A Igreja Universal do Reino de Deus iniciou um jejum em que, durante 21 dias, os fiéis devem evitar programas de TV que não estejam de acordo com os ensinamentos da denominação, e uma das novelas da TV Record, Escrava Mãe, está na lista de proibições.
O Jejum de Daniel é tradicional na igreja fundada por Edir Macedo, e uma lista de atrações midiáticas que devem ser evitadas é elaborada e repassada aos fiéis todas as vezes que se inicia a campanha.
De acordo com o jornalista Flávio Ricco, do portal Uol, a Universal sugere que os fiéis consumam apenas novelas bíblicas, como Os Dez Mandamentos, filmes bíblicos e outros conteúdos relacionados, em geral, produzidos pela própria denominação.
“Se o que você deixa entrar na sua mente for algo bom, então ótimo, excelente. Mas se for algo ruim, ou simplesmente inútil – não é bom nem ruim, mas é inútil – então aquilo é péssimo para você”, escreveu o bispo Renato Cardoso, apresentando o argumento para o isolamento midiático dos fiéis.
O site da Universal diz que o Jejum de Daniel “é uma oportunidade para aprender a filtrar toda essa ‘alimentação mental’”, pois, quando o conteúdo que será consumido é bem escolhido, segundo a denominação “fica mais fácil absorver apenas coisas que trazem o crescimento, eliminando tudo aquilo que pouco ou nada traz de bom”.
Cardoso assegurou que essa é uma forma de aumentar a percepção dos fiéis à vontade divina “Deus não fala nos sentimentos, Deus fala nos pensamentos, na mente. Mas se a sua mente está ocupada com um monte de informação, então como que você vai ouvir a voz de Deus? Então aí está a razão do Jejum de Daniel”, afirmou.
A página oficial da Universal repercutiu também a opinião de um especialista, como forma de reforçar o argumento: “Os pensamentos não conseguem captar tudo ao mesmo tempo. Quando nosso cérebro é interrompido por várias informações, até a nossa produtividade é comprometida”, opinou o neuropsicólogo Eduardo Salles Moreira.
Por fim, Renato Cardoso sugeriu que, após liberar espaço para o conteúdo selecionado pela igreja, o fiel precisa refletir sobre o que consumiu: “Primeiro: Meditação na Palavra de Deus, na Bíblia… Não é quantidade de leitura, é você ler e meditar no que você lê. Qualidade. Então medite na Palavra de Deus”.