Igreja Universal proíbe fiéis de assistirem novela da Record durante Jejum de Daniel, diz jornalista

8

A Igreja Universal do Reino de Deus iniciou um jejum em que, durante 21 dias, os fiéis devem evitar programas de TV que não estejam de acordo com os ensinamentos da denominação, e uma das novelas da TV Record, Escrava Mãe, está na lista de proibições.

O Jejum de Daniel é tradicional na igreja fundada por Edir Macedo, e uma lista de atrações midiáticas que devem ser evitadas é elaborada e repassada aos fiéis todas as vezes que se inicia a campanha.

De acordo com o jornalista Flávio Ricco, do portal Uol, a Universal sugere que os fiéis consumam apenas novelas bíblicas, como Os Dez Mandamentos, filmes bíblicos e outros conteúdos relacionados, em geral, produzidos pela própria denominação.

“Se o que você deixa entrar na sua mente for algo bom, então ótimo, excelente. Mas se for algo ruim, ou simplesmente inútil – não é bom nem ruim, mas é inútil – então aquilo é péssimo para você”, escreveu o bispo Renato Cardoso, apresentando o argumento para o isolamento midiático dos fiéis.


O site da Universal diz que o Jejum de Daniel “é uma oportunidade para aprender a filtrar toda essa ‘alimentação mental’”, pois, quando o conteúdo que será consumido é bem escolhido, segundo a denominação “fica mais fácil absorver apenas coisas que trazem o crescimento, eliminando tudo aquilo que pouco ou nada traz de bom”.

Cardoso assegurou que essa é uma forma de aumentar a percepção dos fiéis à vontade divina “Deus não fala nos sentimentos, Deus fala nos pensamentos, na mente. Mas se a sua mente está ocupada com um monte de informação, então como que você vai ouvir a voz de Deus? Então aí está a razão do Jejum de Daniel”, afirmou.

A página oficial da Universal repercutiu também a opinião de um especialista, como forma de reforçar o argumento: “Os pensamentos não conseguem captar tudo ao mesmo tempo. Quando nosso cérebro é interrompido por várias informações, até a nossa produtividade é comprometida”, opinou o neuropsicólogo Eduardo Salles Moreira.

Por fim, Renato Cardoso sugeriu que, após liberar espaço para o conteúdo selecionado pela igreja, o fiel precisa refletir sobre o que consumiu: “Primeiro: Meditação na Palavra de Deus, na Bíblia… Não é quantidade de leitura, é você ler e meditar no que você lê. Qualidade. Então medite na Palavra de Deus”.


8 COMENTÁRIOS

  1. Vocês se dizem cristãos ?
    Criticando quem tá procurando estar no Reino de Deus.Respeitem a Fé dos outros
    Se vir aqui e falar mal de outros líderes ou igrejas vcs vão gostar
    Mas nao preciso
    É para o comentário de quem é Daniel
    É o jejum de Daniel baseado no profeta Daniel
    Que ficou 21 dias em consagração e o principado da Persia
    Pois bem cuidado caros leitores as certas afirmações
    É quem é de Deus não assiste a Globo
    Falso profeta

  2. Essa porcaria de blog mentiroso… O ser humano tem livre arbítrio de fazer o que quiser… igreja nenhuma tem o poder de proibir nada… isso é uma mentira de vcs. blog podre

    • No texto não fala em proibição de nada. Você faz o que quiser da sua vida. A própria bíblia fala que DEUS deu o livre arbítrio de escolha. E sobre o Jejum de Daniel você não é obrigado a participar e nem os cristãos da igreja Universal são obrigado a participar. Agora quem está participando, estão sim evitando assistir novelas,jogos de futebol, jornais e outras coisas inúteis que não tem nada a ver com as coisas de DEUS, eles também tem o livre arbítrio de escolha e ecolheram ficar mais perto de DEUS e longe das coisas do mundo. Antes de criticar procure saber quem é a igreja Universal.

  3. O jejum de Daniel nao tem nada a ver com Record, isso e exclusivamente feito na Igreja Universal, mesmo assim com livre arbitrio, so participa quem quer, ninguem e obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA