A queda nas arrecadações da Igreja Mundial do Poder de Deus vem colocando Valdemiro Santiago em evidência novamente, seja por sementes de feijão a no mínimo R$ 100, ou seja pela publicidade de colchões em seus programas na TV.
O líder da Igreja Mundial fez um merchandising da marca de colchão Sono Quality durante seus programas religiosos, o que chamou a atenção, já que aceitar uma peça publicitária indica que a instituição estaria recebendo por esse serviço, num contexto em que sempre se ressaltou que são as ofertas e dízimos dos fiéis que sustentam as transmissões.
“Estou aqui para falar de um assunto diferente, do colchão Sono Quality. Eu dormia na infância num chão batido, numa esteira de taboa. Olha o que Deus fez na minha vida. Hoje eu posso dormir num Sono Quality”, anuncia Valdemiro Santiago.
“É o que tem de mais avançado em tecnologia em matéria de colchão. E ele te proporciona uma sensação de bem-estar […] Eu posso falar, porque eu tenho em casa, na minha suíte na igreja. Olha o que Deus faz na vida das pessoas. Ele vai te dar condição para você ter um também, principalmente nesse mês das mães. Você pode presentear sua mamãe”, acrescenta, enquanto o número da central de vendas aparece na tela.
O líder da Mundial encerra o merchandising dizendo que o “colchão Sono Quality é uma dádiva de Deus”.
De acordo com a revista Veja SP, a empresa de colchões é conhecida no mercado por investir forte em marketing na televisão, com inserções em programas como os de Luciana Gimenez, Raul Gil e Ratinho.
“Um pastor neopentecostal como garoto-propaganda não é muito comum. Geralmente, os religiosos desse segmento evangélico aproveitam a visibilidade para anunciar produtos da igreja, como livros, CDs, DVDs, palestras, eventos e outros”, comentou o jornalista Eduardo Gonçalves.
“Isso é novidade para mim, até para o Valdemiro”, teria comentado um pastor ouvido pela reportagem da revista.
Recentemente Valdemiro Santiago ficou no centro de uma polêmica depois que o Ministério Público Federal entrou com um pedido para que o MP estadual investigasse a suposta prática de estelionato por oferecer “sementes milagrosas” de feijão contra o coronavírus.
O procurador Wellington Cabral Saraiva afirmou que a pregação do líder da Mundial “usa de influência religiosa e da mística da religião para obter vantagem pessoal (ou em benefício da igreja), induzindo vítimas em erro, pois não há evidência conhecida de cura da Covid-19 por meio de alguma divindade nem por ingestão ou plantação de feijões mágicos”.
Depois desse episódio, a Mundial voltou a apostar na sensibilidade dos fiéis para recuperar a arrecadação de dízimos e ofertas: “São muitos os recursos que nós estamos precisando. […] Agora, imagina, televisão custa caro”, pontuou o bispo Andrade durante uma live, enfatizando que custa “milhões” manter um programa no ar. “As pessoas não têm ideia da fortuna. É muito dinheiro. Então, vamos ajudar que outras famílias que estão com nódulo [doença] possam ser alcançadas pelo poder do Deus vivo”, completou.