O atentado praticado por um ativista ateu em uma igreja evangélica no último domingo fez 26 vítimas fatais, que tinham entre 5 e 72 anos de idade, incluindo a filha do pastor, Annabelle Renee, de 14 anos.
No momento do ataque covarde de Devin Patrick Kelley aos membros da Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, o pastor Frank Pomeroy e sua esposa, Sherry Pomeroy, não estavam no templo. A maioria dos mortos, de acordo com informações da Polícia, eram crianças.
Esse atentato – que pode ter motivação de intolerância religiosa – é o ataque a tiros mais mortífero da história do estado do Texas. Recentemente, um atentado semelhante, com autoria reivindicada pelo Estado Islâmico, deixou 59 mortos em Las Vegas, Nevada, passou a ser considerado o mais mortal do país.
O pastor Pomeroy concedeu entrevista à rede de TV ABC e afirmou que sua filha era “uma garota linda e uma criança especial”, e que estava em luto não apenas por sua perda pessoal, mas por todos os membros da igreja: “Todos eram meus amigos íntimos”.
A cidade de Sutherland Springs tem menos de mil habitantes, fica em área rural – como a maioria das cidades no Texas – e tem a mesma característica de todas as cidades pequenas: as pessoas conhecem umas às outras, o que explica o choque com a atitude de Kelley, que cresceu na cidade.
Na entrevista à ABC, o pastor mencionou que no domingo anterior ao atentado havia pregado um sermão sobre como as pessoas devem “se apoiar no Senhor” quando as circunstâncias da vida não fazem sentido.
“Confie no Senhor com todo o seu coração e não confie, nem se incline, em sua própria compreensão. Veja bem, o entendimento de Deus é muito maior e podem ocorrer coisas que você não entende, mas você ainda precisa fazer o que Deus está te chamando para fazer”, disse Pomeroy na ocasião.
Lamento
O presidente Donald Trump estava em uma viagem pela Ásia e usou o Twitter para lamentar o atentado: “Que Deus esteja com as pessoas de Sutherland Springs. Estou monitorando a situação aqui do Japão”.
De acordo com informações do G1, o governador do Texas, Greg Abbott, também usou a rede social para se pronunciar: “Nossas orações estão com aqueles machucados por este ato maligno. Nossos agradecimentos aos agentes da lei por sua resposta. Mais detalhes em breve”.