Líderes evangélicos mundiais comentam a renúncia do Papa e pastor brasileiro lembra “quem é o cabeça da Igreja”

136

A renúncia do Papa Bento XVI ao cargo máximo da Igreja Católica tem causado uma série de comentários sobre sua atuação como líder máximo do catolicismo e também questionamentos em torno do cargo e do então Sumo Pontífice católico.

Vários líderes evangélicos teceram elogios ao Papa Bento XVI por sua defesa da dignidade da vida humana, depois de ouvir sobre sua renúncia. Para elogiar o Papa, esses líderes escolheram se concentrar em terreno bíblico comum, onde as diferentes crenças cristãs partilham pontos em comum, em vez de se aterem sobre as diferenças doutrinárias entre o catolicismo e a fé protestante.

– Como cristão batista, discordo de Roma em muitas coisas, é claro, e algumas dessas coisas se relacionam com a natureza do ministério petrino, a relação do Bispo de Roma para o resto da igreja, a fusão de civil e poder eclesial, e assim por diante (…) porém, uma das ênfases principais do Vaticano na última geração tem sido sobre a dignidade e a liberdade da pessoa humana – escreveu Russel D. Moore, decano da Faculdade de Teologia da Southern Baptist Theological Seminary.

Moore enfatizou ainda que o Papa “tem constantemente falado para aqueles cujas vidas são vistos como um fardo para a sociedade: o bebê com síndrome de Down, a mulher com Alzheimer em estágio avançado, a criança morrendo de fome no deserto e o preso sendo torturado”.


– Eu aprecio a sua coragem de ideias, mesmo quando elas não ressoam com atitudes contemporâneas. Eu estava especialmente comovido por sua ousadia em nos alertar dos perigos do relativismo moral e da tirania de ideologias autocentradas – disse o Secretário-Geral da, WEA Dr. Geoff Tunnicliffe, segundo o The Christian Post.

A organização, que diz representar mais de 600 milhões de evangélicos em todo o mundo, afirmou ainda em nota oficial que sua comunidade tem particularmente se interessado e apreciado os escritos do Papa. A WEA diz que tal material “revela uma pessoa que tem uma reflexão teológica profunda. Sua visão sobre a história, mensagem e obra de Jesus Cristo, como Filho de Deus, Salvador do mundo, tem proporcionado foco em Jesus como central na vida de Igreja e no seu próprio ministério pessoal”.

O presidente da New Orleans Baptist Theological Seminary, Chuck Kelley, afirmou à Baptist Press que Bento XVI “é um homem digno do nosso respeito e apreço”.

– Embora haja diferenças profundas entre as perspectivas batistas e católicas sobre fé, nós compartilhamos um compromisso com a santidade de vida e outros valores bíblicos – disse Kelley sobre Bento XVI.

A renúncia do Papa foi comentada também por pastores brasileiros, como o reverendo Hernandes Dias Lopes. A ênfase da mensagem do pastor foi sobre as discussões acerca das verdadeiras lideranças e fundamentos da igreja, que foram novamente levantadas com a renúncia do Sumo Pontífice.

Em seu comentário, feito através das redes sociais, Lopes questionou a ideia de que o papa seria o cabeça da igreja cristã e a pedra sobre a qual ela está edificada e, citando as cartas de Paulo aos Efésios e Coríntios, e também o livro de Atos, reafirmou que Cristo sim é o cabeça e a pedra fundamental do cristianismo.

Leia na íntegra o comentário de Hernandes Dias Lopes:

QUEM É CABEÇA DA IGREJA: O PAPA OU CRISTO?

Com a renúncia de Bento XVI mais uma vez o mundo inteiro discute quem é o cabeça da igreja? Será o papa? Será o papa a pedra fundamental da igreja, o sumo pontífice e o substituto de Cristo na terra? O que a Bíblia diz a esse respeito? A Bíblia diz que Cristo é o cabeça da igreja (Ef 5.23). A Bíblia diz que Cristo é a pedra sobre a qual a igreja está edificada (At 4.11; 1Co 3.11; 10.4). A Bíblia diz que Cristo é o sumo pontífice ou seja o supremo e único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5). A Bíblia diz que o Espírito Santo é o substituto de Cristo na terra (Jo 14.16). É melhor ficar com a Bíblia, porque Jesus disse que a Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17) e as Escrituras não podem falhar (Jo 10.35).

Por Dan Martins, para o Gospel+


136 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo sem ser catolico, eu gostava do Joao Paulo II, ele parecia ser uma pessoa legal. Quando eu era moleque eu vi ele de longe quando passou perto da minha casa para ir visitar a favela do vidigal.

    • O anterior era mais simpatico e comunicativo,porem,deixou muitas pontas soltas e coisas poe resolver para Bento XVI.Que é um teologo mais completo e inteligente.

      Ademais o senhor Hernandes erra ou desconhece o rela pensamento catolico sobre o papa ser cabeça da igreja.Ele é a cabeça visivel e temporaria da Igreja aqui na Terra.A cabeça Eterna e Real da Igreja é Cristo.Ele poderia saber disto se lesse o catecismo catolico.

      • O Rev.Hernandes Dias Lopes está correto! a Igreja de Cristo só tem um Cabeça e é invisível: Jesus Cristo. E nós, partilhamos do sacerdócio universal do qual todos nós temos acesso a Deus pelo único Caminho, Jesus Cristo, não precisando de mediadores visíveis ou invisíveis, apenas Jesus Cristo, o qual não necessita de ninguem na terra que seja Seu representante visível, já que os Seus já os são.

        • O reverendo Lopes já foi desmascarado em vários sites católicos em função do número de heresias que prega e pela notória falta de conhecimento histórico e teológico, em especial, total e ampla ignorância sobre o adversário que escolheu para atacar, no caso a Igreja Católica.

          Trata-se de mais um raivoso rancoroso, cheio de amargura pela visita do papa ao Brasil.

          Deveria ocupar-se com sua seita ao invés de se meter em assunto alheio.

          Ninguém lhe pediu conselhos e a nós católicos sua opinião a respeito deste ou de qualquer outro assunto não tem qualquer importância.

          Uma pena que alguém que supostamente deveria estar pregando o evangelho está ocupado com fofocas e pregando o que todos já sabemos, ou seja, que Jesus Cristo é o cabeça da Igreja.

          Mais um “mestre” desta era tenebrosa querendo aparecer e assim determinou-se a pegar carona em assunto alheio.

          E pelo jeito o “sábio” e “perito” em Bíblia tem seguidores. E assim se cumpre: “…cego guiando cegos.”

          Sr.Auto intitulado reverendo, vai ler a Bíblia. Cresça e apareça Sr.ilustre desconhecido !!!

      • onde ele foi mais inteligente? erscondendo os pedófilos da igreja, pagando milhões de dolares aamericanos que sofreram abusos, e só não aconteceu no Brasilpois a lei é feita para os criminosos

      • Érick, às vezes queremos ganhar o discursos usando palavras e palavras, mas eu creio na vinda do Senhor Jesus e os sinais de sua vinda esta aí, você mesmo percebe que tudo está mudado e melhor, tudo está em consonância com a bíblia. Érick, você como cristão, que tem alma e espírito e ainda é imagem de Deus, procura tu mesmo aproximar de Jesus, entra no teu quarto e chama por ELE e peça que Ele fale contigo e te ilumine com seu amor para que não seja mais um no meio da multidão perdida, sem Deus com destino ao castigo eterno onde haverá sofrimento eterno, onde não haverá paz, mas ranger de dentes sem trégua.

      • Mas o que o papa faz em termos de didática católica é infalível, em síntese, seus atos ecumênicos, então assim sendo ele tem a melhor das qualidade de Deus, o não cometer erros, daí se equiparar a Deus, consequentemente, um Deus no Poder.

        • Errado. O papa só infalível quando se pronuncia Ex catedra. E sua infalibilidade não é por causa dele, mas pelo cargo que ocupa.

          Não fale do que não conhece. Não fale daquilo do qual você não tem a mínima idéia.

          O papa é tão pecador que se confessa a outra sacerdote. Se fosse DEUS como você falsamente afirmou, já não precisaria de confissão.

          Aliás, quem não precisa de confissão é protestante. Mas o papa precisa e sempre o faz.

          Não confunda infalibilidade com impecabilidade. Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra sua igreja. Ele não disse que sua igreja não teria pecadores. Pelo contrário. Disse que os escândalos em sua igreja eram inevitáveis.

          Simão peca. Tanto que foi repreendido por Jesus. Pedro não comete erros, tanto é que Jesus lhe diz: “Confirma teus irmãos na fé.”

          Estude meu caro para atacar e odiar melhor o catolicismo.

      • O único livro a quem devemos ler para nos orientarmos sobre a verdadeira palavra de Deus é a Bíblia e não Catecismo Católico, pois o mesmo foi criado ppor Roma, pelo Papa ou padres. Na Bíblia está toda orientação sobre a nossa vida cristã, servindo somente ao Senhor Jesus, pois só a Ele devemos adorar e prestar culto.

        • E quem editou Maria Neuza, a Biblia …..Todo NT determinado em Roma no ano 382 por um concilio presidido por Damaso I papa.

          Me diga se antes do sec IV(me diga com provas escritas e documentadas),se havia algum cristão capaz de falar este slogan: SOLA BIBLIA.Ainda não havia plena certeza sobre o tamnho dela.

        • Resposta a Sra.Maria Neusa Franco

          Então me prove que a Bíblia é a palavra de DEUS.

          Vamos lá senhora perita em Bíblia.

          Jesus não desceu do céu para te entregar a Biblia. Isto é fato.
          Nem o anjo do altíssimo te disse para crer na Bíblia.
          Na igreja você não acredita.

          De onde você tirou que a Bíblia é a palavra de DEUS se não pelo fato de ter acreditado em homens ?

          De onde você tirou que a Bíblia que você tem em mãos é a Bíblia correta, se não pela informação do homem ?

          De onde você tem certeza de que todos os livros da Bíblia foram inspirados por DEUS se não pela informação do homem ?

          A Bíblia não se auto define como única fonte de revelação. Quem a definiu assim foi Lutero. Lutero homem que você acatou como alguém confiável, mesmo sabendo que o herege chamou a Jesus de adúltero e bêbado. Ou o teu pastor não deixa você ler as obras de Lutero ???

          A Bíblia não ensina os livros inspirados.

          E se a Bíblia dissesse sobre ela própria ser a palavra de DEUS, ainda assim você teria que lembrar o conselho de Jesus. Ele dá testemunho do pai e o pai dá testemunho do filho. Jesus ensina que o testemunho de si sobre si mesmo é inválido.

          Portanto, Sra.Doutora doutrinada por pastores, de onde a senhora concluiu que a Bíblia é palavra de DEUS se não pela palavra do homem ?

          De onde a Sra.tem certeza que os livros ali contidos são todos inspirados por DEUS ?

          De onde a Sra. tirou a certeza de que a Bíblia é a única regra de fé se nem a própria Bíblia ensina isto ? A Bíblia ensina que as as escrituras são úteis para instrução. Útil não é o mesmo que suficiente. Paulo ensina que as tradições de tudo que nos foi ensinado devem ser preservadas, escritas ou não.

          De onde a Sra.tirou a certeza de que a Bíblia é a única regra de fé se nem Jesus ou os apóstolos ensinaram tal aberração ?

          A Sra. creu no que o pastor disse. A Sra.nasceu em um país cristão e estava pré-disposta a aceitar a Bíblia como a palavra de DEUS. E não se deu conta. E o pastor aproveitou o fato de que por aqui quase todos nascem católicos e aprendem desde cedo que a Bíblia deve ser tida como a palavra de DEUS.

          A senhora não teve nenhuma revelação particular para concluir coisa alguma.

          Passa bem Sra.Perita, doutora, mestre e infalível protestante.

      • Meu caro, o Sr.auto proclamado reverendo hernandes não está preocupado em aprender sobre o catecismo da Igreja Católica, mas está tão e somente empenhado em fazer a crítica pela crítica.

        Mas compreende-se. A força da Igreja de Jesus Cristo é tão grande que até seus inimigos não conseguem viver longe dela. E assim o Sr.Hernandes ao estilo fariseu, vem com suas decorebas bíblicas e seus textos fora de contexto “ensinar” Bíblia para a Igreja que produziu a Bíblia e que já tem 2000 anos na terra.

        Pretencioso o auto aclamado pastor né ?

        Ora, os filhos de Lutero fazem as obras de Lutero.

        “Quem não crê como eu está destinado ao inferno. O meu juízo e o juízo de DEUS são a mesma coisa(Martinho Lutero).”

    • Sds

      O papa no meu prisma, teria que ser visto como sacerdote. Desde que assumisse o papel da retificação em seus dogmas, e seus ensinamentos fosse Cristocêntrico, sem cometer nenhum tipo de heresia. Com certeza, teríamos, uma segunda reforma protestante.

      Precisamos de reformas atualmente, tanto na igreja católica, como nas igrejas evangélicas.

  2. Na grande maioria das igrejas evangélicas do Brasil, Jesus não é cabeça.
    Basta ver os pastores, bispos e “apóstolos” passando por cima da palavre do nosso Senhor.
    O que tanto as igrejas evangélicas do Brasil condenava, que era a supremacia e a idolatria do Papa, hoje é praticado pelos “apóstolo”.
    Infelizmente, esqueceram que Jesus é a chave hermenêutica da bíblia.

  3. Bom meus amigos boa noite
    como catolico fiquei muito triste em ler tais respostas preconceituosas
    de alguns irmãos protestantes logo a cima
    quero dizer que jesus cristo foi é e sempre será nosso unico senhor cançamos de falar isso
    o papa é o nosso lider o representante de cristo na terra
    o sucessor de pedro queiram voces ou não.

  4. Tanta falação nos comentários que da medo!
    Há gente.: chega de pessoas donos da verdade, cada um que faz aniversario na igreja evangélica já saem por ai semeando a verdade absoluta.
    Tiago – 02
    1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
    2 Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido.
    3 e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés,
    4 não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos?
    —- Tenho medo de vocês Evangélicos, pensam que ter fé pura em cristo já resolveu tudo.
    Meu amigo que foi evangélico por seis anos, afirma, ou raça mesquinha essa que eu fazia parte.

    Eu pergunto – Qual o evangélico hoje fez sua parte?

    Calma, responda – levar dinheiro pra igreja não é fazer a parte.

    Ajudem ao próximo, tirem os irmãos da lama que certamente agradarão a Jesus. Morar na igreja não vai salvar vocês raça hipócrita.

    O papa é um homem santo, a igreja é qualquer um que fizer o que Jesus mandou. Independente de ter medalhas ou ate mesmo um santo pregado nas calças. Se amares ao próximo e tentar fazer sua parte, aconselhando os jovens, ajudando o desamparado herdarão o céu. Mesmo que não sobre tempo para ir a igreja, mesmo que não sobre dinheiro para dar o Dízimo.
    Deus não está nem um pouco preocupado se você pagou ou não. O que chega ate ele são seus atos de irmandade com o próximo.
    Quando você pratica a caridade, o beneficiado desprende energias puras a seu favor pelo alívio que a tua ajuda causou, e nesse instante os anjos sorri para você. Porque tu fizeste o que jesus gostaria de fazer. amém a todos.

      • Não, ele saiu porque gastou o dinheiro do dízimo com medicamentos e foi chamado atenção pelo pastor que usou pesadas palavras para classificar quem não pagou o dízimo naquele mês.
        o pastor fez tipo separar para um lado os que não pagaram.. Ou seja humilhação ao extremo sem necessidade..

        • Ou seja: Saiu ferido com alguém da igreja. Estou certo ou errado??? Qdo nos aprofundamos no evangelho, nada poderá nos afastar do amor de Cristo. Chamar os seus irmãos de mesquinhos, generalizando geral, é no mínimo desconsideração por aqueles q servem com integridade. Quer maior humilhação do q ser citado em um CONGRESSO só pq estava usando a camisa do Flamengo no ensaio dos jovens. Prazer, essa pessoa sou eu. Ñ julgue a todos por uma maça podre…

    • Vc quer me dizer que o papa e´ santo! com toda essa adoracao de imagens e esculturas, no diz contrario do que a minha e a sua biblia nos encina. Vc quer me dizer que o papa e´santo ! com toda essa podridao que exala da igreja catolica romana com padres e mais padres sendo acusados de pedofilia e de seren homossexuais e o papa nao diz e nao faz nada a respeito. Vc quer me dizer que ele e´santo ! com os seus fieis vivendo numa vida disinfreiada no pecado dizendo que tudo pode, fazendo boas acoes ta tranquilo e ta tubo bem. Minha joven eu nao te conheco e nao tenho nem um pouco de interece de te conhecer vc usar passem biblicas pra poder ferruar nos evangelicos, sim com muito orgulho, e entao porque nao usa a mesma biblia para citar as passagens a onde o SENHO JESUS, condena escrachadamente a adoracao e devocao aos seu santos de barros,gesso,pedra,madeira,concreto,ferro,vidro,isopo´ ect que ao mesmo tempo que estao ai na sua igreja estao la no centro de macumba e candoble´? Agora o seu amiguinho disviado nao da igreja mais da presenca de DEUS, estar conversando asneira sabe porque? eu morro em Governador Valadares,Minas Gerais e tem aqui um bairro chamado Altinopolis e nesse bairro tem uma igreja catolica romana “ate´bonita por sinal” que na porta do templo tem uma placa enorme falando e ensentivando as pessoas a devolveren o dizimo ou “pagar o dizimos” como vc´s dizen ne´, e ainda la´estar escrito que e´pecado se nao devolver. Agora eu acho que o tal pastor que levou ele a esse vechame vai pagar a DEUS por esse ato erronio, poes e´um mandamento biblico e de DEUS e nao do pastor. A pessoa devolve se quiser e se ela estiver de acordo com isso.No mais e´ isso ai , fica com DEUS e vai ler a biblia e colocar em pratica toda ela nao so aquilo que te apraz. A e tem mais la vc vai encontrar escrito que o homen “no geral homen e mulher” nao vai ser salvo pelas as obras para que ninguem se glorie blz, ou seja! ajudar e´ prirmodial mais nao traz com sigo a salvacao, poes ela vem da santidade e renuncias, mais isso e´uma ountra historia e vc nao cabe a esplicacao nesse momento.

      • Acho que o senhor não conhece a biblia só pega as partes que te interessa, sobre imagens favor leia .
        “Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubin na extremidade de uma parte, e outro querubin na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.” (Ex 25,18-19).
        deleite-se e leia a biblia mas leia mesmo não só as partes que os evangelicos usam.
        nossa olha só DEUS mandando fazer uma serpente de ouro, nossa DEUS esta louco ??!!
        “E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo.” (Nm 21,8-9)

        E o senhor esta tão por fora que a igreja catolica é a unica que a imprensa bate todos os dias pois é a unica que afirma para todo mundo ver que ela é contra o uso de camisinha e contra os atos homossexuais, não contra os gays pois ele é uma pessoa e DEUS ama a todos, mas a seus atos.
        Então favor informe-se entes de falar asneira.

    • CONCORDO com vc. Só que pregar o evangelho é transformação de vidas, curar e expusar demonios. A igrejja católica faz isso? Os carismáticos estão tentando copiar, mas ainda não tiram do trono maria.
      Deus não precisa de dinheiro nem de esmolas. O nosso reino não é aqui.Mas a obra de Deus precisa, e não aceita ajuda de governos, como a católica romana aceita.
      A bíblia diz que Jesus veio trazer a espada, pois a fé é para todos, mas nem todos aceitarão.
      A caridade é dom de Deus, mas continuar alimentando a pessoa com o material, e não pregar o evangelho da libertação e do arrependimento, não adianta nada. Deus leva em conta tudo que fazemos com amor.
      Julgar é fácil, fazer que é difícil.
      Assim como na evangélica, católica, espírita,budismo, islamismo, mórmons, pessoas serão salvas (cabe a pessoa aceitar a Jesus de todo o coração e seguir a Ele), como também não serão salvas.
      João 3.17 diz, aquele que aceita Jesus está salvo, mas aquele que não aceita já está condenado (verbo no presente). E muitas passagens da bíblia falam sobre a salvação.
      Vejo que vc não nasceu de novo, nem da água nem do espírito, por isso esse espírito de crítica carnal.
      Se conhecer a verdade a verdade te libertará.
      Eu te convido a conhecer JESUS VIVO, e não o crucificado, coitadinho e fraco.
      Deus te abencoe.

      • Maria está no Céu e intercede por nós (Apocalipse 12) A Igreja exorciza o demonio desde sempre, só que não é algo banalizado como em algumas igrejas protestantes, inclusive de uma passadinha uma Igreja Católica pra padre te exorcizar vc ta precisando amigo! segundo: (1 cor 1, 19-25) “Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” (loucura para os protestantes também) vcs amam a vitória, as conquistas, os status, e se esquecem que a ninguém chega a Glória a VITÓRIA sem antes passar pela dor e pela Cruz, a Cruz para alguns é sinal de “loucura” de “morte”, mas para nós Católicos é sinal da Salvação e do Amor infinito de Deus por nós!

    • Meu caro
      antes de você abri a boca pra falar analize suas palavras pois elas mesma se volta contra você em primeiro lugar Jesus fez, faz, e continua a fazer o que não somos capaz de fazer
      agora a Biblia é sim a unica fonte da verdade espiritual quanto a boa ação parabêns quanto o que é do Senhor você está muito enganado
      do Senhor é a nossa vida nossos bens e familia isso inclui Alma coração e bolso Deus não aceita meio termo como esta escrito no seu comentario pois assim eu entendo o que você esta falando agora quanto a “santidade” me desculpa mas os santos estão no céu
      e não na terra aceite Jesus Como unico e suficiente Salvador da sua vida sem parede e meia com imagens de outras pessoas que tiveram seu legado na historia por favor niguem subiu no madeiro so Cristo e tambêm está escrito que não existe outro alem dele reflita um pouco em tudo isso ore a Deus com coração aberto e disposto a conhecer a verdade não porque voce apredeu com a religião meu amigo religião não salva só Jesus.

    • Cristiano
      Com certeza concordo com você.
      Muitos hoje tem se preocupado com muitas letras,e deixando de lado o livro mais importante nestes últimos tempos que é o apocalipse em especial este capitulo 17.
      Vamos aguardar com um olho no gato outro no peixe.

      • sim edy leia em apocalipse 13, la esta ecrito que vai surgir uma besta do meio do mar , mar em apocalipse significa multidao, sera quem vai ser essa besta , e logo em seguida esta escrito que vai surgir outra segunda besta do meio da terra , sera quem vai ser. se os estudiosos estudar bem com atencao e com sabedoria dos ceus vai saber o que apocalipse 13 esta revelando para o póvo que quer esta fora do anticristo do fim dos tempos

      • onde está em na Bíblia em Apocalipse 17 o nome Papa? kkkkkkkkkkkkkkkkk baixou o protestante em mim agora!

        esperem o PRÓXIMO PAPA SEUS OTÁRIOS e vocês vão ver o quanto acreditam em falsas profecias e estão em rebanhos de lobos ferozes!

  5. Por que o “Gnotícias” erradamente, em seu texto, chama o atual chefe da igreja católica romana de sumo pontífice? o redator não sabe que o Sumo Pontífice é Cristo? Erro lamentável!

  6. Bom dia amados! Sou católico, porém não posso deixar de comentar que o Sr. Hernandes Dias Lopes está extremamente equivocado e colocando palavras na boca dos católicos, pois em momento algum a igreja prega que o papa é a pedra fundamental da igreja, pelo contrário aprendemos no caticismo da igreja católico, que Jesus é a pedra fundamental da igreja, então Sr. Hernandes, não faça jogo de palavras com a fé católica, isso que o Sr. está fazendo chama-se “lavagem cerebral” com pessoas leigas. Paz e bem a todos irmãos!

  7. É a decadencia do catolicismo Romano, o Papa simplesmente está lavando as mãos, e fugindo dos escandalos que envolve a Igreja Católica, que está simplesmente sendo corroida de dentro pra fora, por seus proprios lideres..O Papa deu fuga. Às vezes fugir de um problema insolúvel é a melhor solução…e o Papa deu fuga!!!

    • Meu caro, a Igreja Católica não está em decadência, no fim primeiro século poderíamos afirmar que estava perto do fim e, eis que Ela resurge, se reconstroi, se renova na sua missão apostólica. Sofremos com a traição de alguns de nossos religiosos.

      Permanecermos fiéis ao que a Igreja sempre ensinou, não nos afastando dela, mesmo quando sacerdotes abandonam a Fé, ou deixam os caminhos da santidade.

      É esta fidelidade que Deus nos pede: não seguir a heresia progressista, nem qualquer outra heresia. Ficar com o Papa sempre. Permanecer Romanos, mesmo que todos traíssem a Nosso Senhor. E, no meio de tanta infidelidade e de tanta traição, cantar, de todo o coração, o credo de sempre:

      Credo in Unam Sanctam, Catholicam et Apostolicam Ecclesiam.

      • Edy

        a minha resposta não foi direcionada a você. Sobre o assunto observado no seu comment digo que o mesmo já foi exaustivamente debatido nesse espaço.

        Caso queira rever basta resgatar os temas antigos

      • Com a renuncia do Papa, ao cargo desejado de todo cardeau, nos deixa, uma paergunta, o papa esqueceu da sua infabilidade ? o certo é que as barba do vizinho está ardendo, devemos colocar a nossa de molho. Jesus nosso único e suficiente Salvador está voltando. É hora de buscar, ler mais a bíblia e orar e testemunhar, estar preparado para os dias finais. um abraço a todos.

        • a Infabilidade do PAPA acontece quando ele pronuncia alguma Verdade de Fé, ou ensinamento da Igreja! o Papa é um homem, e como todo homem é pecador ele também é, e também se confessa! a diferença é que ele está buscando a santidade e pelo jeito você não, ele reza por toda humanidade, e voce está perdendo tempo criticando ele! tome conta do seu umbigo porque a salvação é individual e não coletiva!

          • Tiago, você está querendo que protestante compreenda a diferença entre impecabilidade e infalibilidade ?

            Tá de brincadeira ???

            Já viu o nível de pastores evangélicos deste país ?

            64% tem problemas com vícios sexuais.

            Mais de 50% nunca leram a Bíblia.

            Quase 100% não faz a menor idéia de quem seja Lutero, Calvino ou Wesley.

            Não perca teu tempo.

  8. A DIFERENÇA DE UM TEÓLOGO ESTRANGEIRO PARA UM TEÓLOGO BRASILEIRO, É COMO A DISTÂNCIA DA TERRA À LUA. ALIÁS,AQUI NÃO CONSIDERO QUE TEMOS TEÓLOGOS, E SIM MEROS CAPTADORES DE DÍZIMOS. VERDADEIROS EVANJEGUES.

    • Voce tambem confunde as igrejas neo-pentecostais com as evangélicas históricas. Visite uma Igreja Batista ou Presbiteriana do Brasil e veja se não temos teólogos de peso no Brasil. Quanto a esses pedinchadores de dízimos, tem meu repúdio tambem! só ensinam a mentira! qual formação teológica que têm?

      • Senhor Lucas respeito profundamente Ig Batista e alguns pastores da IG Presbiteriana.So que nã ote esqueças que parte dos membros desta ultima ate ja abençoam casorios gays.Isto é cristão…

        querem o mesmo pra ICAR e os papas e bons padres resistem

    • Voce tambem confunde as igrejas neo-pentecostais com as evangélicas históricas. Visite uma Igreja Presbiteriana do Brasil ou Batista e veja se não temos teólogos de peso no Brasil. Quanto a esses pedinchadores de dízimos, tem meu repúdio tambem! só ensinam a mentira! qual formação teológica que têm?

    • A diferença entre uma bichinha brasileira e uma estrangeira é nenhuma.
      É só olhar Jorge Vinicius e Anônimo flamboyant.
      Tudo queima rosca espalha doenças igual ratos,baratas,mosquitos como diz o Show.

  9. Não sabia disso! A igreja fundada por Jesus não tem nada a ver com a Igreja Católica Romana. A igreja fundada por Jesus foi a Igreja Primitiva que evangelizava de casa em casa, não adora ídolos, não venerava “santos”, não batizava crianças, fazia batismo por imersão como diz a Bíblia, recebia batismo com Espírito Santo, curava enfermos, expulsava demônios e não vendia indulgências. Essa igreja católica aí é a igreja de Constantino. Ela está a anos luz de distância da igreja fundada por Cristo. Por que Lutero fez o que fez? Qual a razão das 95 teses fixadas na porta do templo? Por que a Igreja Católica (segmento Canção Nova) procura se aproximar do estilo evangélico (músicas, orações, dízimos, menos mariolatria, etc?)

  10. Então vamos mais longe. ou podemos abrir os nossos olhos agora, alguém já disse: existe muita gente má. dizendo que está fazendo a Obra de Deus. tentando desviar e atrapalhar. desvirtuando a Verdade, Jesus mesmo disse: “que muitos estarão fazendo um deserviço para Deus”-. expulsando e matando os Seus profetas. como no tempo de Jerusalém. O diabo não está agindo nos bares. ou no meio do seu povo. ele está sim no meio das igrejas. infiltrado como falso líder. falsa ovelha; falso obreiro. O satanismo está presente no meio das igrejas, onde existe ambição, favor pessoal, divisões e contendas entre os membros. Sustituem Cristo “O Sumo Sacerdote- digno é o Cordeiro de Toda honra, Louvor e Adoração” para impor uma filosofia e politica religiosa. Deus é Fiel, Ele fará o que diz que Fará- E O Senhor Jesus . o Cristo.,o Filho de Deus Vivo, Está Voltando- Arrependam-se e aceitem o Senhor Jesus”

  11. Sou católica praticante, desde criança em minha catequese nunca aprendi que o Papa é a cabeça da Igreija e sim Jesus Cristo, aprendi que Jesus não é só a cabeça como o corpo da Igreija, esses pastorzinhos sai falando coisas que nunca viveu, convido qualquer pastor protestante a vir em minha casa para que eu possa apresentar os livros de catequese e tudo o que fiz na igreija até hoje. Acho melhor que se querem discutir algo que estudem sobre algo ou façam como varios pastores protestantes, estude Teologia nas escolas para Padre, esses pastores sim sabem buscar raizes para sua Fé.
    E tem mais, Jesus deixou a igreija fundamentada sobre a ação do seu Espirito Santo e Pedro esta representado em cada um de nós que abrimos a boca para falar do Evangelho de Jesus. Jesus nos deixou essa missão, nao só a Pedro mas a cada um de nós para sermos Igreja onde estivermos. O Papa é para nós uma referencia de Fé no mundo inteiro, pois é ELE que pecorre todo o mundo anunciando o Evangelho de Jesus. Assim como Pedro, os apostolos e Paulo.
    Essa é nossa missão. Por isso Pastores mal informados sugiro que peguem um livro de catequese nivel 1 e começe a estudar, lá ja nos fala que a igreija somos nós e que Jesus é o CORPO DA IGREJA.
    Tenho amigos protestantes, mas não ignorantes a esses deixo aqui meu respeito e dedicação.

  12. Os cismáticos deformam a promessa de Cristo feita a São Pedro. Eles a interpretam dizendo que a Pedra não era Pedro, mas sim sua fé. Um grande erro, Pedro é a Pedra, só que esta procede de Cristo. Pedro não é pedra por si só, mas em função de Cristo e de sua fé ortodoxa, a qual sempre está no Príncipe dos Apóstolos, a fim de que confirme seus irmãos.

    Falar que Cristo é Rocha, que Pedro é feito pedra em função da fé em Cristo não tira em nada o entendimento que Pedro é a pedra sobre a qual é edificada a Igreja, em função de Cristo e não de si mesmo. Alguns chegam ao extremo, utilizando teses protestantes para afirmar que o termo usado por Nosso Senhor para designar Simão não era o mesmo que Ele utilizou para chamar a Pedra.

    João Crisóstomo, considerado pelos cismáticos o maior Padre da Igreja, ajuda a definir nessa questão. Ele diz:

    Jesus disse [a Pedro] ‘Alimenta minhas ovelhas’. “Por que Jesus não leva em conta os demais Apóstolos e fala do rebanho somente a Pedro? “Porque ele foi escolhido entre os Apóstolos, ele foi a boca de seus discípulos, o líder do coro. Foi por essa razão que Paulo foi procurar a Pedro antes que os demais. E também o Senhor fez isso para demonstrar que ele devia ter confiança uma vez que a negação de Pedro havia sido perdoada. Jesus lhe confia o governo sobre seus irmãos… Se alguém perguntar “Por que então foi Santiago quem recebeu a Sé de Jerusalém?”, eu lhe responderia que Pedro foi constituído mestre não de uma Sé, mas do mundo todo” (Homilia 88 (87) in Joannem, I. Cf. Orígenes, “In epis. Ad Rom.”, 5, 10; Efrém da Síria “Humn. In B. Petr.”, en “Bibl.Orient. Assema.)

    Eles poderiam rebater citando por exemplo Cipriano de Cartago, que disse; “Este Trono de Pedro é mantido por todo episcopado, de modo que cada bispo é sucessor de Pedro” (mesmo religioso que escreveu; “A cátedra de Roma é a cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a unidade sacerdotal” (Cipriano, +258, Epístola 55,14), o que confirma o fato de que é a interpretação obtusa dos cismáticos que deforma o conteúdo patrístico), ora, aí eles entram num erro de interpretação. João Crisóstomo é claro, ele se refere especificamente a Pedro e a promessa feita por Cristo, frisando a relevância do Príncipe dos Apóstolos perante os outros irmãos. Tão ilustre Padre grego ainda salienta a supremacia de Pedro e a universalidade de seu primado, que mesmo não se localizando em Jerusalém, Sé Apostólica chamada de “Mãe de todas as Igrejas”, tem sua maestria fincada em todo o mundo.

  13. in response to Waldir Rabello:

    É a decadencia do catolicismo Romano, o Papa simplesmente está lavando as mãos, e fugindo dos escandalos que envolve a Igreja Católica, que está simplesmente sendo corroida de dentro pra fora, por seus proprios lideres..O Papa deu fuga. Às vezes fugir de um problema insolúvel é a melhor solução…e o Papa deu fuga!!!

    Meu caro, a Igreja Católica não está em decadência, no fim primeiro século poderíamos afirmar que estava perto do fim e, eis que Ela resurge, se reconstroi, se renova na sua missão apostólica. Sofremos com a traição de alguns de nossos religiosos.

    Permanecermos fiéis ao que a Igreja sempre ensinou, não nos afastando dela, mesmo quando sacerdotes abandonam a Fé, ou deixam os caminhos da santidade.

    É esta fidelidade que Deus nos pede: não seguir a heresia progressista, nem qualquer outra heresia. Ficar com o Papa sempre. Permanecer Romanos, mesmo que todos traíssem a Nosso Senhor. E, no meio de tanta infidelidade e de tanta traição, cantar, de todo o coração, o credo de sempre:

    Credo in Unam Sanctam, Catholicam et Apostolicam Ecclesiam.
    in response to Waldir Rabello:

    É a decadencia do catolicismo Romano, o Papa simplesmente está lavando as mãos, e fugindo dos escandalos que envolve a Igreja Católica, que está simplesmente sendo corroida de dentro pra fora, por seus proprios lideres..O Papa deu fuga. Às vezes fugir de um problema insolúvel é a melhor solução…e o Papa deu fuga!!!

    Meu caro, a Igreja Católica não está em decadência, no fim primeiro século poderíamos afirmar que estava perto do fim e, eis que Ela resurge, se reconstroi, se renova na sua missão apostólica. Sofremos com a traição de alguns de nossos religiosos.

    Permanecermos fiéis ao que a Igreja sempre ensinou, não nos afastando dela, mesmo quando sacerdotes abandonam a Fé, ou deixam os caminhos da santidade.

    É esta fidelidade que Deus nos pede: não seguir a heresia progressista, nem qualquer outra heresia. Ficar com o Papa sempre. Permanecer Romanos, mesmo que todos traíssem a Nosso Senhor. E, no meio de tanta infidelidade e de tanta traição, cantar, de todo o coração, o credo de sempre:

    Credo in Unam Sanctam, Catholicam et Apostolicam Ecclesiam.

    Meu caro, pelo menos aqui no Brasil, a igreja católitca só reagiu um pouco depois do segmento carismático (Canção Nova), ou seja, depois de copiar o modelo evangélico (música, orações, menos odolatria, etc). Agora, falar que a igreja não segue heresias, pelo amor de Deus. A igreja católica é a mãe das heresias (vendas de lote no céu, de pelo de jumento, de lasca da cruz, de pano ensanguentado, cobrança pelo perdão), batismo de criança, prática de indulgências a valer. A igreja Católica saiu dos caminhos do Senhor faz muito tempo, aliás, nem sei se já esteve, porque essa igreja católica que temos ai, com todo respeito, mas é a igreja de Constantino. O papa, cansado de ver tanto padre praticanto pedofilia e homossexualismo, cascou fora. Só falta agora, pra completar a renúncia e agradar a Deus, largar a batina e abraçar o ministério pastoral .

  14. Meu caro, pelo menos aqui no Brasil, a igreja católitca só reagiu um pouco depois do segmento do movimento carismático (Canção Nova), ou seja, depois de copiar o modelo evangélico (música, orações, menos odolatria, etc). Agora, falar que a igreja não segue heresias, pelo amor de Deus. A igreja católica é a mãe das heresias (vendas de lote no céu, pêlo de jumento, lasca de cruz, pano ensanguentado, cobrança pelo perdão, batismo de criança, prática de indulgências a valer). A igreja Católica saiu dos caminhos do Senhor faz muito tempo, aliás, nem sei se já esteve, porque essa igreja católica que temos ai, com todo respeito, mas é a igreja de Constantino. O papa, cansado de ver tanto padre praticanto pedofilia e homossexualismo, cascou fora. Só falta agora, pra completar a renúncia e agradar a Deus, largar a batina e abraçar o ministério pastoral .

  15. Chegando a cesareia o Sr JEUS perguntou aos seu discipulos? O que os homens dizenm de mim. eos discipulos responderam: ums dizem que tu es Elias outros jeremias e outros um profeta,voltando-se para po discipulo Pedro Ele perguntou e tu o que dizes de mim, Pedro respondeu : tu és o cristo filho do DEUS vivo e JESUS lhes respondeu “tU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EU EDIFICAREI A MINHA IGREJA”. jesus NÃO Disse eu sou Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja.Ele falou tu, pois não vamos interpretar a bliblia a nossa vontade vamos ler mais e procurar entender o que realmente estar escrito.

  16. Rapaz, pra esse argumento todo. Bastas provar com um texto bíblico que Pedro foi o primeiro papa. Basta provar no decorrer dos anos que a Igreja Católica que ai está é a mesma igreja primitiva de Pedro e demais apóstolos. Basta mostrar a missão da igreja (Mc 16) e os milagres operados pelo próprio Pedro. Será que a igreja católica de hoje faz a mesma coisa? Não teria ela se afundado nas heresias? Não precisa e nem vale tá argumentando se Pedro foi papa, se foi o fundador da igreja, se foi pedra, pau, isso não vem ao caso, aliás, uma igreja edificado sobre o homem jamais estaria de pé. E tem outra coisa, se Pedro tivesse aqui ele se envergonharia com essa conversa de que ele foi o primeiro papa fundador da igreja católica.

  17. Católicos permaneceram na fé cristã? Isso é uma piada! O cristianismo passou longe da igreja católica. Ela mergulhou de corpo e alma no comércio de indulgências pra construir a Basílica de São Pedro no Vaticano. Só ouro meu irmão! Abra o olho e a Bíblia! Veja a que distância está a fé católica da fé cristã.

    • Prezado Benedito Dias,

      se não me engano a fé é pessoal e, que cada um se responsabilizará por seus atos perante Nosso Rei Jesus Cristo no dia do juízo. Então meu caro, porque você já está condenando as pessoas?? Quem lhe deu este poder??? Também se não me engano, na bíblia católica como a de vocês está escrito: “não julgueis, pois e a medida que julgares, serás julgado”. Isso foi dito pelo Nosso Salvador, ou você não conhece esta passagem. Se a igreja católica não fosse abençoada por Jesus, ela já teria desaparecido a muito tempo. Não descordo com a decisão de Martinho Lutero, porém, se ele estava tão acerto assim, porque que ou0tros 200 mil também não concordaram com ele e abriram suas religiões. O mais engraçados é que vocês ficam preocupados com a Igreja Católica e, debaixo dos bastidores, vocês estão em crise, tentando tomar velhas de outras religiões, ou seja, o que lhes importam são números, porém, JESUS CRISTO quer pessoas santas e amadas. Fique tranquilo, os católicos não comem em sua casa e, nem você nas nossas. De sua contribuição positiva e não jogue o seu rancor e seu ódio. Como disse acima, se esta igreja não fosse de JESUS, ela já teria desaparecido. Fique com a PAZ de CRISTO.

  18. Jesus Cristo instituiu a Sua Igreja sobre o fundamento dos Apóstolos (Ef. 2, 20) escolhendo doze à maneira de colégio ou grupo estável (Lc. 6, 13) com poderes especiais (Mt. 18, 18). A um em particular, Simão Pedro, constitui a Rocha da Sua Igreja, prometendo-lhe as “chaves do Reino” e amplos poderes (Mt. 16, 18-19) e a ele, após a Ressurreição, confere o Primado sobre todo o rebanho da Igreja (Jo, 21, 15-17).
    “Tu es petrus et super hanc petram aedificabo ecclesiam meam”. Viva o Papa!!!

  19. Muitos dizem ter Deus em sua vida ou seu coração, de fato Deus nunca se faz ausente, o homem em si por seu apego ao materialismo acaba se afastando de Deus, mas o verdadeiro cristão é aquele que ama indistintamente o outro, sem preconceito e sem distinção. Até porque na época do cristo não existia Calólicos, Protestantes e etc. A renúncia do papa é sem dúvida preocupante, pois independente de gostarmos ou não ele representa e inspira multidões. Que Deus abençoe a esse homem que será escolhido, que possa estimular a dignidade humana e o amor ensinado pelo cristo, afinal igreja nenhuma salva, mas o cristianismo em nós fará diferença.

  20. Meu queridos, alguns de vcs dizem que igreja não interfere na salvação, tenha muito cuidado com o que dizem, pois, tem milhares de pessoas seguindo igreja com doutrinas erradas bem como tem milhares não querendo seguir nada achando que vão ser salvas desse jeito. Leiam as escrituras, porque há nela a palavra de Deus. Caso contrário, sinto muito em lhe dizer, o inferno é uma realidade Bíblica, eu acredito..

  21. Resposta ao comentário do Pr. Hernandes Dias Lopes.

    A Bíblia diz que Cristo é o cabeça da igreja (Ef 5.23).
    (Não sei onde você ouviu falar que o Papa é o cabeça da Igreja, não ouvi nenhuma vez ele se proclamar como tal.)
    A Bíblia diz que Cristo é a pedra sobre a qual a igreja está edificada (At 4.11; 1Co 3.11; 10.4).
    (A Bíblia diz também que a Igreja foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas e estes testificam que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina. Ou seja, a Igreja de Cristo é fundamentada também em apóstolos e profetas.)Ef. 2:20
    A Bíblia diz que Cristo é o sumo pontífice ou seja o supremo e único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5).
    (1Tm 2:5 não diz que Cristo é o sumo pontífice, diz que ele é o único mediador entre Deus e os homens. Ele será nosso advogado lá no julgamento (1 João 2:1))
    A Bíblia diz que o Espírito Santo é o substituto de Cristo na terra (Jo 14.16).
    (João 14:16 não diz que o ES é o substituto de Cristo na terra, o ES tem uma função diferente de Cristo. A função do ES é testificar da Verdade, o ES não vai expiar por nossos pecados nem ser nosso mediador junto ao Pai.)
    É melhor ficar com a Bíblia, porque Jesus disse que a Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17)
    (A palavra de Deus é a verdade o que não é verdade são as interpretações erradas que fazem das escrituras)
    e as Escrituras não podem falhar (Jo 10.35).
    A Palavra de Deus não falha, mas as traduções dos homens falham.

  22. Cabeça da igreja! Deve ser mesmo cabeça da igreja católica. Graças a Deus que a cabeça da igreja evangélica é Cristo. Nós somos o corpo conforme a Bíblia. Se algum homem nesta terra é cabeça de alguma igreja, essa igreja não é a igreja de Cristo, porque a igreja de Cristo não~é deformada pra ter duas cabeças.

  23. Não se enganem,as escrituras se cumprem,é por conta da apostasia q a igreja católica diminui e as protestantes crescem,o a bíblia diz q o q vai aumentar nos últimos dias é o erro e não o acerto…

  24. Olha, com todo respeito, mas citar aqui qualquer livro, catecismo ou qualquer obra do catolicismo para confrontar o que nós “protestantes” afirmamos é ridículo, é trazer uma coisa nula, sem aceitação para querer provar algo que foi dito. Só nos interessa aquilo que está escrito na Bíblia, o resta é especulação, doutrina de homens.

    • Primeiro que a propria Biblia como vc conhece foi editada pela IG Catolica.Se vc conhecesse um minimo de formação do Canon Biblico sobretudo do NT saberia que foram mais de 200 anos pra chegar a um consenso minimo.Se não fosse pela grande insistencia do Ocidente Cristão(sobretudo dos bispos de Roma) vc não teria livros como Apocalipse e a Epistola de Paulo aos Hebreus estes ultimos so entraram totalmente no canon oriental no sec V. E quase todo exegeta biblico concorda que a epistola aos hebreus não foi escrita por Paulo e sim por um admirador.

      Dai que ao citar a biblia vc esta falando de uma obra parcialmente catolica e poderia pensar bem quem é que esta bancando o ridiculo(MEDITE SOBRE ISTO NA FRENTE DO ESPELHO).
      Quanto aos textos citados pelo Mauro são apenas uma prova da falacia constante no discurso de 90 por cento dos evangelicos;”a Ig Catolica foi criada por Constantino I em 312 DC com mil heresias pagãs…..e bla bla bla”

      Origenes viveu no sec II aprox 185 DC e Cipriano foi martir em aprox 258,assim sendo são anteriores ao nascimento e governo de Constantino.Eles são parte da prova de que este discurso de vcs que citei acima é so outra falacia criada no sec XVI e que vc e outros usam até os dias de hoje,

      • Fico imaginando todo esse empenho da Igreja Católica em editar a Bíblia e privá-la de ser lida pelo povo. Aliás, Lutero, quando discordou da Igreja Católica e fez a reforma, teve que ser protegido pelos burguêses, senão teria sido assassinado pela Igreja. No castelo onde se escondeu, recebeu todo apoio para traduzir a Bíblia e colocá-la a disposição do mundo, porque a Igreja Católica não queria que as pessosas examinassem a Bíblia. Por que será? Tá aí, você que me parece um católico praticante poderia me ajudar e esclarecer esse “cuidado” da Igreja em relação ao livro sagrado.
        Sobre as heresias, nunca, nenhum evangélica discutiu aqui que as heresias foram criadas pela igreja católica, e sim que a Igreja Católica foi criada pelo Constantino. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Apenas, que a Igreja Católica que ai está, ao ser criada, aderiu às idéias heréticas de filósofos, doutrores e muitos mestres da época. Port exemplo essa questão de batismo de crianças e adoração a mãe de Jesus. Ora, se o batismo é símbolo de arrependimento, para que batizar crianças inocentes (não pecadoras). Arrependimento de que? Ora, se a Bíblia diz: “Só ao teu Deus adorará e só a Ele darás culto, a adoração a Maria não seria um erro? Meu irmão, pense nisso?
        Meu irmão pensar na Bíblia como obra católica, pelo amor de Deus! Coitado de Moisés, profetas maiores e menores, Davi, demais salmistas, os apóstolos e outros que registraram a história e as revelações de Deus para o homem.
        Meu irmão, deixa eu lhe falar uma coisa: Deus não tem lá no céu um acervo com nomes de denominações religiosas. Ele fundou uma igreja apostólica aqui na terra e, essa igreja, não é a católica, aliás, Deus está esperando uma atitude da Igreja de Roma em se arrepender e utilizar o poder que tem para pregar o evangelho de Cristo. (Estou falando de líderes: padres, bispos e Papa). Eles nunca pregaram a mensagem do evangelho transformador de Jesus Cristo.

        • Lutero protegido po burgueses….ha ha ha <Não sabia que o nobre leitor Mauricio da Saxonia tinha renunciado ao titulo de nobreza pra virar burgues.Ele foi protegido pelos nobres que viraram os chefes da ig Luterana(que hoje aceita casamentos homo,uma das muitas que é igreja de homens).

          Com que autoridade Lutero retirpu 7 livros que eram usados pelos apsotolos e seus sucessores como Lino I(bispo de Roma em 90 DC).Desde quando um ex padre tem maior autoridade que um concilio presidido por um papa em 382.

          O gyn me contesta com argumentos historicos.Se vc conhecesse formação do canon biblico jamais me questionaria sobre isto.Antes dos concs de roma e Hipona não tinhams definição oficial cristã de lista de livros sagrados.

          Mesmo os judeus so fizeram uma lista em 90 Dc em jamnia.

      • Leandro,

        No cânon oriental? Acaso esta se referindo aos judeus? Meu caro, os judeus não dão à minima para o novo testamento.

        Vamos parar com divagações que não chegam a lugar algum, Os livros do novo testamento foram escritos bem antes mesmo da igreja católica ser criada, e foram escritos por cristãos.

        Ocorre, que os cristãos não poderiam capitular a história de Cristo e demais outros cristãos em face de viverem nas catacumbas, na informalidade, portanto não foi por que não quis, sim em face das circunstâncias.

        Sucede que um grupo de bons cristãos se uniram ao bom Constantino, que se viu obrigado a capitular ao cristianismo em vista de que o mundo daquela época, na jurisdição do império romano houvera se convertendo quase por completo, Com a conversão, começou-se o trabalho de juntada e escolha dos livros, fato esse que seria feito por qualquer seguimento cristão que estivesse próximo do poder ou que tivesse condições financeiras para tanto. Outra coisa, os cristãos que se juntaram a Constantino eram bons, coisa que ninguém aqui se discute não, ruins, maus e perversos com os demais grupos dec cristãos foram os seus bisnetos, pois passaram a ser usados pelo Império Romano para destruir de vez os concorrentes, coisa que os discípulos fizeram quando encontraram terceiras pessoas pregando.

        Meu caro, somete com Lutero a bíblia se popularizou, a coisa era tão feia que muitos dos seus líderes religiosos não sabiam um á da bíblia, isso ainda no século 15.

        Ninguém aqui está trucidando os bons católicos do início, sim os excluidores do depois, os excluidores de hoje ainda. Os que querem os céus somente pra si, a barca da salvação, a salvação somente pela católica, as seitas evangélicas seguidores de um padre de vocês, esses devem ir para o inferno. Vamos deixar de olhar os outros de cima para baixo, a santa inquisição começada em 1200 com São Dominique já acabou, aliás até pegou gente do próprio clero católico, isso depois de matar os primeiros a se insurgirem contra o grupo de católicos excluidor, os cátaros, que depois fugiram com Lutero.

        • Refiro-me aos cristãos do oriente,exceto Egito,Estude e vera que eles so aceitaram livros como Apocalipse e Carta aos Hebreus no sec V.
          Os cataros que pregavam o suicidio coletivo,o sexo anal pra evitar prole e que o Deus do AT era na verdade sataniel um Deus materialista eram cristãos Levi….
          Esta é boa,eles ja estavam mortos no tempo de Lutero e o mesmo nunca aceitaria gente assim em seu partido.Ah fale tambem da Inquisiçao protestante que existia em igrejas como a luterana e tambem entre imigrantes puritanos dos EUA.

          S domingos converteu muitos cataros pela paciência e bom comportamento.Durante quase 100 anos a ICAR tentou muda-los po modos pacificos.Quando eles mataram o delegado do papa e apedrejaramo bispo de Carcassone ai a igreja usou da força.

  25. Érick, às vezes queremos ganhar o discursos usando palavras e palavras, mas eu creio na vinda do Senhor Jesus e os sinais de sua vinda esta aí, você mesmo percebe que tudo está mudado e melhor, tudo está em consonância com a bíblia. Érick, você como cristão, que tem alma e espírito e ainda é imagem de Deus, procura tu mesmo aproximar de Jesus, entra no teu quarto e chama por ELE e peça que Ele fale contigo e te ilumine com seu amor para que não seja mais um no meio da multidão perdida, sem Deus com destino ao castigo eterno onde haverá sofrimento eterno, onde não haverá paz, mas ranger de dentes sem trégua.

  26. SE PEDRO FOI “PAPA” FOI UM PAPA MUITO DIFERENTE DESSES ATUAIS!NAO ERA RICO,ERA CASADO,NAO ACEITOU ADORAÇAO DE CORNELIO!NAO HA PROVAS BIBLICAS CABAIS DE PEDRO REALMENTE TENHA SIDO BISPO DE ROMA,PAULO ESCREVE A CARTA AOS ROMANOS NA MESMA EPOCA QUE O CATOLICISMO AFIRMA QUE PEDRO ERA BISPO DE ROMA E NA REFERIDA CARTA A SAUDAÇOES A DIVERSOS CRISTAOS DA IGREJA DE ROMA,MAIS O TAL “PAPA”SE QUER E MENCIONADO!ESTRANHO NAO E?SE PEDRO REALMENTE FOI O BISPO DE ROMA,NA CARTA AOS ROMANOS DEVERIA ESTAR SENDO MENCIONADO!?EM ATOS CAPITULO 8,A BIBLIA MOSTRA OS APOSTOLOS DA IGREJA DE JERUSALEM ENVIANDO PARA UM TRABALHO MISSIONARIO EM SAMARIA A PEDRO E JOAO,ESTRANHO NE!?SE PEDRO FOI O “PAPA” OS APOSTOLOS NAO O ESTARIAM LHE ENVIANDO,PORQUE PEDRO TENDO PRIMAZIA,NAO IRIA SER ENVIADO,MAIS IRIA ENVIAR,COMISSIONAR,EM GALATAS CAP 2,PAULO MOSTRA QUE O TAL “PAPA” NAO ERA “INFALIVEL”PORQUE S PAULO LHE REPREENDE EM FACE E LHE RESISTE!O VERDADEIRO VIGARIO DO FILHO DE DEUS NA TERRA E O ESPIRITO SANTO,PORTANTO A EXPRESSAO VICARIS FILIS DEI DA MITRA PAPAL E O NOME DE BLASFEMIA QUE TRAZ SOBRE A CABEÇA!

  27. Não ouvir, mas me disseram que o Benny Hinn, que esteve no Brasil agora pelo Carnaval pregando em algumas igrejas, lembrou que um padre europeu profetizou há muito tempo que o penultimo Papa teria o nome de Benedito (Bento) e o último Papa teria o nome de Pedro. Não sei, mas a igreja Católica na tentativa que querer reafirmar que Pedro foi o primeiro Papa, não custa nada eleger um Papa com o nome de Pedro e esse ´poderá ser o último. O certo é que Jesus está voltando. Quer seja católico, espírita, evangélico, todos precisam estar preparados para se encontrar com o Senhor.

    • Pela tradição catolica nenhum Papa pode se auto entitular Pedro…..sabe se la por que…. Mas ñ foi um padre e sim um bispo irlandes… São Malaquias… mas ha controversias.. alguns dizem que essa profecia foi forjada para pressionar um Papa da epoca a renunciar…..algo assim…… qualquer coisa da-lhe google…rsrs

  28. parabens Sonildo, no meio de tantas babaquisse sempre tem alguem de bom senso .A fé somente Cristo até o diabo tem juntamente com estes protestantes babacas,só mandam as pessoas lerem a Biblia . Quando se sabe que segundo as estatisticas encomendadas por eles mesmos,mais de 50% dos pastores não a leem.É por isso que cresce o numero de seitas protestantes,porem entre eles mesmos.

  29. in response to Aragão:
    Olha, com todo respeito, mas citar aqui qualquer livro, catecismo ou qualquer obra do catolicismo para confrontar o que nós “protestantes” afirmamos é ridículo, é trazer uma coisa nula, sem aceitação para querer provar algo que foi dito. Só nos interessa aquilo que está escrito na Bíblia, o resta é especulação, doutrina de homens.
    Fico imaginando todo esse empenho da Igreja Católica em editar a Bíblia e privá-la de ser lida pelo povo. Aliás, Lutero, quando discordou da Igreja Católica e fez a reforma, teve que ser protegido pelos burguêses, senão teria sido assassinado pela Igreja. No castelo onde se escondeu, recebeu todo apoio para traduzir a Bíblia e colocá-la a disposição do mundo, porque a Igreja Católica não queria que as pessosas examinassem a Bíblia. Por que será? Tá aí, você que me parece um católico praticante poderia me ajudar e esclarecer esse “cuidado” da Igreja em relação ao livro sagrado.
    Sobre as heresias, nunca, nenhum evangélica discutiu aqui que as heresias foram criadas pela igreja católica, e sim que a Igreja Católica foi criada pelo Constantino. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Apenas, que a Igreja Católica que ai está, ao ser criada, aderiu às idéias heréticas de filósofos, doutrores e muitos mestres da época. Port exemplo essa questão de batismo de crianças e adoração a mãe de Jesus. Ora, se o batismo é símbolo de arrependimento, para que batizar crianças inocentes (não pecadoras). Arrependimento de que? Ora, se a Bíblia diz: “Só ao teu Deus adorará e só a Ele darás culto, a adoração a Maria não seria um erro? Meu irmão, pense nisso?
    Meu irmão pensar na Bíblia como obra católica, pelo amor de Deus! Coitado de Moisés, profetas maiores e menores, Davi, demais salmistas, os apóstolos e outros que registraram a história e as revelações de Deus para o homem.
    Meu irmão, deixa eu lhe falar uma coisa: Deus não tem lá no céu um acervo com nomes de denominações religiosas. Ele fundou uma igreja apostólica aqui na terra e, essa igreja, não é a católica, aliás, Deus está esperando uma atitude da Igreja de Roma em se arrepender e utilizar o poder que tem para pregar o evangelho de Cristo. (Estou falando de líderes: padres, bispos e Papa). Eles nunca pregaram a mensagem do evangelho transformador de Jesus Cristo.

  30. Fico imaginando todo esse empenho da Igreja Católica em editar a Bíblia e privá-la de ser lida pelo povo. Aliás, Lutero, quando discordou da Igreja Católica e fez a reforma, teve que ser protegido pelos burguêses, senão teria sido assassinado pela Igreja. No castelo onde se escondeu, recebeu todo apoio para traduzir a Bíblia e colocá-la a disposição do mundo, porque a Igreja Católica não queria que as pessosas examinassem a Bíblia. Por que será? Tá aí, você que me parece um católico praticante poderia me ajudar e esclarecer esse “cuidado” da Igreja em relação ao livro sagrado.
    Sobre as heresias, nunca, nenhum evangélica discutiu aqui que as heresias foram criadas pela igreja católica, e sim que a Igreja Católica foi criada pelo Constantino. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Apenas, que a Igreja Católica que ai está, ao ser criada, aderiu às idéias heréticas de filósofos, doutrores e muitos mestres da época. Port exemplo essa questão de batismo de crianças e adoração a mãe de Jesus. Ora, se o batismo é símbolo de arrependimento, para que batizar crianças inocentes (não pecadoras). Arrependimento de que? Ora, se a Bíblia diz: “Só ao teu Deus adorará e só a Ele darás culto, a adoração a Maria não seria um erro? Meu irmão, pense nisso?
    Meu irmão pensar na Bíblia como obra católica, pelo amor de Deus! Coitado de Moisés, profetas maiores e menores, Davi, demais salmistas, os apóstolos e outros que registraram a história e as revelações de Deus para o homem.
    Meu irmão, deixa eu lhe falar uma coisa: Deus não tem lá no céu um acervo com nomes de denominações religiosas. Ele fundou uma igreja apostólica aqui na terra e, essa igreja, não é a católica, aliás, Deus está esperando uma atitude da Igreja de Roma em se arrepender e utilizar o poder que tem para pregar o evangelho de Cristo. (Estou falando de líderes: padres, bispos e Papa). Eles nunca pregaram a mensagem do evangelho transformador de Jesus Cristo.

    • A Igreja não privou a Bíblia, faça um pequeno esforço mental e volte aos séculos de difíceis que a Igreja sobreviveu, primeiro com a queda do império romano do ocidente onde o mundo era de chamas, depois a ausência de escolas, a Igreja no século IV junto com os monges beneditinos espalharam por toda Europa escolas para evangelizar e educar o povo, e mais tarde no ano de 1100 a Igreja fundou o sistema universitário, sendo introduzido cursos de filosofia, medicina e até teologia, agora quero que voce deduza uma coisa, nos séculos anteriores a Lutero não existia a IMPRESSA, essas letrinhas lindas que temos nos livros, esse volume maravilhoso de páginas, linhas nada disso existia, só passou a existir no século XVI na mesmo período da reforma protestante, a Igreja teve um duro trabalho de compilar as Bíblias, onde os monges faziam as Bíblias letra por letra, e não tinha um volume pequeno, eram livros enormes que nem todos podiam ter em casa (como nós hoje) porque eram poucas as Bíblias, e as que tinham as pessoas que na extrema maioria eram pobres analfabetos não podiam te-la, a Igreja sobreviveu todo esse período, mas nunca se negou a educar e civilizar as pessoas! Quanto ao Batismo de crianças, o salmo 51,5 diz: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” toda criança não peca por consciência, mas todos nós já nascemos pecadores, e por isso desde o início do Cristianismo se batizam as crianças também, porque quando somos batizados, entramos na família de Deus, recebemos o selo do Espírito Santo e nos tornamos herdeiros dos Céus. A Igreja sempre ensinou e ensina o primeiro mandamento da Lei de Deus “Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás”, todo Católico sabe bem disso, o Católico que não segue o primeiro mandamento, não é Católico, muito menos Cristão, quanto a Maria, nós Católicos temos uma família no Céu, Deus é o Nosso Eterno e Todo Poderoso Pai, mas Ele ao descer a terra se fez homem, e como todo homem Ele quis ter uma Mãe, a Bendita entre todas as mulheres da Terra (Lucas 1,28) Ela é a Mãe de Deus, o Deus todo Poderoso que veio ao nosso encontro através da Mulher bendita, ninguém entende mais de Jesus se não a própria Mãe dele, nós cremos que ela pode interceder por nós a Jesus como ela intercedeu pelo casal nas bodas de Caná (Joao 2, 1-11), Jesus é o único intercessor, Sim! mas lembremo-nos que Jesus é um corpo inteiro sendo Ele o Cabeça e sua Igreja o seu Corpo. Sendo assim Jesus o único Mediador ao Pai, nós o seu corpo somos intercessores também, pois fazemos parte desse corpo, por isso o Apóstolo São Paulo vai pedir tantas vezes orações e intercessões aos seus irmãos. E não é a morte que nos separará do Amor de Cristo, nada nos separará do Senhor (Romanos 8:38-39) , por isso o Nosso Deus prepara uma morada Celestial aos seus santos homens e mulheres que fielmente seguiram o Evangelho dele aqui na terra (Apocalipse 8, 3-5). Como a Mãe de Jesus a Mulher mais santa e Fiel ao nosso Deus não está na morada Eterna de seu Único Filho? Como ela não pode interceder, se o seu pastor pode interceder por você? De Jesus ela entende mais que todo mundo! Ela está nos Céus, Jesus não é um Filho ingrato, Ela foi coroada Rainha dos anjos e dos os discípulos que guardam a Fé e o testemunho de Cristo (Apocalipse 12), precisamos discernir. Me desculpe um último questionamento teu, mas afirmar que a Igreja foi fundada por Constatino é muita desonestidade intelectual com você mesma, bem sabemos que Constatino era pagão e aos poucos se converteu ao Cristianismo onde cooperou com os Cristãos romanos e o Papa que até então era perseguido pelos imperadores juntamente com todos os cristãos, sabemos também que ele só se converteu em leito de morte, mas oras, que raio de fundador é esse que só se batiza antes de morrer? Jesus é o fundador da ÚNICA E VERDADEIRA IGREJA (Mt 16, 17-19)!

  31. Nao estou aqui para julgar, mas nada do que falem contra o Catolicismo vai mudar em que Acredito e no que Amo….Amo minha Igreja Catolica Apostolica Romana…paremos de criticar o Irmão….vamos nos preocupar em salvar almas para Deus porque essa e a Missão de todo cristão…ser Cristão e ser outro Cristo, e sera que Cristo esta feliz com essas criticas…brigas…desrespeitos pela religião, pelo nosso Papa, assim como vcs Irmaozinhos Evangelicos não gostariam que falassem mal do seu Pastor….sei que tem muita gente fazendo festa com a renuncia do nosso Santo Papa, isso e triste…Cristo nos ensina a respeitar…amar o proximo…sermos humildes…compreensivos…pelo menos e isso o que eu aprendo na minha Igreja…respeito as religiões, mas gosto que respeitem a minha, pq foi Nela na Igreja Catolica que fui Batizada…chamada por Deus para Servir e ser o que sou hoje …graças tbm a minha familia que me conduziu com a Força do Espirito Santo….eu fico triste com tanta gente atacando a Igreja Catolica…tempo e precioso…se as igrejas que atacam o catolicismo se preocupassem na evangelização muitas almas seriam salvas…Paremos…Chega …ja existe muita guerra,vamos unir nossas forças em Deus pra lutar contra o mal…Eu conto com cada um de Vocês! Paremos de Julgar o Irmão…paremos de julgar a Igreja…pq Julgamento pertence ao nosso Senhor Jesus Cristo…e pra finalizar: a minha Igreja Catolica Apostolica Romana não esta sozinha sem Pastor…JESUS VAI A FRENTE DELA! PAZ E BEM!

  32. Leandro, se você quiser eu dou os parabéns para a icar por ter juntado as cartas de Paulo, os Evangelhos, os Hebreus e outros e assim formado o Novo Testamento, isso foi muito bom, somos gratos aqueles irmãos que viviam o primeiro amor, as coisas concernentes ao reino de Deus. Até denominar-se icar ia tudo bem, o problema foi ter-se casado com o Estado romano e de lá para cá é um desastre, ou seja, adulterou muita coisa e induziu o povo de Deus a idolatrar “santos” e hoje é essa babilônia, a noiva passou a ter outros “amantes”, ou seja, dá um beijo no Noivo e outro nos “amantes”. Por outro lado Jesus nos manda adora e cultuar somente a Deus. Ai você me diz que não adoram santos. Tudo bem, faz de conta que eu acredito, isso posso até aceitar mas, vocês cultuam santos quando pedem algo a eles, cantam louvores e rezam. Quem é o Pedro do Vaticano? É um chefe de Estado, absoluto, que vive dentro de um sistema onde visa poder e dinheiro. Vive num total luxo, come as melhores iguarias… Ele está rodeado de serviçais, motoristas, médicos, enfermeiros, camareiras, garçons e cardeais a seu total dispor e, enquanto isso, o Pedro Barjonas, o da Bíblia, aquele que foi chamado por Jesus Cristo, era um pescador, CASADO, humilde e simples. Já o Pedro do Vaticano não é casado, é culto, viaja de avião, anda cheio de seguranças e ainda tem o papamóvel. Por outro lado o Pedro da Bíblia, o pescador, nem jumento tinha. Ai eu lhe pergunto Leandro, esse exemplo do “substituto” do Pedro Barjonas, o da Bíblia, está de acordo com os Evangelhos, as cartas de Paulo? Leandro, tire a venda dos olhos e veja que está tudo errado e precisando voltar as práticas do primeiro amor que foram vividas por João, Pedro, Paulo, Tiago e outros. Para que serve todo aquele apogeu, toda aquela riqueza se não para ser queimado do dia do grande juízo de Deus. Enquanto isso Paulo nos manda buscar as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado a direita de Deus… Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos manda também juntar tesouros lá no céu porque a ferrugem e a traça comem e, o Vaticano tem em espécie 5 bilhões de euros, proveniente de muita sujeira, de políticos sujos, mafiosos e traficantes, que usam o banco (do Vaticano) como lavanderia, isso vem sendo publicado em toda imprensa internacional. Será que você não sabe disso, Leandro? Devemos buscar aqueles que tem imitado a Jesus Cristo porque este é o verdadeiro padrão. Que Deus te ilumine Leandro, e te abençoe.

    • Protestantes são tds Burros tardos com sabedoria limitada jamais Jesus Cristo libertará vcs dessa segueira absurda……Crentes com Lojas de grife e com manequins isso é idolatria???? Parem e pensam Seus BUROS satanás decham vcs cada vez mais BURROSSS

    • gratos? voces cospem pro alto, mas cuidado vai cair na testa de voces! MEU IRMÃO vai estudar PASTRISTICA! vai ler a História da Igreja inteira, inclusive o PRIMEIRO SÉCULO de Cristianismo, e veja como se comportavam os Cristãos, eles celebravam as Missas nas catacumbas escondidos dos romanos, lá eles celebravam a Liturgia! nessas catacumbas, como a de São Calisto em Roma, existem esculturas e pinturas que os primeiríssimos Cristãos pitavam nas paredes, se isso é babilônia saia do Cristianismo! Nós bem sabemos que os judeus possuíam imagens de anjos, animais espalhadas por todo Tempo do SENHOR, e o Senhor se agradava com isso, Josué por exemplo se prostrou diante da arca da aliança e nem por isso estava a adorando, os judeus faziam procissões com a arca e nem por isso estavam a adorando, aliás como bem sabemos os primeiros Cristãos manteram esse bom costume, quanto ao primeiro Papa, Pedro, bem sabemos que ele tinha uma sogra, mas bem sabemos também que não é citada a tal esposa dele, ele poderia ser viuvo, e mais tarde ele larga tudo, (família, mulher, profissão) e segue a Jesus (Mt 17, 29-30). quer falar de riquezas? meu irmãozinho olhe pra Universal, Mundial e tantas outras ai, que estão “na moda”, essas igrejinhas prometem casa, carro, emprego, prosperidade e mais prosperidade, mas o Céu que é o lugar que todos nós almejamos isso meu querido saiba que fica cada vez mais apertado pra estes. O Vaticano tem riquezas sim! qualquer individuo sabe disso, mas quase tudo ali são obras e patrimônios históricos da humanidade e são tombados, não podem ser vendidos, quer falar de caridade é conosco mesmo, nenhuma outra instituição ajuda as pessoas como a Igreja Católica!

    • Tem um livro muito interessante escrito pelo proprio Lutero… chamado conversas à Mesa… se tds os protestantes o lessem… ñ se orgulhariam de ser protestantes….. p isso q a Igreja declara ele e Calvino como dois dos maiores hereges da historia da Igreja. Não tenho nd contra os protestantes, tenho um apreço mt grande por eles… mas sinceramente ñ entraria p uma “igreja” fundada por esses dois cidadãos ai ñ….

      • esta polemica toda, deve se a idolatria em massa pelo novo papa, pois creio eu que enquanto esses lideres catolicos nao aprender a fazer o uso verdadeiro da palavra de Deus ( a biblia ) para mim a igreja catolica sera um forte e proximo portal para o inferno, a biblia fala muito sobre idolatria aos idolos, e parece que o tempo passa e a igreja catolica sempre arruma um jeitinho de mascarar a verdade sobre a verdadeira palavra de Deus,cada dia ela inventa um santo, santo isso, santo aquilo, enquanto a palavra de Deus e bem clara que diz ; EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA , NINGUEM VAI AO PAI SENAO POR MIM, portanto nao a registro biblico que prove a existencia de outros santos, amigos leitores eu fui catolico ate pouquissimo tempo, mas ao inves de ficar seguindo o que os lideres religiosos dizem resolvi buscar a verdade,,de maneira simples e verdadeira, pesquisando a a unica verdade que nao pode falhar ( A BIBLIA ) descobri porem o significado da palavra que fica em MATEUS 22;14 que diz claramente que MUITOS SAO CHAMADOS MAS POUCOS SAO OS ESCOLHIDOS pois descobri que tudo que a igreja catolica ensina e contra os ensinamentos da biblia ela praticamente rebate a palavra que vem da boca de Deus amigos, leitores como teu irmao em cristo JESUS peço-lhes nao discutam apenas examinem as escrituras sagradas e senao estiverem entendendo peçam ao bom Deus todo poderoso para iluminar sua mente e vera o mesmo que vi, sentira o mesmo que senti e ate hoje sinto, ao inves de ficarem agarrados aos pes de uma imagem de barro ou pedra, ou bronze ou de madeiras elevem teus olhos para o ceu e peça ao papai do ceu sabedoria e discernimento pois estas imagens sao idolos criados para tentar ofuscar a verdade sobre Deus, por favor em nome de JESUS fujam destes ensinamentos catolicos examinem as escrituras

    • Sr.Coutinho, o senhor tem certeza de que Martinho Lutero tinha razão ???

      “Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: “Que fez, então, com ela?” Depois, com Madalena, depois, com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer” (Tischredden, Nº 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107).

      Sr.Coutinho, a vosso respeito está escrito: “…ávidos por toda a sorte de novidades ajustarão mestres para si.”

      • Nota-se que o Sr.Coutinho acima nunca leu uma “obra” de Lutero.

        Tivesse lido o que o blasfemo e demoníaco herege falou sobre Jesus Cristo jamais lhe copiaria as doutrinas que aquele inventou e que são conhecidas por “Sola Scriptura(Só a Bíblia)” e “Sola Fide(Só a fé)”.

        Aliás, o que faria o Sr.Coutinho se soubesse que Lutero era devoto e venerava a Virgem Maria ?

        Será que ele acharia Lutero como alguém necessário e indispensável ?

        Que lavagem cerebral estes pregadores marqueteiros e televisivos fizeram neste país !!!

        Estranho é que ninguém no meio protestante se interesse pelas obras de Martinho Lutero que é justamente o inventor do protestantismo.

    • Sr.Coutinho, o senhor tem certeza de que Lutero tinha razão ???

      “Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: “Que fez, então, com ela?” Depois, com Madalena, depois, com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer” (Tischredden, Nº 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107).

      Está escrito: “…ávidos por toda a sorte de novidades, ajustarão mestres para si.”

    • Isso já foi falado várias vezes… eh uma falsa acusação antiga já….. Catolicos nunca adoraram imagens…e se o fizeram foi por falta de instrução de uma boa catequese …. As imagens dos santos são representações de pessoas bem aventuradas que chegaram a um estado de graça elevada diante de Deus… são atalhos…caminhos q nos levam a Deus…. nem mais nem menos que isso … Adoramos somente a Deus que é o Único digno de louvor e adoração…Qualquer coisa além disso é heresia também condenada pela Igreja.

      • Luiz, nasci numa familia católica, fiz catequese 1º comunhão crisma tudo. E nunca em mais de 15 anos vi alguem da Igreja Catolica falando ou citando o versiculo onde Deus fala sobre abonição, sobre idolos, nunca.

        Eu concordo q nem todo católico é idolatra até pq eu nunca fui, nunca entendi as promessas q o povo fazia pra santos pq isso tbm é idolatria achava besteira e incorreto.

        Muitos católicos em sua maioria não lê a Bíblia, não mesmo. Só acompanha o q é dito na missa, e chegam em casa deixam a Biblia aberta numa página normalmente Salmos. E por isso desconhecem que é abominável aos olhos de Deus a idolatria a imagens. E acabam pecando por falta deste conhecimento.

        Hj sou Evangélica com orgulho, conheço muito mais da Bíblia e não sou obrigada a fazer gestos como passar a mão em santos pra não ser vista como um católica erronia. Não tenho q me prostrar diante de imagens. Me prosto diante de Deus pois só Ele é digno de todo louvor e adoração!

        Mas enfim, Creio q muitos Catolicos adoram a imagens por conta da propria Igreja que não falam sobre o assunto, e os acomodados não procuram ler a Palavra, se prendem apenas as missas de domingo.

        Acho q os Católicos deveriam acordar pra esta questão. E questionar isto com o Padre ou responsavel por suas Igrejas. Ngm precisa pedir nada a ngm a não ser a Deus. Jesus ao morrer por nós, rasgou o Véu, temos livre acesso à Deus a falar com Deus, pq pedir coisas, fazer promessas, chorar diante de estatuas. o Senhor, nosso PAi e Deus está com os ouvidos abertos pra escutar suas orações e responder a vossos corações! Ele esta dentro de nós através do Espirito Santo que habita em nós!

        • Prezada Roseli, deixo para você o pensamento que irá explicar porque alguém comente o desatino de abandonar a Igreja de Jesus Cristo para cerrar fileiras com as seitas protestantes, divergentes entre si e contraditórias:

          “Não acrediteis que os bons podem deixar a Igreja, não é o trigo que o vento carrega. O Furacão não arranca as árvores que tem sólidas raízes, ao contrário são as palhas vazias que a tormenta agita. São as árvores vacilantes que a força do turbilhão abate, contra estes o apóstolo João manifesta a sua repulsa dizendo: ‘Saíram do nosso meio mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco.'” 1 Jo 2,19

    • Prezada Marlene, inicialmente nossos respeitos.

      Minha cara quem deve está certo ? A Sra.Marlene ou a igreja dos concíios com seus 2000 anos ?

      A quem devo escutar ? A “profetiza” com 06 meses de bíblia e doutrinamento e decoreba constantes ou São Thomás de Aquino, Santo Agostinho, Santa Teresinha de Lesieux ?

      Você não acha infantil demais acreditar que ninguém na Igreja nunca leu a Bíblia até o dia de hoje ? Será mesmo que em 2000 anos de história nenhum de nós, vivos e mortos, nunca tivemos a curiosidade de ler a Bíblia ?

      Quem você acha que produziu a Bíblia ?
      Você acha que ela caiu do céu ?
      Você acha que foi Jesus que entregou a Bíblia pronta ao Edir Macedo ?
      Você acha que Martinho Lutero que nasceu 1.200 anos depois da Bíblia é quem pode definir quais são os livros inspirados e outros que devem ser rejeitados ?

      A vosso respeito está escrito: “…e darão crédito às fábulas”.

      E agora nós católicos precisamos da Marlene para nos explicar todas as coisas, já que ela “lê” a Bíblia ?

      Vou fazer algo por você que teu pastor obviamente não tem interesse em fazer:

      A Igreja Católica não está obrigada a responder e provar tudo pela Bíblia.

      Por que ?

      Porque não seguimos Martinho Lutero. Foi ele que inventou o Sola Scriptura que significa Só a Bíblia. Ele é o vosso pai. Ele mesmo que inventou o Sola Scriptura que você segue ou pensa que segue e que chamou a Jesus Cristo redentor do gênero humano de bêbado e adúltero.

      Leia as obras do pai do protestantismo. Pelos frutos poderás conhecer a árvore !

      A Bíblia diz que Jesus fez e disse muitas outras coisas as quais não foram escritas. Mas você não crê né ??? Que pena que você só crê naquilo que o teu pastor manda. Deverias ler:

      São João 21:25
      Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.

      A Bíblia não ensina Sola Scritpura. Pelo contrário. A Bíblia diz que o exame das escrituras são úteis. Útil não é o mesmo que suficiente.

      São Paulo, por exemplo, recomenda a tradição, se não vejamos: Em1 Cor 11,2, por exemplo, lemos: “Eu vos felicito por vos lembrardes de mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como euvo-las transmiti”

      Está vendo Marlene ? São Paulo transmitiu a tradição.

      Aliás não só ele. Os cristãos dos 350 anos iniciais da era cristã ensinaram e foram ensinados pela tradição, pois talvez você não saiba, já que o pastor não te conta que, até então não havia Bíblia. A Bíblia foi dada ao mundo pela Igreja Católica. Por isto a Bíblia é filha da Igreja e não o contrário.

      Jesus não ensinou Sola Scriptura. Os apóstolos não ensinaram Sola Scriptura. A Igreja não ensinou Sola Scriptura.

      Quem ensinou foi Lutero e você sem saber fez tua opção pelo homem.

      E você faz ainda outra confusão. A coluna e sustentáculo da verdade não é a Bíblia como você imagina ou como você aprendeu com teu doutrinador que se fez a si próprio como “pastor”, mas a própria Bíblia ensina: A Igreja é coluna e o firmamento da verdade” ( I Tm 15).

      Entendeu Marlene ? Pela Bíblia a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade.

      Outro erro teu. Você “lê” e portanto, pensa que pode interpretar a Bíblia e ensinar a Igreja Católica. Quanta pretensão né ????

      Quem precisa ler a Bíblia é você. A própria Bíblia proíbe a interpretação privada, se não vejamos: “Nenhuma profecia é de interpretação particular” (II Pe. I, 20).

      Sobre imagens, não seja papagaio repetidora.

      Leia: Ex 25,17-22, 37,7-9, 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19, 2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4.

      Aprenda de uma vez por todas que imagens e ídolos são coisas distintas.

      Ora minha cara, se DEUS mandou fazer imagens, conforme os textos acima, então você está me dizendo que o Altíssimo DEUS é idólatra ?

      Alguma vez o teu pastor te ensinou sobre o catecismo da Igreja Católica:

      “432. O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. Ele é o único nome divino que traz a salvação e pode desde agora ser invocado por todos, pois a todos os homens Se uniu pela Encarnação, de tal modo que não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos» (Act 4, l2) (17).

      480. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina; por essa razão, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.

      Tenho certeza de que o pastor nunca te contou que para os católicos Jesus Cristo é o único mediador.

      Como também ele não deve ter contado que para os católicos Maria é menor do que um átomo. Quase um nada diante de DEUS. Simples criatura. Quer ver Marlene ?

      Tratado da Verdadeira Devoção da Santíssima Virgem por São Luís Maria Grignion de Montfort:
      “…14 Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, à Majestade infinita ela é menos que um átomo, é, antes, um nada, pois que só ele é “Aquele que é” (Ex 3, 14) e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não tem nem teve jamais necessidade da Santíssima Virgem para a realização de suas vontades e a manifestação de sua glória. Basta-lhe querer para tudo fazer.

      Então Marlene com quem você irá ficar ?

      Ratzinger o maior teólogo da atualidade ou Santiago ?

      Tomás de Aquino o mais santo dos sábios e o mais sábio dos santos ou o Macedão pregador do aborto ?

      Santo Agostinho o santor doutor da graça ou o vendedor de tv a cabo RR Soares ?

      São João Maria Vianney ou Valadona com sua unção do zoológico ?

      Santa Teresinha de Lesieux ou Terra Nova e sua regressão ao útero materno ?

      Padre Pio ou casal Hernandez e suas aberrações ?

      São Francisco de Assis ou Malacheia e sua indecorosa teologia da prosperidade ?

      São João da Cruz ou Valnice e suas falsas profecias que nunca se cumprem ?

      Que ninguém se engane a si mesmo. Fora da Igreja Católica não há salvação.

      “Fora da Igreja católica pode encontrar-se tudo – admite Santo Agostinho – menos a salvação. Pode ter-se honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o “aleluia”, pode responder-se “amém”, pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusivamente, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja católica, pode encontrar-se a salvação.

  33. O tema em questao é sobre lideranca espiritual e nao sobre erros humanos. Eu sou evangelico mas entendo que padres assim como pastores cometem erros dos mais absurdos porem nao é a questao aqui a questao é a palavra de Deus ONDE CRISTO SE APRESENTA COMO UNICO CAMINHO, CABECA E PEDRA FUNDAMENTAL. PORÉM Ele estabelece Pedro como pedra edificadora assim sao os padres e stores O RESTO É QUESTAO DOUTRINARIA e cada um com a sua entao eu fico com CRISTO e com cautela em observar as pedras de Deus que se apresentam diante de mim. E que Deud tenha misericordia de todos nos. Amem.

  34. acredito meus caros irmãos que Deus não está nada satisfeito esta contenda entre religiões,parem para pensar e cmecem a ora pela própria salvação, porque a nossa alma tem muito valor tanto para Deus como para o diado,portanto vigiem.

  35. Blá blá blá de catolicismo

    Mentiraiada.
    Que escolhido por Deus o que??

    Se o papa fosse escolhido por Deus deixaria seu legado?
    Jesus acaso desceu da cruz?

    Acordem e leiam a biblia!

    • fico surpreso com vocês! a religião prefeita, os crentes mais justos, que nunca pecaram e que nunca pecam. Será que Jesus Cristo, acha isso? Cuidado com o fermento dos Fariseus! Só a verdade está em Jesus Cristo, lembrem-se …

    • O fato é que Jesus era o proprio Deus….. Ele tinha a força e o poder….. mas o Papa é apenas um representante na Terra…um mensageiro……do verdadeiro proprietário da Igreja….. O Papa nunca foi dono da Igreja….mas sim um líder….indicado pelo Espírito Santo para governar a Igreja.. Pax et Domini.

    • O sujeito é completamente confuso.
      Primeiro, ele admite de certa forma que o papa é cristão ou que a Igreja Católica é cristã, pois “lembra” que o cabeça da Igreja é Cristo. Que bom que ele citou Cristo e sua Igreja quando falava e pensava em nós. Mesmo sem querer, obviamente, acabou por relacionar a Igreja Católica a Jesus Cristo. E surpreendentemente o fez de forma educada.
      Aliás, bem diferente da maior parte dos seguidores do beberrão e adúltero Martinho Lutero.
      Depois o confuso auto proclamado reverendo diz o óbvio e acaba reforçando favor do catolicismo o ponto de discordância que sempre destacamos em face ao protestantismo quando sempre recordamos que a Igreja é o corpo místico de Jesus Cristo, cuja cabeça é o próprio senhor da Glória. Ou seja, no ímpeto de atacar a igreja, acabou por confirmar o que a Igreja prega há 2.000 anos e que é negado pelos protestantes. Cristo é cabeça da Igreja e a Igreja é seu corpo místico. O papa é o representante de Cristo na terra e de certa forma o dito reverendo acabou por concordar. E nem poderia ser diferente. Afinal de contas ele não foi constituído reverendo coisissíma alguma e nem tampouco ouviu de Jesus as palavras(Apascenta minhas ovelhas ou confirma teus irmãos na fé – Ou ainda Tu és Pedro – O que ligares na terra será ligado no céu). Mas ele mesmo se auto designou reverendo e assim tornou-se mestre daqueles dos quais falam as escrituras que são ávidos por toda a sorte de novidades e acabam ajustando mestres para si. A combinação de fato é explosiva: Falta do que fazer, inveja e ódio até a raíz do cabelo, e, ausência de desejo em pregar o evangelho. Somando-se a tudo isto, o gosto natural pela fofoca e pela bedelhice quando alguém resolve meter-se em assunto alheio e/ou quando alguém deseja pegar carona no sucesso de outros.
      Vai estudar pastor. Vai cuidar do teu rebanho e deixe em paz os católicos e seu papa.

  36. vejo que estamos vivendo um dos mais importantes momento pós diluvio, más vejo também o quanto os pregadores , ditos pastores etc…, tem se acovardado e escondendo diante da aproximação , de se cumprir tal profecia a cerca do anti cristo , sem que haja, se quer um posicionamento mais claros dos fatos atuais , para seus seguidores , onde estam os noés da nossa era, que só pensam em dinheiro? ou não vivem o que pregam? estam esperando o que, para colocar a boca no trombone e continuarem dizer que o papa é a besta, ou estam com medo de se manifestar. os espiritas e católicos, são mais corajosos que nós .(evangélicos covardes).

  37. Como é interessante esse site:

    Primeiro mostra vários líderes evangélicos elogiando o Papa Bento XVI e no final colocam uma pergunta maldosa.
    Vejamos de novo a pergunta:
    Quem é a cabeça da Igreja: o Papa ou Cristo?
    Eu mudaria a pergunta: a quem Cristo confiou o depósito da fé já prevendo a sua partida desta terra?
    Ou: me façam uma relação dos martíres que morrem por Cristo desde o início do Cristianismo?
    Se tiver um evangélico nesta lista , eu dou a cara a tapa.

    • Oi Ricardo, com todo respeito. gostaria de responder sua pergunta.
      primeiramente gostaria de deixar claro que minha intenção não é ofender ou mostrar que sou melhor ou pior que ninguém, e muito menos jugar alguém, mas apenas mostrar que a todas as perguntas que fazemos, podemos nos direcionar a DEUS e as escrituras.

      se tiver um tempo leia (estude) joão 14 inteiro. obs. “uma frase fora do texto é pretexto”
      minha interpretação pode ser falha, mas tenho certeza que DEUS quer que nos estudemos e aprendermos a biblia do jeito que ele quis nos ensinar.

      Em joão 14 diz assim:

      25 “Tudo isso tenho dito enquanto ainda estou com vocês.

      26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse.
      ————————————————————————————-

      desculpe o meu português é ruim mesmo.

    • Ricardo qd Jesus Ressucitou e subiu ais céus ele deixou o Espirito Santo conosco. Não o Papa ou qlq outro Homem. É por isso q Deus, Jesus e o Espirito Santo são um só.

    • A força da Igreja Católica é tão grande que seus inimigos vivem em função dela. Não há um só dia nesta vida que não tenhamos que nos defender dos ataques e ofensas dos filhos de Lutero e seguidores de Macedos, Santiagos ou Soares.

      Veja esta reportagem tendenciosa. Um falso profeta protestante dizendo o óbvio. Dizendo que Jesus Cristo é o cabeça da igreja, algo que a Igreja tem professado nos últimos 2000 anos. E o dito cujo é visto como alguém revoucionário que descobriu algo de novo. Imaginem só !!!

      Mais um adorador de Calvino ou Macedo ou ainda Lutero demonstrando seu ódio e ressentimento indisfarçaveis contra a igreja Católcia.

      Vai trabalhar pastor. Vai pregar o evangelho ao invés de estar preocupado com assunto alheio.

  38. Moderação pelo o que eu falei !
    Ué, nem ofendi ninguém.
    Apenas fiz duas perguntas que não tem motivo de ficarem sem serem divulgadas .
    Acredito que neste blog existam pessoas que possam interpretar a Bíblia sem paixonite religiosa e conhecedouras da história do Cristianismo.

  39. É interessante os diversos comentários desses protestantes:

    Uns cobram que o Papa desceu da cruz e abandonou a igreja. Percebemos que nessa hora , o papa é de Cristo, mas o traiu, o abandonou.
    Outros chamam de anti-cristo independentemente de seus posicionamentos. Já vão julgando e condenando sem que o réu tenha pelo menos a oportunidade de se defender. Cristo disse: “não julguéis para não ser julgado”.
    Outros veem como sinal da volta de Cristo.
    Afinal, gostaria que vocês protestantes fossem mais claros no que querem. Uma ora elogia, em outra momento, metem o sarrafo.
    Sabe por que essa diversidade de opiniões?
    Respondo: coisa do capetão. Isso mesmo, o causador da discórdia, da separação, das milhares seitas. Tô metindo!

    • Ricardo, impossível termos consenso entre protestantes. Uns acusam a Igreja de moderna e outros de arcaica.

      Eles dizem que a Bíblia não fala do papado e depois citam o Apocalipse para dizer que o papa é a besta do apocalipse.

      Eles dizem que a Bíblia não fala de Igreja Católica e depois dizem que a Bíbila aponta a Igreja como a Babilônia.

      Querer coerência de protestantes é algo impossível. O que vale para eles é a crítica pela crítica.

      Nem nas críticas a Igreja Católica há concordância entre eles.

      Não por acaso se dividem em milhões de denominações, umas divergentes das outras e todas acusando umas as outras de heresias. Malafaia brigou com Macedo. Macedo brigou com Santiago. Santiago brigou com Soares que já havia bigado com Macedo. Agora Damásio brigou com Santiago. Silas também brigou com Santiago. Macedo brigou com Valadão que já havia brigado com Malafaia e assim por diante.

      Se eles mesmo não se entendem lendo a mesma Bíblia, como seria possível compreenderem os católicos ?

      E ainda culpam o Espírito Santo por suas brigas e suas divisões, dizendo que tiverem “visões” e “revelações” que neste caso não precisam do amparo bíblico que cobram dos demais.

      Lutero disse ao final de sua vida e desta vez o herege acertou: ‘Meu DEUS o que eu fiz ? Um dia serão tantas seitas que nem poderemos contar. Cada cabeça será uma igreja.”

      Abraços Ricardo. Excelente comentário o teu.

      • Quem conhece a biblia e tem o espirito santo,tem que falar quando algo está errado,jugar é voçe dizer algo que não viu.quando vemos que algo está errado temos é que falar mesmo.as pessoas não querem enxergar a verdade por isso ficam revoltados.quando um pastor critica as atitudes de outro pastor,um deles concerteza tem razão,e quem tem Deus vai saber qual está falando a verdade.atitudes erradas tem que ser corrigidas.

  40. com certeza Ricardo os protestantes precisam ser muito mais claros e não devem julgar a nós católicos porque do mesmo jeito que nós respeitamos eles eles também precisam nos respeitar!

    • O auto proclamado reverendo disse que o mundo inteiro discutiu quem é o cabeça da igreja.

      Que viagem deste auto proclamado reverendo de meia pataca !

      Vai se meter com os assuntos da tua seita.

      Você não é católico e portanto não tem que se meter em assunto alheio.

      Fofoqueiro, futriqueiro, ciumento.

  41. Este reverendo no mínimo bebeu. O cara fala o óbvio e não diz coisa com coisa. Puro ciúme e inveja, típicos dos filhos de Lutero.

    Pelos frutos conhecemos a árvore.

    Vai trabalhar pastoreco medíocre !

    • Críticas injustas. Por que as pessoas não cuidam de seus próprios assuntos ? Por que este pastor se incomoda tanto com a fé alheia, quando ele mesmo em outros artigos já admitiu que não há consenso entre protestantes e que muitos pregam heresias ?

    • Caro Pastor, era tão fácil.
      Não há como errar.

      Ora, se malafaia da prosperidade, macedo do aborto, soares do dízimo no débito automático, santiago da toalha suada, Terra Nova da regressão ao útero materno, Valadão que berra com leão, Pororoca, Marcos Pereira, Casal Hernandes, Neusa Itioka, Valnice estão todos contra o Papa, contra a Igreja, contra a Virgem Maria e contra os Santos, é melhor o senhor desconfiar e rever os seus conceitos. ,

    • ESPERO QUE PUBLIQUEM.

      Este reverendo que se auto proclamou como tal esqueceu do básico:

      Paulo o maior dos apóstolos, fez-se o menor entre todos e foi conferir com Barnabé se sua doutrina estava de acordo com a doutrina pregada pelos apóstolos menos letrados.

      Paulo, o maior dos apóstolos não fundou igrejas. Ele não saiu por aí com o velho CAÔ dizendo que “recebeu” uma visão para fundar uma Igreja ou ministério.

      Até mesmo os inimigos da Igreja reconhecem.

      Exortado a fundar uma Igreja, Napoleão Bonaparte respondeu:

      “Para fundar igreja duas coisas são necessárias. A primeira morrer na cruz e tal eu não quero. A segunda é retornar dos mortos e isto eu não posso fazer.”

      Neste sentido, seguindo o contexto de Paulo, o maior dos apóstolos, SÓ JESUS CRISTO SALVA, CURA, LIBERTA E SÓ JESUS CRISTO TEM AUTORIDADE PARA FUNDAR IGREJAS.

      O pastor que se auto nomeou como tal, está no lugar errado, na hora errada e na igreja que CRISTO NÃO FUNDOU.

      Seu texto é fruto da sua agonia pessoal de viver no esquecimento e gosto pela fofoca, ciúme e inveja.

  42. O comportamento do pastor tem explicação. Trata-se de uma combinação explosiva:

    Ciúme, falta do que fazer, falta de vontade de cuidar da sua própria vida, falta de vontade de pregar o evangelho, inveja do sucesso alheio, procura de visibilidade e raiva porque a Igreja que parecia morta é vibrante e indestrutível.

DEIXE UMA RESPOSTA