Home » Brasil, Capa

Bispo Edir Macedo afirma que não é recomendado se casar com pessoas de “raças diferentes” ou mulheres mais velhas

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Bispo Edir Macedo afirma que não é recomendado se casar com pessoas de “raças diferentes” ou mulheres mais velhas

Relacionamentos e as diferenças entre homem e mulher, idade, raça e a complexidade que os envolve foram tema de um artigo do bispo Edir Macedo para a sessão de comportamento do site da Igreja Universal do Reino de Deus.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O texto trata das diferenças de idade e “raça” entre homem e mulher, e dá recomendações explícitas sobre o que deve ou não ser feito quando o assunto é casamento. Macedo afirma que “o rapaz que deseja fazer a obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele [...]para não se deixar influenciar por ela”. O líder da Universal abre exceções para homens “suficientemente” maduros, mas ressalta que essa “diferença não deve ultrapassar dois anos”.

“Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações”, afirma Macedo. Entre os argumentos usados pelo bispo para justificar sua postura, estão a possibilidade de traição quando a esposa envelhecer ou a probabilidade de ela tornar-se “mandona” com o passar do tempo: “Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento”.

Sobre a diferença étnica, Macedo é enfático ao afirmar que “não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco”, e justifica sob o argumento de missões: “os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho”.

O bispo Edir Macedo afirma que não tem opinião pessoal contrária à miscigenação, mas que a orientação para que os fiéis procurem esposas de sua “raça” visa uma melhor aceitação por sociedades estrangeiras, que não estão acostumadas com a realidade brasileira.

A igreja, diz o bispo, busca “alertar sobre esta situação não porque tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário! Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países”, justifica-se.

Confira abaixo a íntegra do artigo “Homem de Deus quanto à idade e à raça”, do bispo Edir Macedo, para o site da Igreja Universal:

O rapaz que deseja fazer a Obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos.

Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações; entretanto, temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser ‘mandona”, acaba por se colocar no lugar da mãe do marido.

E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal.

Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento. Devemos crer que Deus tem reservado para cada servo uma serva, de acordo com as suas aspirações, que por sua vez vão ao encontro das aspirações dela.

Por esta razão, não é bom que o rapaz se afobe e se case com a primeira que aparecer, só porque quer fazer a Obra de Deus e precisa de uma esposa. Não! Se ele não confia que Deus irá lhe suprir com a sua outra metade, como vai confiar que Ele fará a Sua Obra por seu intermédio?

Quanto à raça

Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco.

É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida.

Infelizmente, os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho.

O homem de Deus precisa estar sempre preparado para servir a Deus onde quer que Ele assim determine, e, assim, nem sempre estará em um país onde não haja esse tipo de situação. Portanto, é necessário que o casal examine também esta questão, antes de qualquer compromisso mais sério.

O homem de Deus não pode simplesmente dizer: “Ela tem o Espírito de Deus e eu também. Nós nos amamos e vamos nos casar”. Não! Não deve ser apenas isto! Ele tem o futuro totalmente comprometido com uma missão de extrema importância, e não pode ser limitado. É preciso que haja uma avaliação esmerada quanto aos passos no presente.

Procuramos alertar sobre esta situação não porque a Igreja Universal do Reino de Deus tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário!

Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países.

Procuramos, portanto, trazer à baila esta situação a fim de evitarmos transtornos no futuro do homem de Deus e na obra que está reservada para ele.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

526 comentaram, comente você também!

  1. Vocês que concordam com o que o bispo falou.. pq não param de discutir e vão fazer algo pelos outros? E vocês que não concordam…pq não param de discutir e vão fazer algo pelos outros também? Fui…^^

  2. É mto engraçado ver como as pessoas não aceitam a realidade.. esses são conselhos mto inteligentes, sem levar em conta sentimentos.. claro que a mulher se tornará mandona, até as mais novas fazem, quem dirá se a esposa olhar para o marido e não reconhecer um homem nele.. e os filhos sofrem preconceito sim… Isso não tem nada de racismo, mas de inteligência, mas os pessoas se cansaram de pensar, só querem ser “levadas pelo coração”.. não são regras impostas, as pessoas não entendem.. hj em dia tudo é racismo, tudo é lindo..mas no dia a dia é assim? no dia a dia, mtos problemas poderão sufocar os sentimentos, e as vezes aquela “imensa paixão” se tornará em sentimento de : “devia ter pensado melhor”, ” se eu soubesse” ou quem sabe “se alguém tivesse me avisado”… Amor não enche barriga e muito menos resolve problemas…o ser humano é patético!

  3. como mencionado várias vezes a cima , essa opinião do Bispo Macedo são para pessoas que querem fazer a obra no altar,ou seja ser pastor da Igreja Universal!

  4. Atos dos apóstolos 17:26 de um só fez toda raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação.
    O preconceito existe nos em muitas pessoas origem do pecado, há o préconceito étnico,o pré-conceito social, o pré-conceito religioso, o pré-conceito contra pessoas da mesma etnia enfim Deus criou o ser humano perfeito mas depois de pecado vieram os defeitos, ser humano é complexo por natureza, o que importa é buscar em Deus a redenção de todos esse mal e de muitos outros que temos, não existe raças diferentes quem tem raças são animais ser humano é uma raça só com etnias cores, linguagens, origens e culturas diferentes, temos mais é buscar a salvação em Jesus que quer conceder a salvação á todos os povos!

  5. Qual será a próxima recomendação do nosso “querido” Edir Macedo, vestir um capuz branco e queimar quem não for da minha etnia?

  6. Minha mãe é 7 anos mais velha que meu pai. Apesar de minha mãe ser 7 anos mais velha que meu pai, parece que ela é 10 anos mais nova. meu pai é amarelo e minha mãe branca. sim eu sou fruto de uma mistura de raça e nunca tive nenhum problema com isso. Preconceito?, sim sofri um pouco, pois morei no Japão, lembro ter sido chamado de “chocolate branco” ou nos piores casos de “Shirobuta” (Porco branco), mas é revoltante de mais Edir Macedo preferir que eu não tenha nascido por causa da opinião desses ratos racistas. Não é por causa de pessoas como eles que vou deixar de ter filho com a pessoa que amo, eu acho que é um enorme pecado você deixar de fazer o que gosta e casar com a pessoa que ama por causa da opinião de um bando de verme. Por falar nisso vou me casar com uma pessoa que é metade branca e metade negra, as nossas diferenças raciais nunca representou nenhum problema na nossa relação. Eu já namorei com pessoas da minha raça (Metade branca e metade amarela) e foram relações que me fizeram sofrer desde o início do relacionamento, então quer dizer que eu tenho que deixar a pessoa que amo pra ficar com uma pessoa que me faz infeliz, só por causa da opinião de um bando de racista que vive na idade da pedra?. Não é bem assim, Deus criou todas as raças que circula o mundo, e aqueles que botam defeito nas raças estão dizendo que a criação do Senhor é imperfeita, logo essas pessoas são pecadoras, e um casamento baseado na opinião de pecadores, é tão pecador quanto esse fanfarrão que diz pregar a palavra de Deus

  7. Concordo.O erro dos cristão é achar que conhencem Deus.Definitivamente Jesus não olha como nós olhamos!!!!

  8. JOÃO CARLOS TENÓRIO disse:

    ESTE CARA TÁ FICANDO DOIDO FAZENDO UM COMENTARIO COMO ESTE NÃO VÊ QUE ELE ESTA INSITANDO AO RACISMO NO MINIMO ELE FOI INFELIZ OU INTENCIONAL COM ESTE COMENTÁRIO DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESTE CARA.

  9. Edir Macedo é um cara inteligentíssimo, com um dom de manipulação fora do comum, por isso conseguiu criar um verdadeiro império em todo o mundo, qualquer um que ler oque seus seguidores escrevem pode perceber que é um discurso pronto, e quando conversamos com eles também é assim, eles têm sempre o mesmo discurso onde justificam tudo, absolutamente tudo que o Macedo disser, ele é considerado um ser superior, desprovido de defeitos, é o mestre deles… nasci e cresci dentro da igreja universal, fiquei lá até os meus 17 anos, e fui embora porque quase todos os casamentos eram arranjados, lá o sentimento não importa, é preciso ser racional, e seguir uma série de regras imposta pelos líderes, e uma delas é que “preto não pode casar com branco”, simples assim, eu não li e nem ninguém me contou, eu vivi isso, vi pessoas que se amam e não puderam ficar juntas por causa da cor, e se casaram com pessoas que não amavam, mas que que eram compatíveis com as regras impostas, eu nunca quis isso pra mim, então vi que lá eu não poderia ter um futuro na obra de Deus, então eu saí, meu marido é COMPLETAMENTE diferente de mim, mas nos amamos muito e o nosso amor faz tudo valer a pena….

    • Desculpa, mas acredito que não estamos falando da mesma Universal, pois eu sou da Universal, não sou apenas membro da igreja, sou obreira, conheço muito bem a igreja e te faço a pergunta : Vc está falando da Igreja Universal do Reino de Deus ? Pois conheço diversos casais que se “escolheram” e ninguém os impediu de casarem com quem achassem melhor, acho que vc está se equivocando ao falar tais absurdos, e mais um detalhe o bispo postou este post para aqueles que querem fazer a obra no altar, ou seja, astores , e claro a universal tem regras , tem exigências, pois a obra é séria , precisa de pessoas comprometidas e se a mulher vir antes para o pastor ele não serve para a obra, pois Jesus deve ser o primeiro , e tem tanta peneira em relação a casamento para os PASTORES pois eles devem escolher usando o raciocínio sim, pois o coração é enganador, e ao lado do pastor deve existir uma mulher capaz de ajuda-lo, pois eles serão responsáveis por cuidar do povo, não existe o preconceito e nem o racísmo, o que existe é um cuidado , pois como lhe disse a obra é séria . Deus te abençoe , as portas da Universal sempre estarão abertas para vc .

  10. Gente!! Estou apavorada!!!
    Primeiro com a falta de educação de algumas pessoas nos comentários. Se você está com raiva, guarde-a para você, ou, encontre formas de resolver o problema em questão. O seu direito de escrever um palavrão – e da liberdade de expressão – acaba quando você ultrapassa o direito da outra pessoa de escolha nesse local “público” de expressão, o seu palavrão está na minha tela agora, é uma coisa que eu não gostaria de ver…

    Segundo. Os leitores em questão estão mesmo com analfabetismo funcional. Se todos os que comentaram leram a matéria com atenção, não a interpretaram corretamente.

    Estou atualmente fazendo um estudo de campo sobre comportamento social e religioso e, pelo que entendi da declaração do Edir Macedo é que ele impõe essa questão aos que querem ser ministros como ele, e tem que estar sujeitos aos lugares que a instituição os enviar. As próprias pessoas se dispõem e viver viajando em nome da igreja, portanto, existem regras para que sejam aceitos da melhor forma em determinado país.

    Pessoas de origem oriental vão para países que serão melhor aceitos. Isso é normal, qualquer empresa aborda o seu público da forma que melhor serão compreendidos.

    No Brasil as propagandas são voltadas para nossa cultura. Em sua maioria são coloridas, falam de música, dança, sol, enfim. Porque isso nos é familiar e nos traz segurança para pararmos e ver o que aquela propaganda está querendo passar.

    Não defendo a ideia, nem sou contra. Mas, é preciso entender o contexto e interpretar o que o artigo em questão está querendo passar.
    Também não sei a idoneidade do site, não sei se a matéria foi editada para que pensemos de uma forma diferente da matéria original, pois não a li.

    Apenas sei que esbarrei nesse site quando procurava um artigo sobre diferença de idade entre parceiros e me interessei pela opinião do então apedrejado Edir.

    Você quer ser ministro ou como ele se refere Homem de Deus? Não? Então não se ofenda com a questão pois não é para você e sim para pessoas que se candidatam a esse fim. Elas estão procurando esse tipo de vocação, então seguem as regras para ser melhor interpretados.

    Imagine se além de ter falado isso o tal Edir Macedo fosse loiro e estivesse na África? Seria mal interpretado só por ser dessa cor e estar naquele país. As pessoas diriam “O que esse branquelo quer aqui?”

    Eu sei por que sou muito branca, já ouvi muito isso… e não me importaria de forma nenhuma em casar com uma pessoa negra. Se isso não interferisse no meu plano de vida… Bom, então eu teria que escolher entre o meu amor pela pessoa e meus planos, se eu a amasse o suficiente abriria mão dos meus planos… ok, já escrevi demais!!!

    Abraço e, mais amor, menos rancor, por favor!

    • Também acho que falou demais, ninguém deve interferir nas escolhas de ninguém,Deus prega amor, e nao cor e nem idade, mas lendo seu comentário só pode vir de uma pente manipulado por algum ,como Macedo,que so visa lucros,e é alienado igual
      seus seguidores.aff, por causa de gente assim como vc e esse anticristo que o mundo ta violento desse jeito

      • Anticristo ? Sinceramente vc conhece o Bispo ? Claro que não !!! Ele é um homem de Deus que usa todo o seu tempo se dedicando a obra, ele é responsável por mudar milhões de vida, posso te dizer isso pois a minha própria vida mudou no Universal, não existe igreja igual, não sei se vc sabe , mas a universal faz trabalhos de evangelização nos presídios, hospitais, orfanatos, asilos, favelas, clínicas de reabilitação, moradores de rua e muitos outros mais, SEMPRE BUSCA AJUDAR O SOFRIDO , O DESESPERADO … Posso te garantir que se vc aceitasse o desafio de ficar um mês na igreja , vc passaria a amar o bispo, amar o trabalho feito para salvar os perdidos, infelizmente vc fala do que não sabe, julga sem conhecer, de uma chance a vc mesma, pois quando Jesus voltar, não haverá mais tempo …

        • amar ao bispo???ele e sua legião,saiba minha colega,que o diabo enganou boa parte dos anjos,e sobre o amor,ainda que eu falasse a lingua dos anjos,sem amor eu nada seria…nem filhos voces podem ter,é tudo regulado pelo tal bispo,pedem dinheiro na cara larga,mas nem todos que dizem senhor,entraram para o reino dos ceus,siga a palavra,pq somente ela te libertara,DEUS nao quer o seu dinheiro,jtmbm foi oferecido a jesus todas as riquezas do mundo,e jesus disse,somente a DEUS adorar,afaste de mim satanas,as pessoas dao ofertas,em troca de um carro bom e etc que a tal igreja lhe proporciona,Edi macedo hipocrita,safado,se record,foi comprada com dinheiros de doaçoes,pq ela nao é 100% evangelica?

  11. eu concordo com a ideia do Roberto Gabriel Mugabe que disse ” i dont want to hear it in my country even a dog knows where to put” eu acredito que e uma rede de pessoas que alimentam e entram nos paises com esse tipo de comportamento e cuidado do africano que tudo deve imitar ja temos ca em africa porque sao pessoas que foram usadas e nao teem como sair dessa maluquisse casar um homem igual a mim acho grande estupidez que o mundo esta a sofrer essa mentalidade como erradicar uma vez por todas eu creio que ainda nao tem netos os pais que aceitaram essa porquisse…………………………………………….is the world going mad or the people? this is the reason the Pope resined is too confused

  12. Essas recomendações fazem parte do vício contumaz destes paspalhos em querer gerenciar a vida alheia, é o exercício de adestramento diário a que estão acostumados impor as suas ovelhas. O que não entendem ou fingem não entender, em nome do se “colar colou” é que estas convicções religiosas dizem respeito apenas ao grupo a que pertencem, são privadas de um grupo. Um parasita que enriqueceu as custas da ignorância, do medo e da carência de um povo, frequentador assídio de tribunais e selas não tem respaldo moral, não tem legitimidade, seu caráter é fétido e só encontra eco na escuridão, na escassez de neurônios dos que se permitem terceirizar suas escolhas.

  13. Sinceramente, eu que pensei que não haveria ninguém que caísse nas palavras preconceituosas e racistas desse tal bispo… É só ter cabeça para concluir que trata-se de uma transmissão de racismo que ele sente por outras ETNIAS.

    Quem disse que ser pastor dá o direito de ser preconceituoso e racista na escolha para o casamento? Afinal para que serve o casamento? Pelo que eu saiba pastor deve ser exemplo, e nem vale a pena colocar as crianças nesse assunto, porque em qualquer canto do mundo racismo eh crime e existem órgãos que defendem o ofendido.

    Creio que uma igreja deveria combater o racismo e não fugir dele e ser mais racista ainda. Isso eh propagar racismo entre os pastores e na igreja.

    O que ele diz do Valdemiero Santiago que eh negro e casado com branca? racista, racista, racista… deviam estar na cadeia todos que pensão como ele. Aprenda que só existe uma raça que é a humana. Vai ler a bíblia para não ser enganado.

  14. Edir Macedo é um tremendo preconceituoso.

  15. E vc é igual a seu pai o Diabo! Bruxa

  16. CONCORDO COM ELE PLENAMENTE. NÃO SOU RACISTA, PROVA DISTO É QUE HÁ VÁRIAS MULHERES NEGRAS QUE SÃO CANTORAS, ATRIZES E MODELOS QUE APARECEM DIARIAMENTE NA TV E REVISTA QUE EU CASARIA E TERIA FILHOS SEM PROBLEMAS, MAS, NÃO POSSO E NÃO PODEMOS NEGAR QUE MESTIÇOS ENFRENTAM DIFICULDADES QUANDO PERANTE A SOCIEDADE. É MELHOR PRA TODOS QUE CASAMENTOS OCORRAM ENTRE CASAIS DA MESMA RAÇA: BRANCO COM BRANCA, NEGROS COM NEGRAS E ASIÁTICOS COM ASIÁTICAS.

    • Melhor para que cara pálida.chega de hipocrisia e frivolidades,seguindo essa linha de raciocinio todos os negros deveriam se esterlizar para que os filhos não sofressem preconceito e assim daqui a 100 anos não teriamos negros e mulatos,todos seriam brancos.Fim do preconceito.Vamos sacrificar as ovelhas ao invés de saciar a fome dos lobos.Edir Macedo “lixo”.

  17. Como os que vao ali sao todos negros ou mulatos e de baixo nivel de educaçao, fazendo com eles se casem entre sí vc pode manter o seu domínio por muito tempo!!

  18. Mas isso é um absurdo, ele ta de forma sutil com muito cuidado e com muito jeito se declarando um verdadeiro preconceituoso racista. Claro q ele fala com cuidado afinal oferta não tem raça e nem idade….Só não entende quem é tão burro ou preconceituoso quanto ele.

  19. A mulher por natureza é mandona?! A mulher por natureza envelhece mais rápido que o homem e é mais madura?! Bem, não é o que eu vejo ao meu redor…essas são mais mas das mensagens ocultas do Edir Macedo para defender suas teorias machistas, preconceituosas e racistas. A Cristiane Cardoso é igual ao pai dela …tal pai tal filha

  20. Segue pequeno trecho (wikipédia) da péssima biografia de Lutero, acredito que deva balizar as aberrações deste babaca do Edir (futuro Hitler):

    **Diversos historiadores (entre os quais se destacam William L. Shirer e Michael H. Hart sugerem que a influência de Lutero tenha auxiliado a aceitação do nazismo na Alemanha pelos protestantes no século XX. Shirer fez a seguinte observação em Ascensão e queda do Terceiro Reich:
    “É difícil compreender a conduta da maioria dos protestantes nos primeiros anos do nazismo, salvo se estivermos prevenidos de dois fatos: sua história e a influência de Martinho Lutero (para evitar qualquer confusão, devo explicar aqui que o autor é protestante). O grande fundador do protestantismo não foi só anti-semita apaixonado como feroz defensor da obediência absoluta à autoridade política. Desejava a Alemanha livre de judeus (…) – conselho que foi literalmente seguido quatro séculos mais tarde por Hitler, Göring e Himmler.” **

  21. Senhor perdoai, ele não sabe o que diz.

  22. Me admira um homem que se diz "de Deus" falar tanta asneira. Depois de tanta luta pela igualdade racial vem ele pregar uma coisa absurda dessas. Que Deus o perdoe.

  23. Nao gosto do Edir . mais concordo com ele . tenho que aplaudi-lo .

  24. Puro racismo a escravidão acabou muito tempo agora eles vão separar os brancos dos pretos?? Ou se liga cara…

  25. Herus Sr Ébano disse:

    Pra isso que serve o dinheiro do dizimo…pra ele ficar sentado escrevendo besteira…
    Faça um favor para a humanidade, poupe qualquer pessoa do que voce pensa…se é que vc pensa antes de falar…

  26. Posso mandar-te tomares no cú?

  27. Raças? não existem raças humanas, o que nos difere é apenas o quanto de melanina produzimos.

  28. Atenção se você é racista, preconceituoso ou neonazista, entre dentro da lei! Funde sua própria Igreja e fale o que quiser, garantia absoluta de que você não será preso. Se atuar bem no setor ainda irá ter altos lucros sem a necessidade de declaração ou IR. Entre agora em contato e funde seu próprio negócio.

  29. Sr. Edir Macedo,

    Sua orientação é totalmente errônea. Disso ninguém em sã consciência tem dúvida. Agora, pelo que percebo do seu discurso insuflado de preconceito, é que o senhor está colocando os INTERESSES da igreja na frente de qualquer outro. Com medo de processos em outros países?

    Edir, tome vergonha na sua cara. Sua cama está pronta.

    Sds,
    Marisa

  30. Racista filho da puta, vc tinha que estar na cadeia seu merda! Nazista estelionatário de merda!

  31. To fudido, raças diferentes!
    hauuahuahahauhaha
    Como que eu faço Edizão???
    Mãe Suiça e Pai Libanês ?
    #fudidoemcristo

     1 4 5 6

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 409,725 comentários no Notícias Gospel.