Apesar das igrejas adventistas do sétimo dia serem frequentemente confundidas com as evangélicas, as denominações protestantes históricas rejeitam essa associação, uma vez que a “AISD”, como também é conhecido pela sigla o adventismoo Brasil, é visto como uma seita.
Ou seja, para os evangélicos, de fato, isto significa que a Igreja Adventista do Sétimo Dia segue uma doutrina que contraria pontos considerados vitais sobre o verdadeiro ensino da Bíblia sagrada, muito embora muitos dos seus membros, também chamados de “sabatistas”, não tenham essa consciência.
Dias atrás, o debate sobre as doutrinas da Igreja Adventista consideradas heréticas veio à tona após o pastor André Valadão, líder global da Igreja Batista da Lagoinha, expor uma série de motivos pelos quais também concorda com o entendimento de que a AISD é uma seita.
O posicionamento de Valadão gerou a reação do renomado arqueólogo Rodrigo Silva, que é adventista, o qual terminou criticando a postura do pastor batista, mas sem refutar as suas colocações doutrinárias.
Vídeo polêmico
Nesse contexto, o pastor e escritor Renato Vagens saiu em defesa de Valadão, publicando um vídeo onde um representante adventista confirma algumas heresias atribuídas à Ellen G. White, uma das fundadoras da Igreja Adventista.
“Por acaso vocês concordam que a AISD é igreja verdadeira? Concordam que Ellen G. White é profetiza e que suas 2000 visões e sonhos são tão importantes quanto a Bíblia?”, questiona Vargens na publicação, obtendo na reação de muitos seguidores o apoio aos questionamentos, com alguns apontando “heresia” no conteúdo da gravação.
Entre os pontos levantados pelo teólogo protestante, Vargens lembrou que os pastores evangélicos não são convidados para ministrar nas unidades adventistas. “Por que será que a IASD não convida pastores de outras denominações para pregar em seus cultos?”, pergunta o religioso.
No Brasil, um dos ministérios que mais têm exposto a concepção da denominação adventista como seita é o Centro Apologético Cristão de Pesquisas, o “CACP“, presidido pelo pastor João Flávio Martinez. A entidade tem feito inúmeras publicações ao longo dos anos a esse respeito, e dado destaque ao trabalho do falecido pastor apologista Natanael Rinaldi, considerado por muitos uma sumidade na área da apologética doutrinária. Assista:
Ver essa foto no Instagram