Suíça lança concurso para escolher novo Hino Nacional e retirar referências a Deus da letra

20

O governo da Suíça anunciou que pretende eliminar todas as referências à fé cristã de seu Hino Nacional, e lançou um concurso para compositores que desejem escrever o novo hino.

O atual Hino Nacional da Suíça é chamado de “Salmo Suíço” e foi composto em 1841 e traz em sua letras menções a Deus, incentiva a oração e invoca a beleza da Criação.

O organizador do concurso, Lukas Niederberger, afirmou que o objetivo é criar uma nova letra, mais contemporânea e laica, e acrescentou que os candidatos poderiam incluir uma nova melodia, se assim quisessem.

Uma das exigências é substituir as referências aos valores cristãos por conceitos da Constituição Suíça, como a democracia e solidariedade.


A prazo para inscrição é janeiro de 2014, e os participantes deverão efetuar o envio da proposta de nova letra do Hino Nacional suíço até junho do mesmo ano. O prêmio para o vencedor será um valor estimado em US$ 11 mil dólares, entregues em 2015.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

20 COMENTÁRIOS

  1. Menos um na conta de Deus,mais um por sua própria conta,um pais que tem uma das maiores taxas de suicídio só por ser um dos mais ricos do mundo e com uma das maiores senão a maior renda per capita do mundo, diz que não precisa de Deus,melhor assim pois assim Deus poderá ter menos com que se responsabilizar alem daqueles que gostam dele e quem de sua unção precisa, no futuro serão poucos e ao chegar o fim haverá muito arrependimento ,mas será tarde demais.

  2. nossa como Deus deve estar surpreso com isso! ha que pena; nossa o que vai ser de Deus agora? só rindo mesmo os homens vem desprezando Deus não é de hoje esta historia é antiga a palavra de Deus vem cumprindo fielmente obrigado senhor! não percam as cenas dos proximos capitulos.

    • Realmente os que os evangélicos tem a ver se a Suíça muda a letra de seu hino? Vocês se metem em tudo mesmo! Cambada de ignorantes que mais parecem os fariseus dos dias de Jesus! Vão antes aprender a viver como os suíços vivem. Cuidem de vocês aí no Brasil que aqui na Suíça os suíços sabem cuidar deles e olhem, ser brasileiro ou brasileira aqui na Suíça só tem má conotação, e nem vou dizer qual para não ser mal educado! mas para bom entendedor meia palavra basta!

  3. O texto está dramatizando e querendo criar polêmica.
    No site da BBC Brasil, a informação é bem diferente…
    “Oficialmente, o hino é um salmo, uma oração, mas claro que temos uma sociedade aberta, religiosamente neutra. Nós temos ateus, NÃO temos um único Deus, então este novo hino é um desafio”, afirmou o organizador do concurso.

    A Suíça é um estado laico reconhecido a nível federal pela sua Constituição. No entanto, a maior parte dos cantões, exceto Genebra e Neuchâtel, reconhece religiões oficiais, em todos os casos incluindo a Igreja Católica e a Igreja Reformada Suíça. A nível federal, o Artigo 4.º – Capítulo 1 da Confederação Helvética afirma que toda a pessoa tem o direito de praticar a sua fé religiosa sem qualquer limitação por parte das autoridades e dos outros cidadãos sejam quais forem a nacionalidade ou origem.

    Os pesquisadores contaram um total de 5734 grupos e comunidades religiosas na Suíça.
    Distribuição em 2010 (alteração em relação a 2000):
    Católicos: 38,8% (-3,7%)
    Protestantes: 30,9% (-3,2%)
    Sem religião: 20,1% (+ 8,9%)
    Muçulmanos: 4,5% (+0,9%)
    Comunidades judaicas: 0,2% (inalterado)
    Outros: 5%
    (Fonte: Departamento Federal de Estatísticas)

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130802_suica_hino_competicao_lgb.shtml

  4. Felizmente só agora eles entenderam de que devem retirar as palavras de fé Cristã, mas não sabem que a partir de quando retirar tais palavras a violência irá aumentar nesse Pais que passa a ser maldito, só assim eles saberão que Deus é o autor de tudo inclusive de nossas vidas e quando vivemos ignorando tais fatos saberemos pelos acontecimento que houve algo errado nas leis desse Pais.

  5. A ingratidao e algo intoleravel !!!

    A sua paga saira cara para a Suica pois e uma nacao dividida racista e em breve os mucumanos serao maioria pois somente ele procriam

    Emfim e com tristeza que recebo uma noticia desta.

    Devemos orar por eles. Deus tenha misericordia.

  6. POR mim eles pode ate por fogo naquela porcaria de bandeira deles, posso ate ajudar ora que noticia mais petulante que que nos temos com bandeira deste pais, DEUS não quer saber de bandeira não, ele quer são vidas restauradas corações convertidos homes temente a ele isso e o que ele quer, esse pais nanico e ateu o deus que la esta e um deus com d minúsculo, tenha a santa paciência, vou me preocupar com porcaria de uma bandeira de um pais ateu e gayzaiado?

  7. Hino Suíço:
    “Salmo Suíço” ou “Cântico Suíço” ou ainda “Salmo Suíço”
    A canção foi composta pelo padre e compositor Alberich Zwyssig em 1841 na cidade de Zug. Recebeu a tarefa de musicar um texto patriótico escrito por Leonhard Widmer, jornalista e poeta, amigo e conhecido de Zurique. Para isso então, escolheu uma passagem musical da missa; o salmo “Diligam te Domine” (Eu Vos quero amar, Senhor), já havia sido composto em 1835 para uma festividade do mosteiro de Wettingen, onde era mestre de capela.

    Mas agora em 2013, não é a primeira vez que esse hino é rejeitado:
    Em 1961 o parlamento da Suíça decidiu que o “Salmo Suíço” era uma criação suíça legítima e que deveria valer como hino nacional provisoriamente. Após 3 anos de testes o hino foi aceito por 12 cantões e sete pediram por mais tempo de testes e menos do que seis o rejeitaram. Mesmo assim, em 1965, o “Salmo Suíço” foi declarado como hino nacional, desta vez sendo permanente.

    Que Deus tenha misericórdia do país que O rejeita há tempos, pois a palavra de Deus nos diz que:
    Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.
    O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.
    Salmos 33:12-13

    E Deus não está com Seus olhos fechados para toda essa situação. Entendo também que, se é feliz a nação cujo Deus é o Senhor, então uma nação que não tem Deus como Senhor só pode ter todos os antônimos do significado de FELIZ que são os seguintes:
    32 antônimos de feliz para 4 sentidos da palavra feliz:

    1. miserável, impróspero, mal-aventurado, malfadado, oprimido, cansado, infortunado, desgraçado, azarado, pobre, infeliz.
    2. inapropriado, desconsolado, ruim, taciturno, choroso, desanimado, deprimido, misantrópico, descontente, maldito, triste, inconveniente, mau, desfavorável, infeliz, cansado, aflito.
    3. escuro.
    4. rancoroso, misantropo.

    Então mundo, de agora em diante, assim será a nova Suíça com seu novo hino nacional e seu novo povo que cantará tudo que não exalta o nome de Deus…

    Misericórdia desse povo meu Deus.

  8. SCHWEIZERPASLM
    (versão oficial do idioma alemão)
    SALMO SUÍÇO
    (tradução)

    No surgir da manhã esplendorosa,
    admiro-Te nos raios calorosos,
    a Ti, exaltamos, Magnificente!
    Quando o alpe se avermelhar,
    orais, suíços livres, orais!
    Sua piedosa alma indagais,
    Deus, ó Senhor, em nobre pátria.

    No vir da noite fulgurosa,
    cerimonio-Te no sereno estrelado,
    a Ti, adoramos, Amoroso!
    Nos relâmpagos que clareiam o céu
    podemos felizes e abençoados sonhar!
    Porque a piedosa alma indagais,
    Deus, ó Senhor, em nobre pátria.

    No pousar da névoa densa,
    Busco-Te na neblina,
    a Ti, unimos, Eterno!
    Perante o grande nimbo
    surge o sol claro e suave,
    E a piedosa alma indagais,
    Deus, ó Senhor, em nobre pátria.

    No ocorrer da tempestade feroz,
    es nosso refúgio e defesa,
    a Ti, prevalecemos, Redentor!
    Na escura tormenta e na tristeza
    confiaremos plenamente n’Ele!
    Sim, a piedosa alma indagais,
    Deus, ó Senhor, em nobre pátria.

  9. O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos. Jeremias 2:19
    Não foi você mesma a responsável pelo que lhe aconteceu, ao abandonar o Senhor, o seu Deus? Jeremias 2:17

  10. É bom que tire mesmo o nome de Deus do hino.

    Esse país recebe dinheiro advindo de corrupção do mundo todo, independente de políticos, traficantes…

    Até que enfim, pois não merecem falar em Deus enquanto vivam sobre os restos humanos, apesar de ser do primeiro mundo, aliás, o fausto que vivem decorre da miséria dos outros.

  11. Se olharmos a letra do nosso hino pátrio deveríamos consertar muitas coisas, ¨Deitado eternamente em berço esplêndido…¨, só se for a elite que eternamente se deleitou nos braços da máquina governista, passando os finais de semana em Angra dos Reis em seus iates luxuosos. O grito do Ipiranga não passou de uma armação, igual as que acontecem até hoje no congresso e senado brasileiro, o povo deveria pesquisar além do que ensinam as escolas públicas para entenderem o que acontece com os políticos que hoje governam o país, só estão imitando um sistema que perdura a séculos. Gigante levante os olhos, acorda para a verdade.

  12. A suiça é um pais que cré em Deus sim,mais não ficam chamando Deus em vão,eles cré que existe uma força poderosa,mais não cre em santis e nem outro tipos de seitas,moro aqui e vejo como Deus abençoa este pais,onde existe muitos estrangeiro e a suiça é uma mãe pra eles,Deus olha a quem ajuda o necessitados,e eles não são de ficar contando vantagem não,e também trabalham muito para conquistar o seus objetivos,suiça pais mãe.

  13. Atenção Gospelmais… É sensacionalismo?

    Comentários de uma amiga, brasileira, cristã, que mora na Suíça:

    “Ano passado eles comentaram que queriam mudar o hino nacional, pois praticamente ninguém sabe cantar ele de cor, e o acham muito comprido e arcaico …
    Então ainda conversando com algumas pessoas, elas disseram que já várias e várias vezes ( desde 2008 ) foi proposto esta mudança, mas nunca aconteceu nada …
    E esta notícia está um “pouco errada”:
    1. Não falaram nada de que iriam “retirar” tudo o que está relacionado a Deus, mas de que eles queriam mudar o hino todo
    2. E outra coisa errada que consta nesta “informação” é que não é simplesmente o Governo decide algo e isso acontece … TODA mudança é votada pelos Suíços … aqui não é que nem no Brasil que apenas é votade pelos governantes, mas TUDO sempre entra na votação, e isso acontece mais vezes por ano, porém quanto ao Hino não aconteceu nenhuma votação ainda … nada está definido … ano passado eles comentaram algo a respeito, mas nada está definido …
    Mas existem “Interessensgruppen” que claro, desejam que o nome de Deus não exista no Hino Nacional, mas não há nenhuma informação concreta disso … apenas de que eles queriam mudar o Hino completamente …
    Eles também queriam ano passado tirar as cruzes em cima dos alpes e montanhas etc … foi inclusive votado, e o povo votou que não, ou seja, esse voto foi negado e as cruzes continuam lá …”

  14. É interessante como o ser humano tem tendências a colocar tapadeiras do lado dos olhos e passar por cima de tudo que não está a sua frente…

    Os direitos são iguais para todos, somente pelo fato de mudar o hino, não significa que o povo residente irá esquecer a deus.

    Para todos que discordem de minha ideia quero que me respondam simplesmente 3 perguntas:

    1: O que acontece com o ser humano aos seus olhos, que nasce em um local onde não existe o conhecimento da religião católica? Ele será castigado divinamente por ser induzido pela sociedade local a possuir outras crenças?

    2: Um agnóstico que pratica o bem, sempre sendo altruísta, dedicando-se a família, aos amigos e aos desconhecidos com disposição a ajudar e cumprindo seu papel social respeitando e segundo o caminho do bem, será ele também castigado?

    3: Na Bíblia Deus deu o livre arbítrio ao homem, então por que muitos dos próprios filhos e seguidores de deus que pregam a palavra são induzidos ao preconceito, utilizam a agressão física e verbal contra os próprios irmãos que possuem práticas pessoais diferentes?

    Independente da religião do outro, devemos trata-lo com respeito e bondade como nos foi ensinado por Deus, não negar ajuda para o bem e muito menos agredi-lo de qualquer forma.

    Muita tempestade está sendo feita pela maioria dos comentaristas, mas a mudança desta bandeira não significa que o povo da mesma não será mais de Deus, também não estará atribuindo uma religião a quem não tem!
    Devemos apresentar o amor de Deus aos outros mas não obriga-los a seguir…

  15. Depois de ler varios comentarios recheados de odio contra a Suica, com palavroes, ofensas, ameacas de morte e inferno, ameacas de um deus vingador e punitivo, rogar pragas contra a populacao suica, julgamentos sumarios, etc….. so posso concluir que a Suica tem absoluta razao em abolir o seu hino e substitui-lo por um mais humanista, mais moral e mais etica. A Suica nao precisa de religiosos cheios de odio e intolerancia.

  16. que não venhamos nos surpreender com isso , a bíblia é clara : o mundo já é do maligno !!
    o reino do anticristo está nos seus últimos preparos , e o homem que despreza á Deus vai chorar amargamente, quando o diabo em pessoa governar a terra , felizmente os verdadeiros cristãos não estarão mais aqui, para ver o fim de todos aqueles que negaram á Deus e o rejeitou .

  17. CÉU OU INFERNO… POSSO ESCOLHER?

    Qual é tua escolha, céu ou inferno?
    Se fizer uma pesquisa, quase todas as pessoas certamente escolherão o céu, e nem querem pensar na possibilidade de irem para o inferno; Porem não basta querer, o que define para ondeeu vou são as minhas atitudes, (meu comportamento), a fé, e a obediência ou não à palavra de Deus; Em ( Genesis 1. 26,27 ) diz:
    _Tendo Deus criado o céu e a terra com todas suas maravilhas, criou também o homem, sua obra prima, sendo feito à sua própria imagem e semelhança, Isso significa que Deus é o todo poderoso e soberano acima de tudo que existe. O ser humano foi feito para adorar e fazer a vontade de Deus, e conseqüentemente desfrutar de suas infinitas bênçãos, tanto materiais como espirituais. Esse é o propósito de Deus para todos nós. O problema começou quando Adão e Eva pecaram, e o pecado chegou a todos os homens. ( Romanos 3. 23 , 5. 12). Por isso todos nós precisamos do perdão
    de Deus. O inferno, não é algo que Deus tenha acrescentado ao destino dos incrédulos, mas sim a conseqüência natural das escolhas que fizeram. Todos os que vão para o inferno ali estarão porque escolheram agir contra a vontade e a palavra de Deus. E você o que têm escolhido? O inferno é um lugar onde não haverá amor. Nele estarão todos os que praticaram a idolatria, o mal, a imoralidade de todas as formas, os homicidas, os que desprezaram a palavra de Deus. Lá não haverá nenhuma compaixão, Somente sofrimento, desespero, dor incomparável, choro eternamente. Leia: (Lucas 16. 19-31), E é assim, os que vão ao inferno terão recebido exatamente o que plantaram; Que é ter colocado Deus fora de seus projetos, Deus foi descartado de suas vidas. Trocaram Deus pelos prazeres deste mundo, vivendo uma vida totalmente contrária aos ensinamentos do Senhor. No inferno não terão mais oportunidades para voltar à casa do Pai; Apenas lembranças de um passado, onde havia uma porta aberta para a salvação, mas que já se fechou para sempre. Esta foi a triste e terrível escolha que fizeram. Mas você pode mudar a sua sina, O céu é maravilhoso, e Deus te espera de braços abertos para te salvar. Se hoje ouvires a sua voz receba- o no teu coração: ( Hebreus 3. 7,8 – Hebreus 4. 7 )…Leia a bíblia, vá a uma igreja evangélica e aceite Jesus como seu Salvador.Não perca essa oportunidade.
    Que Deus te abençoe…

    Que pena…Os homens não precisam mais de Deus, ‘são tão poderosos,
    auto suficientes, que esquecem que são pó, morrem hoje, amanhã ja
    começam a apodrecer. Deus tenha misericórdia desses loucos que se
    acham grandes, mas que não passam de vermes miseráveis pecadores…
    DEUS TU ÉS A RAZÃO DA MINHA VIDA. OBRIGADO SENHOR…

DEIXE UMA RESPOSTA