Prefeito de São Bernardo do Campo veta instalação de placas na cidade com a frase “São Bernardo do Campo é do Senhor Jesus”

27

Foi aprovado na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP), um projeto de lei proposto pelo vereador Rafael Demarchi (PSD) para a instalação de placas em diversos locais do município com os dizeres “São Bernardo do Campo é do Senhor Jesus”. Porém, o projeto foi vetado pelo prefeito Luiz Marinho (PT), que afirmou se tratar de uma medida inconstitucional.

– Em São Bernardo, cerca de 90% das pessoas são católicas ou evangélicas. A proposta visava homenagear Jesus e não uma religião. A cidade já homenageou tantas pessoas, incluindo Mussolini, que era um ditador – explicou o vereador sobre o projeto, que em seu texto justifica a validade da medida afirmando que o Brasil é o maior país cristão do mundo.

– Talvez até fora de tempo, mas sempre em tempo, nossa cidade homenageia o Filho de DEUS, JESUS, o Cristo. A ELE toda honra e toda glória. Considerando-se a relevância da matéria, estas são as razões pelas quais esperamos contar com o apoio dos Nobres Pares para a aprovação deste Projeto de Lei – diz o texto do projeto.

– Fui o vereador mais ajudado por igrejas evangélicas em toda a região. Havia uma demanda dos evangélicos e de muitos pastores por essa medida – completa Demarchi, que é evangélico e frequenta a Igreja Bola de Neve no ABC paulista.


Ao justificar o veto, o prefeito afirmou que o projeto era “claramente inconstitucional” por visar onerar os cofres públicos por motivo religioso, o que fere, segundo ele, a laicidade do Estado.

– O objetivo da proposição era prestar uma homenagem, valorizar o trabalho dos evangélicos. Mas acredito que o resultado atingido seria outro. Como reagiriam os católicos, o pessoal de umbanda, candomblé, os muçulmanos (que são muitos na cidade), os sem religião? Cada um ia querer a sua placa – explicou Luiz Marinho à revista Carta Capital.

– Não cabe a mim fomentar disputas religiosas – ressaltou o prefeito, dizendo ainda que a cidade precisa respeitar a todos sem provocar debate com viés de confronto religioso.

– Isso não combina com o nosso país e com a sociedade plural que defendemos – finalizou Marinho, que disse ainda que um grupo de pastores apoiou o veto por achar que não caberia esse tipo de manifestação e que ela não contribui para a cidade.

Demarchi rebateu as afirmações do prefeito, afirmando que a proposta não viola as leis, pois o custo de cerca de 4 mil reais seria pago por um empresário.

– Se formos analisar inconstitucionalidade por ser um Estado laico, teríamos que mudar nomes de praças, ruas e bairros que fazem referência a temas religiosos. (…) Essa sempre será uma questão de interpretação do que isso significa o laicismo. O Estado é laico e não vai defender nenhuma religião, mas uma placa de homenagem não é defesa – afirmou o vereador, dizendo ainda que o projeto poderia ajudar a recuperar “valores familiares perdidos durante os anos”.

Por Dan Martins, para o Gospel+


27 COMENTÁRIOS

  1. DUAS COISAS ,DEVEM FICAR BEM CLARO AQUI: O PARTIDO DO PREFEITO É O PT
    ELE BUSCA ATRAIR O VOTO DOS ATEUS E GAYS PARA QUEM TRABALHAM
    SEGUNDO..BUSCAM DESESTABILIZAR AS IGREJAS..POIS ESTES NÃO CONSEGUEM FAZER DE MASSA DE MANOBRA, NÃO SÃO INFLUENCIAVEIS …E REPRESENTAM UMA PARCELA GRANDE DA POPULAÇÃO . SOMOS BEM ARTICULADOS E PODEMOS ELEGER O PRÓXIMO PRESIDENTE SENADORES DEPUTADOS ..E ISTO IMPEDE OU DEVERIA IMPEDIR O ROUBO..SAIU CARO PARA COMPRAR OS QUE LA ESTÃO..ENTÃO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO VAMOS DAR A RESPOSTA A DILMA LULA E A O PT ANTI-CRISTO

  2. SÓMENTE DUAS COISAS ,DEVEM FICAR BEM CLARO AQUI: O QUE SEMPRE ASSISTIMOS A PERSEGUIÇÃO DO PARTIDO DO PREFEITO O PT
    ELE BUSCA ATRAIR O VOTO DOS ATEUS E GAYS PARA QUEM TRABALHAM JUNTAMENTE COM A GLOBO E A UNESCO
    SEGUNDO..BUSCAM DESESTABILIZAR AS IGREJAS..POIS ESTES NÃO CONSEGUEM FAZER DE MASSA DE MANOBRA, NÃO SÃO INFLUENCIAVEIS …E REPRESENTAM UMA PARCELA GRANDE DA POPULAÇÃO . SOMOS BEM ARTICULADOS E PODEMOS ELEGER O PRÓXIMO PRESIDENTE SENADORES DEPUTADOS ..E ISTO IMPEDE OU DEVERIA IMPEDIR O ROUBO..SAIU CARO PARA COMPRAR OS QUE LA ESTÃO..ENTÃO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO VAMOS DAR A RESPOSTA A DILMA LULA E A O PT ANTI-CRISTO

  3. REALMENTE ESTE SITE TAMBÉM TEM CUNHA DO PT SEMPRE QUE POSTO CONTRA SUAS MARACUTAIAS NÃO ENTRA OS COMENTÁRIOS TEM QUE FICAR REESCREVENDO…ISTO É XAROPE SÓMENTE DUAS COISAS ,DEVEM FICAR BEM CLARO AQUI: O QUE SEMPRE ASSISTIMOS A PERSEGUIÇÃO DO PARTIDO DO PREFEITO O PT
    ELE BUSCA ATRAIR O VOTO DOS ATEUS E GAYS PARA QUEM TRABALHAM JUNTAMENTE COM A GLOBO E A UNESCO
    SEGUNDO..BUSCAM DESESTABILIZAR AS IGREJAS..POIS ESTES NÃO CONSEGUEM FAZER DE MASSA DE MANOBRA, NÃO SÃO INFLUENCIAVEIS …E REPRESENTAM UMA PARCELA GRANDE DA POPULAÇÃO . SOMOS BEM ARTICULADOS E PODEMOS ELEGER O PRÓXIMO PRESIDENTE SENADORES DEPUTADOS ..E ISTO IMPEDE OU DEVERIA IMPEDIR O ROUBO..SAIU CARO PARA COMPRAR OS QUE LA ESTÃO..ENTÃO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO VAMOS DAR A RESPOSTA A DILMA LULA E A O PT ANTI-CRISTO

  4. Me desculpe da palavra, não não vou falar isso e de uma perseguição clara a luz do sal, este vereador deveria propor então mudar o nome da cidade, pois o nome já e uma idolatria, porque este são bernado não existe, com certeza se fosse para fazer uma imundícia de uma imagem para homenagem de um humano cagao, politico ateu ou católico ou qualquer aberração, de pedra ai faz correndo, se fosse uma imagem da cidinha ou de um padre como o Cicero la do juazeiro, há ai seria uma beleza ainda fariam uma festa, Mas isto não tem problema algum, O REI DOS REIS NAO PRECIZA DE PLACAS, e quer e deseja são as almas arrependidas dos pecados, humanos ele quer o ser humano não placas, Deus e dono de tudo e se ele quiser placas ele mesmo manda fazer e coloca uma no centro de uma cidade que de onde alguém estiver ele a vera, e não haveria ser humano nem força alguma que a tirasse, mas DEUS não e idolatra e nem permite que se faça idolatria, que estes vereadora e prefeito ateu do pt engula estas placas e que suas palavras contra o Senhor desça em suas gargantas e fermentem em suas entranhas e também de todos aqueles que são contra o Senhor o REI DOS REIS, para que saibam que Deus existe e e soberano absoluto sobre todas as coisas,

  5. OH CLAMANDO agora mais outras para afrontar nosso DEUS, eu por acaso mudando de canal na tv parei para ver no programa da xemenes nem sei o nome dala direito mas e uma doida que tem um programa, e o pessoal um homem e uma mulher completamente pelados, são os naturistas aqueles que ficam todas pelados agra querem também poderem andar pelados em qualquer lugar, nas ruas nas praças cinemas dentro de ônibus trens enfim em qualquer lugar e hora, já estão se preparando para manifestarem suas indecências junto a justiça para terem o direito de andar pelados onde e quando quiserem, alembrei o nome do programa foi na rede tv da Luciana Ximenes, não sei se escreve o nome dela certo quem assistiu ontem viu, esta vendo ai, o cerco esta apertando eu tenho dito estamos no centro do Apocalipse, podemos nos preparar que as correias vao se apertando cada vez mais, e são muitos os que se dizem evangélicos que caíram neste engodo, como temos visto já acontecendo ORAI E VIGIAI DIZ O SENHOR,

  6. A influência católica na cultura do Brasil é notória… nome de ruas, de cidades, estados, rádios, de produtos… nÃo tem como mudar isso não.

    Chega a ser cômico uma igreja evangélica situada numa rua com nome de santo…e o pastor ter q dizer: estamos aqui na rua Nossa Senhora da Aparecida….

  7. e ai tour na trak
    é cara postei e reposteo ontem quando saiu a noticia diversas vezes, mas o santo engolidor de posts ontem estava de plantão ,,,,,,hhheheheheh,,,pois então algumas coisas devem ficar agora aqui bem claras.
    primeiro de que partido é o prefeito da cidade
    e segundo a quem ele ser e qual a ideologia aqui a ser analisada
    primeiro serve o pt partido crentefóbico onde servem a um interesse maior do que o brasileiro…lula eleito com ajuda financeira dos ditadores vizinhos nossos como fidei hugo chaves e outros..é só vermos a forma de pagamento feito pelo pt e lula a nossos vizinhos, venezuela encampou a petrobras fez um preço irrisório e pagou com gaz se é que pagou. o banco de desenvolvimento esta construindo na colombia venezuela e mais alguns países estradas conjuntos habitacionais metros tudo a fundo perdido
    segundo qual seu objetivo ..unidos a globo e a unesco tem como forma de desestabilizar o país para entrada de americanos e outros países é só ver oque fazem mais de 1300 ongs estrangeiras enfiadas dentro da amazonia…se não estão roubando material para pesquisas em varios campos da ciencia corto o meu….. tem como objetivo junto com a globo principalmente..se bem que a midia de uma certa forma por ter concessão do estado apoiam seja através dos propietarios ou de seus diretores atores entrevistadores formadores de opinião …uma luta contra a igreja e seus membros, pois sabem que os crentes são intelectualmente dificeis de manipular não conseguem como o pt fanatizar seus membros, e como somos contra a venda de nosso país para os estrangeiros somos empecilho a suas metas gananciosas…então nunca o pt que luta para aprovar todo tipo de lei contra a moral a familia e aos bons costumes bem principalmente a igreja do SR. JESUS. é só ver tiraram do congresso e da camara e levaram contra a constituição para o ministério da justiça para impor leis inconstitucionais lei da união estavel de gays com direito a adoção…lei da inclusão dos gays na mesma lei do racismo..lei do assassinato assistido eutanasia…lei do assassinato de indefesos anencefalos e agora dos normais…e esta ultima a dilma aprovou e botou a culpa disto nos evang. e esta prestes a trazer a famigerada pl 122 novamente nas mãos de um articulador ferrenho o paim que entrou la para defender o trabalhador e os aposentados e só os ferrou…tem muita coisa por tras disto

  8. O vereador está correto, ele disse: “- Se formos analisar inconstitucionalidade por ser um Estado laico, teríamos que mudar nomes de praças, ruas e bairros que fazem referência a temas religiosos.” Vai ter que mudar inclusive o nome das cidades e estados com nomes de “santos” inventados neste País,tirar as estátuas, desaparecer com o cristo redentor, enfim… se considermos o Estado laico. De “Laico” este País não tem nada!!!!!! Então deixem de perseguição com os cristãos, pois Deus é o dono da sua vida “sem Ele nada podeis fazer”.

    • Desculpe, mas você está comparando laranja com banana,homenagear alguém morto nomeando uma rua não fere o estado laico, mas oferecer a cidade a um Deus fere sim o estado laico, se a maioria fosse Budista e houvesse uma placa dizendo que a cidade é de Buda, não te deixaria desconfortavel? Estado laco é o estado que se mantem neutro quanto a religião, ainda que a maioria seja cristã.

  9. vejam só a cegueira deste prefeito! Jesus deixou dois caminhos { o livre arbítrio } ou seja a capacidade do homem escolher } o da perdiçao,e o da salvaçao, duas portas , a estreita e a larga, duas opções JESUS OU satanás se ele não quer que se coloque uma placa, são bernado é de JESUS, coloca-se são Bernardo é de satanás, pois a Biblia diz quem não é de DEUS é de satanás concordam comigo?

    • Na eleição ele soube se enfiar em nossas igreja fingindo que estava cultuando pra ganhar votos, depois nunca mais vimos a cara dele e o pior é que muitos acreditam,misericordia

    • Jesus Cristo deixou um princípio muito simples, não fazer com os outros o que não queremos que seja feito conosco, inverta os papeis, imagine que a placa fosse “Esta cidade pertence a Exu”, você se sentiria bem? Por que não pensar nas outras pessoas primeiro? Por que não se perguntar o que Jesus faria nesta situação? Isso é cristão, imaginar o que Jesus faria, o resto é leitor de Bíblia.

  10. Com certeza ele deve ser do partido dos que são contra a biblia e Jesus, porque agora o inimigo é descarado fala é logo na cara que não aceita Deus. Pobre coitado que precisa conhecer o amor de Deus e ser liberto.

  11. Evangélicos, como sempre, apresentando projetos inúteis de cunho proselitistas. Perguntaria ao nobre vereador como vão osindicadores de saúde e da educação básica, além da questão da segurança pública neste municipio? E os crentoides/zumbis pq não defendem um municipio mais saudável?? Fala sério! Vocês não conseguem entender que o Brasil é um país plural, multicultural e religioso e mesmo ateu, não queiram impor suas crenças a todos que não compartilham de suas idéias! Leiam outros livros que não sua briba! Nestes post apareceu um monte de comentario intorante em relação a outras religiões e vocês ainda se dizem perseguidos, hipocritas farizeus!

  12. Quem é de Deus, e esta em Cristo Jesus, já era sabedor que tudo isso iria acontecer. O diabo Através de seus seguidores, vai tentar barrar tudo e todos ao que se refere ao grande Criador da Humanidade, Deus .Essa humanidade,1/3, que hoje lhe virou as costas para o seu Criador. Hoje Em dia, tudo o que se diz, ou faz, em Nome de Jesus Cristo, é Contestado pelos anti-Cristo. Logo ,logo, o diabo tomara conta do Mundo por Sete Anos, esse 1/3, vai ver para quem eles Estavam trabalhando, só que vai ser tarde demais, e não haverá clemência a ninguém, pois no Vocabulario do diabo, isso não existe. Deus é Clemência para os que o buscam, o diabo a destruição, para os que os seguem. QUERO DIZER, AOS ATEUS, E AOS ANT-CRISTO, NÃO LHES ACONTECEU, NADA AINDA PORQUE JESUS CRISTO, AINDA ESTA OLHANDO POR VOCÊS. NO MOMENTO EM QUE CRISTO JESUS,NÃO MAIS OLHAR POR VOCÊS O (D)dIABO, VAI LHES ATACAR, E FAZER GUIZADO. O dIABO LHE USA HOJE, PARA TE ESQUATEJAR AMANHÃ. NEHUM SER HUMANO PODERA DIZER QUE NÃO SABIA. QUE O AMOR ETERNO DE CRISTO JESUS SEJA COM TODOS OS QUE LÊREM ESSAS FRAZE.

  13. “São Bernardo do Campo é do Senhor Jesus”, e as outras cidades e estados?
    Acredito que esteja ligada diretamente ao EGOCENTRISMO de aguns, talves deveriam rever seus PRINCIPIOS ESPIRITUAIS.
    Na Biblia fala de fazer e manter o anonimato, e não se promover.(PROCUREM NA BIBLIA). Então estou vendo que começou errado uma homenagem dete tipo, vi no texto acima nomes de igreja e religião, me parece PROMOÇÃO, PRESTIGIO de igrejas e relegião.Só faltou o nome da pessoa que ira pagar por estas.
    Não importa a religião somos todos iguais.Não podemos ficar “rotulando” as pessoas muito menos cidades.
    Acredito que uma moção dessa deveria entrar fora de ortem pela própria plenaria.
    Esse é meu ponto de vista sobre esse assunto, espero que todos os pontos de vista seja levado em conta. E que não seja feita a vontade de uma só pessoa.
    Quando acredito em alguma ideia “BRILHANTE” e não pesso ajunda e ajo sozinho eu acabo agindo com personalidade e com inteção de promoção. E acabo ferindo outras pessoas e tirando o bem estar comum dessas.

    Obrigado
    Atte.
    FELIPE

  14. Constituição: preâmbulo : Promulgamos sob a proteção de Deus. Ser laico não é ser satânico nem estado modelo ateu. A maioria do povo é de tradicional costume judaico-cristão. Com tanta violência latente, ficam com preocupação irrelevante, típica de quem está alheio aos anseios sociais mais importantes. Poderá querer Tb. Tirar os nomes de santos de estados e cidades, São Paulo, Santa Catarina, bairro São José, Av. Santa Cruz, já que o estado é ateu tira o nome da padroeira do Brasil. CF art.5ºVIII O ensino falso e refutado de Darwin ensinando crianças de que são animais, convicção de macacos, cadelas e como tais promíscuos, PRIVA de direitos as crianças de saberem de sua real grandeza, ficam pelas esquinas pegando camisinhas para se engravidarem no carnaval, erotização e gravidez precoce e apologia da prostituição, turismo sexual e disseminação de DSTs/Aids. Já pensou uma placa : terra sem lei ou Haito é do voodoo ! aqui pelo menos temos uma afirmação positiva onde não cabe voodoo.

DEIXE UMA RESPOSTA