Localizada na Zona Franca de Manaus, a Sony DADC Brasil, especializada na replicação de mídias pré-gravadas (CDs e DVDs), tem investido no aumento da sua participação em um dos segmentos que mais cresce na indústria fonográfica brasileira, o chamado “mercado gospel”. Em 2005 o segmento movimentou mais de R$ 40 milhões do total de R$ 615,2 milhões adquiridos no âmbito musical, com a venda de mais de 52 milhões de unidades de CDs e DVDs no Brasil.
Observando esses dados da ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos), a Sony DADC Brasil investe em parcerias e projetos na fabricação de CDs e DVDs para o segmento, cujo gênero musical está em segundo lugar no ranking de vendas de CDs, perdendo apenas para o pop rock. A empresa quer aumentar em 2006 o volume de vendas de DVDs para 500 mil unidades por mês e de CDs em 40%.
Com 25% da fatia desse mercado, o diretor-geral da Sony DADC no Brasil, Jorge Magalhães, fala sobre o potencial do mercado gospel brasileiro. “Hoje, o Brasil figura no ranking dos dez primeiros países com melhor faturamento no mercado fonográfico. Entretanto, em 2005 houve uma queda de aproximadamente 12% nas vendas gerais, segundo dados da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica). Apesar dessa retração, o mercado gospel tende a crescer e reverter esse quadro aumentando a sua presença comercial, principalmente na venda de DVDs”, explica Magalhães.
Para aumentar a participação da Sony DADC Brasil nessa fatia a empresa tem feito parcerias com gravadoras do segmento como a MK, Canção Nova, Top Gospel, Line Records, Onimusic, Missão & Vida, AB Records, Aliança Distribuidora, Kairos Music, Zekap Gospel, Ministério Ipiranga e Ministério Apascentar de Nova Iguaçu. As parcerias englobam desde os benefícios na fabricação e distribuição pela Zona Franca de Manaus, até a consultoria no desenvolvimento e viabilização de produtos com material gráfico diferenciado além da reposição de produtos em catálogo ou para lançamentos no mercado.
Credibilidade reforça continuidade no trabalho
De acordo com Luiz Antonio Vieira, coordenador de Controle Financeiro da gravadora MK Publicitá, “após dez anos trabalhando com parte de nossa produção em conjunto, a Sony DADC demonstrou ser uma empresa com preço competitivo e excelente prazo de entrega, otimizando o desenvolvimento de nossos trabalhos junto aos clientes”. Marcus Gregório, diretor-presidente da Toque no Altar Music, trabalha com a Sony DADC Brasil desde 2004 e comenta a importância dessa parceria para a gravadora. “Trabalhar com uma empresa de renome internacional como a Sony DADC na produção de CDs e DVDs, reposição de produtos em estoque e produção de lançamentos para o mercado fez com que a Toque no Altar proporcionasse um atendimento melhor para seus clientes, pois a Sony tem como grandes diferenciais o seu atendimento eficaz e sua eficiência”, ressalta Gregório.
Feira vira vitrine de oportunidades
Além dessa estratégia a Sony DADC vai participar pela primeira vez da 5ª Feira Expo Cristã de São Paulo, a maior feira de produtos evangélicos da América Latina, que acontece em setembro de 2006 no Expo Center Norte. Na feira, a empresa vai apresentar algumas novidades em produto como Vinyl Cd, Colour Cd, Dual Disc, e tecnologias como os sistemas de proteção anti-cópia para CD e DVD. Segundo a responsável de marketing da Sony, Mari Rodrigues “a participação da Sony DADC Brasil na Expo Cristã de São Paulo vai fortalecer a imagem da empresa como nova opção na fabricação e distribuição de CDs e DVDs no segmento Evangélico brasileiro”.
O mercado editorial também apresentou crescimento no segmento evangélico e pode ser uma outra vertente para que a empresa desenvolva novas parcerias. “Com um faturamento em vendas em 2004 de R$ 239 milhões o comércio editorial cristão pode ser um potencial parceiro para a publicação de conteúdo evangélico em áudio e vídeo e a Sony DADC Brasil já está atenta a essa tendência”, reforça Magalhães.
A indústria de produtos e serviços para cristãos movimenta por ano mais de R$ 1 bilhão, num país onde mais de 30 milhões são evangélicos, com projeção de crescimento para R$ 50 milhões até 2020. No total, são mais de 200 mil pontos de pregação (igrejas) no país sendo que nascem mais de dez mil novas igrejas a cada ano com mais de 300 mil pastores e líderes, além de um número aproximado de 500 escolas de ensino teológico.
Sobre a Sony DADC
Especializada na replicação e distribuição de mídias pré-gravadas, a Sony DADC se posiciona no mercado brasileiro de CDs e DVDs como uma “full service provider”, ou seja, uma companhia que oferece serviços completos aos seus clientes.
Com sede mundial em Salzburg, a Sony DADC conta com mais 10 fábricas em países como Japão, China, Austrália, Canadá, México, Índia e duas nos EUA e é considerada a maior fabricante de mídias óticas pré-gravadas no mundo.
Tecnologias no país
No Brasil, a empresa coloca à disposição diversas tecnologias como Securom, Dual Disc, Key2AudioXS, ArccOS, Watermarking, Pit Logo e Soluções Premium, no qual empresas podem utilizar CDs e DVDs como ferramenta de marketing para seus clientes e consumidores.
A Sony DADC Brasil disponibiliza também, soluções únicas no mundo como o n-CD, tecnologia que permite que um código único seja inserido para cada CD ou DVD ou por lote fabricado.