O presidente Donald Trump afirmou que pegar o novo coronavírus foi “uma bênção de Deus”, já que a situação o levou a descobrir um medicamento experimental que vem sendo desenvolvido para combater os efeitos da Covid-19.
Trump deu a entender que vivenciou uma cura milagrosa e que pretende disponibilizar o medicamento gratuitamente para toda a população dos Estados Unidos depois que ele for aprovado pela agência responsável, chamada Food and Drug Administration (FDA).
Ele passou a usar o medicamento depois que foi diagnosticado positivo para o vírus, na semana retrasada. A fabricante do remédio, Regeneron, admite que já está trabalhando para conseguir a aprovação de emergência da FDA para produzir, inicialmente, 50 mil doses, que serão ampliadas para 300 mil em seguida.
De acordo com informações do jornal The New York Times, a pandemia do novo coronavírus matou mais de 211 mil norte-americanos. No Brasil, dados compilados por veículos de imprensa apontam para mais de 150 mil vítimas fatais.
Em comentários que fez após deixar o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, para onde foi levado, Trump encorajou aos americanos: “Não tenham medo disso” e acrescentou que se sentia “melhor do que há 20 anos” após receber o medicamento experimental.
“Eu chamo isso de cura”, disse Trump, acrescentando que todos deveriam ter acesso ao medicamento “de graça” assim que ele fosse aprovado pela FDA. O presidente enfatizou que ele se certificaria de que estivesse em todos os hospitais o mais rápido possível.
A Regeneron recebeu mais de US$ 500 milhões do governo federal para desenvolver e fabricar seu tratamento experimental como parte da “Operação Warp Speed”, um esforço para criar vacinas e tratamentos viáveis para o vírus, a fim de ajudar a distribuí-lo uma vez que esteja disponível.
“Acho que foi uma bênção de Deus que o peguei”, disse Trump, indicando que estar recuperado da Covid-19 com o remédio pode indicar um caminho na luta contra o vírus.
A MESSAGE FROM THE PRESIDENT! pic.twitter.com/uhLIcknAjT
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 7, 2020