Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha revelou a intenção de voto dos paulistanos e o desempenho dos candidatos perante grupos religiosos.
Segundo a pesquisa, entre os evangélicos, o candidato Celso Russomano (PRB) lidera com 38% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador José Serra (PSDB) com 25%.
Os dados relativos aos eleitores católicos mostram Russomano, que também é católico, com 31% das intenções de voto, contra 28% de José Serra, configurando um empate técnico, pois a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
O candidato do PRB, partido ligado à Igreja Universal, também está em empate técnico com José Serra entre os evangélicos não pentecostais. 34% dos membros de igrejas batistas, metodistas, luteranas e presbiterianas declararam intenção de voto em Russomano, contra 31% de José Serra.
Russomano e José Serra empatam entre os espíritas, 29 a 29, e o candidato do PRB lidera entre os sem religião, com 27% das intenções de voto contra 16% de José Serra, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.
Os demais candidatos também tiveram seus melhores desempenhos entre religiosos divulgados pela pesquisa.
O candidato do PT, Fernando Haddad, conhecido por ser o idealizador do kit-gay, conseguiu 16% das intenções de voto entre as pessoas que se declaram sem religião, o que o colocaria empatado com José Serra nesse segmento.
O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, conhecido por seu envolvimento com a Igreja Católica, tem o melhor desempenho entre adeptos da mesma religião, com 8% das intenções de voto.
A ex-vereadora e apresentadora de TV Soninha Francini (PPS) tem 8% das intenções de voto dos católicos, sendo esse seu melhor desempenho entre grupos religiosos.
Já o sindicalista Paulinho da Força (PDT), possui 6% de intenção de votos entre evangélicos pentecostais.
O candidato do PSOL, Carlos Giannazi, alcançou seu melhor resultado entre dois grupos religiosos: 2% entre evangélicos não pentecostais e espíritas.
Redação Gospel+