O estado das coisas no mundo inteiro indica uma transição entre épocas, com sintomas de que muitos valores se tornarão odiados pela sociedade num futuro próximo. Por isso, um famoso pastor dos EUA listou 5 temas pelos quais os cristãos deverão “guerrear”, em sentido figurado, para defendê-los diante da secularização.
Jack Hibbs, pastor da megaigreja Calvary Chapel Chino Hills, na Califórnia (EUA), iniciou uma série de sermões sobre o posicionamento dos cristãos no mundo atual, e falou a “guerra de 2024” não tem o sentido militar, mas espiritual e prático: “Não estou falando de bombas, armas e mísseis. Estou falando de uma guerra total contra tudo, desde o reino espiritual, que é invisível, mas certamente até o mundo físico, no qual as coisas se manifestam”.
Os seguidores de Jesus, disse o pastor, “estão numa missão e nós estamos numa guerra” em que cada detalhe carrega consigo muitos desdobramentos. “E este ano de 2024 será diferente de qualquer outro ano vivido anteriormente em sua vida”, ponderou.
Verdade
O primeiro valor a ser defendido, afirmou Jack Hibbs, é a ideia de que há certo e errado, e que o relativismo estará em guerra “contra a verdade”. Para contextualizar seu raciocínio, o pastor leu João 18:37,38, em que Jesus diz ser o testemunho da verdade, e que Pôncio Pilatos retruca: “O que é a verdade?”.
“Pense na dor por trás dessa pergunta. Pense na confusão por trás da pergunta. Pense na desilusão por trás da questão. Temos que guardar nossos corações para não nos tornarmos cínicos e amargos”, aconselhou o pastor, observando que “muitas pessoas hoje estão dizendo ‘o que é a verdade?’”.
Para o pastor, as pessoas do mundo atual têm mais dificuldade em entender a verdade: “Quando você conta a verdade a alguém, eles não acreditam. Não é que eles estejam sendo maus; é ‘por que eu deveria acreditar nisso, porque acabei de ouvir outras 10 coisas’”, opinou.
Fatos
O segundo valor a ser defendido, na visão do pastor, são os fatos, definindo esse termo como “o relato do que é observado”. Hibbs aproveitou para fazer um alerta sobre os preconceitos das pessoas ou grupos que pretendem ser verificadores de fatos, declarando que “a única maneira pela qual a vida realmente funciona bem é uma vida que funciona sob o temor de Deus”.
“Para 2024, as definições serão um grande problema. Há cinco anos eram palavras, porque todos usávamos o mesmo dicionário. Agora, tudo virou ‘o que isso significa?’”, pontuou, evidenciando o uso da linguagem como ferramenta ideológica para divisão social.
No cenário particular dos EUA, que enfrentarão eleições presidenciais este ano, o pastor fez questão de pontuar que, por conta da disputa pela Casa Branca, “você verá o engano voar como nunca o viu voar antes”.
Para conceituar biblicamente seu conselho, o pastor 1 João 4, em que é dito “não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”.
Fé cristã
A guerra “contra a fé” chegará a um nível de intensidade inédito, avaliou o pastor em sua leitura de cenário. A defesa desse valor custará aos cristãos um grande esforço, pois o mundo se tornou teísta, em que crenças generalistas são aceitas, mas há uma grande rejeição à fé cristã.
“Sua fé é a coisa mais preciosa que você possui. Quando você não tem fé em alguém ou em algo maior do que você, você perde a esperança, perde a direção. Mas se a sua fé está em Jesus Cristo e somente n’Ele, então você está seguro. Você terá um desempenho incrível em 2024. Você travará a grande guerra, vitoriosamente, porque sabe quem você é e a quem pertence”, pregou.
A Igreja
O Corpo de Cristo está sob ataque desde que os primeiros seguidores de Jesus se reuniram para cumprir a Grande Comissão, e não será diferente agora. Jack Hibbs afirmou que a defesa do valor representado na Igreja exigirá igual dedicação: “A guerra sempre foi contra a Igreja”.
Porém, frisou o pastor, “Deus ama a Sua Igreja, nós amamos uns aos outros, mas o mundo está contra nós”, por isso é preciso agir em unidade pela defesa do Reino, encorajou.
Casamento
Esse é um dos valores mais rejeitados pelo mundo, e atualmente há um esforço secular de deturpar o significado da palavra para incluir relações reprovadas pela Bíblia Sagrada.
Jack Hibbs falou que “a guerra contra o casamento” está em marcha há muitos anos e se intensificará: “Não é preciso um Einstein espiritual para descobrir isto”, lamentou, citando como exemplo os programas de televisão que transformam a ideia de união em um reality show, e que transformam a aliança entre um casal e Deus em um produto de entretenimento.
Por fim, o pastor lembrou que o casamento é uma das “poucas instituições fundamentais criadas por Deus em todos os tempos e eternidade”, e exatamente por isso é tão atacado, de acordo com informações do portal The Christian Post.