Os evangélicos novamente formam um público que pode definir os rumos das eleições, e o cenário agora envolve a principal capital do país. Uma pesquisa recente de intenção de voto mostrou a rejeição a Guilherme Boulos (PSOL), que é apoiado por Lula (PT).
A pesquisa AtlasIntel sobre intenção de votos foi divulgada ontem, 28 de maio, e mostra o prefeito Ricardo Nunes liderando as intenções de voto entre os evangélicos: 48,3% dos entrevistados disseram preferir o atual prefeito, contra 19,3% para o esquerdista Boulos.
Ricardo Nunes será candidato à reeleição após herdar o cargo do prefeito eleito em 2020, Bruno Covas (PSDB), que faleceu em maio de 2021 em decorrência de um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) apoiam a candidatura de Ricardo Nunes, que é católico. Há negociações em andamento para a definição do nome para vice na chapa, e a vereadora evangélica Sonaira Fernandes (PL) é uma das cotadas para a vaga.
O atraso na divulgação dos dados sobre religião no Censo 2022, realizado pelo IBGE, impede uma leitura mais precisa do peso do voto dos evangélicos no atual cenário. No censo de 2010, os evangélicos somavam 22,1% da população, que era estimada em 11,3 milhões de habitantes.
Entre os católicos, a intenção de voto é oposta: Boulos lidera com 41,1% contra 18,8% do atual prefeito. O cenário se repete entre adeptos de outras religiões, com o deputado federal pelo PSOL somando 36,2% das intenções de votos. Nesse recorte, Tabata Amaral (PSB) surge em segundo lugar, com 19,5%, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) vem em terceiro, com 15,7% e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 11,1%, fica em quarto.
No cenário geral, há indicativo de que as eleições serão decididas no segundo turno na capital paulista. No primeiro, Boulos lidera com 37,2% das intenções, contra 20,5% do prefeito Ricardo Nunes. Já em um provável segundo turno, o candidato à reeleição vira o cenário, com 46% das intenções de voto, contra 43,5% do psolista.
A pesquisa Atlas/CNN tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-05357/2024. Ao todo, 1.670 moradores da capital paulista foram entrevistados entre os dias 22 e 27 de maio.