Um templo da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira desabou na tarde da última quarta-feira, 15 de junho, em Diadema (SP), cidade da região do grande ABC. Quatro feridos foram resgatados com vida durante as primeiras horas do trabalho de resgate, e uma pessoa foi encontrada morta.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente após o acidente, e os trabalhos de busca permitiram a retirada de dois homens dos escombros na madrugada desta quinta-feira, 16 de junho. Anderson Peres Tiago e Ezequiel Matias estão em estado grave, com fraturas, mas segundo os bombeiros, foram levados com consciência para os hospitais.
A vítima fatal – a fiel Vanda Maria Martins, 54 anos, que frequentava cultos no local – foi encontrada próximo ao meio-dia desta quinta-feira, 16 de junho, segundo informações do G1.
Testemunhas disseram que o templo da igreja estava passando por reforma, e a prefeitura de Diadema informou que a denominação não possuía alvará para que a obra fosse feita, e que dois dias antes já havia determinado que os trabalhos fossem interrompidos.
“A Secretaria de Habitação notificou o espaço em 13 de junho e solicitou apresentação de alvará de aprovação e execução da obra. A orientação foi paralisar a obra até a apresentação dos documentos”, disse nota da administração municipal.
O advogado da Assembleia de Deus, Kaique Nicolau de Lima, afirmou que a obra estava parada “há mais de 15 dias”. “É uma igreja antiga, com mais de 60 anos. A documentação estava sendo agilizada junto à Prefeitura”, acrescentou.
Ao todo, 20 veículos do Corpo de Bombeiros atenderam à ocorrência, reunindo 70 profissionais ao todo, incluindo pessoal da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).