Pesquisadores afirmam que ir à igreja faz as pessoas mais felizes, mas intensidade de orações não influencia; Entenda

2

Pesquisas científicas realizado ao longo de décadas chegaram à conclusão de que existe uma forte relação entre frequentar cultos e ter satisfação pessoal e saúde. Agora, um novo estudo que visa desvendar como a fé afeta o cotidiano vem sendo desenvolvido por pesquisadores.

A base para os novos estudos tem sido os dados demográficos, que são considerados limitados, mas permitem um olhar sobre os fenômenos sociais que sutilmente influenciam na sensação de felicidade.

“De fato, não existe uma ferramenta capaz de avaliar adequadamente como comportamentos religiosos trazem, ao longo de décadas, determinadas mudanças na vida de alguém. Por outro lado, sabemos que a fé provoca efeitos. Essa conjunção de fatores torna difícil separar completamente as variáveis. Os pesquisadores precisam analisar com muito critério os poucos indícios escondidos entre os dados colhidos de milhares de pessoas”, diz um artigo publicado pela revista Scientific American.

Os sociólogos Lim e Robert D. Putnam, da Universidade Harvard, analisaram informações de uma pesquisa feita com três mil americanos sobre fé. As perguntas giravam em torno do comportamento religioso, como por exemplo, “quantas vezes sentia o amor de Deus, orava ou lia textos sagrados”.


Como resultado, descobriu-se que a felicidade não estava associada à quantidade de vezes que o entrevistado buscava a Deus, mas sim com a frequência aos cultos. 28,2% dos que disseram ir a cultos pelo menos uma vez por semana se descreviam como “extremamente satisfeitos”, enquanto que entre aqueles que não mantém essa rotina, apenas 19,6% se diziam felizes. “A mesma diferença percentual, com vantagem dos crentes, aparece em relação à saúde e renda familiar”, acrescentou o artigo.

A vida em comunidade foi outro aspecto que, de acordo com os pesquisadores, influenciou na sensação de felicidade dos entrevistados. A fé, embora seja um fator essencial nesse caso, é acompanhada dos laços de amizade entre os fiéis. No entanto, Lim D. Putnam destaca que frequentar a igreja sem manter amizades pode ser pior do que não frequentar. “Talvez possamos aprender algo com os laços que se formam entre os que frequentam uma igreja e procurar algo semelhante nos ambientes seculares”, observou.

2 COMENTÁRIOS

  1. IR Á IGREJA CRISTÃ FAZ TODA A DIFERENÇA.
    É EVIDENTE QUE TEM ALTERAÇÃO NA VIDA DO SER DO SER HUMANO, POIS ESTE FOI O PROPOSITO DA SUA FUNDAÇÃO PELO SENHOR JESUS CRISTO, A QUAL SERIA DE SER LUZ PARA MUNDO E SAL DA TERRA, SENDO ASSIM A PESSOA QUE FREQUENTA UMA IGREJA CRISTÃ, ELA RECEBE A FÉ QUE TEM ORIGEM NA PALAVRA DE DEUS.

    • Faça o favor de lembrar que nem todo mundo é cristão nem é obrigado a ser cristão. Você já tentou perguntar para um muçulmano ou um judeu como ele se sente quando sai de uma mesquita ou de uma sinagoga após um culto?

      .

      • Ao muçulmano,realmente,não sei. Mas tenho certeza que o judeu sai da sinagoga tão feliz quanto ao cristão sai do templo; pois adoramos ao mesmo Deus de Israel.

    • BLINDAGEM ESPIRITUAL
      Destruindo as Fortalezas de Satanás em sua Vida

      E disse Jesus: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou PODER para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. ( Lucas 10:17-20 )

      Se você deseja ser uma pessoa bem sucedida em tudo; Faça a BLINDAGEM ESPIRITUAL da sua vida e do seu patrimônio. A sua vida é o resultado do que você pensa; Pense GRANDE e enriqueça. Com o dinheiro você resolverá boa parte de todos os seus problemas atuais. Sua ATITUDE mudará sua história financeira.

      A BLINDAGEM ESPIRITUAL para o sucesso profissional e financeiro consiste na proteção da sua vida através da oração e do jejum para afastar toda força maligna que tem impedido você de prosperar e realizar seus sonhos. Obedecendo ao Senhor Jesus Cristo; Nós oramos e jejuamos por você, seus pedidos e sua família.

      Você receberá do Senhor Deus a proteção do Salmo 91 e a BLINDAGEM ESPIRITUAL para sua vida espiritual, financeira, sentimental e profissional.

      Está escrito: Esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. ( Mateus17:21)

      VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA PELAS NOSSAS ORAÇÕES!
      Está escrito: Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. ( Mateus 10:8 )

      Envie seu pedido de oração, nome e data de nascimento por e-mail ou por carta para ser colocado no livro de orações da Agência Mundial de Oração para Blindagem Espiritual da sua vida.

      AMOR – AGÊNCIA MUNDIAL DE ORAÇÃO
      Ministério: Evangelista Izaltino de Medina Rua Cabedelo, 11 – B. São Gabriel – Cep.: 31980-500
      Belo Horizonte – MG – Tels.: (31) 3082-1265 – 9967-0111

      Se você puder; faça uma pequena doação para nos ajudar na divulgação impressa deste material. Banco Bradesco para agência: 3077 – Conta: 1711-6 ou Banco ITAÚ para agência: 8610 – Conta: 14406-8

      ou acesse: http://WWW.PAGSEGURO.UOL.COM.BR e envie sua doação de qualquer valor para o e-mail: EVANGELISTAMEDINA@YAHOO.COM.BR

      Aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. ( 2 Coríntios 9:6 )

      Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. ( Provérbios 11:24 )

  2. Uma certa vez um rapaz disse:
    Não vou mais a igreja,frequentei a igreja por dez anos e se me perguntarem qual foi a ultima pregação não me lembro mais…
    Ai um senhor lhe respondeu:
    Faz trinta anos que sou casado ,e se me perguntarem qual foi a comida que minha esposa fez por esses anos não me lembro mais,mas sei que foi esse alimento que me deu forças pra trabalhar e me fez continuar..
    Assim é quando vamos a casa de Deus,nos alimentamos da palavra de Deus que nos da forças pra caminhar!!

DEIXE UMA RESPOSTA