Apesar das pautas progressistas terem avançado nas últimas décadas, alguns países continuam resistindo à tentativa de imposição, por parte de alguns grupos, de uma agenda ideológica liberal, a qual institui, por exemplo, a prática homossexual como parte do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo.
A união homossexual não é aceita em países como Singapura, algo que foi reforçado pelo vice-primeiro-ministro do país, Lawrence Wong. Durante uma entrevista, o líder asiático afirmou que não pretende alterar uma lei existente desde o período colonial.
A lei proíbe a prática homossexual em Singapura. Wong destacou a cultura do seu país como algo preponderante em sua decisão, bem como a atuação das igrejas locais.
“Em Singapura, há muitos segmentos para os quais não se trata apenas da lei, mas a lei é um indicador para outras coisas, coisas com as quais se preocupam, sobre a sociedade, valores sociais, sobre a família, o casamento”, disse ele.
A declaração do vice-primeiro-ministro foi dada a ao editor-chefe da Bloomberg, John Micklethwait. O político fez referência à lei conhecida em Singapura como Seção 377A do Código Penal, segundo informações da Exame.
Em um mundo cada vez mais “globalitário” nos costumes, a declaração de Wong soa como uma esperança para as lideranças religiosas cristãs do país, tendo em vista o posicionamento da Igreja em relação à prática homossexual.
Aqui no Brasil, onde a união civil entre pessoas do mesmo sexo é permitida, a pauta continua sendo combatida por parte da igreja evangélica. Heber Campos Jr, por exemplo, pastor da Igreja Presbiteriana Parque das Nações, tem uma posição taxativa quanto ao tema.
“O movimento homossexual tem proliferado e ganhado muita força, e essa agenda tem sido disseminada a tal ponto que hoje tem cristãos sendo desafiados a participar dessas coisas e a não demonstrar nenhum tipo de repulsa a práticas homossexuais e, inclusive, a ‘casamentos homossexuais’”, disse o pastor em dada ocasião. Confira:
Cerimônia gay não é casamento e cristãos não devem participar, diz Heber Campos Jr