Brasil

Na Bahia, Tribunal de Justiça suspende lei que obrigava oração do pai-nosso nas escolas de Ilhéus

Comentários (10)
  1. Em 1789 a Revolução Francesa aboliu de um vez funesta união entre Estado-Igreja.Foi um grande passo dado pela humanidade no sentido de garantir que as instituições do Estado apenas seriam utilizadas para garantir os direitos fundamentais do homem.Entre esses direitos está o de total liberdade de crença e culto,ou seja,todos os seres humanos são livres para exercerem e praticarem a modalidade de fé religiosa que melhor se adapte ao seu universo espiritual.O Estado tem o dever sagrado de garantir esse direito a todos os cidadão,mas seus representantes(funcionários como professores,políticos e todas as instituições que exercem seu poder) não podem de maneira nenhuma apoiar,mesmo que de forma sutil,práticas religiosas de uma determinada crença,seja ela cristã,judaica,islâmica,xamanista,hinduista…Devemos nos lembrar que a liberdade de ter fé e tão importante quanto a de não ter fé nenhuma.A ”lei do Pai-Nosso” vai contra os princípios do estado de direito que vigora numa democracia consolidada como a do Brasil.Um cristão não se sentiria bem sendo forçado a entoar mantras do budismo tibetano em sala de aula.Imaginem o constragimento de um não-crente sendo pressionado a rezar o Pai-Nosso perante uma maioria religiosa.Espero não ter sido agressivo,pois entendo que o GNOTÍCIAS é frequentado na rede por uma respeitosa maioria cristã.

  2. Que bom que a racionalidade prevaleceu… Se não teria que impor orações de todas as denominações religiosas…

    1. É duro pessoas que não sabem nada, e só falam besteiras….

      "O Pai nosso é uma oração universal"

    2. Marcelo Luis Pirola Universal não, judaísmo não tem ela, druismo não tem ela, budismo também não em fim…Pode até ser uma oração que toda religião de denominação cristã tem em comum. Mas dizer que ela é universal é no mínimo absurdo.

    3. Marcelo Luis Pirola o mundo tem 7 bilhoes de pessoas, destes apenas 2 Bi, são cristãos(maioria CATOLICOS E ORTODOXOS).. e mesmo estes "cristãos", grande maioria já não cumpre o "escrito".

    4. Marcelo Luis Pirola Depois querem reclamar porque o mundo está inda de mal para piór.

    5. Eugenio Delalibera Verdade… essa mania desses crentes acharem que todos tem que seguir o mesmo deus…

    6. Marco Antonio disse:

      Marcelo Luis Pirola – Universal na sua casa, nas igrejas; nas escolas compulssoriamente, jamais. Não fale besteira…

    7. Paulo Agnóstico velho long play repetindo sempre a mesma musica

  3. Marcelo disse:

    É fazer uma oração, ofenda a constituição, mas musicas tais como:

    Ai, ai, se eu te pego, delicia, delicia…
    To ficando atoladinha, to ficando atoladinha……
    Eu quero tche, eu quero tcha……..

    e tantas outras isso não fere o constituição das leis da Bahia Sr., Desembargador!!!!

    Por que o senhor não proíbe que se cante essas musicas nas escolas ensinando o que não presta as nossas crianças!!!

  4. tony santos disse:

    ola prezado vereador, sinto muito em dizer vc è´simplesmente um instrumento na sua funcao, nunca va contra os principios da palavra de deus , conheci muitos igual a vc , e nao estao mais em nosso meio,para ver o julgamento.
    CRIE projeto que va de encontro as nessesidades da nossa comunidade, saia desta linhagem, de querer colocar o dedo onde nao e chamado.,com deus nao se brinca.conselho de amigo, para quem quer viver na terra dos viventes.
    tony santos jacarei sp

  5. clamando disse:

    pergunta não é obrigatório o voto ? não é obrigatório o serviço militar? para dirigir a carteira de motorista? num pais cristão…que só induz aos alunos boas coisas a laicidade do estado nunca esta presente nas guerras de gang dentro das escola do trafico de drogas nos seus portões…….das brigas de alunos e alunas das agressões que sofrem os professores por alunos que não oram o pai nossa……….é muito direito para quem nãon presta neste país haja visto que o direitos humanos é para os agressores para os assassinos para os ladrões. sem falar nos politicos…mas nunca para a sociedade que paga os tributos sejam municipais estaduais ou federais………direitos humanos para as vitimas nunca………..conheço muitos pais de familia trabalhadores de sol a sol que comem apenas uma vez por dia e na cadeia e cinco refeições pagas pela pessoa que só pode comer uma……..eita pais laico com direitos a ralé e nenhum para os cidadão

    1. Vanessa disse:

      o povo se acostumou a orar o pai nosso, mas nem sequer sabem o significado de suas palavras…falam em Deus ,citam o nome de Deus..mas não o conhecem …”Esse povo me louva com os lábios, mas o coração deles está longe de mim” (Mc.7,6)…pouco importa orar o pai nosso…somente da boca pra fora…é nescessário conhece-lo, ama-lo, respeita-lo….a oração do pai nosso só faz sentido se for feita em total reverencia e temor a este DEUS que é santo e verdadeiro…

  6. escola não é lugar de oração,é de ensino e educação, religião fora parte

    1. Geraldo Magela Leal disse:

      Então pensando assim, não deveria ensinar nada alem das matérias, Civilidade, sexualidade…etc…somos um de País de 90 % cristão. E o que é que tem de tão ruim numa oração, dada como "padrão" para os Judeus/Cristãos. E para nós cristão que cremos no filho)Jesus) unigênito de Deus.é por essa é por outras que o mundo vai de mal a pior em seus valores. Porque os anti-cristo já estão se manifestando como Jesus mesmo profetizou. Jesus disse que quem não é com Ele é contra Ele, e quem nega-lo neste mundo Ele o negará diante do Pai.

    2. Filipe Gioielli Pois é vc tem Razão, só que para eleger um prefeito, um governador um Presidente da republica precisa de maioria, que tal invertermos, vai ficar legal a sua democracia. agora nos explica o não todos? por favor!

    3. Gilson Guinter Garcia Por favor, permita-me…

      O momento na democracia onde se considera apenas a vontade da maioria é no sufrágio. Por princípio, a democracia não é a vontade da maioria, e sim a garantia da liberdade de todos de manifestarem-se e serem amparados pelo Estado independentemente de crença religiosa, cor, sexo ou qualquer característica diferente…o cristianismo, mesmo sendo maioria, não tem o direito de impor a ninguém a sua crença. Deve, ao invés disso, aceitar que existem outras crenças que convém e provêm conforto a uma gama imensa de pessoas e que não é dever do cristão forçá-lo a seguir as palavras de Jesus ou coisa que o valha…deve apenas aceitar a diferença sem tentar impor nada. Isso é liberdade de crença. O que vemos hoje em muitos casos são cristãos invocando a liberdade de crença ao melhor molde de "ei, respeite o meu direito de te oprimir! a minha religião manda assim!". E isso é um problema…

    4. Matheus Nobre e verdade oq ue vc disse, e entendo dessa forma também, e que eu queria saber e entender o "não de todos" que ele mencionou, porque da maneira que foi colocada dava uma outra interpretação, o Felipe tbm não entendeu minha pergunta rsss, mas na resposta dele deu pra saber o que ele quis dizer,o que tenho que concordar, e não e inversão de valores de minha parte não, esta corretisimo, Obrgdo e Abraços.

  7. Marco Antonio disse:

    Coisa de vereadorzinho ignorante e desconhecedor do que realmente venha a ser lei

    1. Geraldo Magela Leal disse:

      Somo um País predominantemente cristão(90%). E o que ha de mal numa oração. São todos uma cambada de anti-cristo. Querem dominar o mundo, eles podem até tentar mas aquele que venceu a morte na cruz (Jesus)já preparou um lugar para satanás e seus seguidores anti-cristo. O lago que arde com fogo e enxofre. Inferno.

    2. Filipe Gioiellii cristão, segundo sei tem que praticar… quem não prática, é mais da metade da população, é "CRISTÃO" Genérico.

    3. Geraldo Magela Leal Meu irmão sou Cristão evangélico e discordo de Vc. nos versículos que antecedem a oração do pai nosso na Bíblia Jesus diz: " E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:5-6 – não e forçando uma situação que vamos ser mais santos ou vamos ganhar alguém para Cristo, mas em nossas ações e testemunhos. e Deus em sua infinita onisciência sabe o porque não estamos orando em uma sala de aula.
      Lembre-se nem por força nem por violência, mas pelo… Vc sabe o restante . Paz

  8. A ORAÇÃO UM MEIO DE SE FALAR COM DEUS SE TODOS PODESEM FALAR COM DEUS E PERGUNTAR SE ELE ESTÁ SE AGRADANDO DA ATITUDE OS ALUNOS NÃO ESTARIAM COMO ESTÃO HOJE.MELHOR ESTAREM ORANDO DOQUE ESTAREM SE DROGANDO, SE PROSTITUINDO, BRIGANDO

    1. Luan Matos de Menezes disse:

      Engraçado que alguns desses mesmos alunos que rezavam ficavam se drogando, se protituindo e brigando. Só que agora eles farão isso sem serem hipócritas com Deus.

  9. Marco Antonio disse:

    Retiram a oração do Pai-Nosso e inserem o Kit Gay! Nada mal para um país de quinta chamado Brasil. Esses petistas são a pior coisa que existe no Brasil. Vão arruinar com tudo!

  10. Lastimável a decisão da justiça tupiniquim, essas são umas das razões porque nessa geração ha tantas adolescentes gravidas, jovens no mundo do crime, jovens nas drogas, pois um referencial desse, a Oração do Pai- Nosso, é retirado dos alunos por força da Lei, mas o funk, a prostituição, a apologia ao sexo e a pornografia , valores esses patrocinados e apoiados por muitos que aboliram a oração das escolas Municipais da Bahia.

    São as trevas colocando as cartas na mesa e cegando cada vez mais as autoridades pedagogas, educacionais, judiciarias e legislativas não somente do Estado da Bahia, bem como de todo o Brasil.

    Não somente a oração do pai-nosso deveria fazer parte do dia a dia de nossas crianças, bem como a leitura da Bíblia, pois nas sagradas escrituras estão o valioso tesouro para a transformação social de que se deve começar pelas crianças , transformação social essa tão necessária a essa sociedade civil largada e deixada as novelas globais, BBB, carnaval, panico na TV. funk e outros valores em que já seus frutos batem a nossa porta com o analfabetismo funcional de nossos jovens, a falta de esperança ara e com os jovens , uma sociedade cada vez egoísta e perversa , de uma sociedade cada vez mais distantes dos valores e costumes da família e do bom senso,

    Que mau há em as crianças fazerem a oração do pai-Nosso ?

    Que mau há em as crianças terem nas sagradas escrituras, a Bíblia, um referencial de fé, vida, esperança e paz em Deus ?

    O preço por essa decisão será alto e não demorará para que a sociedade baiana recolha seus frutos nefastos.

    1. É isso aí,Caleb,que tal substituirmos as escolas laicas por madrassas como as que existem no Afeganistão,cujo objetivo é transformar crianças em futuros homem-bombas.Vamos deixar o ensino da matemática,história,ciência…Que tal tornar o estudo da sua bíblia sagrada obrigatória para todas as crianças por pelos menos 12 horas por dia.Vamos transformar este país numa república fundamentalista cristã.Eu peço exílio político na Noruoga no outro dia.

    2. Segundo a bíblia, em levítico, matarás quem usar roupa de dois tecidos distintos (ninguém se salva), as crianças mal criadas, proibido cortar cabelo e a barba. A mulher deve ser submissa ao homem, e por muito tempo a bíblia ajudou a justificar a escravidão e a discriminação. Se você pretende educar seus filhos com esse lixo, a sociedade em geral não é obrigada a seguir o mesmo.

    3. Adelino Gomes ,
      Por causa da ignorância feito a sua ( Muito embora vc deixou claro que faz "faculdade" de letras ) é patente, vc esta confundido a graça, o evangelho, aquilo que foi a base das maiores e melhores nações do primeiro mundo, que foi a educação cristã ( haja visto nações como a Alemanha. Áustria, Canada, Inglaterra, Escócia, Suíça, Suécia, Estados Unidos, etc…) com uma ideologia mulçulmana e radical, eu nem vou perder o meu tempo em discutir isso com vc, pois com certeza será perca de tempo mesmo, VÁ ESTUDAR, e veja que as melhores e maiores nações da nossa geração são frutos de uma solida educação crista para as suas crianças, isso é fato, é real, é patente.
      Agora, o que dizer de um cara como vc que não sabe distinguir a educação crista com a educação que os mulçumanos extremistas tem no Afeganistão ? A sua ignorância e cegueira é tão patente quanto os legisladores que proibiram a oração do Pai Nosso nas escolas municipais na Bahia, Isso, é para todos aqueles que lerem esse comentário observarem o que levará as crianças de hoje a serem tao manipuladas e imbecilizadas como esse rapaz.Lastimável. isso é porque ele diz que faz " faculdade " de letras..rss…

    4. Rodrigo Freire ,

      Segundo a Bíblia, algo que você deveria ler e seguir, nos ensina e exorta que feliz a nação cujo Deus é o Senhor. O dia que a sociedade tupiniquim fazer disso uma realidade, como fez os Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Suécia, Suíça, Alemanha, e vários outras nações, que hoje são nações de primeiro mundo, com certeza o Brasil sairá também do atraso e da ignorância.

    5. Caleb Lakstigal acontece que estes paises.. os que falou.. há muitos se afastaram da fé.. são os que tem maior numeros de agnosticso e ateus….quanto maior a cultura, mais distante da fé.
      em compensação paises catolicos e mais atrasados, são fervorosos na crença.
      leia:
      http://noticias.gospelmais.com.br/filipinos-chilenos-povos-mundo-mais-acreditam-deus-33423.html#comments

    6. Paulo Agnóstico ,

      Esses países que são os melhores e são de primeiro mundo ao qual eu citei, são nações que tiveram em sua educação básica o cristianismo PROTESTANTE, isso é fato, é real, é um acontecimento sociológico e histórico, entretanto, aquilo que você escreveu é também um fato histórico e real , quando você diz que países que foram alcançados pelo CATOLICISMO , até hoje são países atrasados, sub-desenvolvidos, explorados , vivendo na ignorância e na imbecilidade, pois onde a "igreja" romana colocou suas patas, de fato e de verdade , até hoje, são nações atrasadas, visto a America latina , alguns países da africa , da Asia, e onde o evangelho PROTESTANTE instalou-se como base educacional, sociológica e religiosa, são países de primeiro mundo.

      Exemplo esse ao qual deveria seguir o não somente o Estado da Bahia mas todo o Brasil.

    7. Caleb Lakstigal nem todos paises catolicos são mais atrasados, podem ser os mais populosos, temos frança, parte do canadá, parte da alemanha(parte sul)..a italia foi o berço de renascimento europeu.. temos o japão budista e xintoista, coréia do sul, cingapura..
      pode notar que estes paises que citou, já se afastaram da fé desde dos anos 60… e não estão no caos… mesmo a holanda com leis super liberais e anti-biblicas… todos eles tem aborto livre, casamento gay, mesmo igrejas tradionais como a luterana, esta dando benções para estas pessoas.
      talves até por que na religião protestante que foi base, não é mais…. desta sociedade..o dinheiro não é pecado, como a catolica fazia, tb são uma igreja sem cabeça… mais de 30.000 denominações pelo mundo, tradicionais, liberais, casam divorciados, tem mulheres como pastoras, já tem igrejas gays, de nudistas, até de maconheiros…. uma igreja ao gosto do fregues…. toda esta liberdade de interpretação, afastou estes povos do "DIVINO"….e tb um povo esclarecido, não cai tão fácil, na armadilha dos pastores "vendilhoões do templo $$$$$$$$$
      mas vc querer colocar uma coisa que já está em ruina no resto do mundo no brasil???
      não existem base aqui, somos um povo que na maioria, gosta de festas, bebida, sexo, etc…
      já não dá certo nos paises nordicos e frios, que dirá aqui com nossa cultura e clima quente??
      UMA UTOPIA…COMO O COMUNISMO… não pode dar certo no mundo real.. só para quem tem fé.
      paz

  11. Pr. Caleb disse:

    astimável a decisão da justiça tupiniquim, essas são umas das razões porque nessa geração ha tantas adolescentes gravidas, jovens no mundo do crime, jovens nas drogas, pois um referencial desse, a Oração do Pai- Nosso, é retirado dos alunos por força da Lei, mas o funk, a prostituição, a apologia ao sexo e a pornografia , valores esses patrocinados e apoiados por muitos que aboliram a oração das escolas Municipais da Bahia.

    São as trevas colocando as cartas na mesa e cegando cada vez mais as autoridades pedagogas, educacionais, judiciarias e legislativas não somente do Estado da Bahia, bem como de todo o Brasil.

    Não somente a oração do pai-nosso deveria fazer parte do dia a dia de nossas crianças, bem como a leitura da Bíblia, pois nas sagradas escrituras estão o valioso tesouro para a transformação social de que se deve começar pelas crianças , transformação social essa tão necessária a essa sociedade civil largada e deixada as novelas globais, BBB, carnaval,panico na TV. funk e outros valores em que já seus frutos batem a nossa porta com o analfabetismo funcional de nossos jovens,a falta de esperança ara e com os jovens , uma sociedade cada vez egoísta e perversa , de uma sociedade cada vez mais distantes dos valores e costumes da família e do bom senso,

    Que mau há em as crianças fazerem a oração do pai-Nosso ?

    Que mau há em as crianças terem nas sagradas escrituras, a Bíblia, um referencial de fé, vida, esperança e paz em Deus ?

    O preço por essa decisão será alto e não demorará para que a sociedade baiana recolha seus frutos nefastos.

    1. Matheus disse:

      O MAL está na OBRIGAÇÃO em fazer. Nem você, nem religião nenhuma tem o direito de me forçar a fazer o que quer que seja. Não compartilho da sua crença, o que é sagrado pra você não o é pra mim. Não tente me obrigar a reverenciar aquilo que lhe é sagrado.

      As crianças não perderam o direito de fazerem as suas orações. Elas ganharam o direito de fazerem orações de outras religiões, se assim desejarem. Se chama liberdade, coisa que preocupa parte dos cristãos.

      Novamente, não esteja a favor dos opressores. Você falhará miseravelmente.

  12. Irmãos. De uma forma clara. A Lei é a Lei! E todos somos responsáveis pela observação da Constituição Federal.
    Quanto a entendermos o fundamento da fé, façamos a nossa parte, tenhamos uma atitude ética, responsável, digna. Não haja em nós motivos de censura, e preguemos o Evangelho através do testemunho diário.
    Perder tempo com bate bocas sem sentido, discutir as maravilhas de um Deus amoroso e justo com leigos e baseados em suas ideologias é perda de tempo. Façamos como na Igreja primitiva, que eram unânimes em seus atos de fé, de dignidade, de solidariedade, valorizando a comunidade local, respeitando as regras e estando dispostos a glorificar a Deus até ao seu próprio sangue. Não precisamos de guerras, precisamos de paz, não precisamos de confusão, mas de clareza, não precisamos de embates, mas da certeza da nossa fé.
    Disse Jesus "vos sois a luz do mundo"! Que luz pode se ater aos embates tolos e sem sentido de um mundo morto e embebido em trevas?
    Vos sois o sal da terra! Anunciem o dia enquanto se pode andar!
    Deus os abençoe!

    1. Perfeito! É muito dificil de se encontrar cristãos esclarecidos como o senhor. As pessoas precisam começar a compreender que dogmas religiosos não podem ser impostos a uma sociedade, você criar seus filhos à base da educação cristã é uma coisa e querer impô é totalmente diferente e monstruoso.

    2. Maravilhosa a sua colocação, coerente e com visão Cristã madura, parabéns, porque eu como evangelico não gostaria de ver meus filhos a se submeter a ritos de outras religiões, ora se não e bom para mim para os outros também não é: e questão de respeito mutuo, e lei e lei e pronto.

  13. Pitagoras disse:

    Enfim, a razão está de volta a Ilhéus.

  14. Decisão plausível de comemoração pelo estado laico. Escola é lugar de estudo sério, quem quiser aprender ficção fica em casa.

  15. Lucia Regina DE Souza disse:

    Ja que o Pai-nosso incomoda tanto assim, e ja que voces estao procurando uma forma de tornar os alunos melhores cidadaos, que tal a oraçao silenciosa, onde por alguns minutos cada um faz a sua, ou que seja um momento de meditaçao individual, é uma forma de levar os alunos a se compenetrarem e adentrarem na esfera espiritual.

    Que guerrinha de nervos mais idiotada, nem parece que se trata de gente racional. E vamos em busca de coisas mais objetivas, que perda de tempo com picuinhas. Chega a ser ridiculo isto.

  16. ola o pai nosso seja ele voltado a quql religiao for e uma oração a DEUS culque ser humano pode fazer e sabemos nos que DEUS não precisa de nos mas nos que precisamos dele sem DEUS o homem nao e nada

  17. Marcio Costa disse:

    Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos

  18. Parece que a justica nao tem mais o que fazer….de vez buscar justica pra ajudar as viuvas, as mulheres golpeadas, as criancas orfas, os adolecentes magistraados, nao ela fica se metendo em algo, onde se pode ajudar muito mais que a lei….é impressionante a falta de interesse espiritual que esta a justica braileira e mundial, querem resolver as coisas pela lei facilitando ainda mais o mau que ja vem dentro de cada um, impressionante….indignante ver como o ser humano esta se voltando cada vez pro errado e se afastando de Deus….

    1. é uma pena que as autoridades estao mudando leis tao necessarias pra propria seguranca do ser humano, mas pra tudo eles tem uma desculpa, vamos ver q passara despois dessa…..

  19. Devemos saber e entender que nem todo aquele que ora o Pai-nosso está perto de Deus ou próxima á ele. Até porque tem cristão que ora mas por pura tradição, costume mas na realidade ele não está próximo de Deus, e certas vezes ele nem cidadão melhor é. Não estou negativando, mas a verdade deve ser dita. Pois nem todo aquele que ora á Cristo é verdadeiramente temente a ele, e mais uma coisa: o estado é laico e devemos respeitar isso.

  20. cleber, não discuto esse caso em sí , pois cada qual tem sua religiosidade.essa megerinha tem todo direito de não querer o que coibiu,, mas e quem quer…e o direito de quem aceita.(tenha dó né) lei? estão implantando a lei do kit gay para seu filho 10 anos..apologia ao homossexualismo…é lei.. voce vai cumpri-la por que é lei…é muito relativo o negocio meu…a lei dos homens não não é uma lei moral, lei de Deus…lei dos homens é de quem pode comprar uma …ou vender uma…veja voce que o collor.. a sarney, a marta suplicy apologista de tudo quanto é tranqueira, o malluf, o calheiros.. o lulla, o ze dirceu ( esse faz a que quizer hj) , fazem lei… o que é lei.. sr gilson que reporta o cleber é é evangelico…. o sr . vai segur a lei do kit gay já que é tão submisso e defensor de leis??

  21. juscelino disse:

    marcelo, o mundo é dos imbecis e picaretas………

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO