A atriz americana Bethany Joy fez uma revelação que chamou atenção da imprensa internacional dias atrás, ao anunciar que foi membro de uma seita durante 10 anos da sua vida, antes de se entregar a Jesus Cristo obtendo ajuda do pastor e teólogo Tim Keller, falecido no começo desse ano.
A artista que já fez inúmeros trabalhos reconhecidos, entre eles a série Grey’s Anatomy, não entrou em detalhes sobre a seita em questão, mas algumas mídias especularam que seria a NXIVM, que existiu entre 1998 e 2018, até que o seu líder Keith Raniere foi preso e condenado a 120 anos de prisão, nos Estados Unidos.
A NXIVM tratava-se de um grupo que aliciava jovens interessadas na indústria do entretenimento. Elas se tornavam escravas sexuais e sofriam abusos psicológicos por parte dos líderes da seita, que chegou a ter cerca de 700 membros, incluindo nomes famosos do mundo artístico, como Allison Mack, que atuou na série “Smalville”.
“Eu adoraria escrever sobre a minha experiência. Eu estive em uma seita por 10 anos. Seria uma experiência muito valiosa para ser compartilhada. Depois foram 10 anos de recuperação. Então é muita coisa para contar”, disse Joy ao falar do assunto em seu podcast, “Drama Queens”.
“Eu estou comprometida em contar tudo. Há toda uma pressão em fazer a coisa certa, além de todas as pessoas envolvidas. Não sei o quanto posso contar porque ainda há pessoas e questões legais envolvidas, então fica tudo ainda mais complicado”, completou a atriz.
Pastor Tim Keller
Falando da sua recuperação espiritual e psicológica, a atriz destacou o papel do pastor Tim Keller nesse processo. “Este homem mudou a minha vida”, disse ela, atribuindo ao teólogo o fato de conseguir ter se mantido no cristianismo.
“A única razão pela qual ainda sou cristã hoje é porque, há 10 anos, depois de muitos anos da fé ser usada contra mim como ferramenta de manipulação, Tim Keller me ensinou a reconstruir a minha fé usando a razão e a lógica”, revelou a atriz.
Joy disse que através da voz “confiável e compassiva” do pastor Tim, conseguiu encontrar em Jesus Cristo a cura necessária que lhe tirou de um “poço de desespero”.
“Estou muito mais confiante e segura na minha fé agora do que alguma vez estive, por causa dos ensinamentos de Tim Keller e do alívio que me deu para confiar novamente e me apaixonar por um Jesus que nunca conheci”, concluiu, segundo o Guiame.