Estudo mostra que cerca de 1,5 mil pastores abandonam o ministério pastoral todos os meses

101

O jornalista Marcelo Brasileiro publicou uma matéria na revista Cristianismo Hoje na qual falou sobre a quantidade crescente de pastores que abandonam o ministério pastoral por não suportarem as cobranças que esse sacerdócio exige.

A reportagem aponta pesquisas como a realizada pelo ministério LifeWay, que aponta que apesar de se sentirem privilegiados pelo cargo que ocupavam (item expresso por 98% dos entrevistados), mais da metade dos pastores entrevistados, ou 55%, afirmaram que se sentiam solitários em seus ministérios e concordavam com a afirmação “acho que é fácil ficar desanimado”.

Outra pesquisa sobre o tema é a do Instituto Francis Schaeffer, que revelou que, no último ano, cerca de 1,5 mil pastores têm abandonado seus ministérios todos os meses por conta de desvios morais, esgotamento espiritual ou algum tipo de desavença na igreja. Em uma das maiores denominações pentecostais do país, a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), cerca de 70 pastores saíram da igreja por mês desde o ano passado.

Não se trata de pessoas que abandonam a fé cristã, mas de líderes que deixam o púlpito por não suportarem o as exigências do cargo.


Temos como exemplo o pastor José Nilton Lima Fernandes, 41 anos, que durante todo o ano de 2011 esteve de licença e afirma que essa experiência lhe mostrou que é possível servir ao ministério pastoral sem estar dirigindo uma igreja. “Não acredito mais que um ministério pastoral só possa ser exercido dentro da igreja, que o chamado se aplica apenas dentro do templo. Quebrei essa visão clerical”, explica.

“Eu entrei num processo de morte. Adoeci e tive que procurar ajuda médica para me restabelecer”, completou o pastor, que conta ter pedido licença da sua função na Igreja Presbiteriana Independente (IPI) no final de 2010, depois de quase 15 anos enfrentando problemas.

Atualmente Nilton está casado novamente e retomou seu trabalho como pastor em uma IPI da zona leste da capital paulista.

Fonte: Gospel+

101 COMENTÁRIOS

    • Pastores que verdadeiramente foram chamados por DEUS para este ministério, não se embararaçam com os negócios desta vida, o seu compromisso é exclusivamente com DEUS e com o DEUS da palavra. Apesar de passarem muitas vezes por caminhos tortuosos, sabem a quem está servindo e seguem o exemplo e aos ensinamentos de CRISTO. Idem tb para milhões de cristãos que não exercem cargos ministeriais.

    • Jeferson Santos, você não escolhe, é escolhido por Deus. Você não planeja, mas é Deus que detém a direção, entende? É igual casamento: ninguém sabe o que vai acontecer, vai para o altar crendo que será mil maravilhas. Abraços.

    • Jeferson Santos, eu também acreditava nisto. Contudo, no passar das águas debaixo da ponte…, a história é outra. Você não sabe o que é luta espiritual com demônios diuturnamente contra a sua vida e da sua família. Não é apenas de pessoas que foram libertadas pelo seu ministério e houve uma retaliação demoníaca sobre você. É também os Centros Espíritas que fazem macumba contra a sua casa e sua igreja, seu casamento, seus filhos. Magia negra, vodu, jejum ao contrário, etc. E isto o tempo todo, entende? Quando o Pastor entra e aceita o chamado divino, ele não sabe que vai lutar desta forma e intensidade. Acredita que sua esposa vai ter estrutura para lutar junto. Só que o chamado é dele, não dela. E a maioria das vezes, ela se torna o principal canal de Satanás dentro da própria casa e do ministério dele. Um agente inimigo dentro de casa e da igreja. E a igreja enxerga e respeita ela como mulher do Pastor, e tudo o que ela faz de errado, as irmãs da igreja copiam. E por aí vai, meu querido. Só estou lhe dando uma amostra do que é o ministério, e de que o noviço não sabe disto. Somente ore pelo seu Pastor, irmão Jeferson Santos. Deus sabe. Abraços.

    • Salomão Carvalho Eu oro sempre e prezo muito pela vida do anjo da minha igreja, com certeza o membro não tem noção e nem o que faz o seminário do que o pastor passa, mas o que eu quis dizer, é que tem muitos que Deus não chamou e está nesse cargo porque o homem escolheu, eu não sei se o irmão pensa dessa maneira, será que isso é possivel??

    • Jeferson Santos , não necessariamente. Eu entendo sua colocação. Veja que estamos falando paralelamente da mesma coisa. Infelizmente, existem as virgens enlouquecidas e as prudentes. Estou me referindo apenas às virgens prudentes em todos os meus comentários. Não sei porque eu jamais me preocupo com as igrejas de portas largas. Não é o meu chamado. Mas creio e até sei que eles não sofrem as mesma aflições. Cá entre nós, Jeferson, eu nem sei se sofrem retaliação dos demônios, pois não fazem cócegas sequer no reino das trevas!? Agora, os que quiserem levar o evangelho verdadeiro, piamente, sofrerão aflições. Deus o abençoe, querido.

    • jeferson Santos , nao é apenas uma questao de vergonha, a vida do pr é solitaria a igreja nunca entende e pouco da suporte , por exemplo festa de familia natal dias das maes enfim, todos vão para seus parentes seus pais , o pr fica a sos com seus filhos e sua mulher. outra questão o peso do ministerio veem sobre os teus ombros. se olharmos apenas por questão de chamado o profeta Elias entao nao tinha chamado, pois depois de vencer os profetas de baal fugiu e pediu a morte. o que falta mesmo é um pastoreio da almo do pastor!!!

    • Jonatas Oliveira Isso tudo o Salomão Carvaho já explicou, mas digo daquelas ao qual Deus não coloca lá e são formado apenas por seminário e que o homem resolveu formar como pastor, para esses falta vergonha na cara, agora o que realmente tem o chamado de Deus, esse quando larga o pastoreio é porque realmente não suportou as investidas do maligno, talvez a grande responsabilidade que cai sobre os ombros

    • Paulo Agnóstico, estou gostando de ver você comentando. Já, já, você se converte e vai ocupar um púlpito também… Parabéns, continue assim! Abraços.

    • Drika de Jesus TEM COMO BOTAR FREIO NESTA CARROÇA (NÃO FALO DA IGREJA AINDA QUE INCLUA MUITOS OU ALGUNS) E MANDAR DESCER OS QUE NÃO QUEREM SERVIR DIREITO INDO PARA O SACRIFICIO DE CRISTO, E ARRUMAR ESPAÇO PARA QUEM QUER COM ESTEVAM OU JOÃO, PAULO, PEDRO, TIAGO, TIMOTEO, TITO. FILEMON… ETC, SUBIR PARA CONDUZIR AGORA A IGREJA AO SENHOR? E AO SENHORIO DE CRISTO?

      E QUANTO AO CASO DOS ENDEMONIADOS E POSSESSOS E VARIOS CRENTES NESTE ESTADO, POR QUE NINGUEM AJUDA ELES E POR QUE MUITOS ABANDONAM?

  1. Pesquisa realizada nos Estados Unidos traçou um panorama dos problemas da atividade pastoral…

    70% dos pastores admitem sofrer de depressão e estresse
    80% deles sentem-se despreparados para o ministério
    70% afirmam só ler a Bíblia quando precisam preparar seus sermões
    40% já tiveram casos extraconjugais
    30% reconhecem ter reduzido as próprias contribuições às igrejas após a crise financeira

    O maior problema, não é falta de "vergonha na cara" e, sim, pastores MAL ASSESSORADOS ESPIRITUALMENTE. Hj em dia tudo é movido à "produção". O CapEtalismo invadiu as igrejas.

  2. interessante é que o pastor resolve os problemas de todos mas as vezes não tem quem os ajude a resolver os seus , olha irmãos ore pelo seu pastor , as vezes as pessoas querem uma palavra de consolo e van até os seus pastores para serem consolados, eu lhes pergunto quem irá aconselhar os pastores , sabemos que Deus estar conosco mas as vezes os pastores não são compreendidos e tem que chorarem calados e escondidos pra miguem ver, ore ore ore ore ore DEUS abençoe vcs.

    • Exatamente isto, Pastor Hélio Monteiro Ferreira! E quanto maior a autoridade no ambiente espiritual, maior é o ataque das potestades das trevas sobre ele. A pugna é acirrada o tempo inteiro. Às vezes, Pastor, eu chego a lutar durante dias com castas de demônios e ninguém sabe, somente eu e meus filhos, que por vezes oram comigo durante a madrugada. Fico feliz porque há ainda homens de Deus neste mundo, Pastor. Que o abençoe e lhe dê forças para prosseguir!

    • Manoel Messias, não, não há! Infelizmente. Certa vez, eu sai do meu horário que tinha na Rádio, e fui levar o Evangelista que havia levado para pregar aos meus ouvintes para casa dele. Chegando lá, ele insistiu para que eu descesse e tomasse um café. Acabei confidenciando a ele o meu pesar acerca de um problema que me afligia muito, para que me ajudasse em oração. Irmão Manoel Messias, este Evangelista nem orou e ainda saiu espalhando o meu problema para todas as pessoas crentes de várias igrejas. Foi um inferno na minha vida, você não tem ideia! Estou dizendo isto para que tenha a dimensão do que é ser homem de Deus sério e honesto aqui no final dos dias. Ore pelo seu Pastor, irmão. Abraços.

  3. é, tá cada vez mais difícil não apenas servir a Deus, principalmente coordenar qualquer coisa espiritual e ainda pior, ser pastor, não é mole, não, tenho visto vários capengando, sofrendo, tentando resistir, mas a coisa tá feia mesmoooooooooooo

  4. DANIEL 3.24-30
    O LIVRAMENTO NA FORNALHA
    De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: — Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? — Sim, senhor! — responderam eles. — Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? — perguntou o rei. — Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo. Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha, e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça. O rei gritou: — Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia.

    • Meu querido, entendi o que quis dizer. Só que não vem ao caso o livramento da fornalha. Foi um ou dois dias que os homens ficaram lá! A vida pastoral é dia após dia, ano após ano, entende? Portanto não tem nada a ver o que quer dizer, entende? Abraços.

  5. DANIEL 3.24-30
    O LIVRAMENTO NA FORNALHA
    De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: — Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? — Sim, senhor! — responderam eles. — Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? — perguntou o rei. — Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo. Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha, e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça. O rei gritou: — Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia.

  6. MUITOS SERÃO CHAMADOS , MAS POUCOS SERÃO ESCOLHIDOS !
    mateus 20:16
    Mas nem todos consegue passar pela prova ( deserto) e suportar o sol, a fome , as tribulações, e abandonam , são fracos, covardes, tímidos , preguiçosos, querem tudo mastigadinho , querem só vêm a mim , acham que só têm direito e não deveres .
    Não falo para Pastores e SIM para todos , que passam pelo estreito .
    IRMÃO GARCIA .

  7. Eu sou apologista católico mas tenho imenso respeito e consideração pelos irmãos protestantes sérios como os históricos e tradicionais, mas abomino os neopentecostais. Por isso, fico triste com essas coisas acontecendo muitas vezes com certos pastores de igrejas sérias e históricas. Não ligo para os "pastores" (mercenários) neopentecostais e nem os considero (só se for como aves de rapina). É lamentável que isto aconteça mas é imprescindível que haja reposição e bom pessoal para manter as pessoas de seus grupos bem contextualizadas no cristianismo.
    Temos um único inimigo. Ele se chama: secularismo militante.

    • faltou incluir pentecostais brasileiros existe as excessoes, mas maioria vive numa heresia louca e sem amor ao proximo ainda bem tem gente acordando para isso..um abraço

    • Emerson Oliveira, gostei muito de sua colocação. Que Deus o abençoe, meu irmão! Eu também o considero como irmão e abomino toda a forma de apostasia e heresia que estamos vivenciando hoje no meio cristão. Abraços.

  8. É claro cursos para “pastores” a distância, diplomas, cargos, TUDO ISSO É VAZIO, quando não se tem o CHAMADO DE DEUS.

    na minha IGREJA se não tiver chamado de DEUS, o camarada não aguenta. É de ficar espantado, nessas igrejas por ai, o tal pastor, faz 2 reuniões na semana, e olhe lá,
    e ainda pega estafa, rs

    IMAGINE SE DOANDO MESMO, O CARA MORRE, é por isso que muitos “PEDEM PRA SAIR”, envergonham a OBRA DE DEUS,

    MEUS CAROS, eu tenho visto isso na IURD, aqui o meu PASTOR, passa o dia inteiro na igreja, e quando se precisa dele, ele está pronto para ajudar, sempre disposto, eu e todos notam isso.

    Se for feito uma pesquisa, vão notar que na sua maioria dos pastores e põe maioria nisso,
    são formados em TEOLOGIA, tem cursos, seminários, congressos, se fizermos uma pequena comparação com outros cursos, outra formações, raramente se ver tal coisa (ABANDONO), PORQUE ???

    É simples, sem ser REDUNDANTE, e sendo, é o tal CHAMADO DE DEUS, quem tem vai, quem não tem “PEDE PRA SAIR”, isso é um fato INCONTESTÁVEL, não acham ???

    (Salmo 23.4) · Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo … Fiz o melhor, (SE ENTREGAR POR INTEIRO) que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. … Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7 )
    CRER NISSO ??? ISSO É A MAIS PURA VERDADE, NÃO HÁ COMO CONTESTAR.

    DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA DA FÉ.

  9. se pastores estão jogando a toalha desta forma o que dizer da crentaiada, só por Deus mesmo, e sei não…como disse um irmão daqueles bem velhinhos: ” será quise jesuis vortá hoje ele não vai perde aviaje”

  10. VALE LEMBRAR,

    Que a esposa do pastor, tem que ter o chamado também, se não…
    é problemas para a Obra de DEUS, e ai vem a queda, fracasso, porque os dois
    devem estar na mesma fé, no mesmo propósito de servir e servir,

    1º – A COMUNHÃO COM DEUS,
    2º – O BOM CASAMENTO,
    3º …

    DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA DA FÉ.

  11. Meu Deus… onde está o suporte espiritual para estes pastores, lembro-me de que quando Paulo e Silas estam na prisão a igreja estava intercedendo… O problema é que o 'mundo' tem entrado nas igrejas e se tem esquecido do amor, o primeiro amor…. Estejamos todos intercedendo por nossos pastores, que Deus os sustentam sempre em sua destra fiel e que possam estar pregando sempre a VERDADE contida nas escrituras sagradas

    • Aline Alves de Barros alguns pastores tem trago o mundo para as igrejas, não tem o por que eles reclamarem…. estão matando a propria espiritualidade e a de seus intercessores dentro do aprisco.

      Ei! Psiu! Você que é PASTOR! Acorda e Igreja não é picadeiro e nem palanque de shows, se não levar a igreja a orar e a viver o evangelho… morre mesmo!

      A Proposito: NÃO SEJA OMISSO COM OS CASOS DE LIBERTAÇÃO E NEM ABANDONE QUEM ESTA POSSESSO, ANTES TENHA FÉ E VIDA NA ORAÇÃO E AJUDE ESTES ENCARCEIRADOS, SENÃO TRANCAFIADOS PELOS DEMONIOS. MUITOS OPRIMIDOS AINDA POR NÃO HAVEREM LIBERTADORES! ISTO É, PESSOAS SALVAS E LIVRES QUE TEM PRAZER EM VER PESSOAS SENDO LIBERTAS E SE DIPÕE A ISSO MESMO QUE LHES CUSTE ALGUMA COISA, POR OVELHAS QUE NAÕ TEM PREÇO E FORAM INCLUSIVE, TAMBEM, COMPRADAS PELO SANGUE DE JESUS CRISTO.

      PARA DE MANDAR O ENDEMONIADO LER BIBLIA!
      PRIMEIRO SE EXPULSA O DEMONIO E LOGO QUE A PESSOA TA LIBERTA, AE VC ACOMPANHA, CONFORME A GRAÇA DE DEUS, E LEVE A PESSOA "LIVRE" AO CONHECIMENTO DAS ESCRITURAS.

      AONDE JÁ SE VIU MANDAR POSSESSO LER BIBLIA. BRINCADEIRA, POR ISSO TEM PASTORES QUE QUAZE MORREM, INVENTAM MODA.

      JESUS NUNCA PREGOU PARA ENDEMONIADO, ELE EXPULSOU O DEMONIO DE TODOS ELES, E INCLUSIVE UM QUE QUIS POR LIBERDADE DE DESEJO E VONTADE IR COM JESUS NO BARCO, RECEBEU POR ESTAR LIVRE CONHECIMENTO E INSTRUÇÃO PARA DAR TESTEMUNHO AOS QUE ELE CONHECIA, INCLUINDO AQUELES CRIADORES DE PORCOS E A MUITOS DAQUELA REGIÃO COMPOSTA DE DEZ CIDADES.

  12. Toda a sorte de demônios sobrevêm à família e ao Pastor, procedentes de retaliações devido aos cristãos libertados na igreja. Esta é uma coisa que eu não acreditava antes de ser Pastor (mas já dizia o sábio que há muitos mistérios entre o céu e a terra que a vã filosofia desconhece…). Esposa e filhos sofrem exposições de espíritos que vêm para destabilizar o Pastor e seu ministério de uma forma contundente, de maneira que ele é cobrado por todos e não é compreendido por ninguém, nem os domésticos na fé! São pouquíssimos os que oram pelo Pastor efetivamente porque creem que ele já está "abençoado" e não precisa (rsrsrs). Ledo engano! É o que mais precisa.

    Esta é uma pesquisa procedente e teor verídico que jamais havia visto. Parabéns a esta Revista Cristianismo Hoje, e ao Gospel+ Notícias por veicular e trazer à tona como que Satanás esta agindo para secar a fonte por onde sai a Palavra de Deus. Ele quer entulhar o poço para não ter mais quem se motive a fazer a verdadeira obra de Deus. Eu só não gostei porque entrevistou Pastores que foram caídos e vencidos pelos laços. Acho que deveria entrevistar os que passaram por tudo e permaneceram. São estes é merecem o galardão, o troféu e os holofotes, não os que ficaram à beira do caminho (que Deus tenha misericórdia deles). Mas é válido para começar o tema.

  13. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.
    Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.
    Jeremias 23:1-2 – Pr.FRANCISCO

    • Pastor Francisco José, há quanto tempo você é Pastor, meu querido? Parece que chegou ontem no ministério e não sabe direito o que está falando. Que Deus o ilumine melhor. Abraços.

  14. Processo de cassação de Roseana entra na reta final no TSE

    Versianni negou pédidos que retardariam o processo
    A governadora Roseana Sarney (PMDB) e seu vice, Washington Oliveira, tiveram ontem (08) a primeira derrota no TSE – Tribunal Superior Eleitoral -, no processo em que o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) pede a cassação dos diplomas por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010.

    O ministro Arnaldo Versianni indeferiu todos os pedidos feitos pelos advogados de Roseana para retardar a desfecho final do processo, e abriu prazo de cinco dias para que os dois se manifestem sobre os documentos que foram juntados por José Reinaldo. Após, esse prazo, deverão ser apresentadas as alegações finais.

    Após ouvidas as testemunhas de defesa de Roseana e Washington, estes ainda pretendiam que fosse expedida nova carta de ordem ao Tribunal Eleitoral do Maranhão para ser ouvido o secretário de saúde, Ricardo Murad, cunhado da governadora, que deixou de comparecer na audiência do dia 05 de março, alegando foro privilegiado.
    Roseana solicitou que as suas testemunhas de defesa, que não compareceram na audiência no TRE no dia 05 de março, fossem novamente intimadas para depor.

    O Partido dos Trabalhadores ainda requereu a nulidade de todo o processo por não ter sido citado no início, e ainda alegou que o ministro relator, Arnaldo Versianni, não era competente para continuar com no processo, sugerindo que teria havido direcionamento na distribuição ao ministro, motivo pelo qual requereu à Presidência do TSE que apurasse o fato e que fizesse nova distribuição, retirando o processo da condução de Versianni.

    A Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia determinou imediatamente que a Comissão Permanente de Distribuição de Processos por Prevenção analisasse se teria havido irregularidade na distribuição do processo. Após rigorosa análise a Comissão concluiu que não houve qualquer irregularidade na distribuição do processo, e a prevenção do Ministro Versianni decorria de ele já ser relator de um outro processo anteriormente, o de numero 339-67.2011.6.00.0000.

    Após esses incidentes, o Ministro Arnaldo Versianni foi mantido na relatoria do processo de cassação de Roseana Sarney, e em decisão de ontem, 08.05.2012, indeferiu os pedidos que tinham por finalidade retardar a desfecho final do processo.

    Em relação ao depoimento de Ricardo Murad, que alegou foro privilegiado para ser ouvido, marcando dia, hora e local, por ser deputado estadual, o Ministro Versianni registrou: “Em virtude do afastamento do parlamentar de suas funções para o exercício do cargo de secretário estadual, no entanto, entendo não lhe ser aplicável a referida prerrogativa processual, a qual, a meu ver, se vincula às autoridades que se encontram no exercício de mandato ou dos cargos indicados no art. 411 do Código de Processo Civil”

    Os advogados de José Reinaldo, Rodrigo Lago e Rubens Junior, afirmaram que a decisão do TSE não causou surpresa, pois todos os pedidos para retardar o julgamento final feitos por Roseana e Washington, eram desprovidos de base jurídica, e que, agora, sim, o processo está na fase final e acreditam que entrará na pauta do TSE nas primeiras semanas de agosto. Os advogados afirmaram ainda que as alegações finais já estão prontas, bastando apenas a abertura do prazo para a entrega no Tribunal Superior Eleitoral.

  15. Estatísticas assustadoras.

    A reportagem é extremamente útil para conduzir à igreja a refletir as práticas que tem adotado.

    Muito bom o comentário da Drika de Jesus.

    Analisar todas as variáveis possíveis que levam os pastores a tal decisão pode ser uma boa tarefa para se preparar para o ministério!

  16. É PARECE QUE AS LUTAS SÃO GRANDES! MAS NÃO SE PODE RECUAR É LUTANDO QUE COMPROVAMOS A FÉ E ESSA CERTEZA NOS CAPACITA E LEVA A VITÓRIA E NA FRAQUEZA O "JOELHO" É A ENERGIA QUE IMPULSIONA E ESPULSA O "ESPIRITO DO FRACAÇO" QUE A IGREJA DEVE DETER NA ORAÇÃO PELO PASTOR E SEU MINISTÉRIO. VAMOS ORAR EM SINCERIDADE E SANTIDADE MEUS IRMÃOS!

  17. Chamado é fundamental, assim como apoio, treinamento e etc… Mas a tempos que observo que muitos líderes chamados por Deus só veem o chamado ao Ministério Pastoral. Temos que reconhecer que existem 5 ministérios (e não estou aqui discutindo títulos ministeriais, mas funções ministeriais), existem pastores que deveriam ser evangelistas, outros mestres… Mas a igreja tem a tendência de somente reconhecer o ministério pastoral e desprezar (e até criticar os outros). Concluindo – tem muita gente na função errada! Isso também deve ser considerado. tenho um amigo que foi “feito” pastor e abandonou o ministério por que não aguentou! E ele é um grande Evangelista, mas consagraram ele a pastor, e ai deu no que deu! Nem pastor, nem evangelista – crente no Senhor – mas frustrado!

  18. Existe um ministério interdenominacional chamado FERMATA, excelente para ajudar pastores a saírem do ativismo (um dos maiores causadores de desistência de líderes cristãos). Vale a pena conferir!

  19. O problema são as ciobranças financeiras feitos pelos líderes dessas igrejas. Na Universal o pastor que decide abrir um templo com o nome IURB tem que pagar mensalmente ao Edir Macedo l50 mil reais. Caso não cumpra as exigências fecham as portas. É um comércio como outro qualquer, a única diferença é que dentro das igrejas comercializa-se o nome de JESUS, sem nenhuma cerimônia. Hipócritas! (2Cor. 2:17 – Mat. 23:27,28)

  20. Muitos esquecem que pelo fato do homem ser um escolhido por Deus para pastorear, não o transforma em super-homens, mas mesmo escolhido continua a ser homem, Elias fugiu de Jezabel e entrou em depressão pela perseguição, Jonas fugiu para Tarsis, ate o proprio Jesus se refugiou no Jardim a sos para orar pela agustia da alma, a imcompreenção e o desamor de muitos membros nas igrejas, tratando os pastores com empregados deles, faz com que muitos pastores desanimarem de seus ministerios, enquanto os crentes não deixarem de serem materialistas e serem mas espirituais isso não vai parar. Oremos pelos pastores.

  21. DRICA concordo contigo minha irmã…o que vejo de um modo geral, que muitos irmãos se deslumbram com o ministério e nem tem a capacidade dada por Deus para o minsitérios, outros são picaretas e querem ganhar " no mole"…capitalismo selvagem dentro das igrejas, nos anos 80 e inicio pra 90 , as igrejas não abriam suas portas diariamente, no meu nistério é de 2ª a 2ª, nem sempre o pastor tá lá poque estuda faculdade e coloca um pobre do obreiro desempregado só pra cumprir uma diretriz, se…a palavra diz que o julgo de Jeus é suave e seu fardo é leve..não deveria ser assim, no Velho testamento, Deus dava a capacidade pra cada um …até moises sentiu pesado o seu cargo, sou prova disso…quando fui obreira por 2 anos a igreja começa explorar a tua boa vontade!!! os lideres…que só andam de pastinha na mão, não entendem que vc é uam pessoa de carne e osso, que trabalha, estuda e etec e tal…fica soltando piadinha depois dizendo que tu não tá na fé…entendo que esse não é plano de Deus para nós e sim do homem, vão prestar conta ao Senhor da Seara…!!!

  22. ai…o que acontece?….Deus não pode operar mais quando a pessoa não se dispôe em oração, jejum e dedicação….muitos dons são enterrados, o Espírito Santo não opera mais e a igreja sofre nas mão dos lobos!!!! e ao irmão (a ) fica frustrado até na fé, quando missionarios que voltam do campo e não deixam que prossiga com seu trabalho?…quantos pastores saem do ministérios insatisfeitos e injustiçados?…o caminho é apertado mesmo!!!!

  23. O SERVO DE DEUS:

    Servo é aquele que serve.

    Se é de Deus, é pessoa de guerra.

    Guerra contra o inferno.

    Corajoso, desbravador, conquistador…

    É idealista.

    Como Deus pensa, assim ele é.

    Pensa nos perdidos.

    Seus desafios são constantes.

    Sempre disposto a ir ao inferno para resgatar cativos.

    Porque crê ser uma ferramenta do Espírito de Deus.

    O servo não faz a Obra de Deus.

    Ele é a Obra de Deus para destruir as obras do diabo. I João 3.8

    Foi salvo para salvar.

    Vive para salvar.

    Chamado e escolhido pelo Altíssimo para servi-Lo.

    Sua esposa não é sua mulher.

    Também é serva.

    Auxilia o servo a servir o Senhor.

    Os dois são um.

    Sua missão: abençoar.

    Recebeu autoridade para abençoar.

    “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram…” Isaias 61.1-2

    DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA DA FÉ.

  24. O ministério pastoral é um ofício qualificado e ungido pelo Senhor; tem a responsabilidade de cuidar do rebanho, não é dono do rebanho e os seus anseios e motivações pessoais não devem impendir que os sentimentos do Sumo-Pastor sejam a marca de sua dedicação. Eu acho que a desmotivação seja resultado de um conflito com relação a necessidade de reconhecimento humano e a dificuldade de participar do sofrimento de Cristo. Muitos verdadeiramente não tem o chamado para ser pastor, pois não tem o coração de pastor…o curso ou seminário de teologia não unge ninguem ministerialmente apenas contribui na formação de quem já tem um chamado específico.,

  25. Falo o que testemunhei. Em 1989 (smj) fui professor de técnicas de comunicação no Semináro Presbiteriano de Campinas e testemunhei uma rodinha de futuros pastores discutindo seus respectivos campos de trabalho e avaliando os salários e benesses pagas pelas igrejas. Falavam em salários de 20 minimos, mais casa pastoral, ajuda de custo e escolas para os filhos, tudo isso na conta da igreja. Deste momento em diante cresceu minha convicção que pastores não precisam ser de tempo integral, a maioria vive plenas férias.

  26. santos , não é apenas uma questão de chamado, claro que sem o chamado sera impossivel permanecer, mas já parou pra pensar em uma coisa, vc diz que seu pastor passa o dia atendendo a vc e os outros. mas quem atende a necessidade dele : solidão, distancia da familia, incompreensão enfim, não é apenas uma questao de chamado, mas o que mais colabora para a desistencia do ministerio é a falta de suporte!!!

    • concordo prenamente e muito facil jugar e falar varias coisas a respeito de um pr qe deside largar tudo pra cuidar de vidas ee ninquem quer saber das nessecidades do pr so cobrar por isso que muitos desistem e vao trabalhar com outras coisas e nao uerem nem saber de pastoriar

  27. CORRETISSIMO!
    Principalmente serem capazes de expulsar e expelir demonios de pessoas que vão as igrejas não para serem enrolados mas para serem libertas e algumas penso que estão dispostas a isso, e servirem as igrejas, como o caso do gadareno, entre muitos outros em nosso tempo entre outros na historia.

    não vem com essa que a culpa é do possesso por que ja basta varios deles sofrerem arrependidos e atormentados por demonios padecendo sem ter quem os ajude, antes abandonam e alguns tem viuvas, e é outro crime que a igreja comete, inclusive pastores, que se a biblia é infalivel prestaram conta, pois quem fizer com zelo a obra de Deus receberá galardão, caso contrario é tido como maldito, ainda mais o omisso e o sacerdote repreensivel que se apoia em titulo e nao na dependencia de Deus.

    Para alguns casos sobrecarregados, aconselho receber o conselho de que Jetro deu a Moises.
    quanto a cuidar do povo numeroso de Israel, nomeando pessoas responsaveis, e competentes, para que sejam lideres conforme exposto no livro da biblia a este respeito.

    A Deus o louvor!!!

    A proposito: Orem por uma senhora viuva que ainda tem um filho carecendo de libertação e que tem talentos para ajudar e cooperar na obra pela graça de Deus!

  28. Ser pastor é, para muitos, uma realização profissional, para outros, fonte de privilégios, um meio de poder vingar-se de desafetos; para uma parcela considerável, uma forma de realização pessoal que lhe permite alcançar um patamar na sociedade que não alcançaria por meios intelectuais, financeiros, políticos ou morais, e etc.
    Para Deus, segundo as Escrituras Sagradas:
    “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
    Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
    Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
    Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
    (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);
    Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
    Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” (1Tm 3:1-7)
    Esta regra fundamental para o exercício do ministério da Palavra tem sido observada na hora de consagrar-se alguém ao Ministério Pastoral?
    Uma grande parte dos que são apresentados nas convenções de cada denominação evangélica para lá são encaminhados pelos mais diferentes motivos. Eis aqui alguns deles: dízimo “alto”, subserviência total, voto cativo nos pleitos eleitorais das respectivas convenções, agentes na manutenção da “massa de manobra” (membros de igrejas) para os mais diversos fins, e tantas outras coisas semelhantes e piores (mais nefastas) que estas.
    Além das condições para o exercício do pastorado, ainda há outras semelhantes às que seguem:
    “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (1Tm 4:12)
    “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, …” (Tt 2:7)
    Se ao menos estas exposições bíblicas fossem observadas, teríamos uma redução drástica no número de pastores e, conseqüentemente na qualidade do que é pregado em muitos púlpitos.
    Porém, se houvesse a redução do número de pastores com base no que aprendemos na Palavra de Deus, teríamos um dramático esvaziamento da maior parte das “Igrejas Evangélicas”.
    O Evangelho genuíno não tem lugar para campanhas de prosperidade, campanhas de cura, “toalhinhas miraculosas”, grutas de milagres, sal, rosa, cimento ou martelo ungidos, ofertas de R$1.000,00, R$600,00, R$370,00 ou qualquer outro valor. Assim como não há espaço para “patriarcas”, “falsos apóstolos”, “profetas para as nações”, ou outros embustes. Da mesma forma falsas curas, “profetadas”, “visagens”, “línguas esquisitas” (em oposição às verdadeiras línguas estranhas), reteté, balada gospel, rave gospel, ou qualquer outro tipo de carnalidade, bruxaria e satanismo são frontalmente incoerentes com o que é ensinado no Evangelho.
    Não devemos, contudo, nos abater ou nos tornarmos incrédulos. Ao contrário devemos reconhecer que tais fatos são, de fato, cumprimento da Palavra de Deus. Vejamos:
    “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (2Tm 4:3)
    O que, então podemos fazer diante de tudo isso que vemos dia a dia?
    Ouçamos a recomendação Bíblica:
    “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
    E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” (Ap 22:11-12)
    Que Deus nos abençoe!

  29. nao posso falar por todos que abandonaram, mas tenho pra mim que estas enganado quando diz que faltou incentivo$$$$” pois conheço muitos pastores que se deixasse o ministerio ganharia o dobro ou a te dez vezes mais o que ganha de dinheiro hoje.

  30. Eu digo que estamos vivendo o tempo da apostasia.Temos visto dentro de nossas igrejas,crentes que não oram,não leêm a biblia,não vivem uma verdadeira vida cristã,fora da igreja não tem atitudes de cristão,enfim,falta conversão por muita gente que frequenta as igrejas.Muitas vezes o Pr. vê essas coisas,procura exortar,ensinar e acompanhar essas pessoas,para que melhorem a sua conduta.Essas mesmas pessoas até ouvem seus conselhos,mas só na teoria,na prática não acontece.Então o pastor entristece com isso,aí vem cobranças de todos os lados de pessoas capitalistas dentro da igreja,que olham mais o salário do pastor do que ter amor pela obra de Deus,e amor pelo seu pastor.Eu sou pastor,chamado por Deus,e não largaria o ministério sob hipótese alguma.Porque o chamado do Senhor é o maior cargo que existe,não é qualquer cargo que você se demite a qualquer instante.Eu posso até deixar uma igreja,mas nunca abandonaria o ministério confiado pelo meu criador.O que falta para muitos pastores,é assessoria dos pastores mais experientes.Os pastores mais experientes,precisam andar um tempo juntos com os mais novos,e a igreja amar mais seus pastores,afinal somos todos servos de Deus.Precisamos todos andar em comunhão,com amor uns pelos outros,orando e visitando uns aos outros,viver a igreja unida no tempo de pentecostes.Não desanimem,porque é isso que o diabo quer;O diabo quer acabar com os crentes,com as familias e com os pastores.Não deixem isso acontecer.Andem com o Senhor Jesus Cristo,honrando seus ministérios e chamados.Abraços.

  31. Sergio Olimpio Ribeiro entao so se pode ser pastor se for convocado por deus??? entao pra que os seminarios aceita todos que paguem pelo curso???? conheço cada idiota que se acha cheio do espirito, e sao pessoa ruins e maleficas que vestem mascaras e enganam a muitos…. e se e o espirito que dar a palavra entao qualquer um pode exercer o sacerdocio ate um jumento como ja foi usado na biblia…. nada pessoal, tenho o deus cristo como meu senhor e salvador….

  32. Prezado Pr Hélio. São sábias as tuas palavras. Somente quem está no ministério pastoral ssabe o que se passa no coração e mente de um pastor. O fato de sermos escolidos e vocacionados por Deus, não nos torna superhomens e nem invulneráveis as questões que assolam qualquer outro mortal. Somos de carne, osso, alma e sentimentos. Carregamos as mais pesadas cargas da igreja e na maioria das vezes somos atacados por isso. Pastor é gente como qualquer outra pessoa e precisa de ajuda, de ser ouvido e ser ajudado também. As crises que pesam sobre as ovelhas, tamb´m pesam sobre ele, e às vezes em dobro.

  33. Só posso afirmar que o pastor demora para descobrir que ele é humano, só vai buscar ajuda quando está quebrado ou falido. é o orgulho imperando dentro do ministério pastoral estão muito ocupados com os programas da igreja ministério etc e esquecem de que são pessoas, acreditam que podem se auto pastorear: amigos, o que diríamos de um médico que atendesse a si mesmo numa consulta? que diagnóstico ele daria? a si mesmo?O pr precisa ser acompanhado, discipulado ,mentoriado, evangelizado, do contrário as estatísticas negativas só irão aumentar.

  34. De repente irmão Sérgio, alguém mesmo sendo chamado pode passar por crises, dificuldades, doenças, stress, depressão… Por uma simples razão: é gente, ser humano…
    até mesmo a ideia, o pensamento de que quem é chamado não passa por isso, pode já ser um fator que contribua para isto acontecer.

  35. O PASTORADO E UM CHAMADO MAIS O QUE TEM DE IGREJAS QUE NÃO VALORIZAM SEUS PASTORES ONDE ACHAM QUE DEVEM MANDAR NO PASTOR PORQUE ELE TEM UM SALÁRIO VINDO DOS DIZIMOS E AINDA QUEREM MANDAR NOS PASTORES E QUANDO O PASTOR QUE MOSTRAR A LUZ DA BÍBLIA ELES DEIXAM DA IGREJA E VAI PARA OUTRA IGREJA FLANDO DO PASTOR LOCAL

  36. Caros pastores deixem de enganar as pessoas com a mentira do dizimo isso era na antiga lei antiga aliança e nao na graça temtanto texto que explica isso laiam deuteronomio 14 vs 22 a 29 o dizimo era pro povo de Israel e era oara os levitas sacerdotes e para as pessoas necessitadas como eles mesmos estrangeiros orfaos e viuvas,leiam todo o texto de malaquias e veja pra quem se refere o profeta , outra coisa os dizimos eram de alimentos ou seja de graos e animais … comida alimento o medo que vcs provocam nos seus membros é terrivel o gafanhoto entao nem se fala, dizimo nonca foi dinheiro, a lei foi abolida estamos na é poca da graça e a desculpa sempre é a mesma mateus 23:23 nos evagelhos Jesus ainda está bna é poca dalei a graça eo o novo tesrtamento só se inicia uquando Jesus morre e ressucita em atos dos apostolos nao existe relatos no novo testamento de dizimo "leia 2 cor- 9.7 ofertas voluntárias ai eu concordo vou parar por aqui senao vou escrever uma cata mui grande com base biblica, parem de enganar as pessoas e quem esta roubando como diz em malaquias nao sao os fieis e sim os lideres como vc citou do dizimo e preguem o verdadeiro evangejho que Cristo nos deixou que Deus posa ter misericordia de vcs. meu email wamervaz@hotmail .com pr. Walmer.

  37. querido!! eu acho que vc nao entendeu o que leu.Nao se esta falando de dinheiro, esta falando de amor, de ser humno pessoa, nao sei pq vc fala de dinheiro se nao eh do seu que eles viviem. Deixa perguntar vc esta falando da lei, mas vc vive da lei ?? vc leva alimento graos comida, pra algum desses pastores? quanta santa idiotice das pessoas acharem que igreja eh so pra pegar dinheiro la tem vidas, vidas, vidas que tem sentimento, dor, aflicao, nescecidades, carencia. Por favor olhe para seu lado de sentimento compaixao e respeite a nescecidade dos outros. Que Deus te abencoe !!

  38. WALMER VAZ, EU PODERIA LHE DÁ AS PASSAGENS EM QUE DIZ QUE ABRAÃO, DEU O DÍZIMO AO SENHOR JESUS. MAS, ESTA EU VOU DEIXAR PRA VC EXAMINAR E INVESTIGAR. O DÍZIMO É MAIS DA GRAÇA DO QUE VC PENSA. VÁ LER A BÍBLIA SAGRADA, E DESCUBRA SOBRE ISTO.

  39. Bom dia a todos. Tanto aqueles que decretam a obrigatoriedade do dizimo, como aqueles que dizem que é da lei e não deve ser dado erram. Se o dizimo é da lei, porque Abraão deu e Jacó fez menção. Se é obrigatório, o que a Bíblia quer dizer quando fala no novo testamento que tudo que não é por fé é pecado? Pergunto: será que devemos tomar a vida do pai da fé como modelo? Ele deu o dizimo. Queridos, o dizimo deve ser ensinado nas igrejas e o povo incentivado. Se estamos em um tempo melhor e firmado em melhores promessas, então a benção do dizimo está de pé hoje. O que não pode acontecer é o constrangimento, dizer que se não der vai para o inferno,etc. Se, após o ensinamento a pessoa entende que isso pode ser uma benção para a vida dela e dos outros, que assim faça. Agora uma pergunta: com quanto de nossa renda temos ajudado a obra de Deus mensalmente? Não precisa de muito para se manter uma igreja e um pastor, porém o Senhor Jesus disse: ide por todo o mundo…
    Um abraço a todos.
    Pastor Antonio Carlos

  40. ISSO ACONTECE EM IGREJA QUE TEM DONO, A VERDADEIRA IGREJA O DONO É O SENHOR JESUS. ESSAS IGREJA QUE CUJO DONO É O PASTOR ONDE ELE MANDA IMPOE. A SUA LINHA DE PREGAÇÃO ACONTECE ESSAS COISAS, A VERDADEIRA IGREJA ORGANIZADA CONFORME A PALAVRA O DONO É JESUS OS BENS O PATRIMONIO NÃO TEM DONO SAI UM PASTOR OU SAI UM MEMBRO O PATRIMONIO FICA A SERVIÇO DA COMUNIDADE E A SERVIÇO DO SENHOR

  41. Boa dia e a paz do senhor a todos

    Muito bom saber que homens e mulheres discutem amigavelmente sobre este assunto
    Vamos la irmãos,o chamado pastoral na vida de um ser humano
    acontece de varias formas

    mas tem seu tempo certo
    eu tenho chamado de Pastor e DEUS ja me falou que ja tem um povo preparado para mim cuidar
    só que nos dias de hoje irmãos temos uma grande dificuldade para levar o evangelho de cristo
    por causa de abertura de muitas igrejas sem a presença do ESPIRITO SANTO
    de primeiro agente via em cada esquina um bar e falavamos seria bom ser uma igreja
    e hoje a cada esquina vemos uma igreja
    e ai qual seu sentimento por isso
    fica complicado eu pastoriar por estas coisas
    muitos vem de outras igrejas com pensamentos diferente,e começa a descordar com o ensinamento do pastor e começa a formar grupo contrarios dentro da igreja
    e começa a investir seus maus habitos naqueles irmãos que nao tem entendimentos
    e tudo que vc faz não é bom
    tudo que vcpensa pra igreja não é bom
    se vc coloca alguem em determinado cargo nao era esta pessoa
    e com isto o inimigo começa usar pessoas para te afrontar e causar situaçoes nas igrejas
    fazendo ao olhos do povo que o pastor não tem pulso para desenrolar o rolo
    o inimigocomeça investir pesado contra falamila pastoral e contra seu ministerio e com isso vai abalando suas forças e atinge sua fé
    então ao enves de criticarmos temos que orar e ajudar os pastores
    DEUS levantou ele para orar por nós e cuidar de nós
    e constituiu a igreja para orar pelo pastor e ajudarmos

    agora tem uns que entrar nesta visando o lado financeiro,entao eles não edificaro vidas de ninguem ganharo seu dinheiro e cai fora e deixa vc sem fé e caido
    enquanto eles estaõ bem ,cheio do dinheiro mas sem paz e querendo ou não sabem que vão prestar contas a DEUS pelas vidas que eles acabou,destruiro

    portanto a 2 tipos de homens que desiste de seu ministerio
    aquele que por causa da luta das adversidades da tempestade não suportam e sai fora
    e tem aqueles que estava por dinheiro,e quando ve que o bicho vai pegar ele pega seu dinheiro
    e cai fora deixando as ovelhas nas mãos do urso.do leaõ

  42. Entendo as (diversas) razões pelas quais foram escolhidos, entendo as (também diversas) razões pelas quais aceitaram a atribuição e também entendo os motivos (também diversos) que os levaram à desistência, mas nós que somos cristãos evangélicos conhecemos a história de Elias. Deus o escolheu pra uma determinada missão em uma época especialmente difícil; ele aceitou o chamado; teve grandes lutas no seu ministério; o Senhor o fez vencê-las; porém, uma dificuldade em especial o levou a acreditar que estava isolado, desistir e pedir a morte; mas o Senhor foi claro com ele: AINDA TEM SETE MIL QUE NÃO SE DOBRARAM! Por isso e por muitas outras coisas que a Palavra nos ensina, acredito que se o pastor foi colocado na posição de pastor pelo seu bispo, a dúvida se justifica; se ele se autoproclamou pastor a desistência se justifica; mas se ele respondeu positivamente a um chamado do SENHOR, ele não está só, mesmo que não consiga ver com olhos naturais ainda tem "SETE MIL" na mesma lida!

  43. LucasVida Lucas Lopes acredito que saiba que nós cristãos evangélicos cremos que quem tem as "rédeas da carroça", quem tem a peneira e quem vai separar o joio do trigo é o Senhor da seara. No Grande Dia muitos que hoje dizem Senhor, Senhor! não participarão da Grande Ceia. Penso que aqueles que se colocam na posição de verdadeiros fiéis hão de se portar como verdadeiros fiéis, se não são apenas mentirorosos. Então, eu você e todos os que cremos não precisamos de cargos para servir direito, isso inclui expulsar demônios e conduzir o perdido ao Senhor, além de outras tarefas.

  44. Rita Candeu são homens! Não são seres de outro mundo. Seu corpo é formado de carne, ossos e nervuras. Corre sangue por suas veias. Sentem dores, fome, tristeza, dentre outras coisas. Se conhecesse um pouco da Palavra, mesmo que não tenha fé nela, perceberia que os "santos" lá descritos também eram assim. Ah, Jesus, antes de ressuscitar, também!

  45. Pesquisas feitas nos EUA não refletem a realidade do pastorado no Brasil , e , é preciso levar em consideração , que , muitos falsos pastores sem chamada divina responderam a pesquisa , fazendo diminuir a credibilidade dessa pesquisa. Os homens fiéis não olham para trás quando colocam a mão no arado

    • Bom Davi foi ungido a rei escolhido por Deus e cometeu adultério,e pecou se arrependeu Deus o perdoou, Paulo na carta de 2timoteo diz que se algum presbitero pecasse era para timoteo exorta.lo na frente dos outros presbíteros para que os outros também temessem….enfim o pastor tem que ser qualificado e irreprendivel agora so por que um pastor caiu isso não quer dizer que Deus não o confirmou sua posição somente esta desqualificado so isso…

DEIXE UMA RESPOSTA