Brasil

Pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano convocam cristãos contra o aborto; Questão será julgada pelo STF nesta quarta-feira

Comments (29)
  1. Rafael Santos disse:

    eu sou evangélico e sou totalmente a favor de aborto de anencefálicos. Que mania certos pastores tem de achar que podem dizer o que o povo pode ou não fazer, isso cabe a pessoa e DEUS, pois desde o sacrifício do SENHOR JESUS o povo não depende mais de sacerdote, é ela e DEUS, o resto é conversa fiada.

  2. mauro2011 disse:

    Prezados senhores ministros

    Como cidadão brasileiro, gostaria de lhes comunicar que a possibilidade dos senhores votarem, no próximo dia 12, a despenalização da antecipação do parto (o que equivale ao aborto) de crianças portadores de anencefalia está aterrorizando o povo brasileiro. Se esses seres humanos extremamente indefesos forem considerados como material descartável, o que podemos esperar para o futuro do nosso País? Causa-nos muito estranhamento o fato dos senhores, exclusivamente, serem os responsáveis de uma decisão tão relevante, especialmente porque sabemos bem que há uma iniciativa popular que promove a aprovação do “Estatuto do Nascituro”, que pretende garantir o respeito da vida humana desde sua concepção até à morte natural.
    Gostaríamos de lembrar aos senhores que mais de 82% da população brasileira é contrária à prática do aborto. Além disso, os senhores não foram eleitos pelos brasileiros, mas sim colocados como ministros por indicação presidencial, presidente esta que se declarou várias vezes favorável ao aborto. Temos a sensação de que como nem por referendo, nem através do poder legislativo (Congresso e Senado) tal prática seria aprovada, a única via possível foi através do poder judiciário. Sabemos bem que, de acordo com o que está escrito na nossa Constituição, esse não pode legislar. Tememos que os senhores ministros mais uma vez atuem de forma contrária ao posto na nossa Constituição, em vistas de um suposto “espírito da lei” ou de uma “extensão dos direitos humanos” a pessoas desprotegidas. A conduta do STF tem sido classificada por muitos como “ativismo jurídico”; entretanto, há vozes que a qualificam como uma forma explícita de “niilismo jurídico”, ou seja, de negação de que o Direito Positivo tenha fundamentos no Direito Natural. Há ainda outros teóricos que observam uma mera posta em prática por todos os meios possíveis da vontade de “multinacionais da morte”, como a Fundação Ford, a IPPF e outros na América Latina, que visam impor nos nossos países legislações de controle de natividade por qualquer meio possível, inclusive contrariando a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (de 1948), o texto da Nossa Constituição, o Tratado de Costa Rica e a imensa vontade popular. Há quem qualifique dita postura como “terrorismo jurídico”, no qual são impostos à imensa maioria dos cidadãos brasileiros o silêncio e a impossibilidade de se manifestarem.
    Não há nada que justifique cientificamente a interrupção da gravidez de crianças anencéfalas. A medicina deve curar os doentes e, na sua impossibilidade, aliviar os sofrimentos dos enfermos. Jamais deveria causar a morte do enfermo. A criança anencefálica não nasce em situação de morte encefálica, como foi reconhecido pelo governo dos EUA e comitê de bioética da Itália recentemente. Essa pode viver meses ou, em alguns casos, mais de um ano. Nesse tempo ela pode ser amada, respeitada e, uma vez morta, receber uma digna sepultura. O aborto não resolve nada, pois mata a pessoa enferma e destrói moralmente a mãe e, na maioria das vezes, toda a estrutura familiar. O aborto não é livre de riscos para a mulher que o pratica e, em algumas vezes, a anencefalia pode ser mal diagnosticada. Da vossa decisão depende a vida de muitas pessoas.
    Gostaríamos de lhes dizer que se os senhores despenalizarem o aborto nesses casos, os senhores estarão atuando contra a vontade popular, a democracia (porque darão a sensação de não respeitar a divisão de poderes), o que diz a ciência biomédica e os senhores serão os únicos responsáveis diante da História do nosso País de tal decisão. Tal ato poderá ser comparado num futuro bem próximo aos mais repugnantes atos da história do nosso País, como foi a “escravidão legal”. Negar o direito à vida desses seres humanos, de fato, será uma injustificada e cruel forma de discriminação. Sabemos que a imensa maioria dos que sofrem a “anencefalia” no Brasil são pessoas pobres e a anencefalia poderia ser reduzida com a ingestão de “ácido fólico” por parte das mulheres durante os três meses que antecedem a gravidez e no decurso da mesma. Essa substância é barata e seria desejável que o SUS a dispusesse a todas as mulheres gratuitamente e não que o Estado permitisse ou promovesse a morte desses seres que não tiveram os recursos suficientes para serem bem formados. Nosso Estado deveria trabalhar na promoção do nosso SUS e não permitir (ou obrigar) que os médicos, formados para salvar vidas, tenham que começar a praticar atos que só podem produzir a morte. Isso seria totalmente irresponsável, discriminatório e injusto.

    Agradecemos sinceramente a vossa atenção e esperamos uma afirmação incondicional dos senhores do valor de toda vida humana.

    +++

    Quem desejar enviar o conteúdo acima para os endereços abaixo:

    Ministro Ayres Britto: gabcarlosbritto@stf.jus.br
    Ministro Celso de Mello: gabcob@stf.jus.br
    Ministro Marco Aurélio: marcoaurelio@stf.jus.br
    Ministra Ellen Gracie: audienciaellengracie@stf.jus.br
    Ministro Gilmar Mendes: audienciasgilmarmendes@stf.jus.br
    Ministro Joaquim Barbosa: gabminjoaquim@stf.jus.br
    Ministro Ricardo Lewandowski: patriciaml@tse.jus.br
    Ministra Cármen Lúcia: audienciacarmen@stf.jus.br
    Ministro Dias Toffoli: gabmtoffoli@stf.jus.br
    Ministro Luiz Fux: gabineteluizfux@stf.jus.br

  3. jackson disse:

    Porque essas pessoa não vão pregar o Evangelho (Cristo apenas), ficam se preocupando com as coias do mundo, as pessoas vão ser salvas se elas mudarem sua atitude com essas manifestações.
    Seremos julgados segundo os nosso corações. Basta preguem o evangelho que o mundo irá mudar, ele voltará e levará que são seus.

  4. Lúcia disse:

    Nosso Deus, mas ô pastor chato, tudo ele tem que enfiar o dedo. A criança nao tem condiçoes de sobreviver neste caso, para que prolongar o sofrimento da mae e da criança?

  5. cesarr7 disse:

    POIS E LUCIA ,

    OLHA o que a propria biblia diz a esse respeito.:
    ·ECLESIASTES (cap. 6)·
    3 Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, de modo que os dias da sua vida sejam muitos, porém se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele;

    vc acha que salomão como o homem mais sabio seria contra ou a favor do aborto no caso de anencefalia?

  6. Lúcia disse:

    César

    Eu acho que Salomao estava filosofando sobre a vida, um aborto seria mais feliz neste caso, mais que um homem que tendo tudo para ser feliz, nao soube administrar a sua vida, conduzindo-a para o bem.
    Eu acho mesmo, Cesar é que cada um tem de assumir as responsabilidades sobre os seus atos e arcar com as consequencias, mas, esta nao é a visao do mundo e jamais seria.
    Aborto para mim, só em casos muito especiais e dificeis, onde tanto a criança como a mae vao sofrer muito. Agora, aborto é um caso de saude publica, a soluçao nao é facil e nem agradavel.

  7. fran disse:

    amada lucia de DEUS primeiro vá se informar sobre o que é anencefalia depois vem aq e comenta tá?bjaum

  8. Alex disse:

    O STF, ou melhor, o PT comunista, já aprovou o aborto. Reclamar não vai mudar nada.

  9. Rodolpho disse:

    Paulo Agnóstico, o Troll do Gospel+

  10. edaz disse:

    INFELIZMENTE ESSA IDEOLOGIA DE ESQUERDA ESTA IMPREGNADA EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE MIDIA ESCOLAS IGREJAS ETC. E TAL COM TAMANHA SUTILEZA QUE NAO DUVIDO QUE PODE ACONTECER AQUI O MESMO QUE ACONTECEU NOS ESTADOS UNIDOS O POVO DORMIR NA DEMOCRACIA E ACORDAR NA DITADURA PASMEM SIM DITADURA POIS TODOS OS MEIOS DE PRODUÇAO, SAUDE ,AGRICULTURA ,EDUCAÇAO DE ACORDO COM UMA LEI PASSA PARA O GOVERNO O QUE GARANTE QUE NAO ACONTEÇA AQUI OS QUE DEVIAM ABRIR A BOCA SE CALAM POR MEDO, CONVENIÊNCIA OU POR COMPACTUAR COM OS MESMOS IDEAIS.

  11. Pedrim disse:

    não há vida no anencefálico, há sim um corpo humano em desenvolvimento que sobrevive apenas em função da ligação com a mãe, quando corta essa ligação esse corpo se degenera, não há nem que se falar em morte pq não há consciência, não há cérebro, o que há de fato é uma mãe que confunde esse corpo com uma criança de verdade e se vê em um conflito de expectativas e medos, do que fazer. O que o Pr. Malafaia diz tem fundamento mas não neste caso…

    mas que será incapaz de se manter vivo quando desligado da mãe,

  12. mauro2011 disse:

    Uma civilização verdadeiramente humana é aquela que, acima de tudo, defende a pessoa mais fraca, doente, pobre e deficiente, e não aquela que os elimina porque incomoda os fortes.

    Ou a vida está acima de qualquer justificativa ou dentro em breve qualquer justificativa será suficiente para se eliminar a vida.

    Se dermos a mãe, hoje, o direito de matar o seu filho no ventre, porque se tornou um estorvo para ela, então, deveremos dar também ao filho amanhã, o direito de matar sua mãe velha e doente que se tornou um estorvo para ele. Mas, então, onde estará o amor e a caridade?

    Rompida a fronteira da dignidade humana, não haverá limites para as violações de direito. O limite, a fronteira, é o homem, a dignidade humana. Onde está o homem, o direito deve se curvar, para prestar-lhe reverência, pois o homem é o motivo e a razão do direito.
    Como alguns já lhes pediram, eu peço também: Não molhem vossas mãos com sangue inocente!

  13. mauro disse:

    Caríssimos irmãos em Cristo

    Uma civilização verdadeiramente humana é aquela que, acima de tudo, defende a pessoa mais fraca, doente, pobre e deficiente, e não aquela que os elimina porque incomoda os fortes.

    Ou a vida está acima de qualquer justificativa ou dentro em breve qualquer justificativa será suficiente para se eliminar a vida.

    Se dermos a mãe, hoje, o direito de matar o seu filho no ventre, porque se tornou um estorvo para ela, então, deveremos dar também ao filho amanhã, o direito de matar sua mãe velha e doente que se tornou um estorvo para ele. Mas, então, onde estará o amor e a caridade?

    Rompida a fronteira da dignidade humana, não haverá limites para as violações de direito. O limite, a fronteira, é o homem, a dignidade humana. Onde está o homem, o direito deve se curvar, para prestar-lhe reverência, pois o homem é o motivo e a razão do direito.
    Como alguns já lhes pediram, eu peço também: Não molhem vossas mãos com sangue inocente!

  14. mauro disse:

    Se o STF definir esse tipo de aborto como constitucional poderá estar abrindo precedente para a descriminalização de outras formas de aborto, como as que já foram propostas em projeto que tramita no Congresso Naciona.

  15. SANTOS disse:

    ENTÃO MEUS CAROS, a caso e caso,
    SERIA BOM NÓS TERMOS CONHECIMENTOS DE PAIS QUE PASSARAM POR ESSA SITUAÇÃO,

    ai todos verão que o sofrimento se torna 2 vezes pior, a criança, e os pais, QUANTO MAIS TEMPO SE PASSA MAIS APEGO, E O TRAUMA SE TORNA MAIS DIFÍCIL, OU MELHOR REQUER MAIS TEMPO PARA VENCE-LO.

    alguém pode me EXPLICAR, o que essa mala está se metendo. ELE SE AUTO DENOMINOU POLÍTICO E REPRESENTANTE DOS EVANGÉLICOS,
    haaaaaaaaaaa, vai cuidar a sua igreja meu caro se é que cuida, pois só deve ter os cultos 2 vezes na semana.

    DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA DA FÉ.

  16. mauro disse:

    A anencefalia não é equivalente à morte encefálica: as crianças podem ter uma parte do encéfalo posterior, médio e resíduos do anterior”, escreve Rodolfo Acatauassú Nunes, médico e professor da Fac. de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 10-04-2012.

  17. mauro disse:

    Recentemente, faleceu uma criança brasileira de anencefalia com 1 ano e 8 meses, que, segundo sua mãe, reconhecia e acalmava-se com a sua voz, mas não com a de estranhos, o que sugere um certo nível de consciência primitiva, explicada por neuroplasticidade.

    Toda prudência é necessária, pois, hipoteticamente, a adição obrigatória de ácido fólico às farinhas, tornada obrigatória pela Anvisa a partir de 2004, pode, além de diminuir a incidência da doença, atenuar sua apresentação clínica e permitir maiores sobrevidas.

    Pode ser o caso da criança Vitória, que permanece viva após dois anos do diagnóstico neonatal de anencefalia. A área de saúde pode oferecer cuidados paliativos cada vez de melhor qualidade e apoio psicológico aos seus pais.

    Tentar abreviar o sofrimento trazido por uma doença grave eliminando alguém porque não se pôde curá-lo ?

  18. Gil disse:

    O direito de fazer nascer e morrer cabe somente a Deus.
    Querem legislar sobre um assunto em que não cabe a mão do homem para consertar aquilo que consideram um erro da natureza.
    Sou contra qq tipo de aborto. Agora não vou fazer o que estes dois pastores, manipuladores de opinião estão pedindo, pq não sou massa de manobra deles.

  19. claudenir disse:

    Todos sabem do “sucesso” da igreja católica nos países pobres e da sua luta para manter seu domínio em terras dominadas pela ignorância de seu povo.
    O aborto, que já foi descriminalizado nos países ricos e de cultura elevada, continua sendo tratado como crime por governos que temem o catolicismo. O raciocínio é lógico. Quanto mais gente nasce nesses países, maior a chance da ignorância cultural e espiritual continuar. E desta forma, o domínio católico vai se perpetuando.
    É incrível como até mesmo líderes evangélicos são dominados pelo marketing católico. Se analisarmos espiritualmente, veremos que a chance de uma criança que não é desejada, crescer revoltada e ir para o inferno é muito grande.
    Minha esposa esteve em uma comunidade muito carente em São Paulo no trabalho social da AMC (http://amcmulherescristas.blogspot.com)
    e chegou em casa desesperada com o que viu. Mulheres com pouco mais de 20 anos, com 7 filhos e muitas ainda estavam grávidas. Qual o futuro dessas crianças? Os que são contra a descriminalização do aborto deveriam ir lá e pegar uma delas para criar.

    Definitivamente, o bispo Macedo não é um bom “marketeiro” religioso. Alguns dizem que talvez ele seja o único líder religioso no mundo a favor da descriminalização do aborto. Seria muito mais fácil seguir a procissão do marketing católico e agradar os poderosos.

  20. Lúcia disse:

    Fran

    Ora Fran, me informar de mais o que? O que os medicos e psicologos dizem é que a mulher que carrega uma criança anencefala em seu ventre sofre muito, e quanto mais se adia a soluçao, mais sofrimento ainda. Nao é o mesmo que levar uma gravidez saudavel ate o fim nao, é traumatizante para a mulher. Ela vive um drama a cada dia. É o mesmo que uma mulher gravida receber, ao fazer um ultrassom, a noticia de que seu filho morreu no ventre. Minha cunhada viveu esta situaçao duas vezes, e foi horrivel. Quando menos se adiar a situaçao, melhor.

  21. Joao Paulo disse:

    Eu creio que o meu Deus é um Deus de cura, então…

  22. Luiz Onofre disse:

    Esses pastores, são radicais demais, como alguém sem cérebro, vai sobreviver nos dias de hoje/
    O bebe já nasceu morto,´por permissão de Deus Não é um aborto criminoso., é necessário e terá
    o amparo da lei.Evitará o sofrimento dos pais.

  23. erivaldo araujo disse:

    Gente brasileira, presta atenção… mais uma vez esses pastores prestam desserviço as suas ovelhas, suas ovelhas, porque eles consideram vcs posse deles, pois é prestam um desserviço, porque? O assunto em votação não é contra o aborto em sua extensão, é interrupção de gravidez em caso de crianças que são gestadas sem cerebro. Por acaso vc que é mãe ou pai quer um filho sem cabeça e sem cerebro. As mães que gestam esse tipo de “criança” sofrem mais que no inferno, se é que inferno existe. Vc que é um deus de amor quer isso para vc. Pensa gente brasileira, lá no Supremo Tribunal não tem louco, tem homens e mulheres e homens que pensam, um abraço.

  24. JOSÉ ADILSON disse:

    QUANDO AS PESSOAS SE DEIXAM LEVAR PELO ESPÍRITO DE RELIGIOSIDADE, ACABAM PROMOVENDO CAUSAS INSENSATAS E LEVANTANDO BANDEIRAS DE CEGOS. SOU CONTRA O ABORTO, E MESMO SENDO DESCRIMINALIZADO NÃO DEIXARÁ DE SER PECADO. A LEI DO HOMEM NÃO REVOGA A LEI DE DEUS! E ISTO OS RELIGIOSOS NÃO ENSINAM AOS SEUS SEGUIDORES. NESTA QUESTÃO DOS FETOS SEM MASSA ENCEFÁLICA, ELES TÊM UMA SOBREVIDA DE ATÉ 24 HORAS, OS RELIGIOSOS SÓ PENSAM NAS SUAS BANDEIRAS E ESQUECEM QUE A GESTANTE CORRE RISCO DE MORTE. PROTESTAM PELA VIDA DE UM FETO, MAS COM A POSSIBLIDADE DE MORTE DA GESTANTE, QUE PODE GERAR OUTROAS VIDAS CASO SOBREVIVA. CABE A CADA PESSOA DECIDIR SOBRE AS SUAS VIDAS. NÃO PODEMOS IMPOR A TODOS AS NOSSAS VONTADES E CONCEPÇÕES RELIGIOSAS. NEM TODOS SÃO EVANGÉLICOS E NEM TODOS QUE SE DIZEM EVANGÉLICOS REALMENTE OBEDECEM OS MANDAMENTOS DE DEUS. E NINGUEM, NEHUM PASTOR FAZ PROTESTO PARA QUE OS PECADORES VIVAM DE ACORDO COM OS MANDAMENTOS DE DEUS. UM EXEMPLO DISSO: O ADULTÉRIO É CRIME E É PECADO. MAS, O ADULTÉRIO DEIXARÁ DE SER CRIME POR FORÇA DE LEI. E O ADULTÉRIO DEIXANDO DE SER CRIME SERÁ MAIS EXPLÍCITO AINDA E LEVARÁ A MORTE MUITA GENTE, HOMENS E MULHERS QUE SE SINTAM OFENDIDOS E NO DIREITO DE LAVAREM A SUA HONRA. CADA UM DARÁ CONTA DE SI MESMO A DEUS! EXAMINAI O HOMEM A SI MESMO! POR QUE O DEP MARCOS FELICIANO NÃO PARTE EM DEVEFA DA FÉ EVANGÉLICA CONTRA O MINISTÉRIO PÚBLICO QUE ESTÁ ATÉ PROIBINDO PROFESSORA DE ORAR EM SALA DE AULAS COM OS ALUNOS?? AFINAL, QUAL O MALEFÍCIO DA ORAÇÃO PARA OS ALUNOS??? EM QUE OS ALUNOS SÃO PREJUDICADOS?? QUAL O MALEFÍCIO QUE AS ORAÇÕES EM PRAÇAS PÚBLICAS TRAZEM PARA A POPULAÇÃO?? QUAL O MAL QUE TEM AFLIGIDO OS PASSAGEIROS DE TRENS NO RJ COM AS ORAÇÕES DOS EVANGÉLICOS?? SERÁ QUE ELES TÊM MEDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO COM ALGUMA RAZÃO?? JÁ DISSE QUE SOU CONTRA O ABORTO! MAS, QUERER IMPOR UMA DECISÃO QUE CABE A CADA UM É FALTA DE TOLERÂNCIA TAMBÉM! VAMOS PROCURAR EVANGELIZAR AS PESSOAS E ELAS SERÃO CONVENCIDAS PELO ESPÍRITO SANTO DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO. AFINAL, A NOSSA FÉ NOS ENSINA ISSO. MAS, FAZER QUEBRA DE BRAÇO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS É O PRAZER DESTES PASTORES QUE PERDERAM O ALVO, QUE É LEVAR AS PESSOAS AO CAMINHO, A VERDADE E A VIDA! EU POSSO DIZER ISTO COM AUTORIDADE POIS TODOS OS DIAS FAÇO ISSO. TODOS OS DIAS MESMO! NÃO É FALÁCIA! E JÁ CONVENCI ALGUMAS PESSOAS QUE ERAM A FAVOR DO ABORTO, MOSTRANDO A ELAS NA BÍBLIA COMO O ABORTO É PECADO. ELAS SE CONVENCERAM. E FORAM CONVENCIDAS PELO ESPÍRITO SANTO, E NÃO POR MIM. PENA QUE ESTES LÍDERES QUEREM APENAS LUTAR COM SUAS VAIDADES DE QUEM PODE MAIS. EU VOU FAZENDO A PARTE QUE DEUS ME PERMITE FAZER. E ACONSELHO A TODOS OS CRISTÃOS A FAZEREM O MESMO E DEIXAR QUE ESTES SE MATEM COM SUAS BANDEIRAS. MELHOR É VIVER O QUE SE PREGA DO QUE PREGAR O QUE NÃO SE VIVE! A LEI DO HOMEM NÃO REVOGAR A LEI DE DEUS! O ABORTO SERÁ SEMPRE PECADO!

  25. JOSÉ ADILSON disse:

    AH! NÃO ESQUECENDO: DEIXANDO A GESTANTE MORRER SABENDO QUE ELA PODE SOBREVIVER NESTE CASO, É TAMBÉM CRIME DE OMISSÃO DE SOCORRO. E TAMBÉM É PECADO!

  26. mauro disse:

    José Adilson,

    me perdoe mas o seu discurso está cheio de contradição, releia e alinhe o seu pensamento traduzido na sua missiva.

    Ora você se coloca favorável ao aborto e ora contra, existe meio termo no quinto mandamento sagrado ? Ou estamos tentando fazer uma fusão das leis humanas com as leis divinas ?

    Paz e Bem

  27. mauro disse:

    Outra pergunta, qual a gestante tem garantia de vida, ou qual a gestante saberá que sairá da mesa do parto com vida ?

  28. Silvio disse:

    Sou totalmente contra matar, mas pior ainda, nunca vi ninguém dizer a uma mãe pobre, gera que eu cuido.

  29. eliza oliveira santos portela disse:

    A Deus pertence a entrada e saida da vida, tudo é feito por ele O HOMEM CAMINHA PARA SUA DESTRUIÇÃO BRINCANDO COM O DEUS QUE É AUTOR E CONSUMADOR DA VIDA Salmo 139.16, o salmista diz com referência a Deus: Salmo 139.16″ Os teus olhos me viram a substância ainda informe”. “substância”, para descrever-se a si mesmo enquanto ainda no ventre.O Salmo 139.13-16 afirma: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.Abortar é tirar a vida de um ser humano, pois a Bíblia mostra que a vida começa na concepção. Deus nos forma quando estamos ainda no ventre da nossa mãe (“Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe.” Sl 139.13).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *