Agências humanitárias cristãs se mobilizam para ajudar vítimas do tufão Haiyan, nas Filipinas

9

Na última semana a passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas devastou diversas regiões do país, e pode ter vitimado fatalmente cerca de 10 mil pessoas. Considerado por especialistas como o tufão mais violento já registrado em terra firme, o Haiyan deixou um grande rastro de destruição, que assolou a região central das Filipinas.

Os relatos das organizações humanitárias que estão no local, são de que pelo menos 25 milhões de filipinos foram afetados e estão desabrigados e passando por necessidades básicas.

Diante dessa tragédia, agências de ajuda humanitária em todo o mundo estão se mobilizando para enviar ajuda às vítimas do tufão. O grupo humanitário coordenado pela World Vision (Visão Mundial) (inglês), foi uma das agências cristãs que anunciou uma resposta de emergência, e vai fornecer alimentos, kits de higiene, abrigo e outros suprimentos para 1,2 milhões de pessoas nas regiões afetadas. Contribuições financeiras podem ser feitas pelo site.

A Cruz Vermelha Filipina (PRC) enviou equipes de resgate e alívio as áreas devastadas pelo tufão Haiyan. Você pode doar para a Cruz Vermelha Filipina, selecionando a Yolanda Supertyphoon em sua página de doação (inglês). A Federação Internacional das Sociedades do Crescente Vermelho e da Cruz Vermelha (FICV) e redes da Cruz Vermelha de todo o mundo estão a apoiar a Cruz Vermelha Filipina. Muitos criaram fundos específicos para este desastre, incluindo a Cruz Vermelha Americana, Cruz Vermelha Canadense e a Cruz Vermelha britânica.


O Exército de Salvação está no chão servindo sobreviventes da tempestade, principalmente com comida, água e abrigo. As equipes de serviços de emergência em desastres têm vindo a prestar ajuda desde o ocorrido, mas são desafiados pela falta de estradas acessíveis ao transporte de mercadorias e suprimentos médicos. A organização sem fins lucrativos criou um fundo designado para os esforços de socorro Haiyan, que você pode acessar aqui (inglês).

Catholic Relief Services, agência humanitária internacional oficial da comunidade católica nos EUA, está no terreno a ajudar com purificação de água, materiais de abrigo e comidas essenciais. Você pode doar para a organização em seus esforços on-line (inglês).

A equipe de resposta de emergência da Agência Adventista de Desenvolvimento e Socorro de Emergência (ADRA) (inglês), está trabalhando em Manila e na província de Bohol para fornecer alimentos, ajuda de emergência e ajuda médica aos necessitados. Doações podem ser feitas pelo site.

Operation Blessing International (OBI) (inglês) enviou equipes de socorro em vários locais após a devastação maciça de Typhoon Haiyan. A organização está fornecendo água potável e alimentos, materiais de abrigo de emergência e assistência médica. Para ajudar a missão da instituição de caridade, você pode fazer uma contribuição pelo site.

Outras instituições você pode conferir no site da CNN (inglês).

Missionária brasileira desaparecida

A brasileira Lidia Caetano de Souza é uma missionária da Igreja Assembleia de Deus que mora em Tacoblan, uma das áreas mais afetadas pelo tufão. A missionária vive há 14 anos nas Filipinas e está desaparecida desde o fim da última semana.

Desde sexta feira, pastores e amigos aqui no Brasil vêm tentando contatá-la, mas ainda não obtiveram nenhuma resposta. Diante disso, igrejas no Rio de Janeiro fizeram orações pela vida da missionária e dos demais habitantes daquela região.

Assista à matéria da EuroNews sobre a tragédia e as ajudas humanitárias:

Assine o Canal

Por Dan Martins, para o Gospel+

9 COMENTÁRIOS

  1. Os pastores que estão na lista da Forbes deveriam ser os primeiros a doar para nossos irmãos que sofreram essa tragédia.
    Aliás, essa chamada é tb para todos nós…

  2. Não fazem mais do que a obrigação.. Alias, so’ o fato de anunciarem essa ajuda aos quatro ventos ja’ fez perder a nobreza do ato, pois fica parecendo que estão se promovendo em cima da tragedia.

    • caRA que pobreza de espirito, voce viu alguma noticia de países doando alguma coisa, não aqui é noticia do reino, é e sempre foi o que eu disse a jgmix stardust, estas obras missionárias de ajuda alimento remédio médicos hospitais de campanha enfermeiros, gente para evangelizar, quem faz e faz bem só os cristãos, cara até a droga da iurd que socorreu sc. a alguns anos atras produziu e entregou todas estas coisas e ainda casas, o governo recebeu uma fortuna , mas aos pobres da enchurrada nunca viram um centavo, paulo acompanho voce e sei que é um gozador mas não seja mediocre, dízimos e ofertas fazem isto, impostos e governos são corruptos, de honra a quem honra

        • Como posso aguentar esses dois super-herois Aqua-clamando-man no seu barquinho supersonico e o poderoso Thour unindo forças contra mim??? Desse jeito eu desisto, peço arrego, jogo a toalha…

          • oh meu amigão Paulinho o que e isto, não e nada disso veja bem o papa dos catulicos enviou 150,000 não sei se e de euros ou de dólares para ajudar e foi noticiado para todo o globo terraquio, ok ele ajudou mas não falaram nada do Chiquinho e sua esmola que mandou, alias os catulicos gosta mutio de dar esmolas ora ora ora o vaiticano possui bilhões de euros e o Chiquinho mandou uma esmola? mas e ai da esmola do Chiquinho ninguém fala nada? mas das arrecadações dos crentes o que e uma boa ação como sem duvidas ai os não crentes cai de pau, poxa nos somos humanos e somos sim solidários com todos nesta horas não temos que achar isso ou aquilo há não vou ajudar porque o pessoal são catulico espiritas muçulloucos budistas ateus agnósticos, sim temos que ajudar e não observar estas coisas, a misericórdia vem em primeiro lugar, suponhamos que eu estou na estrada e eu conheço o Pitágoras pessoalmente ele esta na minha frente na estrada e ele capota o carro e eu vejo por ventura eu não pararia por conhece-lo e por saber que ele e um ateu agnóstico? ora com certeza eu pararia e prestava o possível e impossível para ajuda-lo e ate salva-lo da morte se for possível dentro do limite preposto do ato, assim como a você ou o Clamando ou o Diogo e qualquer ser humano, ate porque não seria a primeira vez que eu ajudaria em um caso assim pois já ajudei muitas e muitas vezes tanto na estrada como dentro de obra nas quais acontecem muitos acidentes e muitas vezes graves, entendeu agora Paulo de Tarso analise bem ai e me de uma resposta eu e o Clamando estamos no aguardo, falou gente boa eu sei que no fundo você nos amam assim como nos também te amamos e mais importante disso tudo e que Jesus Cristo te ama mais do que você possa imaginar, Abraços, há eu ia me esquecendo, um tournatrak, e uma maquina um trator de muita força foi feito para empurrar um escrepper quando o mesmo esta em dificuldade para cortar a terra e encher o madal sacou se você tever curiosidade na próximo te explico por completo o que e um tournatrak

DEIXE UMA RESPOSTA