Está marcado no Senado Federal para a próxima quinta-feira (12) uma sessão que visa celebrar o aniversário de 90 anos da Igreja Assembleia de Deus do Ministério de Madureira. A cerimônia está prevista para iniciar às 14h e contará com a presença de parlamentares e representantes da denominação.
A Igreja Assembleia de Deus é uma das maiores do país, fundada no dia 18 de junho de 1911 após a vinda de missionários suecos ao Brasil. Mas foi apenas em 15 de novembro de 1929 que o Ministério de Madureira foi fundado, informou o Senado.
Com 2,5 milhões de membros no Brasil e exterior, o Ministério Madureira será homenageado no Senado em sessão que foi solicitada em requerimento pelos senadores Luiz do Carmo (MDB-GO) e Vanderlan Cardoso (PP-GO), assim como por Jayme Campos (DEM-TO), Flávio Arns (Rede-PR), Zequinha Marinho (PSC-PA), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Carlos Viana (PSD-MG) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).
A homenagem no Senado reflete a importância que as igrejas evangélicas possuem para a sociedade brasileira, um fato já reconhecido em um estudo científico realizado pelo antropólogo Juliano Spyer, autor do livro “Mídias Sociais no Brasil Emergente”.
“A igreja evangélica representa uma espécie de estado de bem-estar social alternativo que ajuda quem atravessa momentos difíceis – doença, desemprego, violência doméstica, casos de dependência química na família etc.”, disse ele ao comentar a sua estadia no Brasil.
Juliano Spyer esteve no Brasil por 15 meses, pesquisando a influência das mídias sociais em uma comunidade no interior da Bahia, a fim de colher dados para a sua tese de doutorado para o Departamento de Antropologia da University College London (UCL).
Foi assim que ele teve a oportunidade de testemunhar o trabalho desempenhado pelas igrejas evangélicas nas regiões mais pobres do país, sendo a Igreja Assembleia de Deus uma das denominações mais atuantes nessas áreas.
“Havia uma situação em Balduíno que motivava a pessoa a aprender a ler e a escrever: passar a frequentar cultos evangélicos”, destacou o autor.