As celebrações dos 500 anos da Reforma Protestante vem marcando diversas igrejas Brasil afora, assim como em outros países do mundo onde há uma presença significativa de denominações evangélicas. Porém, a Igreja Assembleia de Deus Madureira da Arse 12, em Palmas (TO), decidiu comemorar a data de uma forma bastante peculiar.
Os líderes da congregação pentecostal criaram um projeto que vai transcrever, à mão, todos os livros da Bíblia Sagrada. A obra resultante será encadernada e ficará exposta no futuro Museu das Assembleias de Deus que está sendo construído na cidade.
Para alcançar o feito de transcrever toda a Bíblia em 30 dias, a igreja reuniu 300 voluntários e os dividiu em três grupos. De acordo com informações do portal tocantinense JM Notícia, a iniciativa partiu do pastor principal da congregação, Irisvan Nunes.
“Sabemos que o fato de transcrever a Bíblia nos dá uma condição de mergulhar no texto de uma forma aprofundada, [mais eficaz] do que simplesmente a leitura”, afirmou o pastor.
A ideia tem, além dos objetivos já mencionados, uma simbologia que faz alusão à história de Martinho Lutero, o homem que iniciou a Reforma Protestante e responsável pela tradução da Bíblia Sagrada do latim para o alemão, com a intenção de que as Escrituras estivessem ao alcance do povo.
“Quinhentos anos atrás prevalecia o latim que era a língua do Império e da religião oficial, que a Igreja Católica utilizava. Quando Lutero se depara com as dificuldades que o povo tinha de ter o conhecimento e o acesso à língua sagrada, ele percebeu que o fato da ignorância do povo em relação a Deus se dava por não ter acesso à Bíblia”, recapitulou.
Os três grupos, homens, jovens e mulheres, ficarão responsáveis pela transcrição de partes distintas da Bíblia Sagrada, e cada participante deverá transcrever, em média, quatro capítulos, completando os 66 livros, 1.189 capítulos e 31.102 versículos.
Alguns voluntários, no entanto, farão um esforço maior, como no caso da líder de jovens, Andressa Batista, 21 anos, que se comprometeu a transcrever sete capítulos: “Uma experiência incrível. É sempre muito bom aprender mais da Palavra, observando cada detalhe, além de ser algo que deixaremos registrado para as futuras gerações”, disse.