Home » Brasil, Capa

Bispo Edir Macedo afirma que não é recomendado se casar com pessoas de “raças diferentes” ou mulheres mais velhas

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Bispo Edir Macedo afirma que não é recomendado se casar com pessoas de “raças diferentes” ou mulheres mais velhas

Relacionamentos e as diferenças entre homem e mulher, idade, raça e a complexidade que os envolve foram tema de um artigo do bispo Edir Macedo para a sessão de comportamento do site da Igreja Universal do Reino de Deus.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O texto trata das diferenças de idade e “raça” entre homem e mulher, e dá recomendações explícitas sobre o que deve ou não ser feito quando o assunto é casamento. Macedo afirma que “o rapaz que deseja fazer a obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele […]para não se deixar influenciar por ela”. O líder da Universal abre exceções para homens “suficientemente” maduros, mas ressalta que essa “diferença não deve ultrapassar dois anos”.

“Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações”, afirma Macedo. Entre os argumentos usados pelo bispo para justificar sua postura, estão a possibilidade de traição quando a esposa envelhecer ou a probabilidade de ela tornar-se “mandona” com o passar do tempo: “Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento”.

Sobre a diferença étnica, Macedo é enfático ao afirmar que “não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco”, e justifica sob o argumento de missões: “os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho”.

O bispo Edir Macedo afirma que não tem opinião pessoal contrária à miscigenação, mas que a orientação para que os fiéis procurem esposas de sua “raça” visa uma melhor aceitação por sociedades estrangeiras, que não estão acostumadas com a realidade brasileira.

A igreja, diz o bispo, busca “alertar sobre esta situação não porque tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário! Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países”, justifica-se.

Confira abaixo a íntegra do artigo “Homem de Deus quanto à idade e à raça”, do bispo Edir Macedo, para o site da Igreja Universal:

O rapaz que deseja fazer a Obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos.

Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações; entretanto, temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser ‘mandona”, acaba por se colocar no lugar da mãe do marido.

E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal.

Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento. Devemos crer que Deus tem reservado para cada servo uma serva, de acordo com as suas aspirações, que por sua vez vão ao encontro das aspirações dela.

Por esta razão, não é bom que o rapaz se afobe e se case com a primeira que aparecer, só porque quer fazer a Obra de Deus e precisa de uma esposa. Não! Se ele não confia que Deus irá lhe suprir com a sua outra metade, como vai confiar que Ele fará a Sua Obra por seu intermédio?

Quanto à raça

Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco.

É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida.

Infelizmente, os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho.

O homem de Deus precisa estar sempre preparado para servir a Deus onde quer que Ele assim determine, e, assim, nem sempre estará em um país onde não haja esse tipo de situação. Portanto, é necessário que o casal examine também esta questão, antes de qualquer compromisso mais sério.

O homem de Deus não pode simplesmente dizer: “Ela tem o Espírito de Deus e eu também. Nós nos amamos e vamos nos casar”. Não! Não deve ser apenas isto! Ele tem o futuro totalmente comprometido com uma missão de extrema importância, e não pode ser limitado. É preciso que haja uma avaliação esmerada quanto aos passos no presente.

Procuramos alertar sobre esta situação não porque a Igreja Universal do Reino de Deus tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário!

Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países.

Procuramos, portanto, trazer à baila esta situação a fim de evitarmos transtornos no futuro do homem de Deus e na obra que está reservada para ele.

Atualização: A publicação original não existe mais pois a Igreja Universal decidiu encerrar o site Arca Universal e praticamente todo o seu conteúdo, porém o serviço sem fins lucrativos Internet Archive (Arquivo da Internet, em tradução livre) salvou uma cópia da publicação original. Veja aqui.

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

873 comentaram, comente você também!

  1. Se eu me casar com um homem negro e apresentá-lo a minha família não acontecerá nada
    Sabe porquê? Porque não olhamos pra cor e sim pra o caráter!
    É ridículo ouvir isso de alguém que deveria
    Pregar o amor, e se eu for mais velha que meu esposo
    Não mudará nada! Porque se nos casamos
    É porque existe amor é onde há amor
    Não há traição!! Vocês devem falar por experiência
    Própria, pois certamente devem trair suas esposas.
    Ufa! Falei…

  2. linara ramos pilar disse:

    O bispo macedo e uma bênção . Calem a boca e se convertam

  3. Fiquei horrorizado não pelas palavras pesadas, pois elas só mostra o que tem dentro. Mais por um site que se diz gospel, publicar e permitir tanta baixaria. Não tem problema, eu entendo que o autor é uma pessoa convencida e não convertida.

  4. Adolf Hitler LIXO MAIS UM NO MUNDO

  5. Esse portal ‘Gospel Mais’ é ridículo !
    …dirigentes e colunistas do site, filhos da mentira, já sabem quem é seu pai.

  6. Pessoas que acreditam em tudo que falam sobre a Igreja Universal é gente de mente fraca, que não tem personalidade,… temos que conhecer as pessoas e as coisas antes de sair falando. Tenham personalidade.

    Eu Sou De Deus
    Eu Sou A Universal.

  7. O povo Brasileiro é muito BURRO mesmo… Acredita em tudo o que lê….
    Não estou aqui para defender ninguém, mas por favor né pessoal, me falaram tbm que a casa de vcs cheira mal e tem muitas pulgas, e que vcs traem seus maridos e esposas… Será que eu acredito??? Eu nem sei de onde provém tal informação….

  8. Já pararam pra pensar ta crescendo e pregando o evangelho nos paises mais pobres desse mundo
    Ao contrário do nosso dinheiro que vai para os políticos
    Cadê hospitais dignos?
    Cadê escolas dignas?
    Cadê segurança digna?
    Cadê o nosso dinheiro?
    Me poupem de seus comentários fúteis
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. este site, infelizmente se diz evangelico, mas não se comporta como tal, pois publica mentiras e mentiras o seu alvo favorito sempre o Bispo Edir Macedo, absurdo de mentiras , pois na Igreja universal, acolhemos a todos, independente de cor, raça ou credo, e sao muitos os pastores que tem esposas negras e vice versa, lá não se faz acepçao de pessoas, porque hein? tantas mentiras e odio contra o bispo, Inveja ?recalque? ou mesmo estao a trabalho do proprio satanas.. por isto esta escrito na palavra de Deus nem todo aquele que diz Senhor,Senhor será salvo, pois voces não estão salvos e nem deixam os outros se salvarem..

  10. Renato Gaigher disse:

    Vendo os comentários acima, vi como o povo brasileiro é capaz de mostrar como anda a educação neste país, haja visto que, o texto do bispo refere-se àqueles que querem fazer a obra de Deus, então, a interpretação de texto foi completamente distorcida; sugiro a todos que fizeram comentários, voltem ao texto e reflita novamente, tenho certeza que sua opinião vai mudar.

  11. telma almeida disse:

    nao concordo com esta conversa ambos se gosta, isso tem nada o bispo macedo devia mais era cuidar da vida de e da familia dele

  12. Fortuna de 2 milhões..É isso que ele quer, mais e mais dinheiro desse bando de imbecis que o segue enquanto os filhos dele tem vida boa.Em nenhum momentos Deus fala essas palavras na biblia, nem é digno de ser chamado pastor, só por pessoas futeis como ele mesmo.

  13. Concordo com o senhor Bispo!

  14. A cada dia esse site perde a credibilidade. Como pode vcs terem coragem de publicar tamanha mentira e acusações como esta e outras que ja vi aqui sem fundamento nenhum? E o que mais me deixa perplexo é saber que se trata de um “site gospel”.

  15. Ridículo Que Deus te abençoe e te perdoe. Preconceito existe para tudo e eu vivo quase todos. Por ser pobre, Negra,Ter filhos Mulatos,e ser casada com um branco e meu esposo ser mais velho do que eu. Nada disso importa, pois somos felizes e nos amamos muito isso importa! E mais servimos a Deus, pois nos céus seremos todos iguais aqui na terra nada importa assim diz a bíblia. Vocês vão cair com esse templo que Deus o condenou e o vosso bispo e vocês se gloriam

  16. Sim, já vi muitos casamentos com mulheres mais velhas que duraram muito.
    Nao venha com falácias para tentar dar algum sentido a essas palavras escrotas que ele disse.

  17. joel de oliveira disse:

    Mario não vale dizer que é primeiro de abril, tá legal?

  18. Resumindo: “homem de Deus” deverá ser preconceituoso e esquecer o segundo mandamento que deveriam pregar. Os homens de Deus sempre passaram por grandes provações. Tirem a máscara.

  19. leandro muniz disse:

    Vai pra puta que pario edir macedo

  20. primeiro nao existe raças humanas diferentes mas sim existe uma unica raça humana. nao é cor nem idade que determina o estado do relacionamento. o macedo pode ter suas razoes talves devido uma observacao determinista dis casais de cor diferente que o relacionamento nao vai bem. posso dizer que e rediculo o que ele esta falando por generalizar.

  21. Carmen Shirley disse:

    Fiquei com tanta raiva que se eu tivesse poder de perdoá-lo por tantas asneiras, não o faria. Vamos aplaudir a todos os tolos que acreditam na palavra desse hipócrita, mas que esquecem da palavra de Deus.

    • Ridículo Que Deus te abençoe e te perdoe. Preconceito existe para tudo e eu vivo quase todos. Por ser pobre, Negra,Ter filhos Mulatos,e ser casada com um branco e meu esposo ser mais velho do que eu. Nada disso importa, pois somos felizes e nos amamos muito isso importa! E mais servimos a Deus, pois nos céus seremos todos iguais aqui na terra nada importa assim diz a bíblia. Vocês vão cair com esse templo que Deus o condenou e o vosso bispo e vocês se gloriam

    • este site, infelizmente se diz evangelico, mas não se comporta como tal, pois publica mentiras e mentiras o seu alvo favorito sempre o Bispo Edir Macedo, absurdo de mentiras , pois na Igreja universal, acolhemos a todos, independente de cor, raça ou credo, e sao muitos os pastores que tem esposas negras e vice versa, lá não se faz acepçao de pessoas, porque hein? tantas mentiras e odio contra o bispo, Inveja ?recalque? ou mesmo estao a trabalho do proprio satanas.. por isto esta escrito na palavra de Deus nem todo aquele que diz Senhor,Senhor será salvo, pois voces não estão salvos e nem deixam os outros se salvarem..

  22. Há alguém aqui que já viu um casamento de uma mulher mais velha que o seu parceiro durar até a morte?
    Não! Sabe por quê? Porque a mulher que tenha idade superior ao do parceiro, ela torna-se a cabeça do relacionamento. Aí vem as brigas e a imaturidade do relacionamento por causa do rapaz. Sim ou não, jovens? Vocês mulheres sabem muito bem do que estou falando, então, sem ignorância, por favor!

    Em questão da raça; Quando uma mulher casa-se com um rapaz negro e quando ela apresenta-o aos parentes dela que são todos loiros, vocês acham que vai acontecer o que? Então, muitos pastores da IURD que se casam com uma mulher e eles vão pregar o evangelho em outro país, há muita discriminação em relação a raça também. Muitos aqui sabem do que estou falando, sim ou não?

    Cada um tem o seu ponto de vista! O ignorante prefere jogar pedra, antes mesmo de PENSAR ou analisar o texto.

    Deus os abençoe!

    • Alexandre Marcus disse:

      Eu vejo aqui uma pessoa que tá concordando com as asneiras do Edir Macedo… Sim ou não?
      Pior que ler esse montede baboseiras é saber que tem gente que defende essa palhaçada. …
      Jesus, aperta o reset…

    • É preciso que se analise a questão do sentimento. Você se casaria com uma pessoa só pq a igreja acha condescendente? Não pode e não deve haver a preocupação em relação a raça de um e a raça de outro. Isso demonstra a grande preocupação que o bispo tem em perpetuar as diferenças. Existem variados assuntos que poderiam ser discutidos, porque se manifestar de maneira tão errônea? Vai provocar ainda mais algumas caracteristicas de certos membros da igreja que associam idéias de seu pastor à ensinamentos. Isso irá provocar uma devastação de preconceitos dentro da própria igreja. Pense nisso…

    • Querido. Minha mãe e mais velha que meu padrasto 10 anos. Os dois são uma bênção. Ele é o cabeça e ela auxiliar dele. Eles se amam mais que muito casais que casam e se separam meses depois estão 15 anos casados. E se fosse ao contrário uma mocinha que casasse com um senhor. Daqui um tempo ele ia perder sua virilidade e a mocinha? Posso lhe falar que essa escolha é orientada por Deus. Quanto a raça…Porfavor senti um nojo quando li essa orientação vinda do inferno. Pois um dos maiores homem de Deus que já ouvi falar, pregar, homem sabio, que Deus o amou tanto que o levou era NEGRO e as nações clamavam e iclamavam por uma ministração dada por ele. Mylles Moroe. Sim ele ministrava para brancos que o respeitavam como homem de Deus…Edir macedo perdeu meu respeito ao ser a favor do aborto e agora mais isso. Um dia ele vai ficar cara a cara com o filho do homem e daí ele pode ficar com muito medo.

    • Vc deve ser um seguidor imundo desse q se diz bispo

  23. Olha só, o ser que ganha dinheiro com a fé alheia dizendo o que é certo ou errado.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ainda tem gente que da ouvidos pra esse tipo de gente.

  24. Um bando de idiotas que defendem e engordam sua vortuna precisam ir em psiquiatra

  25. Ridículo! Mais um artifício desse sujeito pra disseminar o preconceito entre as pessoas…Totalmente na contramão dos ensinamentos do Evangelho de Cristo.

  26. Antes quero dizer que sou casado com uma mulher de cor branca, sou negro, temos uma filha de 6 anos e somos católicos.
    Acho que devemos ver o que ele disse por um lado diferente.
    Em parte ele tem razão, e nós temos dificuldade de aceitar a verdade.
    Ele não proibiu e nem disse que é contra, apenas relatou os possíveis problemas que as pessoas que se envolvem em relacionamentos com mais velhos e com pessoas de raça diferentes podem sofrer.
    Para quem já viveu ou viaja muito para outros países e tem um relacionamento citado acima sabe o que ele está falando.
    Estamos vivendo um tempo que as pessoas falam de liberdade de expressão mas ninguém respeita as opiniões dos outros Tudo é visto como preconceito.
    Quem não concorda com casamento gay é preconceito, o povo tem que acordar, são manipulados pela mídia e não consegue nem raciocinar sobre o que escutam ou leem.
    Obrigado!

    • Discordo plenamente de você Getulio,quando Deus veio ao mundo ele nã ofez açepção de pessoas concorda comigo?Não importa se vai pregar aqui ou fora do país o que interessa é o amor dos dois.Pois não podemos dar lugar ao satanás,mais seguir os mandamentos de Deus.

    • Juliana Souza disse:

      Getúlio. Passa seu Facebook. Quero ver sua família pra ver se eh verdade o que voce postou????

    • joel de oliveira disse:

      Não li a matéria. Mas pelo comentário do Getúlio vejo que a igreja do Cristo agora está mais preocupado com as exceções do quem com a busca da reformulação da moral dos preconceituosos. E aí me ponho a pensar: o que diria ou faria Jesus no lugar do Macedo? Com certeza estimularia a aceitação das diferenças entre os iguais e abominaria as restrições pro puro amor.
      Parece-me que o bispo não está preparado para tratar de assunto desta natureza mas foi levado a fazê-lo por circunstâncias que não vem ao caso.
      Da mesma forma que escreveu um livro odioso sobre a umbanda a qual já pertenceu e adota várias práticas em sua igreja.
      Ele pode até ter feito por entender que “tudo posso NAQUILO que me fortalece: grana”
      É o que penso.
      Saudações a todos com muito respeito às opiniões diversas
      Joel de Oliveira

      • Olá Joel, vc só se equivocou numa coisa, “o Bispo não esta preparado”. Não sou religioso, muito menos evangélico, mas se tem um homem preparado na vida, este é o Sr. Edir Macedo.

        • joel de oliveira disse:

          Uma coisa é ter estudo e informação. Outra é estar preparado. Existe diferença entre estar doutrinado e estar evangelizado. Faço aqui a comparação com o fabricante de armas que teve acesso à ciência do conhecimento para criar instrumento para matar. Do avião de Santos Dumont com a intenção do progresso humano e que se transformou em armas de destruição para desgosto dele. O Evangelho de Jesus é acessível a todos mas não compreendido ainda por todos.
          Mas te agradeço a manifestação sensata.
          Aliás, você disse que ele está preparado mas não disse para quê.
          abraço

      • O livro “Orixás, caboclos & guias” é inspiração do próprio Espírito Santo. Para o diabo e sus anjos é odioso sim, pois abre a visão de muitos que estão enganados nesse meio. Minha família é apenas um exemplo disso. Conheço vários outros.
        Quanto às orientações dadas por ele, está claro que não há preconceito por parte dele. Muito pelo contrário! A ideia é evitar preconceito em PAÍSES QUE NÃO ENTENDEM A CULTURA BRASILEIRA. Isso é uma conselho para quem quer fazer a obra de Deus em vários outros países.

        É um conselho pessoal dele. Não vejo nada de errado.
        Vejo errado sim, em muitos cristãos que estão com os olhos maus, e parecem carne apodrecida, sepulcros caiados. Só sabem criticar a tudo e a todos que pensam ou agem um milímetro fora de “suas opiniões”. A essas pessoas eu lhes aconselho que reflitam, pois vocês não são o referencial.
        Busquem a cura, pois a alma está doente!

        Ao invés de ficarem criticando quem está na luta contra o inferno para ganhar almas para o Reino de Deus, vão às ruas pregar. Preguem primeiramente com seus exemplos, com suas vidas. Quantos de sua rua já evangelizaram? Quantos já pararam para ouvir suas dores? Há muito o que se fazer! Vamos deixar de ficar criticando A, B ou C. Parem de ficar criticando ministério ou igreja D, F ou G.
        Parem! A obra é de Deus! Ele cuida da obra Dele. O que estiver errado, ele mesmo fala. Vide as cartas de apocalipse. Ele não mandou uma igreja ir apontar o erro da outra. Não! Muito pelo contrário. Ele mesmo tratou a cada um individualmente.

      • este site, infelizmente se diz evangelico, mas não se comporta como tal, pois publica mentiras e mentiras o seu alvo favorito sempre o Bispo Edir Macedo, absurdo de mentiras , pois na Igreja universal, acolhemos a todos, independente de cor, raça ou credo, e sao muitos os pastores que tem esposas negras e vice versa, lá não se faz acepçao de pessoas, porque hein? tantas mentiras e odio contra o bispo, Inveja ?recalque? ou mesmo estao a trabalho do proprio satanas.. por isto esta escrito na palavra de Deus nem todo aquele que diz Senhor,Senhor será salvo, pois voces não estão salvos e nem deixam os outros se salvarem.. agora existe uma grande barreira nos outros paises , e estes pastores negros ou suas esposas negras não podem ir para varios paises pois não são aceitos, dai muitos tem que ir para paises onde o precoceito é menor..

  27. Essas falas lembra um pouco um pouco o Adolf Hitler, a ideologia é bem similar.

  28. Alguém ainda acredita no que essa coisa fala?

  29. Na bíblia diz que teram varios falsos profetas esse bicha marcedo e um deles.

     1 7 8 9

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 514,102 comentários no Notícias Gospel.

Pular para a barra de ferramentas