É fato que as igrejas têm se mobilizado no mundo todo para ajudar uns aos outros durante a pandemia do novo coronavírus, colaborando com governos e outras entidades da sociedade no enfrentamento da Covid-19.
Esse esforço foi reconhecido pelo primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, que através de uma mensagem gravada numa reunião de oração online disse que está satisfeito com o trabalho que às igrejas tem realizado nesse período.
“No momento, com os serviços suspensos, as congregações dispersas, até o simples ato de se reunir para orar pode ser outro obstáculo a ser superado”, afirmou Johnson.
“Enquanto o trabalho continua para reabrir os locais de culto com segurança, tem sido absolutamente inspirador ver as igrejas responderem ao bloqueio como têm com os verdadeiros valores cristãos”, disse ele.
Johnson lembrou do verdadeiro papel da igreja perante a sociedade, em prestar apoio e assistência às pessoas, principalmente em dias difíceis como esse. Ele agradece, “obrigado muito obrigado por isso”.
O primeiro-ministro também agradeceu pelas orações recebidas enquanto esteve internado com Covid-19. “E obrigado também a todos que oraram por mim durante minha recente doença. Foi realmente importante, certamente parece ter funcionado”.
O líder da oposição no Parlamento inglês, Keir Starmer, também prestou homenagem às igrejas, reconhecendo a relevância da ação social junto aos governos. Em muitas ocasiões, lideranças cristãs exerceram um papel fundamental para o controle da pandemia, por exemplo, ofertando apoio emocional e espiritual aos necessitados.
“Hoje a minha própria comunidade, a King’s Cross Church, fornecerá comida de emergência às famílias, fará amizade com indivíduos isolados e vulneráveis e apoiará escolas, hospitais e a linha de frente”, disse ele
“Este é apenas o esforço de uma igreja. Eu sei que isso está sendo replicado por igrejas e grupos religiosos em todo o país”, lembrou, segundo informações do portal The Christian Post.
A fé no atual contexto, para Keir, é motivo de união e celebração. Razão pela qual todos devem se unir no combate à pandemia. Ele deixou isso claro ao falar da sua expectativa para o futuro.
“Hoje nos reunimos para celebrar a diferença que a fé faz e agradecer pelo que você está fazendo para trazer esperança e boas notícias. Juntos, podemos construir um futuro melhor. Estou ansioso para vê-lo pessoalmente no Café da Manhã Parlamentar Nacional de Oração em Westminster Hall, em 2021″, afirmou.