si não tem nada de verdadeiro.
    Prefiro mesmo a verdade secular de um ateu do que a verdade hipócrita de um cristão que só o é na casca.
    Não estou atacando ninguém, apenas dizendo o que penso por conviver com exemplos como os que citei!

  7. Não adianta. O crer, a necessidade de oração, a fé, o ato de se voltar ao Criador está no DNA, no Córtex, no Cerebelo, nos neurônios humanos.
    .
    Mas o que me deixa triste é que, apesar de ter tantos ateus e agnósticos clamando por ajuda, nós, cristãos, não temos levado isso em consideração.
    .
    O mundo clama por esse amor chamado Jesus e seu Evangelho, mas nós, homens, temos distanciado-os (os que precisam) dele.

    • Exatamente, você disse tudo. Como os fariseus do século de Jesus, ficamos como paredes entre esses homens e Deus. Estamos travando guerra no jogo de Satanás (política, causas gays etc..), onde Deus não nos mandou ir, e deixamos de ir para onde ele nos mandou (pregar o Evangelho). Queremos mudar e vencer o mundo do nosso jeito (política, passeatas contra gays etc.), e deixamos de mudar o mundo como Cristo nos ensinou (propagando o Evangelho). A mudança de Jesus não começa de fora para dentro (política), e não se força pessoas a terem princípios cristãos, mas a revolução de Jesus é de dentro para fora, é assim que deveríamos mudar o mundo. Não devemos ficar criticando os cegos por tropeçar, ou os surdos por não nos ouvir, mas devemos lhes devolver a visão e a audição.

  8. Meu DEUS do ceu sera que não entenderam ainda –A PALAVRA ESTA AI SENDO PREGADA A TO VAPOR –cabe ao homem parar e escuta-la –A FE SO SE MANIFESTA SE O SER HUMANO -PARAR PARA OUVILA –a fe vem pelo ouvir -e pelo ouvir da palavra de DEUS–a fe do mundo e muito diferente da fe de DEUS–o problema e que muitos não intende que DEUS tem regras definidas –vou fazer uma pergunta —você quer ter a fe de DEUS—EU QUERO –então se você quer você tem que obedecer a regra que DEUS estabeleceu para você adiquirir a fe de DEUS –ai você me pergunta –E COMO E –O ESPIRITO SANTO DO DEUS VIVO TE RESPONDE –você vai parar e ouvir a minha palavra –você pergunta mas porque –DEUS RESPNDE –porque eu DEUS SUPREMO ESTABELECE QUE—a fe vem pelo ouvir e pelo ouvir da minha palavra –deu para entender isso agora —não adianta querer mudar so existe este meio para o ser humano adquirir a fe –NOTE BEM EU NAO ESTOU FALANDO DA FE DOS HOMENS –EU ESTOU FALANDO DA FE DE DEUS –VOU DAR UM EXENPLO A FE DE ABRAAO –PRONTO –os homens que são ateus ou se alto denomina ateus –escuta –ve seja nas praças -na televisão –nos rádios como por exemplo a vos da libertação –na internete –nas ruas -dentro dos coletivos –nos templos nas congregações grandes e pequenas –muitas vezes por colegas de trabalho –de colégio -de faculdade –por onde eles for sempre tem e sempre haverá um crente –pregando ensinando falando de JESUS E DO EVANGELHO—-agora tenho que repetir o homem ser humano tem que parar para ouvir –enquanto ele não parar para ouvir –ele não esta dando A CHANCE DO ESPIRITO SANTO DIZER AO SEU ESPIRITO QUE O QUE ELE ESTA OUVINDO E A VERDADE—um pregador muito famoso vivia de la praça ia para uma cidade -daquela já ia para a outra não parava –ele estava fazendo a obra de DEUS -mas o ESPIRITO SANTO queria ele em um determinado lugar –mas ele não parava –um dia estava ele indo de trem de ferro para uma cidade para levar a palavra em uma igreja não qual –ele seria o preletor –quando o trem passou em uma grande ponte –o trem quebrou –ele desesperado desceu do trem e começou a orar –senhor e agora como vou fazer os irmãos estão todos na igreja –para ouvir a pregação –O ESPIRITO SANTO LHE DISSE EU TIVE QUE QUEBRAR ESTE TREM DE FERRO PARA TE PARAR –PORQUE VOCE NAO ME OUVE –eu não quero que você vai a esta cidade eu preciso de você e la em uma cidade tal –entedeu DEUS teve que fazer isso para aquele pregador parar para ouvir –espero que agora tenham entendido –que DEUS ABENÇOE

DEIXE UMA RESPOSTA