Garantir a segurança pública para os cidadãos é uma das tarefas mais difíceis e arriscadas, podendo custar a vida dos agentes. Não por acaso, os policiais estão sujeitos a enfrentar uma série de conflitos de ordem emocional, como a ansiedade, estresse e o esgotamento.
Cientes disso, líderes cristãos costumam desenvolver o trabalho de capelania em alguns batalhões de polícia, tendo por objetivo oferecer suporte espiritual e emocional aos policiais que procuram a ajuda de Deus em suas vidas.
É o caso da Capelania Evangélica Nacional da Polícia no Paraguai, que criou um projeto chamado “Sí hay Esperanza” (Sim, Há Esperança). Por esse trabalho, policiais e suas famílias têm a oportunidade de receber apoio psicoespiritual através de oficinas e dos atendimentos em grupo ou individual.
Como é feito
Oscar Insaurralde, chefe do Departamento da Capelania Evangélica da Polícia Nacional, destacou a importância desse trabalho, explicando que ele é feito de forma simultânea em diferentes unidades policiais.
O objetivo é alcançar o maior número possível de agentes, sempre de forma coordenada. “Semanalmente estamos chegando presencialmente e por mensagem a mais de 800 policiais, fazendo devocionais em diferentes delegacias onde 35, 50 e 100 militares participam presencialmente dependendo de cada localidade”, disse ele.
Os policia, segundo Oscar, durante os encontros “recebem uma mensagem de 10 a 15 minutos na qual são estimulados a desempenhar a função de forma integral por meio de valores e princípios bíblicos”.
Fundamentados nos princípios da Bíblia, os agentes de segurança atuam de forma mais confiante, seguros de si e com um olhar mais humanizado sobre as problemáticas que enfrentam nas comunidades onde operam.
Além disso, a fé em Deus os ajuda principalmente na lida com os próprios problemas, quer sejam familiares ou emocionais, o que termina impactando diretamente na qualidade da atuação dos policiais nas ruas, segundo informações do Evangelico Digital. Atualmente esse trabalho é realizado nas regiões de Assunção, Cordilheira, Caaguazú, Paraguarí e Ciudad del Este.