O Natal é a celebração do nascimento de Jesus, o Deus que se fez homem para anuncia a mensagem de Salvação e se entregar em sacrifício por aqueles que n’Ele creem. Mas, o significado do Natal está se perdendo na sociedade, constatou uma pesquisa recente.
O levantamento mediu a percepção das pessoas sobre o significado do Natal e o relatório dividiu os dados entre cristãos e sociedade em geral. No primeiro grupo, a sensação de que o sentido da festa se perdeu é altíssima; já no segundo, essa percepção existe de forma significativa, mas menor.
Cerca de 84% dos cristãos dizem que a sociedade abandonou o real significado do Natal. O número cai para 42% quando o recorte da pesquisa envolve pessoas adeptas de todas as religiões ou sem afiliação religiosa.
A pesquisa foi feita pela empresa Ipsos com 1023 adultos e de acordo com informações do portal Baptist Press, não focou na visão particular dos entrevistados a respeito do significado legítimo do Natal.
Esses dados confirmam um estudo de 2017 realizado pelo instituto Pew Research, que constatou que a maioria dos entrevistados acreditava que a sociedade havia passado a dar menos ênfase aos aspectos religiosos do Natal.
“Alguns dos aspectos mais religiosos do Natal não são apenas menos proeminentes na esfera pública, mas também há sinais de que eles estão diminuindo na vida privada e nas crenças pessoais dos americanos”, disse o Pew sobre seu estudo.
“Por exemplo, houve um declínio perceptível na porcentagem de adultos americanos que dizem acreditar que os elementos bíblicos da história do Natal – que Jesus nasceu de uma virgem, por exemplo – refletem eventos históricos que realmente ocorreram. E embora a maioria dos americanos ainda diga que marca a ocasião como um feriado religioso, houve uma ligeira queda nos últimos anos na parcela dos que dizem fazer isso”, acrescentou o relatório publicado há cinco anos.