Um levantamento anual que é realizado pelo Movieguide, um site especializado em dicas de filmes, revelou que, em 2011, a preferência do público norte-americano por filmes com mensagens positivas e/ou religiosas aumentou.
A arrecadação de filmes com conteúdo conservador foi quase seis vezes maior que a dos filmes considerados liberais. O dado está presente no relatório do Movieguide, que aponta filmes como “Capitão América”, “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”, “Transformers: O Lado Escuro da Lua” e “Batalha em Los Angeles”, que de alguma forma falam da vitória do bem sobre o mal, tiveram bilheteria superior a filmes como ”Super 8″,”J. Edgar”,”Glee” e “Tudo Pelo Poder”, que não trazem referência à fé ou valores tradicionais.
O Coordenador do relatório da Movieguide, Ted Baehr, afirmou ao site Christian Cinema que o interesse por filmes com histórias de superação, patriotismo, fé e anticomunismo é maior, por ter uma linha que causa identificação com as pessoas.
Para Ted, trata-se da velha história do bandido e do mocinho: “As pessoas querem ver o bem vencer o mal, a justiça prevalecer sobre a injustiça e a liberdade estar acima da tirania. Elas respondem melhor a fortes heróis e heroínas e não se interessam mais tanto por histórias sem um sentido definido”.
Segundo o estudo, os filmes são classificados pelo Movieguide em categorias como “forte moralidade bíblica”, “forte conteúdo pró-capitalista”, “conteúdo anticomunista”, entre outras. E os filmes que se encaixam em categorias com mensagem cristã mais explícita, ou até mesmo conteúdo religioso ou de redenção, arrecadaram mais nas bilheterias.
No placar a arrecadação dos filmes com este tipo de mensagem foi de US$ 64, 3 milhões, contra US$ 15,9 milhões de filmes “liberais”. “A maioria das pessoas tem alguma fé em particular e quando encontra violência, uso de drogas, imoralidade sexual e que criticam os valores tradicionais, sentem-se ofendidas de alguma forma. Os filmes bem produzidos que ofereçam o oposto vão agradar os frequentadores de igreja”, afirmou Megan Basham, editora do site World Magazine.
Em relação aos DVD’s, entre os 25 mais vendidos em 2011, 13 deles continham conteúdo relacionado à mensagem cristã, enquanto que apenas 2 traziam histórias anticristãs. Ted Baher vincula isso à enormidade do público cristão, que soma 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo: “Quando começamos o Movieguide, em 1985, havia apenas um ou dois filmes que possuía um conteúdo explicitamente cristão ou que enfatizavam valores positivos. Agora são produzidos mais de 50 por ano. Cada estúdio tem até uma divisão para produzir material com valores cristãos, e vários estúdios estão fazendo ótimos filmes com um forte conteúdo cristão. Todos os grandes estúdios, não apenas os da Disney, estão fazendo filmes pensando nos jovens, crianças e famílias”, observa Baehr.
Fonte: Gospel+