Dean Saxton é um estudante cristão da Universidade do Arizona que afirma ter decidido pregar contra o pecado da imoralidade. Saxton começou a chamar a atenção para sua forma de pregar no ano passado, quando andou pela universidade com um cartaz no qual estava escrito “você merece ser estuprada”.
Saxton afirma acreditar que as mulheres vestidas, segundo ele, indecentemente “estão pedindo para ser estupradas e são parcialmente responsáveis por sua violação”.
Recentemente, o site norte americano vice.com publicou um pequeno documentário sobre o pregador. Segundo o site, as gravações foram realizadas quando Dean Saxton estava se preparando para protestar contra a exibição do documentário “Brave Miss World”, que apresenta um relato sobre a miss Israel Linor Abargil, que foi esfaqueada e estuprada seis semanas antes de ganhar a coroa de Miss Mundo, em 1998.
Saxton afirma que o estilo de vida da miss seria parcialmente responsável pelo ataque que ela sofreu, por fazer “fotos provocativas e sensuais”. Ele afirma ainda que se ela estivesse em casa, o estupro provavelmente não teria acontecido.
No documentário produzido pelo Vice, o jovem pregador aparece nas ruas usando um megafone para proferir sua pregação contra o que ele considera imoralidade. Entre as afirmações de Saxton, ele afirma que as pessoas devem parar de se masturbar, e diz também que as mulheres não devem usar “calças de ioga”.
– Eu lamento dizer, mas a maioria de seus pais tem vergonha de vocês – afirma Dean em um momento do documentário, em meio ao campus da universidade e segurando um cartaz com os dizeres “você merece ser estuprada”.
Em suas pregações pelo campus da Universidade do Arizona, Dean Saxton fala também contra o homossexualismo e o feminismo, que ele afirma ser algo prejudicial para a sociedade.
A pregação de Saxton tem provocado polêmica e críticas, como a de uma estudante da universidade, que afirma que ele deveria pregar o evangelho se abrindo para tirar dúvidas dos outros estudantes sobre a Bíblia e falando coisas positivas a respeito do cristianismo.
– A Bíblia ensina a amar a todos e a não julgar, mas tudo o que você faz é julgar – afirma uma estudante ao confrontar Saxton no meio de uma das suas pregações.
Em alguns momentos, as pregações de Dean Saxton provocam reações violentas das pessoas que o ouvem. Porém, ele afirma que tem uma opinião, e que vai manifestá-la. Ele diz que muitas pessoas querem machucá-lo, mas que ele decidiu pregar, e é isso que ele vai fazer.
Assista reportagem do TYT University sobre a pregação de Dean Saxton (em inglês):
Obs.: A linguagem pode ser considerada ofensiva.
Por Dan Martins, para o Gospel+