Home » Brasil, Destaque, Mundo Cristão

Pesquisa aponta que igrejas históricas no Brasil sofrem retração, enquanto as neopentecostais crescem

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Pesquisa aponta que igrejas históricas no Brasil sofrem retração, enquanto as neopentecostais crescem

O crescimento do número de evangélicos no Brasil, apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve um grande destaque em todos os meios de comunicação nas últimas semanas. Dentro desse crescimento, uma pesquisa aponta que as igrejas protestantes históricas ou “igrejas evangélicas de missão” estão em retração, enquanto as igrejas de origem pentecostal se expandem.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A pesquisa foi realizada pelo Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã (BEPEC) que analisou os microdados referentes às religiões do Censo demográfico 2010 liberado recentemente pelo IBGE.

De acordo com o estudo, muitas das “igrejas evangélicas de missão” apresentaram uma redução de 10,76% em seu número de fiéis no período analisado (2000 a 2010), entre essas igrejas pode-se destacar a igreja congregacional com diminuição de 26,37%, a Luterana com – 5,9%, a presbiteriana com – 6,10% e metodista com – 0,01%. Apenas algumas das igrejas consideradas históricas apresentaram crescimento no período, como as igrejas batistas com 17,74% e adventistas, com 29,03%.

Em contrapartida as igrejas de origem pentecostal mostraram um crescimento considerável no período, representando a maior parte do crescimento de evangélicos observado pelo IBGE. Com um crescimento total de 44,01% entre as pentecostais, a igreja com maior crescimento foi a igreja Assembleia de Deus com 46,28%, em seguida a Igreja Evangelho Quadrangular com 37,12%, e depois a Igreja Universal do Reino de Deus com 28,37%.

Porém, o diretor do BEPEC, Danilo Fernandes, afirma que apesar dos dados existe a possibilidade que a tendência de retração das igrejas históricas no Brasil sofra uma reversão, devido ao crescente interesse da nova geração de protestantes históricos no aprimoramento do conhecimento teológico e pela produção literária.

De acordo com o The Christian Post, ele destaca também que dissenções e escândalos constantemente apontados nas grandes denominações pentecostais podem fazer com que comece uma tendência de retração nessas igrejas.

- A rota de muitos decepcionados com a igreja, os órfãos das promessas não cumpridas, é a ortodoxia. Esta não é a estrada mais ampla, mas é uma artéria importante, de formadores de opinião – afirmou ele.

- O crescimento deste grupo têm alimentado nos últimos anos as igrejas tradicionais que sofreram sangrias na primeira metade do último decênio. Eu creio em um retorno – conclui.

Redação Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

39 comentaram, comente você também!

  1. Jackson Pantaleão disse:

    A pluralidade doutrinária e denominacional é importante, como nos tempos apostólicos, as interpretações e direcionamento de trabalhos. Nem todos os discípulos pensavam como Pedro, nem todos tinham o conhecimento de Paulo, a falta de fé de Tomé não compartilhada por todos e etc… Mas essa diversidade permitia que pessoas das mais variadas posições sociais, correntes ideológicas ou religiosas encontrassem alguma identificação entre as diferentes formas de se cumprir a ordem do Senhor “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”.
    Os apóstolos Pedro e Paulo trabalhavam juntos, porém, por não concordarem com alguns pontos, tiveram que se separar; no entanto, sujeitos ao Espírito Santo que os guiavam não ficavam se degladiando nas praças ou sinagogas, como vemos hoje, tentando desmerecer a forma de ensinar ou o trabalho desenvido pelo outro irmão da mesma fé, “Por que a nossa guerra não é contra carne nem sangue, mas as potestades e os poderes das trevas que operam nas regiões celetes”.
    Como povo de Deus, “se é realmente que somos”, deveríamos em primeiro lugar, buscar os interesses gerais da Igreja de Cristo, pois a mensagem salvadora de Cristo Jesus é infinitamente mais importante do que nossos interesses particulares, doutrinários ou denominacionais.
    Meus amados irmãos em Cristo, vamos concentrar toda essa energia disperdiçada em discursões desprovida de inspiração divina, que só nos leva para longe do nosso Alvo
    que é Cristo, pois não foi para isso que fomos chamados, e vamos direcioná-la ao trabalho de ganhar almas para o reino de Deus. Mesmo que essa ou aqula forma sejam diferentes das nossas, importa que Cristo seja anunciado.
    ## Estaríamos tristes se as pesquisas mostrassem quem o números de evangélicos estava diminuindo, nã é verdade?? Até os anjos de Deus festejam quando “1 pecador” se arrepende, então, vamos festejar as mais de 16 milhões de almas alcançadas em 10 anos, independente de qual denominação conquistou, são almas para o reino do nosso Senhor.
    Deus abençoe a todos abundantemente em nome de Jesus.

  2. eu fui da igreja tradicional , mas eu sai da lá pq eles ñ acreditavam no Espírito Santo ñ jejuavam (pq a doutrina dizia q ñ precisava fazer nada nem jejuar) e os membros bebiam alcool e iam pra festas normalmente…e ainda dizem q igrejas tradicionais ñ tem joio….imagina só é o q mais tem….pq ñ conhecem o verdadeiro evangelho e sim uma religião baseada em um monte de doutrinas q ñ levam ninguém a salvação !!!!

  3. O motivo das igrejas pentecostais crescerem no brasil é a busca maior pelo poder de Deus e o sobrenatural q vemos acontecer com frequencia algo raro nas igrejas historicas, nao queremos ter sò a palavra queremos ver o q estar escrito nela se cumprirem, ver as curas, libertação,e muitos outros sinais q seguiam com Cristo, viver o mesmo sobrenatural q Ele viveu pois assim ele disse: aqueles q crer nele obras ainda maiores fariam do q Ele, e essas obras vemos acontecerem no meio pentecostal e temos a garantia atraves da palavra de um dia morarmos no ceu. Q Deus abençoe a todos, e lembrando q igreja nao salva, pois só Jesus Cristo salva independente de ser pentecostal ou nao o importante é obedecer a palavra.

  4. Li varios comentarios , e quero dizer que nao e dessa maneira que vive o crente .so julgando um ao outro , Jesus disse , nao julgais para nao ser julgado . vamos orar uns pelos outros , abencoar amar nosso proximo como Jesus nos ama . Que Deus abencoe a todos .

  5. mais interessante notar q a igreja adventista ñ para de crescer mesmo sendo tradicional

  6. SE HÁ UMA VERDADE DENTRO DE TANTOS DILEMAS………………..SIM………REVELA-SE Q.O OBSCURANTISMO DA ALIENAÇÃO PREVALCE……..E A CRÍTICA COMO CRITÉRIO DE JULGAMENTO ESTÁ MORTO E ENTERRADO………..INFELICIDADE É O EVANGELHO BRASILEIRO……COPIADO POR OUTROS MODELOS FRACASSADOS Q.SE CULTUAM EM MEIOS OCIDENTAIS……..

  7. Marco Antonio disse:

    O mundo apenas confirma tudo que a bíblia já previu…

  8. Este Evangelho que está sendo pregado na televisão e nessas grandes concentrações não é o verdadeiro Evangelho, pois o Evangelho da Palavra de Deus´é simples e transformador, que liberta, salva e dá acesso ao céu. Esses ¨pastores¨ que estão na mídia discutindo quem está certo , são apenas ideias vazias sem a unção do
    Espírito Santo.

  9. As igrejas pentecostais verdadeira pregam o Evangelho da Bíbliae não este Evangelho que estão pregando nessas grandes concentrações, sem a unção do Espírito Santo. Prova disso são esses arranco rabo dos massons pregando na televisão. Estamos vivendo a última hora, portando Vigiai
    e orai, como está na Palavra de Deus.

  10. Do que o homem mais precisa, da salvação eterna ou de conquistas pessoais? Da graça ou da lei?
    Atualmente existem dois evangelhos, o que aponta exclusivamente para Jesus o filho de Deus, e o que aponta para jesus o filho de homem, e é logico que estão preferindo o segundo ele é mais prático.Paulo nos alerta em 1ª Tm 1.3-11. São doutrinas frivolas.

  11. SÃO TÍMIDOS ESPIRITUALMENTE !.Tem vergonha de propagar o evangelho , nas esquinas .para as prostitutas,para drogados, favelados, doentes espirituais, endemoniados etc.,etc….
    Os pentecostais são impulsionados pelo Espirito Santo a pregar o evangelho a tempo e fora de tempo a toda criatura , então os demônios são expulsos e as pessoas são liberta das opressões demoníacas são transformadas em novas criaturas lavadas pela palavra e pelo evangelho de poder.como Paulo pregou. Se não o fazem, o Sr Jesus levanta quem faz . Louvado seja DEUS.

    • Olá Souza!
      Os evangélicos históricos não como você supôs. Vide a campanha de distribuição de livros dos adventistas e a Cristolândia da Convenção Batista Brasileira!
      Procure saber antes de opinar!
      A paz de nosso Senhor seja contigo!

      • Pelo que tenho verificado, tanto os adventistas quanto os batistas são as igrejas mais sérias deste país. Nunca se envolvem em escândalos, política, disputas, exploração do dinheiro dos membros! E quando aparecem na mídia..é por causa do trabalho social digno de admiração e pelo sistema educacional invejável que possuem, especialmente os adventistas.

    • Renato Cavalcante disse:

      São os que mais pregam a verdade como ela é.

  12. Não concordo com a segunda parte da matéria. Os decepcionados, órfãos da promessa etc, não tem pra onde voltar! A igreja tradicional, a turma do "historicamente falando", está colhendo o que plantou, Apocalipse 3:20:
    Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Enquanto manterem o Espirito Santo do lado de fora, a colheita vai ser isso aí!

  13. Mateus 24; 14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

  14. As igrejas comerciais crescem pela ganância de seus fiéis. As ''igrejas'' prometem prosperidade e a cambada interesseira embarca nesta. Muito show, muita propina, muito oba-oba, muita enrolação, vão se enriquecendo às custas desses bobalhões. Um dia aprenderão que deveriam seguir a Deus e não correr atrás do ouro.

  15. cara, a igreja universal não para de crescer, o que sera que acontece?
    eles são realmente um povo de DEUS ou não?
    antes eu achava que não, mas agora já acho que sim!
    Deus não permite uma obra desse tamanho crescer cada dia mais se eles não fossem de DEUS!
    eu sou da quadrangular mais não critico quem, é da universal.
    e vocês?

  16. Lá perto e casa abriram uma neopencostal, o pastor mal fala o português e aos berros não deixam os vizinhos assistirem o jornal da noite.

    Se isso é uma vitória, é sinal que os ensinamentos de Cristo estão se esfacelando nas mãos dos oportunistas.

  17. tudo conversa mole, os fieis estao atordoados aquela mesma cambada que seguia o macedo, se desiludiu e agora segue o negao valdemiro, ate quando, ate aparecer outro fazendo milagres absurdos, so que ai macedo e valdemiro estao podres de rico, e a alma podre e claro, hehehe, igreja rica e igreja com fieis pobres,

  18. Lá perto e casa abriram uma neopencostal, o pastor mal fala o protuguês e aos berros não deixam os vizinhos assistirem o jornal da noite.

    Se isso é uma vitória, é sinal que os ensinamentos de Cristo estão se esfacelando nas mãos de oporunistas.

  19. Esse “crescimento” é fruto de um evangelho barato, sem compromisso, sem renúncia e sem cruz. Seus líderes pregão o que o povo quer ouvir, e não o que Deus quer falar e é por isso que tem uma grande massa de pessoas que estão decepcionadas com Deus e com a igreja, porque ouviram uma promessa que não foi da parte de Deus e sim o homem. Mas eu creio que essa fase já está passando e as igreja históricas que pregão a palavra sem manobras irão conquistar os evangélicos não evangelizados desse país para a glória de Deus

  20. As Igrejas históricas são uma benção de Deus e cumpriram um papel importante em sua época. Com a restauração do pentecostalismo, muitas dessas igrejas acederam à renovação, tornando-se de linha pentecostal, carismática ou simplesmente renovada. Tais igrejas tem crescido indubitavelmente. Porem o fator de retração das igrejas históricas sem duvida é sua tradicionalidade que não comunica com eficiência O Evangelho ao povo brasileiro.

  21. Ricardo de Assis disse:

    "os órfãos das promessas não cumpridas" Enquanto esses não se derem conta que é o SENHOR que rege nossas vida, ainda teremos debates como esses.

  22. IGREJA UNIVERSAL, QUANTO MAIS CRESCE MENOS PARA DE CRESCER.

  23. crescem sim cada dia mais o numero de "en vão gélicos" pois a porta do inferno é larga, cheia de barganhas, mas tambem crescem o numero de cristãos perseguidos, os que honram o Unico Nome que está acima de qualquer um desses predadores como edirmorcego, rrsoares, waldemirosandiabo.

    • a perseguição começa na sua própria casa, o q mostra q vc tah bem com Deus é quando sua mãe e seu pai ñ convertidos começam a te zombar e a ofender por causa da sua fé…fácil falar q a porta é larga q ñ sei o q…dificil é encarar uma realidade dura quando já se tem mamãe e papai convertidos !!!

  24. Muitas igrejas de missão tornaram-se de linha renovada (pentecostal), isso o IBGE não mostra! Na verdade elas cresceram também, e muito! Só que com roupagem teológica diferente.

  25. A Igreja tradicional vai crescer e essas Seitas que pregam que para pessoa ser salva devem andar de saia proíbem-nas de pintar o cabelo e alguns já disseram até que dormem de terno pois tem medo de Jesus voltar e os verem nus e até proíbem de beberem bebidas alcoólicas essas seitas que pregam essa mentiras ou seja o fermento no meio do trigo vão ser desmascaradas.

    • Olá amigo eu concordo com você a respeito das vestes mais quando a bebida alcoólica fica difícil pois o nosso corpo e templo do Espirito Santo e como templo não podemos pecar com o nosso corpo mais as vestes tudo bem.

  26. O HOMEM SEMPRE TEM SEDE DA VERDADE QUE TEM FUNDAMENTO QUE SACIA A ALMA, QUANDO PERCEBER QUE NÃO TEM MAIS FUNDAMENTO, QUE ESTA CONSTRUINDO A SUA VIDA SOBRE A AREIA, ENTÃO SERÁ A EPOCA DE VOLTAR AS RAIZES HISTÓRICAS, POIS AS IGREJAS PROTESTENTES TEM UMA HISTÓRIA DE SECULOS, ISTO SERÁ O SUFICIENTE PARA DAR ABRIGO AOS QUE ESTÃO SENDO ENGANADOS POR TODO O TIPO DE SEITAS, POR ESSE BRASIL AFORA, SERÁ ENTÃO O TEMPO DO EQUILIBRIO.

  27. Como todas essas igrejas são cristãs e difundem o mesmo evangelho, o crente troca de igreja, por aquela que lhe promete uma maior “garantia” de entrada no céu, pelo mesmo preço (ou menos).- É apenas uma troca por interesses pessoais.

  28. Tudo de ruim aumenta no brasil, não seria diferente com estas seitas evangelicas, muito joio e pouco trigo atualmente, igrejas grandes empresas $$$$$$$$$$$

  29. The size of the church shouldn’t matter. However, I know many people who prefer to stay anonymous, which leads them to choose mega-churches. I’m, originally, from Oklahoma and we always attended a small-town church. I prefer a church that teaches the Word and not opinions, whether it is big or small. I hope that all churches continue to grow, as that means that more people are turning to God. I also pray that the small churches will be able to stay in service, as where there is an open door to Christ, people will enter.

    P.S. I just found your site and I am delighted. Many blessings!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 408,420 comentários no Notícias Gospel.